"Van Gogh "Os Comedores de Batatas" - Análise do quadro "Os Comedores de Batatas

John Williams 04-06-2023
John Williams

O famoso Vincent van Gogh, que pintou Os comedores de batatas em 1885, teve o seu quadro em alta estima após a sua conclusão. Infelizmente, este artista holandês teve de enfrentar o mundo inteiro que aparentemente o tinha em baixa estima. Neste Van Gogh Os comedores de batatas A análise explora com mais pormenor aquela que é hoje considerada uma das obras-primas de van Gogh.

Artista Abstracto: Quem foi Vincent van Gogh?

Vincent Willem van Gogh nasceu a 30 de Março de 1853 e viveu até aos 37 anos, morrendo a 29 de Julho de 1890. Iniciou a sua carreira artística mais tarde, por volta de 1880, depois de ter sido negociante de arte, professor, assistente e missionário. Era também um homem religioso e tinha o desejo de ajudar os necessitados. Foi apoiado financeiramente pelo seu irmão Theo van Gogh; os dois irmãos escreviam frequentementeuns aos outros.

Viveu em diferentes países e cidades ao longo da sua vida, como Londres, Paris, Amesterdão e Países Baixos. De 1885 a 1886, estudou desenho e pintura na Academia Real de Belas Artes de Antuérpia.

Apesar de sofrer de problemas de saúde mental e física, Van Gogh nunca foi uma pessoa que seguisse as regras - tanto na arte como na sociedade, e que vivia de acordo com os seus próprios anseios e ideias.

Auto-retrato como pintor (1887-1888) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

Os comedores de batatas (1885) de Vincent van Gogh em Contexto

A seguir, pretendemos apresentar um exemplo de Vincent van Gogh Os comedores de batatas A análise de van Gogh começa com uma breve análise contextual sobre onde e porquê o artista a pintou e o que o motivou a retratar os camponeses na sua casa. Em seguida, discutiremos uma análise formal das aplicações estilísticas de van Gogh, incluindo uma análise mais pormenorizada do tema.

Artista Vincent van Gogh
Data da pintura 1885
Médio Óleo sobre tela
Género Pintura de género
Período / Movimento Pós-Impressionismo
Dimensões 82 x 114 centímetros
Séries / Versões Não aplicável
Onde está alojado? Museu Van Gogh, Amesterdão
O que vale a pena O quadro pertenceu à família de Van Gogh e depois passou a fazer parte da Fundação Vincent Van Gogh, podendo ser considerado de valor inestimável, mas o seu valor estimado é de milhões de dólares.

Análise Contextual: Uma Breve Visão Sócio-Histórica

Van Gogh escreveu uma vez à sua irmã, Wilhelmina, que pensava Os comedores de batatas Defendeu-se do seu amigo de então, Anton van Rappard, que criticou fortemente a pintura de van Gogh, dizendo que o artista podia "fazer melhor". No entanto, ironicamente, esta pintura tornou-se venerada pelo mundo e uma das mais famosas de van Gogh.

Então, porque é que van Gogh criou o quadro "Os Comedores de Batatas"?

Veja também: Tags de graffiti - Explore a forma de arte moderna da marcação de graffiti

O que é que van Gogh vivia e acreditava na sua vida quando a pintou? Segundo consta, van Gogh vivia com os pais na cidade de Nuenen, nos Países Baixos, para onde se mudou por volta de Dezembro de 1883, vindo de Drenthe, onde vivia anteriormente. Segundo consta, devido à sua solidão e ao seu amor pelo campo, decidiu viver em Nuenen, onde iniciou a sua série de estudos sobre a vida dos camponeses, conhecida como Estudos de carácter camponês (1881 a 1885).

Cabeça de um camponês com boné branco (1884) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

Van Gogh sentiu-se profundamente atraído pelo estilo de vida dos camponeses e estudou-o avidamente através dos seus numerosos esboços e pinturas, que ascendiam a mais de 200 na sua colecção.

Além disso, van Gogh procurou retratar os camponeses e as suas actividades com uma luz pura, embora com tonalidades de cor mais escuras e terrosas. Queria retratar a "essência" do que, sem dúvida, viu e sentiu quando esteve imerso neste tipo de vida em Nuenen, que era trabalhadora, simples, mas respeitável; terá trabalhado como camponês para a experimentar em primeira mão.

A maior parte de nós pode associá-lo à loucura ou ao artista que cortou a sua própria orelha, mas van Gogh era mais do que uma simples loucura, por assim dizer.

Nos seus primeiros anos de vida, estudou também para ser ministro; era religioso, mas os seus estudos missionários não resultaram, embora tenha trabalhado como missionário num dos distritos mineiros da Bélgica. Era também devoto de uma vida simples e tinha um espírito que queria estar ao serviço dos outros, para os ajudar nas suas necessidades.

Duas mãos (1885) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

Interessava-se sobretudo por pessoas que eram, como Robert Wallace descreve na sua publicação O mundo de Van Gogh 1853 - 1890 (1969), "indigente e oprimido"; van Gogh leu também numerosas obras de autores que exploravam igualmente este "assunto".

Outro factor que motivou van Gogh a centrar-se nos aspectos simples da vida, bem como no aspecto mais rural da vida, foi a crescente industrialização e os estilos de vida urbanos, que afectaram van Gogh e que o levaram a escrever sobre a tristeza que sentia por esses lugares que adorava terem mudado com o desenvolvimento dos caminhos-de-ferro e das fábricas.

Uma "verdadeira pintura camponesa"

Van Gogh não queria que as pessoas elogiassem Os comedores de batatas Escreveu que queria que as pessoas "ficassem com a ideia de que estas pessoas, que estão a comer as suas batatas à luz do seu pequeno candeeiro, lavraram elas próprias a terra com as mãos que estão a pôr no prato, e por isso fala de TRABALHO MANUAL e - que elas têm assim honestamente conquistado a sua comida".

Para van Gogh, era importante retratar os camponeses na sua realidade e verdade, e também explicou ao seu irmão que pintar a vida dos camponeses é "sério".

Uma carta de Vincent Van Gogh ao seu irmão Theo Van Gogh, Nuenen, quinta-feira, 9 de Abril de 1885. A carta inclui um esboço de Os comedores de batatas , a sua primeira obra-prima; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

No seu objectivo de transmitir esta realidade, optou por retratá-los na sua "rudeza", explicando como prefere um cavalheiro ou uma senhora em trajes de camponês em vez de usar trajes mais formais da sociedade. Não queria criar o que descreveu como "suavidade convencional" numa pintura sobre camponeses. Van Gogh também acreditava que os camponeses precisavam de ser pintados como se o artista fosse um deles, além dissoexpressando que pensava que os camponeses viviam num "mundo" próprio, melhor do que o mundo "civilizado".

Tudo isto teve origem na percepção que van Gogh tinha da sua obra, acreditando que se tratava de uma "verdadeira pintura camponesa", como explicou ao seu irmão.

Van Gogh fez numerosos estudos sobre os camponeses e a sua aparência física. Mencionou ao seu irmão Theo que não demorava muito tempo a pintar, no entanto, levava a maior parte do Inverno a estudar a forma de pintar as mãos e as cabeças dos camponeses. Também utilizou vários modelos para a sua produção de Os comedores de batatas pintura.

Estudos de mãos (duas delas seguram garfos) (1885) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

Uma das famílias que pintou em Nuenen foi a família De Groot, que terá pintado na sua casa de campo e que os encontrou sentados à mesa a comer, o que lhe deu a ideia de os pintar, culminando em Os comedores de batatas pintura.

Um facto interessante é que uma das figuras do Os comedores de batatas é, possivelmente, Gordina De Groot, uma das mulheres que o pintor pintava com frequência nos seus estudos de pintura camponesa, que pode ser representada como a mulher sentada à esquerda da mesa, virada para nós, os espectadores.

Análise formal: uma breve panorâmica da composição

Vejamos mais de perto a obra de Vincent van Gogh Os comedores de batatas A pintura, começando pelo tema e depois pelos elementos formais como a cor, que foi um ponto de discórdia para Van Gogh devido ao facto de ser consideravelmente escura.

Os comedores de batatas (1885) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

Assunto

Em Os comedores de batatas Van Gogh retrata um ambiente interior em que cinco pessoas se sentam à volta de uma pequena mesa quadrada. Há uma luz pendurada no tecto, no centro da mesa. A família está ocupada a jantar, como se pode deduzir pela escuridão que atravessa as janelas em direcção ao fundo, bem como pelo relógio na parede do lado esquerdo, no canto superior esquerdo, que indica que são sete horas.

A figura da esquerda está ocupada com a travessa de batatas fumegantes, segurando um garfo na mão direita, tal como a figura da esquerda. A rapariga também está a comer pedaços de batata com o garfo na mão direita (nossa esquerda). Parece também estar a olhar para a figura masculina à sua direita.

Um grande plano de Os comedores de batatas (1885) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

À esquerda desta rapariga está uma figura mais centralizada de uma mulher que segura uma chávena na mão direita e parece olhar na direcção da mulher à sua esquerda, que está a servir o que parece ser café em quatro chávenas brancas, para si e para os outros à mesa. O seu olhar está focado no bule de café.

O antebraço e a mão esquerdos repousam suavemente sobre o colo enquanto ela serve, e a maior parte da sua figura está mais à vista, enquanto as outras estão bloqueadas pela mesa.

A figura sentada à esquerda desta última está de costas para nós, os espectadores. Não podemos deduzir muito sobre esta figura, excepto que parece bastante jovem devido à sua menor estatura corporal do que as outras figuras. É possível que também tenha o seu garfo na travessa das batatas.

Um grande plano de Os comedores de batatas (1885) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

O resto da sala à volta das figuras é bastante simples, com o que parece ter itens mínimos. O interior é também um espaço pequeno e as figuras parecem apertadas no seu espaço. À esquerda e à direita da composição, há vários itens pendurados nas extremidades do tecto. Como mencionado, o relógio está no canto superior esquerdo e ao seu lado está uma pequena moldura. À direita, háNo canto inferior direito está outro pote na borda de uma mesa.

Este é, sem dúvida, um espaço de cozinha e sala de jantar.

Um pormenor dos tachos, panelas e utensílios diversos pendurados no canto superior direito da Os comedores de batatas (1885) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

Para além das cinco figuras, parece existir um outro espaço, possivelmente uma sala de estar com duas janelas na parede do fundo. Este espaço não está à nossa vista, no entanto, existe uma porta visível ao fundo na parede lateral esquerda.

É também importante notar que todo o espaço interior é bastante escuro.

Há apenas uma fonte de luz, que paira sobre as cinco figuras e a mesa, iluminando-as sobretudo a elas, deixando o resto do espaço na penumbra. No entanto, esta fonte de luz permite-nos também ver os rostos das figuras com mais pormenor.

Um facto interessante é que, quando van Gogh pintou este quadro, ainda estava a praticar as nuances da pintura. As fontes também afirmam que ele teve dificuldade em pintar vários elementos, como as mãos, com correcção anatómica.

Um pormenor de Os comedores de batatas (1885) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

No entanto, apesar das dificuldades aparentes de van Gogh com a pintura, ele conseguiu retratar as figuras na sua realidade. Se olharmos para as suas mãos e rostos, elas parecem gastas e desgastadas, bastante ossudas e não tão nutridas como seria de esperar de uma pessoa próspera, mas tudo isto contribui para a honestidade do tema e para a sua imersão no trabalho manual. Além disso, estão a comer ofrutos do trabalho.

Cor e luz

Podemos perguntar-nos que cores utilizou Vincent van Gogh na sua pintura Os comedores de batatas Como já foi referido, há apenas uma fonte de luz a iluminar as figuras e os objectos sobre a mesa, o que cria uma dinâmica estilística interessante para toda a composição.

Luz em Os comedores de batatas (1885) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

Há muitos tons de terra nesta composição - castanhos, pretos e um espaço geral acinzentado. Numa carta ao seu irmão Theo, Vincent van Gogh escreveu sobre as suas escolhas de cor. Mencionou como era escuro e que não utilizava realmente uma cor branca, explicando a cor neutra que se forma a partir da mistura.

Explicou: "vermelho, azul e amarelo juntos - digamos vermelhão, azul de Paris e amarelo de Nápoles. Assim, esta cor em si é um cinzento bastante escuro, mas parece branco na pintura".

Van Gogh também explicou a Theo que o espaço interior é iluminado pelo candeeiro no centro, o que faz com que pareça cinzento-escuro. Descreveu que a luz do candeeiro é um "brilho vermelho dourado" que parece "mais claro" do que o branco. Descreveu ainda os tons de pele dos camponeses, referindo que a cor da pele foi inicialmente pintada com "um pouco de ocre amarelo, ocre vermelho e branco", mas era demasiado clara para ele, emudou a sua cor para o que ele descreveu na carta como "algo parecido com a cor de uma batata muito empoeirada, sem casca, claro".

A utilização da cor em Os comedores de batatas (1885) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

Embora Van Gogh tenha pintado o que parece ser um quadro neutro e de cor escura, na verdade, ele criou-o combinação de várias cores A cor é um elemento importante para a criação de um quadro, que se torna uma combinação interdependente entre o tema e as cores.

Pinceladas

Em Os comedores de batatas A composição é pintada com uma variedade de pinceladas de diferentes espessuras, que criam um espaço globalmente unificado. Vemos as pinceladas de cor mais clara a realçar aspectos, por exemplo, nas mãos das figuras, o que também realça onde a luz incide sobre elas a partir da fonte de luz acima.

A luz é pintada com pinceladas nítidas, o que lhe confere também um carácter naturalista.

Pinceladas em Os comedores de batatas (1885) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

Este não é o quadro típico que esperaríamos ver de um pintor do Salão de Paris, pois apresenta um estilo artístico que não se preocupa em seguir as regras da pintura, mas sim em criar uma composição que, embora pareça desalinhada na sua pincelada, retrata sem dúvida a essência do que van Gogh procurou retratar.

Os comedores de batatas Pintura: um trabalho de amor

Van Gogh criou várias versões, ou estudos, de Os comedores de batatas pintura, nomeadamente o esboço a óleo no Museu Kröller-Müller, nos Países Baixos, alguns outros estudos e uma litografia.

Litografia de "Os comedores de batatas" (1885) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

Veja também: Jasper Johns - Expressão Abstracta, Neo-Dada e Artista Pop

Em "Os comedores de batatas", Van Gogh criou uma cena que não se preocupava tanto com as regras formais da pintura, mas com a representação dos camponeses, do seu estilo de vida e do que eles representavam no mundo. Van Gogh eliminou qualquer pretensão, quer estilística quer contextual, e destacou um momento de verdade entre cinco pessoas numa mesa. Para ele, foi um trabalho de amor.

Leia também a nossa história na Internet sobre o comedor de batatas Van Gogh.

Perguntas mais frequentes

Quem pintou Os comedores de batatas ?

Os comedores de batatas (1885) foi pintado pelo artista holandês Vincent van Gogh, que também pintou o popular A noite estrelada (1889), não obteve grande reconhecimento com a pintura Os comedores de batatas A pintura e as suas capacidades artísticas foram criticadas, no entanto, tornou-se numa das suas obras de arte mais reconhecidas.

Que cores utilizou Vincent van Gogh na sua pintura? Os comedores de batatas ?

Embora Os comedores de batatas (1885) parecem ter sido pintadas com cores escuras simples, van Gogh pintou, de facto, com uma variedade de cores, por exemplo, castanhos, ocre vermelho, ocre amarelo, azuis e muitas outras para obter uma iluminação global neutra e cinzenta.

O que é que a obra de Van Gogh Os comedores de batatas O que significa pintar?

Em Os comedores de batatas Van Gogh retrata uma vida camponesa autêntica e verdadeira, diferente da que ele descreveu como vida civilizada, com pessoas que trabalham nos campos e cultivam os seus próprios alimentos. Além disso, Van Gogh quis retratar pessoas que ganharam a sua comida com o trabalho árduo que fizeram.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.