Pintura com cera encáustica - Um guia para criar a sua própria arte com cera encáustica

John Williams 16-05-2023
John Williams

Este artigo fornece-lhe uma definição de encáustica, juntamente com um guia passo-a-passo detalhado da nossa artista convidada, Sonja Werner. Continue a ler para aprender tudo o que precisa de saber sobre pintura encáustica!

O que é a arte encáustica?

A encáustica, ou pintura em cera, é uma técnica de pintura artística em que as cores especiais da cera encáustica são aquecidas com um ferro de pintura e aplicadas na superfície da pintura, podendo depois ser trabalhadas com diferentes ferramentas, como uma esponja, para obter efeitos bonitos.

História da pintura encáustica

A técnica de base da arte encáustica tem uma história muito longa que remonta ainda mais longe do que pintura a óleo A palavra "encáustica", por si só, existe há mais de dois mil e quinhentos anos e o apogeu desta técnica remonta à antiguidade greco-romana. Nessa altura, os materiais eram permanentemente queimados nas superfícies com fogo e ferro em brasa e aplicados com espátulas quentes. A cera de abelha era, na sua maioria, misturada com pigmentos importados do Egipto ou do Sudão.

Pesca para rapazes (século XVII) de Giovanni Francesco Romanelli, pintura a encáustica sobre cartão; Giovanni Francesco Romanelli, Domínio público, via Wikimedia Commons

Materiais necessários para a pintura a encáustica

Para os principiantes ou para aqueles que pretendem começar rapidamente, pode adquirir um conjunto completo de arte encáustica, que lhe dará tudo o que necessita para esta técnica artística, para maior comodidade. Todos os materiais necessários para a pintura encáustica estão listados abaixo.

  • Caneta com regulação térmica
  • Secador de ar quente ou maçarico
  • Cera de abelha encáustica colorida
  • Cera transparente, que também é muito adequado para a limpeza
  • Papel encáustico
  • Painéis de madeira
  • Cobertura para a mesa (nada que arda rapidamente!) - uma toalha de mesa de cera funciona muito bem
  • Um avental para proteger as suas roupas
  • Uma ficha de tomada múltipla com um interruptor para que a alimentação possa ser desligada rapidamente em caso de emergência
  • Rolo de cozinha para a limpeza regular do ferro e da caneta
  • Uma meia fina para polir as imagens acabadas no final
  • Cera de goma-laca nas cores certas
  • Escovas
  • Extintor de incêndio

Melhor kit de arte encáustica: R&F Premium Encaustic Starter Kit

Este kit completo para iniciantes inclui uma gama de bolos encáusticos, pincéis, meios e tábuas - basicamente, tudo o que precisa para esta técnica de arte. Todas as tintas aqui presentes são feitas à mão e têm os mais elevados padrões de qualidade.

R & F Handmade Premium Artist Encaustic Paint Starter Set (Conjunto inicial de tintas encáusticas para artistas)
  • Inclui tudo o que é necessário para começar a pintar com encáustica
  • As tintas não contêm solventes, são à base de cera e apresentam-se em forma de bolo
  • Pode ser polido até atingir um brilho elevado, esculpido, raspado, estratificado e muito mais
Ver na Amazon

PRÓS

  • Um conjunto completo de arte encáustica
  • Utiliza materiais de primeira qualidade, feitos à mão
  • Inclui cera de abelha 100% pura
  • O conjunto contém as cores mais populares
  • Inclui pincéis e tábuas

CONS

  • Não existe uma grande variedade de cores por onde escolher
  • Não inclui uma pistola de calor ou superfície de aquecimento

A segurança em primeiro lugar

Uma vez que esta tecnologia envolve muito calor, electricidade e fogo, o lema é sempre a segurança em primeiro lugar! Deve ter sempre em atenção as seguintes directrizes ao fazer pintura encáustica:

  • Nunca deixar o equipamento quente sem vigilância. Se sair da divisão, desligue sempre tudo e retire também a ficha da tomada.
  • É preferível ter um interruptor de emergência para que possa reagir rapidamente em caso de sobreaquecimento.
  • Ter sempre à mão o extintor de incêndio em caso de emergência.

Importante: Se queimar a cera de goma-laca com um maçarico, certifique-se de que a chama está completamente afastada da pintura, uma vez que esta queima muitas vezes de forma invisível. Assim, é mais seguro utilizar um secador de ar quente. Mantenha sempre uma distância suficiente da sua pintura (cerca de 20 a 30 cm), uma vez que esta também ficará extremamente quente.

  • Tenha cuidado, pois a cera quente provoca bolhas de queimadura. Segure sempre o ferro de pintura de modo a que a cera não escorra para as suas mãos.
  • Proteja a sua roupa com um avental porque a cera e a goma-laca são muito difíceis de tirar da roupa.

Por favor, manuseie sempre todo o equipamento com o maior cuidado possível, de modo a que, em qualquer situação (incluindo situações que possam surgir espontaneamente e que não estão aqui listadas), exista uma segurança absoluta para si e para o que o rodeia. Não manuseie qualquer dispositivo de forma descuidada e verifique todos os dispositivos quanto a possíveis danos antes de cada utilização.

Como fazer arte encáustica

Na pintura encáustica moderna, são utilizados dispositivos eléctricos especiais de pintura, tais como a caneta, placas de aquecimento especiais ou secadores de ar quente. A cera de abelha tingida é derretida e aplicada na respectiva superfície. Para criar arte encáustica, é necessária a superfície certa, nomeadamente, papéis especialmente revestidos, placas de madeira e telas. Também são necessárias placas de MDF (uma alternativa boa e barata à encáusticasuperfícies de madeira, pode simplesmente mandar cortar MDF à medida na loja de bricolage), uma vez que estas são ideais para o processamento.

Guia de Sonja Werner para a técnica de encáustica de meios mistos

A técnica mista de encáustica é uma variação maravilhosa e emocionante. Aqui, as goma-lacas especiais são normalmente processadas juntamente com as tintas encáusticas clássicas. Também pode utilizar outros meios, como óleo e tintas acrílicas Neste tutorial, vamos abordar esta técnica mista de encáustica com cera de goma-laca.

As bases de madeira são óptimas para trabalhar, uma vez que não têm de ser especializadas para a técnica encáustica, pelo que pode adquiri-las facilmente na loja de arte ou na Amazon. Embora também possa pintar com cera sobre tela, esta não é a superfície ideal, uma vez que é flexível e está sempre em movimento, o que significa que, quando a cera arrefece e endurece, pode rachar ou partir-se devido ao movimento do fundo. Isto éÉ claro que é muito incómodo, uma vez que dedicou muito tempo e energia ao seu trabalho artístico.

Em primeiro lugar, passe sempre uma lixa fina sobre a sua superfície de pintura em madeira, para alisar as zonas ásperas. Uma vez terminado este processo, a superfície de madeira deve ser limpa e polvilhada. Em seguida, cubra os bordos com fita adesiva normal, porque a cera escorrerá pelos lados. Sugerimos então que aplique um primário na superfície com cera, embora também possa utilizar Gesso se pretender obter um branco especialmente brilhante.

ESQUERDA: Superfície de pintura de madeira antes e depois de diferentes camadas de cera. DIREITA: Este é o aspecto da base de madeira após 5 a 7 camadas de cera.

É muito importante lembrar que todas as camadas de cera devem ser sopradas. Para o efeito, pode utilizar um secador de ar quente de qualquer loja de ferragens. Isto cria um fundo onde as respectivas camadas de cera se unem, de modo a não se desfazerem individualmente mais tarde.

O que deve ter em conta ao secar com o secador de cabelo? Mantenha sempre o secador de cabelo em movimento e a cerca de 20 a 30 cm de distância da sua pintura. Coloque o secador de cabelo na potência mais baixa, caso contrário, irá soprar a cera para fora da sua superfície e esta não ficará lisa. Devido ao ar retido na madeira, podem formar-se bolhas na cera, que pode eliminar movendo o secador de cabelo de forma constante.

Sugerimos que se deixe arrefecer completamente as camadas de cera antes de aplicar a seguinte, uma vez que isso garantirá que a cera subjacente a cor não se mistura Esta técnica requer uma grande quantidade de cera, por isso é melhor comprar um grelhador eléctrico e algumas tigelas de alumínio. Também pode adquirir algumas tábuas de pintura fantásticas que mantêm a temperatura constante sem ficarem demasiado quentes. Aqui, tem a garantia de que a sua cera não derrete demasiado depressa, uma vez ajustada correctamente.

ESQUERDA: Cera encáustica derretida em taças de alumínio. DIREITA: Blocos de cera encáustica colorida.

Agora, está pronto para começar a sua verdadeira obra de arte! A maior parte dos ferros de pintar que se compram na maioria dos conjuntos básicos de pintura encáustica podem ser convertidos numa pequena placa de pintura. Pode derreter pequenas quantidades de cera nesta placa.

Agora, pode optar por pintar com cera e pincel ou pintar directamente no ferro e depois utilizá-lo para pintar a superfície. Este tutorial irá centrar-se no método do pincel, uma vez que permite um trabalho mais fino e detalhado. Se optar por pintar directamente na superfície, tem de prestar atenção à pressão que está a aplicar, caso contrário a superfície pode derreter ou podem aparecer ranhuras.

Importante: Tal como fez anteriormente, cada camada deve ser secada separadamente para garantir que as camadas se unem.

Se gostou da sua pintura até agora, pode agora começar com a primeira camada de cor com a goma-laca. Abaixo, pode ver como a relva está pintada com goma-laca verde à esquerda e, à direita, a goma-laca foi queimada com um maçarico (mas também pode usar um secador de ar quente).

À ESQUERDA: As camadas de cera de goma-laca são aplicadas. À DIREITA: A goma-laca cozida dá à pintura uma profundidade e estrutura maravilhosas.

Neste caso, é importante queimar o álcool da goma-laca com distância e cuidado suficientes, pois uma queima demasiado próxima pode provocar a fusão da cera. O calor provoca a contracção dos pigmentos, criando assim um "efeito de rasgão".

Para obter mais profundidade, pode aplicar outra camada de cera transparente ou cera fotográfica após a secagem da camada inicial. O tempo de secagem pode variar em função da temperatura ambiente. Em seguida, deve "secar" as camadas mais uma vez para as ligar e misturar. Deixe-as arrefecer e repita este processo até terminar a sua pintura.

Outra dica para obter profundidade nas suas imagens é não utilizar a mesma cor de cera nas suas camadas, mas sim cores contrastantes - é aqui que o efeito de rasgamento é melhor. Pode então adicionar camadas adicionais de cera transparente ou pode optar por trabalhar directamente na superfície com as suas cores de goma-laca.

Coloque acentos coloridos com as suas cores de cera.

Quando tiver terminado e estiver satisfeito com a sua pintura, deixe a goma-laca secar adequadamente - na verdade, é melhor deixar a sua pintura secar durante vários dias. Depois de seca, pode alisar as bordas com o seu ferro de pintar. Fazer isto também fará com que a fita adesiva se dissolva muito melhor, aquecendo-a um pouco.

À ESQUERDA: Depois de a pintura ter secado bem, os bordos são alisados com o ferro quente. À DIREITA: Pintura acabada sem selagem.

Agora, pode remover a fita adesiva e limpar as bordas. Uma vez que trabalhámos numa superfície de madeira, deve pintar a parte de trás e os lados com tinta para evitar que se deforme. Sugerimos a utilização de tinta acrílica preta ou branca num acabamento mate para dar mais profundidade, mas isto é puramente uma questão de gosto.

Por fim, pode escolher se quer ou não selar a sua pintura. Uma vez que é feita de cera, não precisa necessariamente de selar a pintura, embora isso aumente certamente a sua durabilidade e a faça durar mais tempo. Para selar a sua pintura de cera, pode usar um verniz muito leve.

Diferentes técnicas de encáustica

A seguir, apresentamos um resumo das principais técnicas de encáustica, para que possa ter uma ideia de tudo o que é possível fazer com esta forma de arte!

Raspando a superfície

À medida que vai construindo as camadas de encáustica, pode também utilizar um raspador para escavar ligeiramente as camadas anteriores, revelando cores e imagens que, de outra forma, poderiam não ser vistas.

Técnica de fusão

A fusão descreve o processo de derreter suavemente cada camada de tinta que é aplicada, assegurando que adere correctamente à camada por baixo. À medida que aplica camadas de tinta na sua base, vai querer fundir (ou reaquecer) cada uma das camadas para assegurar que adere ao seu substrato. É importante fundir também as camadas intermédias para evitar que se separem.

Estêncil

Este método bloqueia certas áreas em preparação para a pintura. Ao cobrir uma área com fita adesiva de pintor, terá um elevado grau de controlo ao aplicar a tinta. Quando terminar de pintar, basta remover o stencil e ficará com linhas, formas ou padrões limpos.

Técnica de vazamento

O derramamento é uma técnica que pode ser usada para construir a superfície com cera encáustica sem usar pincéis. Ao criar uma barreira em torno do seu suporte, pode simplesmente derramar tinta encáustica derretida ou meio no seu painel. Deixe a tinta encáustica arrefecer até à temperatura ambiente antes de remover a barreira. É útil aquecer a sua base antes de derramar.

Monotipia encáustica

As imagens podem ser criadas directamente numa paleta aquecida e depois levantadas para um pedaço de papel da mesma forma que se faz um monótipo em gravura. A vantagem de criar monotipos encáusticos é que, depois de levantar o papel e este arrefecer, não há tempo de secagem. Pode fazer várias impressões num período de tempo relativamente curto.

Criar uma superfície texturizada ou lisa

Para uma superfície lisa, utilize um pincel de pescada e um copo de paleta de tinta ou produto médio. Aplique a cera em secções, percorrendo uma pequena área do seu painel de uma só vez para evitar qualquer acumulação de textura, que ocorrerá à medida que a cera arrefece na superfície. Trabalhar com cera mais fria ou utilizar várias aplicações com um pincel (especialmente um pincel seco) irá criar textura. Continuará a ser necessário fundir diferentesNote-se também que as texturas exageradas serão frágeis.

Transferências de imagens

A transferência de imagens em encáustica é a transferência de uma imagem impressa ou desenhada para a cera. As propriedades adesivas da cera permitem que as imagens sejam transferidas com facilidade e um polidor ou uma colher é a única ferramenta necessária para a transferência para a cera.

Ideia criativa: Utilizar materiais de colagem na sua arte encáustica

Existem muitas possibilidades de adicionar elementos de meios mistos à pintura encáustica. Por exemplo, a colagem e as transferências de fotografias podem ser incorporadas na tinta. A cor a óleo, quer seja pincelada a partir do tubo ou desenhada com um bastão de óleo, também pode ser aplicada por cima da pintura.

Comece por colocar os seus materiais de colagem entre as camadas de cera, como uma flor seca ou um pedaço de jornal. Uma folha de música ou uma fotografia de família antiga também podem ser maravilhosas. Lembre-se de que o que colocar primeiro ficará mais enterrado nas camadas de cera e poderá não aparecer tão bem como os itens que colocar no topo. Pode criar efeitos diferentes dependendo de onde colocar os seusdocumentos.

Esperamos que este guia o tenha inspirado a começar a criar as suas próprias pinturas neste estilo!

Sonja Werner

A artista deste tutorial é Sonja Werner, nascida em Reutlingen, em Maio de 1979. Sonja interessou-se pela arte e pela música desde tenra idade e experimentou muitas vias criativas ao longo dos anos. Foi durante uma fase difícil da vida de Sonja, em 2002, que descobriu a arte encáustica. Uma conhecida mostrou-lhe os passos básicos e Sonja apaixonou-se imediatamente! As duas pintavamFazer arte com cera de abelha tornou-se para ela uma espécie de processo meditativo, e é aqui que ela vem para descansar e se reabastecer. Não é só com a cera de abelha que Sonja tem afinidade, mas também com o trabalho com cera quente.O seu nome foi descrito como "indescritivelmente belo".

Alguns anos mais tarde, Sonja começou a fazer mais experiências com a sua arte encáustica. Começou a combinar diferentes materiais e a brincar com a técnica de meios mistos, e ficou bastante entusiasmada quando experimentou esta técnica com goma-laca pela primeira vez. Sonja teve então duas exposições em 2016, uma no escritório de advogados Pfeiler em Sonnenbühl e a outra no TUI Reise Center em Pfullingen, ondeAlguns anos mais tarde, Sonja realizou a sua maior exposição até à data, que se estendeu por vários andares. Mais uma vez, a arte encáustica de Sonja foi recebida com grande aplauso. Pode seguir Sonja e o seu percurso artístico na sua conta do Instagram abaixo:

//www.instagram.com/kreativmanufaktur_sonja_werner

Perguntas mais frequentes

Como é feita uma pintura encáustica?

A pintura encáustica, também conhecida como pintura com cera quente, consiste na utilização de cera de abelha aquecida à qual são adicionados pigmentos coloridos. O líquido ou pasta é depois aplicado a uma superfície, que é normalmente madeira preparada, embora também se utilizem frequentemente telas e outros materiais.

Pode-se usar cera de vela para pintura encáustica?

As velas são feitas de uma variedade de ceras. Para a pintura encáustica, terá de adicionar um meio encáustico feito de cera de abelha, resina damar e pigmento à cera da vela.

As pinturas encáusticas derretem?

A pintura encáustica, se for criada correctamente, cuidará de si própria. Pode garantir uma maior protecção certificando-se de que nunca deixa a pintura a temperaturas extremas. Qualquer calor extremo superior a 200 graus Fahrenheit (90 graus Celsius) pode derreter a sua pintura encáustica, pelo que é melhor mantê-la num local simples como a sua casa ou escritório.

A pintura encáustica é tóxica?

Com uma ventilação adequada e temperaturas de trabalho apropriadas, a pintura encáustica não é tóxica. Recomendamos a utilização de um termómetro e trabalhar a uma temperatura segura de 180 a 200 graus Fahrenheit (82 a 93 graus Celsius). Os sinais de aviso de que a cera está demasiado quente incluem um odor acre e fumo.

Quão permanente é a tinta encáustica na arte?

Se a sua pintura parecer indistinta, basta esfregar a superfície com um pano macio ou uma meia de nylon. Com o tempo, a superfície mantém o seu brilho, uma vez que o meio de cera continua a curar e a endurecer até três anos.

Qual a idade da pintura encáustica?

A encáustica, que significa "queimar ou fundir", é um meio de pintura antigo praticado pela primeira vez por Artistas gregos A arte encáustica, o mais antigo aglutinante de pigmentos conhecido, combina cera de abelha derretida com pigmento seco e resina de árvore.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.