Pintores famosos - Os melhores artistas de todos os tempos

John Williams 22-06-2023
John Williams

A história está repleta de pintores famosos que deixaram o seu legado artístico. Desde os mestres pintores de antes do século XIX até aos artistas influentes da era moderna, hoje vamos analisar alguns dos melhores artistas de todos os tempos. Todos estes artistas famosos contribuíram com obras-primas para os seus vários movimentos e estilos. A nossa lista inclui pintores famosos de todo o mundo,tais como pintores franceses famosos, pintores espanhóis famosos, artistas americanos famosos e outros criadores de tendências internacionais.

Os pintores mais famosos de todos os tempos

Nesta lista, vamos tentar abranger os melhores artistas de todos os tempos, desde retratistas famosos, a pintores de paisagens e muitos outros artistas famosos de várias escolas artísticas. Estes artistas influentes continuam a ser respeitados e copiados por outros artistas de todo o mundo. Muitos deles não seguiram estilos, mas criaram-nos, enquanto outros os aperfeiçoaram.

Giotto Di Bondone (1267 - 1337)

Nacionalidade do artista italiano
Vivido em Florença, Itália
Médiuns conhecidos por Arquitectura, Pintura
Movimentos associados ao artista Proto-Renascimento

Giotto di Bondone nasceu perto de Florença em 1267 e trabalhou como arquitecto e pintor durante o final da Idade Média, no âmbito do Proto-Renascimento período da arte Giovanni Villani descreveu-o um dia como um dos mestres pintores da sua época, afirmando que todas as posturas das suas figuras eram pintadas de forma naturalista. Ficou conhecido por ser um dos artistas influentes que se afastou do estilo bizantino dominante, ajudando assim a iniciar uma nova era de pintura realista que tinha faltado durante algumas centenas de anos.

Retrato a meio corpo de Giotto, pintor e arquitecto italiano, gravado numa placa de cobre por Nicolas de Larmessin; do livro Academia das Ciências e das Artes por Isaac Bullart, 1682; Nicolas de Larmessin e Esme de Boulonois, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A ornamentação da Capela Scrovegni, frequentemente designada por Capela da Arena, em Pádua, concluída por volta de 1305, é a obra de Giotto. A vida da Virgem e a vida de Cristo estão representadas no ciclo de frescos. É considerada uma das principais obras do Início do período renascentista Uma das poucas coisas que se sabe ao certo sobre a vida de Giotto é que ele criou a bela Capela da Arena e foi escolhido pela Comuna de Florença para construir a torre sineira da Catedral de Florença em 1334.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Beijo de Judas (1306)
  • Lamentação (1396)

Lamentação (1396) de Giotto; Giotto, domínio público, via Wikimedia Commons

Jan van Eyck (1390 - 1441)

Nacionalidade do artista Belga
Vivido em Bruges, Bélgica
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Renascença, Renascença flamenga

Jan van Eyck nasceu em Maaseik em 1390, mas a sua maior actividade como pintor foi exercida na cidade de Bruges. As suas inovações no mundo da arte levaram-no a tornar-se um dos primeiros artistas influentes da arte neerlandesa e do Renascimento do Norte. Começou a trabalhar em Haia no ano de 1422. Nessa altura, tinha vários aprendizes e já era considerado um dos mestres pintores.

Retrato de um homem com um turbante vermelho (1433, um suposto auto-retrato de Jan van Eyck; Jan van Eyck, domínio público, via Wikimedia Commons

Foi então nomeado pintor da corte do soberano da Holanda, João III, o Impiedoso. Após a morte deste, no ano de 1425, foi novamente nomeado por outro rei, o duque de Borgonha, Filipe, o Bom. Foram-lhe atribuídas cerca de vinte obras de arte, todas elas do período compreendido entre 1432 e 1439. Metade delas contém o seu nome, geralmente pintado em gregocaracteres.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • O retrato de Arnolfini (1434)
  • Retábulo de Gante (1432)

O retrato de Arnolfini (1434) de Jan van Eyck; Jan van Eyck, domínio público, via Wikimedia Commons

Leonardo da Vinci (1452 - 1519)

Nacionalidade do artista italiano
Vivido em Itália e França
Médiuns conhecidos por Engenheiro, pintor, desenhador
Movimentos associados ao artista Renascença italiana , Alta Renascença

Leonardo da Vinci não foi apenas um dos mestres pintores de todos os tempos, mas também uma pessoa extremamente influente que esteve envolvida em muitos empreendimentos, como a ciência, a engenharia, a arquitectura e a arte. Apesar de ter sido conhecido inicialmente pelas suas obras de arte, foram os seus diários que trouxeram fama e reconhecimento do público em geral. Estes diários continham notas e esboços sobre uma multiplicidade de assuntoscomo a botânica, a paleontologia e a anatomia.

Retrato de Leonardo da Vinci (c. 1515-1517), atribuída a Francesco Melzi; Atribuído a Francesco Melzi, domínio público, via Wikimedia Commons

É regularmente citado como sendo o pai da Alta Período da Renascença As suas pinturas são consideradas de valor inestimável e as que foram vendidas custaram aos compradores centenas de milhões de dólares para serem adquiridas. Não só é um dos artistas mais influentes de todos os tempos, como continua a ser amplamente venerado pelos seus conceitos e desenhos inovadores que estavam muito à frente do seu tempo.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Mona Lisa (1503 - 1516)
  • Salvator Mundi (1499 - 1510)

Retrato de Mona Lisa del Giocondo (1503-1506) de Leonardo da Vinci; Leonardo da Vinci, Domínio público, via Wikimedia Commons

Rafael (1483 - 1520)

Nacionalidade do artista italiano
Vivido em Urbino, Ducado de Urbino
Médiuns conhecidos por Pintura, Arquitectura
Movimentos associados ao artista Alta Renascença

Raffaello Sanzio da Urbino Foi um pintor e arquitecto italiano do Renascimento, nascido a 6 de Abril de 1520 em Roma. Os historiadores elogiaram frequentemente a sua obra pela clareza das formas e pela habilidade de composição. Juntamente com Miguel Ângelo e Leonardo da Vinci, é considerado um membro da "Trindade dos Mestres". Quando morreu, aos 37 anos, deixou uma enorme obra.

Presumível auto-retrato de Rafael, com cerca de 23 anos; Rafael, domínio público, via Wikimedia Commons

Rafael estudou em Perugia, capital da Úmbria, com o italiano Pintor renascentista Perugino, antes de viajar para Florença, não foi apenas um dos melhores artistas de todos os tempos, mas também um arquitecto muito respeitado, tendo sido o principal arquitecto da construção da Basílica de São Pedro durante algum tempo, colaborando com Antonio Sangallo.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Madona Sistina (1513)
  • Transfiguração (1523)

A Madona Sistina (1512-1513) de Rafael; Rafael, domínio público, via Wikimedia Commons

El Greco (1541 - 1614)

Nacionalidade do artista espanhol
Vivido em Grécia e Espanha
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Renascença espanhola

A 1 de Outubro de 1541, nasceu em Creta Doménikos Theotokópoulos, apelido de El Greco, que fazia referência à sua terra natal, Creta, e que, apesar da sua ascendência grega, foi considerado uma figura importante do Renascimento espanhol. El Greco estudou e dominou a arte pós-bizantina antes de embarcar, aos 26 anos, numa viagem a Veneza típica dos jovens pintores gregos da época.

Auto-retrato de El Greco, intitulado Retrato de um homem (entre 1595 e 1600); El Greco, Domínio público, via Wikimedia Commons

Em 1570, mudou-se para Roma e estabeleceu um atelier. Durante este período, começou a incluir estilos de pintores contemporâneos, como o Maneirismo, bem como aspectos do Renascimento veneziano. Em 1577, mudou-se para a cidade de Toledo, em Espanha, onde permaneceria até à sua morte, em 1614. Durante este período, recebeu encomendas para muitas das suas obras mais famosas.A sua abordagem expressionista e dramática deixou os seus contemporâneos perplexos, mas foi mais tarde elogiada por historiadores e críticos do século XX.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • A Dormição da Virgem (1567)
  • A Adoração dos Magos (1565)

Adoração dos Reis Magos (entre 1565 e 1567) de El Greco; El Greco, Domínio público, via Wikimedia Commons

Caravaggio (1571 - 1610)

Nacionalidade do artista italiano
Vivido em Roma, Nápoles, Sicília
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Barroco, Caravaggisti

Michelangelo Merisi da Caravaggio nasceu a 29 de Setembro de 1571, em Milão, e passou os últimos anos da sua vida entre Malte, Nápoles e Sicília, tendo passado a maior parte da sua vida em Roma, seguindo a carreira de artista. A obra do célebre italiano foi a que mais influenciou outros pintores do seu tempo, nos primórdios da formação da Período barroco de todos os pintores barrocos italianos.

Retrato a giz de Caravaggio por Ottavio Leoni (c. 1621); Ottavio Leoni, Domínio público, via Wikimedia Commons

Estudiosos e outros artistas elogiaram-no pelo seu uso dramático e magnífico da iluminação, bem como pelas suas representações realistas da condição humana em termos de doenças e sofrimentos mentais e físicos. A fama de Caravaggio cresceu em resultado das suas interpretações inovadoras de temas clássicos, bem como da sua habilidade técnica.

A utilização de uma técnica artística conhecida como claro-escuro, que diz respeito à interacção dramática entre as partes claras e escuras de uma composição, geralmente em condições de contraste extremo, é uma característica proeminente da arte barroca.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Ceia em Emaús (1601)
  • David com a cabeça de Golias (c. 1600)

David com a cabeça de Golias (c. 1600) de Caravaggio; Caravaggio, Domínio público, via Wikimedia Commons

Artemisia Gentileschi (1593 - 1656)

Nacionalidade do artista italiano
Vivido em Roma e Nápoles, Itália
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Arte Barroca, Feminista

Artemisia Gentileschi Artemisia Gentileschi nasceu em Roma, Itália, a 8 de Julho de 1593, e é considerada pelos historiadores como uma das artistas mais respeitadas do século XVII. Artemisia Gentileschi foi uma artista talentosa que iniciou a sua actividade profissional muito cedo, aos quinze anos de idade.

Auto-retrato de Maria Madalena (c. 1617-1620) de Artemisia Gentileschi; Artemisia Gentileschi, Domínio público, via Wikimedia Commons

Ela abriu o caminho para uma geração de artistas femininas As suas poderosas representações de mulheres como figuras mitológicas, bíblicas e históricas eram referências frequentes à componente feminina da sua arte. Esta jovem persistente e motivada foi a primeira mulher a ser admitida na Accademia di Arte del Disegno. Tinha um grande número de patronos e clientes de outros países. Era conhecida pela sua perícia no emprego da corpara comunicar camadas de drama e complexidade nas suas composições, bem como a sua capacidade de representar o corpo feminino de uma forma genuína e realista.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Jael e Sísera (1620)
  • Vénus e Cupido (1630)

Jael e Sísera (c. 1620) de Artemisia Gentileschi; Artemisia Gentileschi, Domínio público, via Wikimedia Commons

Nicolas Poussin (1594 - 1665)

Nacionalidade do artista francês
Vivido em França e Itália
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Barroco, Classicismo

Nicolas Poussin foi um dos pintores franceses famosos Ele era um clássico Artista barroco nascido em 1594 em Les Andelys, na Normandia, apesar de ter nascido em França, passou a maior parte da sua vida em Roma, Itália, onde viveu e trabalhou.

Auto-retrato de Nicolas Poussin, 1649; Nicolas Poussin, Domínio público, via Wikimedia Commons

Antes de regressar a Roma, pintou para o Cardeal Richelieu e para o Rei Luís XIII, em Paris, durante um curto período de tempo. A arte de Poussin é caracterizada pelo uso da ordem, racionalidade e clareza nas suas composições, bem como pela preferência pela linha em detrimento da cor nas suas paisagens pintadas. Poussin é frequentemente considerado pelos académicos como o criador da noção de paisagens perfeitas, em que aA relação entre o ser humano e o seu ambiente é explorada artisticamente.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Morte de Germânico (1628)
  • Vénus e Adónis (1628)

Vénus e Adónis (c. 1628-1629) de Nicolas Poussin; Nicolas Poussin, Domínio público, via Wikimedia Commons

Diego Velázquez (1599 - 1660)

Nacionalidade do artista espanhol
Vivido em Sevilha, Espanha
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Barroco

Diego Velázquez Nascido na cidade espanhola de Sevilha, a 6 de Junho de 1599, foi um artista de renome durante o Século de Ouro espanhol e na corte do rei Filipe IV, reconhecido pelas suas várias representações de acontecimentos históricos, bem como pelos seus retratos de nobres e plebeus espanhóis, sendo a sua obra muito característica para a época.

Auto-retrato (c. 1630) de Diego Velázquez; Diego Velázquez, Domínio público, via Wikimedia Commons

O seu estilo teve um impacto duradouro nos impressionistas e realistas do século XIX e muitos dos seus quadros mais famosos foram reinterpretados por pintores do século XX, como Salvador Dali, Pablo Picasso Apesar de conhecer todos os pintores conhecidos da época, Diego Velázquez conseguiu preservar e criar o seu próprio estilo e conjunto de ideias criativas.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • As Meninas (1656)
  • Retrato do Papa Inocêncio X (1650)

As Meninas (1656) de Diego Velázquez; Diego Velázquez, Domínio público, via Wikimedia Commons

Rembrandt van Rijn (1606 - 1669)

Nacionalidade do artista holandês
Vivido em Leiden e Amesterdão, Países Baixos
Médiuns conhecidos por Pintura, gravura, desenhador
Movimentos associados ao artista Barroco, Século de Ouro Holandês

Rembrandt van Rijn Rembrandt, o artista holandês, nasceu em 1606 na cidade de Leiden e é provavelmente o artista holandês mais famoso da nossa lista. Nascido numa família de moleiros, Rembrandt foi para Amesterdão aos dezoito anos para ser aprendiz do conhecido pintor Piter Lastman. Regressou a Leiden após seis meses de aprendizagem com Lastman para iniciar o seu atelier de pintura. Aqui, começou a ter alunos comoGerrit Dou, e a notícia do seu trabalho e das suas capacidades espalhou-se.

Auto-retrato com boina e gola virada para cima (1659) de Rembrandt van Rijn; Rembrandt, Domínio público, via Wikimedia Commons

Em 1631, regressou a Amesterdão, onde começou a receber as suas primeiras encomendas importantes, como o quadro que realizou para o mecenas Nicolaes Tulp. Três anos mais tarde, em 1634, foi casado com Saskia van Uylenburch. Apesar do seu enorme brilhantismo e popularidade, os seus últimos anos foram manchados por circunstâncias terríveis. Devido a dívidas crescentes, teve de vender os seus bens e a sua casa apósA sua mulher morreu. Perdeu o filho e o amante, Henkdrickje Stoffels, no espaço de poucos anos, e morreu na pobreza em 1669.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • A vigília nocturna (1642)
  • A noiva judia (1665)

A vigília nocturna (1642) de Rembrandt; Rembrandt, domínio público, via Wikimedia Commons

Johannes Vermeer (1632 - 1675)

Nacionalidade do artista holandês
Vivido em Holanda
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Barroco, Século de Ouro Holandês

Johannes Vermeer Foi um pintor barroco neerlandês, muito conhecido pelas suas pinturas sobre a vida da classe média, em particular sobre os interiores das casas, nas quais trabalhava durante um longo período de tempo, tendo o cuidado de aplicar os pormenores de forma metódica e sem pressas.

O único suposto retrato de Johannes Vermeer, do seu quadro A Procuradora ; Johannes Vermeer Domínio público, via Wikimedia Commons

Vermeer teve um pequeno sucesso ao longo da sua carreira, recebendo uma reputação considerável em Haia, mas as suas pequenas pinturas foram criadas com tintas especialmente caras, e morreu em dívida para com a sua família em Dezembro de 1675.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Rapariga com brinco de pérola (1665)
  • A ama de leite (1658)

Rapariga com brinco de pérola (c. 1665) de Johannes Vermeer; Johannes Vermeer, domínio público, via Wikimedia Commons

Elisabetta Sirani (1638 - 1665)

Nacionalidade do artista italiano
Vivido em Bolonha, Sacro Império Romano-Germânico
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Arte barroca

Elisabetta Sirani foi uma artista do período barroco que nasceu a 8 de Janeiro de 1638, em Bolonha, uma cidade do Sacro Império Romano-Germânico. A primeira aprendizagem de Elisabetta foi recebida do seu pai no atelier pessoal deste, uma vez que os Sirani eram uma família criativa. Giovanni, o seu pai, era um artista da Escola de Bolonha e comerciante de arte. Carlo Cesare Malvasia, um académico italiano e historiador de arte, foifrequentemente creditada por ter persuadido o seu pai a dar-lhe aulas de pintura.

Auto-retrato (c. 1660) de Elisabetta Sirani; Elisabetta Sirani, Domínio público, via Wikimedia Commons

Segundo alguns historiadores, o seu pai hesitou em educá-la à maneira bolonhesa, mas ela conseguiu apanhar os seus métodos e rapidamente foi considerada uma das maiores artistas da região. As pessoas começaram a supor que ela era a reencarnação do pintor italiano Guido Reni e, com base nessa crença, começou a surgir um culto. O seu trabalho foi elogiado pelo seu profissionalismo,rapidez de criação e singularidade das suas composições.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Virgem e Menino (1663)
  • Portia a ferir a coxa (1664)

Pórcia a ferir a coxa (1664) de Elisabetta Sirani; Elisabetta Sirani, Domínio público, via Wikimedia Commons

Francisco Goya (1746 -1828)

Nacionalidade do artista espanhol
Vivido em Madrid e Bordéus
Médiuns conhecidos por Pintura, desenho
Movimentos associados ao artista Romantismo

Francisco Goya Pintor aragonês, nascido na localidade de Fuendetodos, começou a estudar com José Luzán y Martinez aos catorze anos e continuou os seus estudos em Madrid com Anton Raphael Mengs. Pelos seus contributos para o Romantismo, foi nomeado pintor da corte da Coroa espanhola em 1786, pelo que grande parte da sua obra inicial consiste em retratos encomendados à monarquia espanholae a aristocracia.

Auto-retrato com óculos (século XIX) de Francisco Goya; Francisco Goya, Domínio público, via Wikimedia Commons

Os estudiosos consideram Francisco Goya um dos artistas espanhóis mais famosos e influentes do início do século XIX, sendo por vezes citado como o Último Velho Mestre. As pinturas de Goya eram apreciadas pelas suas representações de eventos históricos e acontecimentos actuais. Quando lhe foi diagnosticada uma doença que o deixou surdo em 1793, a sua arte tornou-se mais sombria e obscura.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • A Maja Nua (1800)
  • O terceiro de Maio 1808 (1814)

Três de Maio de 1808 (1814) de Francisco Goya; Francisco Goya, Domínio público, via Wikimedia Commons

J.M.W. Turner (1775 - 1851)

Nacionalidade do artista Britânico
Vivido em Reino Unido
Médiuns conhecidos por Pintor, gravador
Movimentos associados ao artista Romantismo

J.M.W Turner foi um pintor inglês que nasceu a 23 de Abril de 1775, na aldeia de Covent Garden, em Londres. Foi um pintor romântico e impressor mais conhecido pelas suas representações vívidas e ocasionalmente violentas de barcos navais e da vida marinha. É conhecido por ser um dos artistas mais influentes na pintura de paisagens.

Auto-retrato (c. 1799) por J. M. W. Turner; J. M. W. Turner, domínio público, via Wikimedia Commons

De carácter extremamente reservado, era considerado excêntrico e nunca se casou, mas teve duas filhas com Sarah Danby, a sua criada. À medida que envelhecia, o seu comportamento foi-se tornando cada vez mais amargo, sobretudo após a morte do pai. Apesar de ter morrido na pobreza, é considerado um dos mais famosos artistas do género paisagístico.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Roma moderna (1839)
  • Pescadores no mar (1796)

Roma moderna - Campo Vaccino (1839) por J. M. W. Turner ; J. M. W. Turner, domínio público, via Wikimedia Commons

Eugène Delacroix (1798 - 1863)

Nacionalidade do artista francês
Vivido em Paris
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Romantismo, Românico

Eugène Delacroix Delacroix foi o artista mais conhecido da era romântica em França, no século XIX, e é frequentemente considerado o mais importante artista francês do seu tempo. O impressionismo foi profundamente inspirado pela sua utilização vibrante da cor e pelas suas pinceladas extremamente expressivas. Ao contrário de Ingres e de outros artistas neoclássicos, que se concentravam na perfeição da forma, Delacroix concentrava-se no movimento e na cor.

Auto-retrato com um colete verde (c. 1837) de Eugène Delacroix; Eugène Delacroix, Domínio público, via Wikimedia Commons

As suas principais influências foram os pintores venezianos do Renascimento, como Rubens, e a sua arte foi marcada por materiais românticos mas dramáticos como temas principais. Não se interessou pelas tradições tradicionais da arte romana e grega, preferindo explorar o desconhecido, indo a locais como o Norte de África para se inspirar.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • A liberdade à frente dos povos (1830)
  • O Massacre de Chio (1824)

A liberdade à frente dos povos (1830) de Eugène Delacroix; Eugène Delacroix, Domínio público, via Wikimedia Commons

Édouard Manet (1832 - 1883)

Nacionalidade do artista francês
Vivido em Paris, França
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Realismo, Impressionismo

Édouard Manet nasceu em Paris, França, a 23 de Janeiro de 1832. Foi considerado um pintor modernista do século XIX pelas suas representações da vida moderna e uma figura de proa do movimento de transição do estilo realista para o impressionista. Nasceu no seio de uma família política e esperava-se que fizesse carreira na política.

Fotografia em grande plano do artista Édouard Manet, antes de 1870; Nadar, Domínio público, via Wikimedia Commons

Manet, por outro lado, rapidamente rejeitou a ideia de perseguir o seu objectivo de infância de se tornar um artista. Manet criou um estilo distinto que foi reconhecido pela sua criatividade e influenciou muitos pintores posteriores nas últimas duas décadas da sua vida. As suas primeiras pinturas são reconhecidas como precursoras do movimento impressionista.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Olímpia (1863)
  • Almoço na relva (1863)

O jantar no campo ("Almoço na relva", 1863) de Édouard Manet; Édouard Manet, Domínio público, via Wikimedia Commons

Paul Cézanne (1839 - 1906)

Nacionalidade do artista francês
Vivido em Aix-en-Provence, França
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Pós-Impressionismo, Arte moderna, Impressionismo

Paul Cézanne é o pintor pós-impressionista mais conhecido em França. É mais conhecido por ter feito a ponte entre o século XIX e o século XX. Pintores impressionistas Também é conhecido por ter experimentado a noção de "simplicidade geométrica", em que uma maçã seria representada por uma esfera e o tronco de uma árvore por um cilindro.

Auto-retrato sobre um fundo cor-de-rosa (c. 1875) de Paul Cézanne; Paul Cézanne, Domínio público, via Wikimedia Commons

O uso de pinceladas exploratórias e repetidas é característico da obra de Paul Cézanne, que utilizou estas pinceladas para criar planos de cor e campos complexos, aplicando repetidamente pequenas pinceladas, o que demonstra a profundidade com que investigava os seus temas. Muitos dos seus contemporâneos, incluindo Picasso e Matisse, consideravam-no o "Pai de Todos Nós".

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Os jogadores de cartas série (anos 1890)
  • Os cestos de maçãs (1890)

Os jogadores de cartas (1892 e 1893) de Paul Cézanne; Paul Cézanne, Domínio público, via Wikimedia Commons

Claude Monet (1840 - 1926)

Nacionalidade do artista francês
Vivido em Paris, França
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Impressionismo, Arte moderna

Oscar-Claude Monet , nascido a 14 de Novembro de 1840, é um conhecido pintor francês, frequentemente considerado como o criador e pai do Impressionismo. Procurou retratar a natureza tal como a via subjectivamente e, como resultado, é considerado um importante precursor do movimento modernista.

Retrato de Claude Monet, pelo fotógrafo Nadar em 1899; Nadar, Domínio público, via Wikimedia Commons

Ao longo da sua longa carreira, Monet foi conhecido como o mais prolífico praticante do Impressionismo, uma teoria que dá prioridade às impressões subjectivas do pintor em detrimento da perspectiva objectiva da natureza, com destaque para as paisagens e outros temas ao ar livre. O seu impacto no movimento artístico pode ser visto na adopção pelo movimento artístico do título do seu quadro Impression, que deu origem ao nome"Impressionismo".

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Nenúfares série (1896 - 1926)
  • Catedral de Rouen série (1892 - 1893)

Nenúfares (1906) de Claude Monet; Claude Monet, domínio público, via Wikimedia Commons

Veja também: Francisco Goya "Pinturas negras" - Análise das pinturas negras de Goya

Pierre-Auguste Renoir (1841 - 1919)

Nacionalidade do artista francês
Vivido em Cagnes-sur-Mer, França
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Impressionista

Pierre-Auguste Renoir foi um dos pintores franceses famosos mais produtivos do século XIX e foi considerado um líder entre os pintores do movimento impressionista francês. Especializou-se na pintura de retratos pessoais de pessoas em cenários e posturas naturais. O trabalho de Renoir foi considerado pelos historiadores como a última representação de uma antiga tradição que ia de Rubens a Watteau, e destacou aforma feminina e temas de beleza e sensualidade.

Uma fotografia de Pierre Auguste-Renoir, c. 1875; Desconhecido Desconhecido Musée d'Orsay, Dist. RMN-Grand Palais / Patrice Schmidt, Domínio público, via Wikimedia Commons

Após a sua morte, em Dezembro de 1919, deixou um legado incrível de obras de arte impressionistas que influenciaram muitos outros pintores. O seu trabalho não só influenciou o estilo impressionista, como também outros movimentos criativos que se lhe seguiram. A sua técnica definia-se por mostrar os elementos mais finos de uma cena pintada, pincelando livremente com cor para misturar o ambiente e as personagensjuntos de forma suave e discreta.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Almoço da Festa do Barco (1881)
  • Os grandes banhistas (1887)

Almoço da Festa do Barco (1880-1881) de Pierre Auguste-Renoir; Pierre-Auguste Renoir, Domínio público, via Wikimedia Commons

Vincent van Gogh (1853 - 1890)

Nacionalidade do artista holandês
Vivido em Países Baixos, França
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Pós-Impressionismo

Um famoso retratista e pintor de paisagens, Vincent van Gogh Foi um pintor holandês pós-impressionista nascido em Zundert, nos Países Baixos. Criou vários retratos, naturezas mortas e pinturas de paisagens, mas só depois da sua morte, em 1890, é que ganhou popularidade e aclamação da crítica. Produziu cerca de 2.100 obras de arte, muitas das quais foram criadas nos últimos dez anos da sua vida.

Auto-retrato com chapéu de feltro cinzento (1887) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

O seu estilo, que é imediatamente identificável pela utilização dramática da cor e pelas pinceladas expressivas e espontâneas, serviu para estabelecer as bases da arte contemporânea. Apesar da sua fama mundial, viveu na pobreza e lutou contra delírios e insanidade ao longo da sua vida. Devido a um desentendimento com o seu colega Gauguin, cortou a sua orelha e passou algum tempo em vários manicómios.instituições.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • O Estrelado Noite (1889)
  • Os comedores de batatas (1885)

A noite estrelada (1889) de Vincent van Gogh; Vincent van Gogh, Domínio público, via Wikimedia Commons

Wassily Kandinsky (1866 - 1944)

Nacionalidade do artista Russo
Vivido em Rússia e França
Médiuns conhecidos por Teórico da arte e pintor
Movimentos associados ao artista Expressionismo, Arte abstracta

Wassily Kandinsky nasceu em Moscovo, em 1866, e este teórico da arte e pintor russo é frequentemente citado como o criador das artes abstractas. A maior parte da infância de Kandinsky foi passada na cidade de Odessa (actual Ucrânia). Antes de se inscrever na Universidade de Moscovo, foi aluno da escola de arte Grekov Odessa. Acabou por ganhar um cargo de professor de Direito Romano na Universidade de Dorpat.Só depois dos 30 anos é que começou a fazer estudos de pintura.

Fotografia de Wassily Kandinsky; 未知上傳者, Domínio público, via Wikimedia Commons

Em 1896, mudou-se para Munique, onde estudou inicialmente numa escola privada conhecida como Anton Ažbe's. Depois disso, começou a estudar na Academia de Belas Artes. Regressou à Rússia para ajudar a abrir o Museu da Cultura da Pintura, mas depois de ter tido dificuldade em combinar as suas perspectivas pessoais com a sociedade soviética, orientada para o materialismo, regressou novamente à Alemanha em 1920.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Porto de Odessa (1898)
  • Em cinzento (1919)

Em cinzento (1919) de Wassily Kandinsky; Wassily Kandinsky, Domínio público, via Wikimedia Commons

Henri Matisse (1869 - 1954)

Nacionalidade do artista francês
Vivido em Nice, França
Médiuns conhecidos por Pintura, escultura, gravura
Movimentos associados ao artista Fauvismo , Modernismo, Pós-Impressionismo

Muitos estudiosos de arte consideram Henri Matisse O pintor francês é considerado um dos mais importantes e famosos pintores franceses da era moderna, sendo também considerado o melhor colorista do século XX, tendo trabalhado numa variedade de meios, como a pintura e a escultura. No entanto, este conhecido pintor francês é mais reconhecido pelas suas obras de inspiração fauvista.

Henri Matisse, Paris, 13 de Maio de 1913; Alvin Langdon Coburn, Domínio público, via Wikimedia Commons

Muitas pessoas consideram Matisse, juntamente com colegas como Picasso, um artista importante que ajudou a definir os avanços revolucionários que se avizinhavam na artes visuais Durante mais de meio século, exibiu uma obra que demonstrou o seu domínio da utilização expressiva da cor, o que lhe valeu a distinção como figura significativa e influente da arte contemporânea.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • A dança (1910)
  • Mulher com um chapéu (1905)

A dança (1910) de Henri Matisse; Michel B., CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Pablo Picasso (1881 - 1973)

Nacionalidade do artista espanhol
Vivido em Espanha e França
Médiuns conhecidos por Pintura, escultura, gravura
Movimentos associados ao artista Cubismo, Surrealismo, Expressionismo

Pablo Picasso, pintor espanhol, nasceu na cidade de Málaga, em Espanha, em 1881, mas passaria a maior parte da sua vida profissional em França. Picasso é considerado pelos historiadores de arte como um dos pintores mais importantes do século XX, tendo sido co-fundador do cubismo, da colagem e da escultura construída.desde tenra idade e durante toda a adolescência.

Uma fotografia de Pablo Picasso, 1962; Argentina, Revista Vea y Lea, Domínio público, via Wikimedia Commons

Picasso inspirou-se no trabalho de Matisse no movimento fauvista para explorar formas de pintura não convencionais, o que culminou numa competição frutuosa entre Picasso e Matisse durante muitos anos, uma vez que ambos eram considerados pelos críticos como líderes importantes da arte contemporânea.Apesar de o resultado final ter um aspecto nitidamente abstracto, o trabalho de Picasso partia sempre da realidade como ponto de partida.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • A vida (1903)
  • Família de Saltimbanques (1905)

Georges Braque (1882 - 1963)

Nacionalidade do artista francês
Vivido em Paris, França
Médiuns conhecidos por Pintura, escultura, desenho
Movimentos associados ao artista Favismo, Cubismo, Expressionismo

Georges Braque foi um pintor francês muito importante no século XX, tendo sido também desenhador, colagista, gravador e escultor, nascido a 13 de Maio de 1882. O seu trabalho no movimento fauvista do início do século XX, bem como as suas grandes contribuições para o desenvolvimento do cubismo, são os seus contributos mais conhecidos para a história da arte.

Uma fotografia de Georges Braque, 1908; Fotógrafo não identificado, anónimo, Domínio público, via Wikimedia Commons

A sua obra, entre 1908 e 1912, é por vezes comparada à de Pablo Picasso, um pintor com muito mais aclamação e reputação no mundo da arte, mas durante este período a obra de ambos os pintores cubistas era quase indistinguível uma da outra.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Garrafa e peixes (1910)
  • Prato e copo para fruta (1912)

Salvador Dalí (1904 - 1989)

Nacionalidade do artista espanhol
Vivido em Figueres, Espanha
Médiuns conhecidos por Pintura, desenho, filme
Movimentos associados ao artista Surrealismo, Expressionismo,

Salvador Dalí é uma das personagens mais conhecidas do mundo da arte, sendo recordado e adorado tanto pelo seu estilo de vida bizarro e luxuoso como pela sua prolífica produção artística. Dalí foi sepultado no seu museu quando morreu, em 1989, o que demonstra o seu profundo empenhamento no seu trabalho. Dalí tinha plena consciência das suas peculiaridades e utilizou-as para produzir obras de arte muito pessoaisque era rico em simbolismo subliminar e características oníricas.

Fotografia de Salvador Dalí com a sua jaguatirica de estimação, Babou, e uma bengala, 1965; Roger Higgins, fotógrafo da equipa do World Telegram, domínio público, via Wikimedia Commons

Dalí aspirou a desafiar as convenções sociais tanto na sua vida como na sua obra, contribuindo para o desenvolvimento de novas linguagens visuais simbólicas e métodos criativos que alargaram a nossa compreensão e expressão da psique humana e da mente subconsciente. A sua perspectiva anti-establishment começou cedo na sua carreira, quando foi despedido da Academia de Madrid por incitar um protesto estudantil contra um projecto de arteprofessor que considerava um péssimo instrutor e não qualificado para formar alunos.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • A persistência da memória (1931)
  • Metamorfose de Narciso (1937)

Frida Kahlo (1907 - 1954)

Nacionalidade do artista Mexicano
Vivido em Cidade do México
Médiuns conhecidos por Pintura
Movimentos associados ao artista Surrealismo, Arte Moderna

Frida Kahlo Os seus auto-retratos trouxeram-lhe muita fama e utilizou técnicas de arte popular ingénua para expressar a sua identidade étnica. Utilizou o seu trabalho para investigar questões como a classe, o género e a cultura mexicana pós-colonial. Criou a sua própria versão da cultura mexicana, combinando partes de fantasia e realismo pessoal,e foi uma voz distinta para as mulheres nas artes.

Frida Kahlo, 1932; Guillermo Kalho, Domínio público, via Wikimedia Commons

Veja também: Como desenhar lábios - Um guia para criar um desenho de boca realista

Apesar de ter sido vítima de poliomielite na infância, Kahlo tinha grandes esperanças de vir a exercer a profissão de médica. Infelizmente, um acidente com um autocarro pôs fim a esses sonhos. Durante o seu período de recuperação, dedicou-se à arte para passar o tempo. Este seria um momento fundamental na sua vida, levando-a a seguir uma carreira como artista.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Auto-retrato com colar de espinhos e beija-flor (1940)
  • As duas Fridas (1939)

Andy Warhol (1928 - 1987)

Nacionalidade do artista americano
Vivido em Pittsburgh, Estados Unidos
Médiuns conhecidos por Serigrafia, filme, fotografia
Movimentos associados ao artista Pop Art, Expressionismo Abstracto

Andy Warhol é certamente um dos mais famosos Artistas americanos O seu nome tem estado tão intimamente associado ao movimento Pop art que foi apelidado de "Papa da Pop". Ganhou fama internacional graças às suas obras de enorme sucesso Latas de sopa Campell's e Marylin Diptych .

Andy Warhol com Archie, o seu Dachshund de estimação, 1973; Jack Mitchell, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A sua abordagem foi considerada perturbadora pelo mundo da arte estabelecido e os críticos de arte do estilo predominante da época, o Expressionismo Abstracto, criticaram-na duramente. O seu trabalho foi além das formas e técnicas formais do período, abrangendo instalações de vídeo, experiências cinematográficas e fotográficas, serigrafia, bem como meios mais formais como a escultura e a pintura.

Alguns exemplos excepcionais do seu trabalho incluem:

  • Latas de sopa Campbell's (1962)
  • Marylin Diptych (1962)

Hoje, ficámos a conhecer alguns dos artistas mais famosos da história da arte. Desde os mestres pintores até aos famosos artistas americanos, apresentámos uma lista bastante completa, que abrange muitos períodos e movimentos. Quer queira saber mais sobre os artistas que fundaram as tradições mais antigas, quer sobre aqueles que quebraram todas as regras, a nossa lista oferecer-lhe-á uma excelente introdução aos artistas maispintores famosos em todo o mundo.

Veja a nossa história de pintores famosos de todos os períodos artísticos aqui!

Perguntas mais frequentes

Quem são os artistas mais influentes?

De retratistas famosos Desde os mais antigos mestres, como Leonardo da Vinci, Rafael, Monet e muitos outros, até aos mais recentes artistas, como Salvador Dalí, Frida Kahlo e Andy Warhol .

Com que estilos pintaram os artistas famosos?

Pode encontrar artistas de todos os períodos e estilos, que se tornaram famosos por terem ultrapassado os limites do seu género e por terem criado obras de arte originais e magistrais. Surrealistas Os artistas de arte contemporânea, os artistas pop e até os artistas abstractos, todos eles trouxeram algo de único aos movimentos que os distinguiu dos restantes.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.