Picasso Early Work - Um olhar sobre os primeiros trabalhos e pinturas de Picasso

John Williams 23-08-2023
John Williams

P ablo Picasso é mais conhecido por ser um cubista, embora tenha passado toda a sua vida a explorar diferentes meios e técnicas na sua busca de novas formas de se expressar. No entanto, os primeiros trabalhos de Picasso emularam o realismo clássico, tal como todos os outros artistas do seu período. Neste artigo, vamos conhecer Picasso em criança e explorar as suas primeiras pinturas.

Os primeiros trabalhos de Pablo Picasso

Nacionalidade espanhol
Data de nascimento 25 de Outubro de 1881
Local de nascimento Málaga, Espanha
Data do óbito 8 de Abril de 1973

O que define a arte dos primórdios de Picasso? Se examinarmos os primeiros desenhos de Picasso, podemos observar que foram criados num estilo mais realista do que aquele a que estamos habituados por parte do artista. O que motivou as primeiras pinturas de Picasso e como é que ele se tornou um artista tão famoso? Comecemos por analisar a vida de Picasso em criança.

Felizmente, o jovem Picasso teve uma vantagem inicial graças ao seu pai, um artista (que se dedicava à pintura de naturezas mortas e aves) e instrutor de desenho.

Desde muito novo, os pais notaram que tinha talento para o desenho e, aos 13 anos, o pai organizou a primeira "exposição" do filho numa barbearia das redondezas. O pai era um conservador convicto que queria que o filho adquirisse uma escolaridade formal e o maior número possível de possibilidades de aprendizagem. Levou-o aos museus do Prado e de Barcelona para explorar obras-primas e inscreveu-o emescolas.

Fotografia do artista Pablo Picasso em frente ao seu quadro, O Aficionado, no Kunstmuseum Basel, na Villa Les Clochettes, em França, tirada no Verão de 1912; AnónimoAutor desconhecido, Domínio público, via Wikimedia Commons

O adolescente Picasso fez os testes de admissão para se inscrever como estudante na Academia de Barcelona, depois de o seu pai ter recebido uma oferta de emprego nessa instituição. Picasso podia ter apenas 13 anos, mas os juízes terão ficado muito entusiasmados com os seus esboços. Mesmo com os controlos regulares dos pais, o pai do rapaz ajudou-o a montar o seu atelier de pintura, onde pintou várias das suas primeiras obras, incluindo O Menino do Altar (1896) e Retrato da tia Pepa (1896)

A dramática obra de arte de Picasso "Ciência e Caridade" (1897), que apresenta a sua família como modelos e representa o auge dos seus anos de formação, foi concluída quando tinha 16 anos de idade para um concurso escolar.

Veja também: Desenhos de Monster Truck para colorir - 12 Novos materiais para imprimir sobre Monster Truck

Pablo Picasso em 1962; Argentina, Revista Vea y Lea, Domínio público, via Wikimedia Commons

Nesse mesmo ano, a sua família optou por transferi-lo para Madrid para frequentar a Academia de Belas Artes, mas apesar das repetidas idas ao Museu do Prado para estudar obras de Velázquez e outros Artistas espanhóis Após apenas seis meses, regressou a Barcelona, começou a trabalhar por conta própria e envolveu-se na arte de vanguarda e começou a opor-se activamente às tradições académicas.

Veja também: O melhor kit para queimar madeira - O nosso kit de pirografia recomendado para principiantes

Aos 20 anos, Picasso tinha abraçado totalmente a modernidade, como se pode ver na sua obra "Criança com uma pomba".

Primeiras obras de Picasso

Agora vamos explorar os primeiros desenhos e pinturas de Picasso que ainda hoje nos impressionam. As primeiras pinturas de Picasso mostram o seu talento desde muito jovem, embora num estilo que não esperamos. Período cubista Se o seu estilo fosse assimétrico e não tradicional, poder-se-ia até pensar que o seu estilo seria sempre assimétrico e não tradicional.

No entanto, estes exemplos das primeiras obras de arte de Picasso dissipam facilmente essa ideia.

Picador (1889)

Data de conclusão 1889
Médio Óleo sobre madeira
Dimensões (cm) 24 cm x 19 cm
Localização actual Colecção Claude Picasso

Desde cedo, Pablo Picasso criou as suas primeiras obras de arte. A sua mãe afirma que a palavra espanhola para "lápis" foi uma das suas primeiras palavras. Picasso começou a receber instrução formal de desenho de figuras e pintura a óleo do seu pai quando tinha sete anos de idade.

Uma das suas primeiras obras é um pequeno quadro a óleo chamado "Picador", que o jovem criou quando tinha oito anos de idade.

A sua primeira visita a uma tourada, à qual o pai o acompanhou, serviu-lhe de inspiração. Picasso desenhava constantemente, e muitas das suas obras centravam-se nas touradas. O gosto de Picasso pelas corridas manteve-se ao longo da sua vida.

Primeira Comunhão (1896)

Data de conclusão 1896
Médio Óleo sobre tela
Dimensões (cm) 118 x 166
Localização actual Museu Picasso, Barcelona

Picasso, com 15 anos de idade, pintou este quadro por recomendação do pai para a Exposição de Belas Artes de 1896, em Barcelona. Nessa altura, Pablo estava inscrito na Escola de Arte La Lonja. Picasso nunca foi uma pessoa religiosa, pelo menos no sentido habitual. No entanto, muitas cenas da vida de Jesus e representações de santos podem ser vistas nos seus trabalhos de estudante de cerca de 1895 a 1896.

O jovem artista, activo e com aspirações, não podia deixar de ficar intrigado com as técnicas iconográficas e os modos de expressão dos grandes mestres do passado.

Este "alimento" para o seu crescimento artístico único foi quase totalmente absorvido e moldou gradualmente o carácter artístico de Pablo Picasso. Pierre Daix, autor de vários artigos e livros sobre o artista e que o conhecia há mais de 25 anos, perguntou a Picasso se ele se arrependia de ter feito obras como esta alguns anos mais tarde.

Picasso respondeu: "Não, isso foi extremamente significativo para mim na altura".

Auto-retrato (1896)

Data de conclusão 1896
Médio Óleo sobre tela
Dimensões (cm) 32 x 23
Localização actual Museu Picasso, Espanha

Durante a adolescência, Picasso começou também a criar auto-retratos, um dos primeiros datando de 1896 e representando o ainda jovem artista em plena adolescência. A imagem é feita no estilo académico tradicional, com um aspecto de esboço inacabado que trai o seu papel de exercício de formação. Picasso aparece nesta pintura como um estudante de arte sério e atento, com o seu cabelo cortado à escovinha,postura erecta e bata de artista cuidadosamente colocada.

Isto sugere um desenvolvimento da consciência e do prazer na sua aparência pessoal.

Retrato da tia Pepa (1896)

Data de conclusão 1896
Médio Óleo sobre tela
Dimensões (cm) 75 x 66
Localização actual Museu Picasso, Barcelona

Este retrato é considerado como um momento decisivo no retrato de Picasso. Josefa Ruiz Blasco, irmã do seu pai, é o modelo. A pintura sem título foi criada em 1896 durante uma das férias de estudo da família de Picasso em Málaga. O uso da luz para destacar o rosto contra as roupas escuras e o fundo de sombra, bem como o tratamento mais definido deste último para enfatizar a emoção facial,combinam-se para criar uma imagem psicológica muito profunda.

A autenticidade do rosto e a abordagem cromática e luminosa revelam um forte impacto na tradição do retrato espanhol.

A emotiva fluidez e flexibilidade dos traços, baseados em pinceladas muito soltas e fluidas, sugerem também uma criação rápida e virtuosa. Sabartés chegou a afirmar que o quadro foi realizado em menos de uma hora, acendendo mais uma vez a mitologia do jovem Picasso. Em todo o caso, a rápida execução parece estar ligada a uma causa mais mundana.

Josefa Ruiz não gostava que a pintassem e a sua primeira relutância, juntamente com a falta de entusiasmo de Picasso, atrasou a conclusão da obra - uma obra pedida pelo seu tio Salvador - durante um ano.

Ciência e Caridade (1897)

Data de conclusão 1897
Médio Óleo sobre tela
Dimensões (cm) 197 x 249
Localização actual Museu Picasso, Barcelona

Picasso criou uma grande pintura no estilo académico em 1897, por sugestão do seu pai. De todos, Picasso, que sem saber descobriu o expressionismo no Verão passado e criou um dos maiores retratos espanhóis - uma pintura de uma tia Pepa piedosa e selvagem - tornou-se muito mais conservador na altura, por respeito às exigências do seu pai.

A "Ciência e Caridade" não passa de um típico quadro de género, cuja composição foi, sem dúvida, planeada pelo pai de Pablo.

O seu tema e disposição são também claramente influenciados pela pintura de Enrique Paternina, Visita da mãe É de referir que esta obra continua a suscitar a admiração de outros não artistas, que se admiram de que um jovem de 15 anos tenha sido capaz de pintar uma cena tão ideal. São possíveis interpretações tanto de pintura de género como de pintura simbólica.

De um lado, uma freira embala uma criança e dá-lhe um copo de água, enquanto do outro, um médico, cuja semelhança Pablo herdou do seu pai, mede o pulso a uma mulher deitada numa cama.

Assim, a compaixão e a ciência médica estão em contradição. A mão do doente pareceu subdesenvolvida e pouco natural aos críticos quando esta fotografia foi exposta em Madrid em 1897, pelo que a designaram por luva. No entanto, os dedos da mão, implausivelmente compridos, prenunciavam a estilística vindoura da " Período Azul ."

Casa de campo de Quiquet (1898)

Data de conclusão 1898
Médio Óleo sobre tela
Dimensões (cm) 27 x 40
Localização actual Museu Picasso, Barcelona

Em Junho de 1898, Picasso visitou a Horta d'Ebre, local que deixou uma impressão incrivelmente duradoura no jovem Picasso: "Tudo o que sei, aprendi em Pallarès", acrescentaria anos mais tarde. A cena retrata uma quinta de aspecto idílico.

Muito raro num quadro de Picasso - não se vêem figuras humanas, é uma paisagem pura.

O Divã (1899)

Data de conclusão 1899
Médio Carvão, pastel, lápis de cera
Dimensões (cm) 26 x 29
Localização actual Museu Picasso, Barcelona

O quadro retrata uma cena típica de discotecas, bares e bordéis nocturnos da zona da Luz Vermelha de Barcelona, que Picasso conhecia bem. Os traços das pessoas são pouco visíveis, enquanto o universo de objectos é delineado por pinceladas fortes e grossas, como se ele quisesse enfatizar a sua presença comum. A mesa é assim separada, posicionando-se com precisão em primeiro plano e apenasescondendo parcialmente o casal.

Embora o par amoroso no sofá seja o ponto focal da pintura, é a procuradora idosa de aspecto curioso que acrescenta tensão e drama e enfatiza o expressionismo da cena.

Poeta Decadente (1900)

Data de conclusão 1900
Médio Aguarela
Dimensões (cm) 48 x 32
Localização actual Museu Picasso, Barcelona

Depois de conhecer o artista e escritor Jaume Sabartés, que se tornaria seu amigo íntimo e secretário a partir de 1935, Picasso pintou duas imagens dele em aguarela. Ao longo da sua longa convivência, Picasso criou vários retratos de Sabartés a lápis ou a óleo.

Muitas delas estavam cheias de ironia.

Sabartés veste um manto com uma coroa de rosas na cabeça, segurando um instrumento de cordas numa mão e uma flor-de-lis na outra.

É depositado à noite num local com cruzes, talvez um cemitério.

A espera (1900)

Data de conclusão 1900
Médio Litografia a cores
Dimensões (cm) 57 x 45
Localização actual Museu Picasso, Barcelona

Esta imagem em forma de confete representa uma senhora confiante, de lábios vermelhos, inclinada para o espectador. Picasso emprega a tonalidade e as pinceladas para impulsionar o arranjo, que é movido pela sua vitalidade. Esta obra representa os primeiros indivíduos parisienses que contribuíram para as pinturas de Picasso, e está repleta de cores ricas e profundidade de expressão.

Esta pintura, com a sua rica textura artística e utilização impressionista da cor, exemplifica a delicadeza e elegância com que o artista retratou os seus temas femininos nas suas primeiras obras.

Tenda de feira (1900)

Data de conclusão 1900
Médio Óleo sobre tela
Dimensões (cm) 38 x 46
Localização actual Museu Picasso, Barcelona

Picasso criou esta obra durante uma visita a Paris no Outono de 1900. É também conhecida como A Feira e faz parte da sequência de pinturas de Picasso centradas na vida nocturna parisiense, com influências evidentes de Toulouse-Lautrec e Steinlen.

Foi apresentada na exposição Vollard, em Paris, em 1901.

As pinceladas são fluidas e o local proporciona um jogo de sugestões em que a atmosfera do circo itinerante em Paris combina imagens antigas, prevendo temas subsequentes. Há um jogo com o público - a mulher no canto inferior direito olha directamente para o público, como se o incitasse a participar.

Picasso começou a desenhar sob a orientação do seu pai e estudou em numerosas instituições de arte entre 1892 e 1897. As primeiras pinturas de Picasso, em contraste com as suas obras cubistas posteriores, eram realistas e figurativas. Apesar das muitas mudanças no seu estilo desde as primeiras obras de Picasso, podemos ver claramente como este jovem artista se mostrou muito promissor a partir denuma idade muito precoce.

Perguntas mais frequentes

Como eram as primeiras pinturas de Picasso?

Picasso nasceu em 1881, filho de pais que também eram artistas. O seu pai começou a ensinar-lhe métodos formais de esboço quando ele era uma criança e, aos oito anos, já era um pintor a óleo de sucesso. O Picador , a sua primeira pintura, foi concluída em 1890 e é provavelmente a obra mais antiga do artista que ainda existe.

Onde se podem ver os primeiros desenhos de Picasso?

Picasso foi um artista altamente realizado, e a sua arte pode ser encontrada em muitas galerias de todo o mundo. No entanto, as primeiras obras de arte de Picasso não são tão fáceis de encontrar. No entanto, muitas das suas primeiras obras de arte podem ser encontradas no Museu Picasso em Barcelona, Espanha.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.