"Papoilas selvagens perto de Argenteuil" de Claude Monet - Uma análise

John Williams 28-05-2023
John Williams

O presente artigo aborda Papoilas silvestres perto de Argenteuil (1873) de Claude Monet, que é apenas um exemplo de muitos dos seus en ar puro pinturas que mostram o seu domínio e amor pela cor e pela luz nas composições visuais.

Artista Abstracto: Quem foi Claude Monet?

Claude Monet nasceu a 14 de Novembro de 1840 e faleceu a 5 de Dezembro de 1926, em Paris, França. Foi um dos principais artistas do movimento artístico francês chamado Impressionismo, do qual ele e vários artistas fundaram o grupo chamado Sociedade Anónima de Pintores, Escultores e Gravadores. O estilo de Monet caracterizava-se pela forma como retratava a luz através da utilização de cores eAlgumas das suas obras de arte famosas incluem a série intitulada Palheiros (1890 - 1891), Catedral de Rouen (1892 - 1894), e Nenúfares (1840- 1 926).

Retrato de Claude Monet (1899) do fotógrafo Nadar; Nadar, Domínio público, via Wikimedia Commons

Papoilas silvestres perto de Argenteuil (1873) de Claude Monet em contexto

Discutiremos Papoilas silvestres perto de Argenteuil de Claude Monet com mais pormenor, incluindo uma análise contextual em torno do local onde o pintou e de quem são as figuras, analisando também os elementos formais de como o pintou, por exemplo, a utilização da cor e da textura, e muito mais.

Artista Claude Monet (1840 - 1926)
Data da pintura 1873
Médio Óleo sobre tela
Género Paisagem/Pintura de género
Período / Movimento Impressionismo
Dimensões (cm) 50.0 x 65.3
Séries / Versões N/A
Onde está alojado? Museu d'Orsay, Paris, França
O que vale a pena Incerto

Análise Contextual: Uma Breve Visão Sócio-Histórica

Claude Monet pintou Papoilas silvestres perto de Argenteuil em 1873, altura em que viveu em Argenteuil; mudou-se para lá a partir de 1871 e terá vivido lá durante seis anos. Durante o tempo que passou lá, inspirou-se nas paisagens circundantes do ambiente natural e pintou inúmeras cenas, incluindo o seu óleo sobre tela Argenteuil (c. 1872) e A ponte de Argenteuil (1874), entre outros.

A ponte de Argenteuil (1874) de Claude Monet; Claude Monet, domínio público, via Wikimedia Commons

Argenteuil foi também uma atracção para outros impressionistas como Édouard Manet que pintou o óleo sobre tela intitulado simplesmente Argenteuil (1874) e Veleiros em Argenteuil (1874) de Pierre-Auguste Renoir, para citar alguns.

1874 foi também um ano importante para a Artistas impressionistas porque realizaram a sua primeira exposição, independente do Salão de Paris, num estúdio que pertencia ao fotógrafo francês conhecido como Nadar (o seu nome completo era Gaspard-Félix Tournachon.

Claude Monet expôs o seu quadro sobre o campo de papoilas durante esta exposição.

Análise formal: uma breve panorâmica da composição

Claude Monet retratou os efeitos da luz através de elementos artísticos como a cor e a textura, numa exploração visual de uma cena ao ar livre. A análise formal que se segue fornecerá uma descrição do tema e da forma como os seguintes elementos artísticos - cor, textura, linha, forma, forma e espaço - são compostos na pintura do campo de papoilas.

Papoilas silvestres perto de Argenteuil (1873) de Claude Monet; Claude Monet, domínio público, via Wikimedia Commons

Assunto: Descrição visual

A pintura "Campo de papoilas", de Claude Monet, apresenta um campo relvado e montanhoso que abrange cerca de metade da composição, estando a outra metade ladeada por árvores, que compõem o fundo visual e a linha do horizonte, incluindo o que parece ser uma casa de três andares (possivelmente uma mansão ou o que por vezes se designa por villa) com um telhado vermelho, colocada no centro entre as árvores.

A parte superior da composição é um céu azul cheio de nuvens.

O lado direito do aterro relvado está decorado com flores de papoilas vermelhas e, em primeiro plano, mais à direita, estão duas figuras, uma mulher e uma criança, que se crê serem a mulher e o filho de Monet, Camille e Jean, respectivamente, no fundo da margem, virados na nossa direcção, os espectadores, e parecem estar a caminhar, como se a qualquer momento fossem sair do quadro.

Assuntos de Wild Papoilas perto de Argenteuil (1873) de Claude Monet; Claude Monet, domínio público, via Wikimedia Commons

No cimo do talude, à direita, estão mais duas figuras, uma mulher e uma criança, que parecem iniciar a descida da colina. As figuras são possivelmente mães com os seus filhos. A mulher em primeiro plano segura também um guarda-sol na mão direita (nossa esquerda).

Cor

Papoilas silvestres perto de Argenteuil O campo à esquerda chama a atenção por ser maioritariamente vermelho, devido às flores de papoila, enquanto o resto do campo à direita é uma mistura mais clara de verdes e azuis. As árvores ao fundo aparecem em verdes mais escuros, harmoniosamente contrastados e equilibrados pelo azul claro com o branco do céu e das nuvens.

Cores em estado selvagem Papoilas perto de Argenteuil (1873) de Claude Monet; Claude Monet, domínio público, via Wikimedia Commons

Textura

De acordo com o estilo de pintura de Claude Monet, as suas pinceladas consistem numa variedade de pinceladas curtas e irregulares, por exemplo, as figuras e o campo, a pinceladas e pontos mais espessos, por exemplo, o campo de papoilas e a relva à sua volta. escumalha para criar a textura das folhas das árvores ou das nuvens no céu.

As pinceladas de Monets são expressivas e cheias de vida, o que nos dá a "impressão" de uma cena quotidiana fugaz no exterior.

Textura de papoila em selvagem Papoilas perto de Argenteuil (1873) de Claude Monet; Claude Monet, domínio público, via Wikimedia Commons

Linha

Há também uma linha diagonal implícita nas duas figuras no aterro, no meio do fundo à esquerda, e nas duas figuras abaixo do aterro, no primeiro plano à direita da composição. Há também uma forte linha de horizonte implícita na fila de árvores ao fundo, o que cria um equilíbrio entre o céu e o chão.

Utilização da linha na natureza Papoilas perto de Argenteuil (1873) de Claude Monet; Claude Monet, domínio público, via Wikimedia Commons

Forma e formato

A forma e o formato são aparentemente ditados pelas pinceladas fluidas de Claude Monet na pintura do campo de papoilas. Há uma variedade de formas naturais/orgânicas que ocorrem nas formações irregulares das nuvens, nos arbustos mais arredondados que formam as árvores e na forma rectangular e triangular da casa ao fundo.

Existem também pontos irregulares mais pequenos no campo de papoilas.

Veja também: "Balloon Girl" de Banksy - Análise da rapariga com o balão vermelho

Enquanto a forma é mais conseguida através de formas tridimensionais, na pintura do campo de papoilas Monet criou um aspecto de profundidade ao sombrear certas áreas do objecto, por exemplo, repare na forma orgânica mais cheia da árvore grande e imponente à esquerda

Veja também: Retábulo de Mérode - Um olhar sobre o Tríptico de Mérode de Robert Campin

Composição de formas em Wild Papoilas perto de Argenteuil (1873) de Claude Monet; Claude Monet, domínio público, via Wikimedia Commons

Espaço

O espaço composicional é composto pelo campo de papoilas em primeiro plano, que se estende até ao meio e ao fundo, definido pela fila de árvores e pela casa ao fundo. No entanto, Monet compõe o espaço colocando o foco nas figuras em primeiro plano, bem como no campo de papoilas, que se torna o foco principal da cena. O espaço também sugere a área que Monet pintou, quesituava-se provavelmente mais longe do campo, a partir de Argenteuil.

Um campo de maravilhas

Este artigo abordou Papoilas silvestres perto de Argenteuil Também abordou o estilo artístico de Monet em termos de elementos artísticos e, especificamente, a forma como utilizou os elementos de cor e textura para criar os efeitos de luz, que podem ser vistos na maioria das suas obras de arte.

Claude Monet era conhecido como um dos principais impressionistas e muitos diriam que ele se tornou análogo ao movimento artístico, curiosamente a sua famosa "Impressão, nascer do sol" (1872) inspirou o nome do estilo artístico. Os artistas pintavam cenas ao ar livre e muitas vezes no local em que o momento ocorria, que é um momento que Monet nos mostra na sua pintura do campo de papoilas, um campo de cor e, em última análise, artísticomaravilha.

Perguntas mais frequentes

Quem criou a pintura do campo de papoilas?

O quadro do campo de papoilas intitulado Papoilas silvestres perto de Argenteuil (1873) foi pintada por Claude Monet, quando este vivia em Paris, França. Inspirou-se nas paisagens naturais e pintou várias cenas com temas semelhantes.

Onde está o quadro "Campo de Papoilas" de Monet?

Papoilas silvestres perto de Argenteuil (1873) de Claude Monet encontra-se no Museu d'Orsay em Paris, França, tendo sido doada ao museu em 1906.

Quem são as figuras de Papoilas silvestres perto de Argenteuil de Claude Monet?

As duas figuras em primeiro plano de Papoilas silvestres perto de Argenteuil (1873) de Claude Monet, acredita-se que sejam a sua mulher Camille Monet e o seu filho Jean, que terá sido o seu primogénito, e ambos pintados por Monet noutras composições como Mulher com um guarda-sol - Madame Monet e o seu filho (1875).

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.