Padrões fáceis de desenhar - 35 ideias de padrões para desenhar

John Williams 30-07-2023
John Williams

Aprender quais os padrões fáceis de desenhar é um exercício divertido e útil para praticar as suas capacidades de desenho, bem como para aprender uma variedade de novas ideias de desenho de padrões que podem ser incorporadas no seu trabalho artístico. Os padrões podem ser utilizados de todas as formas, quer sejam para obras de arte abstractas ou para serem integrados em desenhos de tecidos para o desenho de personagens. As ideias para utilizar ideias de desenho de padrões são infinitas,e, neste tutorial, ser-lhe-ão apresentadas algumas ideias de padrões simples e divertidos que pode acrescentar ao seu repertório de desenho.

Um guia fácil para desenhar padrões

Aprender a desenhar padrões é uma tarefa simples que pode ser facilmente seguida e adaptada à sua própria prática criativa. As ideias de padrões para desenhar podem ser uma óptima maneira de experimentar mentalmente potenciais ideias de superfície e textura que podem ser integradas nos seus desenhos. Neste tutorial básico de desenho de padrões, vamos explorar uma variedade de padrões diferentes que podem ser desenhados compreendendoum processo descritivo básico.

Materiais necessários

Este tutorial explora padrões simples e fáceis de desenhar que podem ser feitos com qualquer ferramenta de desenho; no entanto, para manter a simplicidade, vamos trabalhar com algumas canetas básicas. Também vamos querer ter a certeza de que temos uma régua e algum papel decente para o processo de desenho. Assim que tivermos todos os materiais necessários, podemos começar a preparar-nos mentalmente para o processo de desenho, encontrando um espaço onde possamos relaxare participar no tutorial.

  • Esferográfica
  • Canetas Micron
  • Régua
  • Lápis
  • Papel

Padrões fáceis de desenhar

Neste tutorial, vamos passar por uma série de 35 padrões simples e fáceis de desenhar, que podem ser feitos com uma caneta e um marcador. Teremos uma breve descrição de cada um, permitindo-nos compreender o processo básico de formação de cada padrão básico. Existe uma combinação de vários estilos de padrões diferentes que demoram apenas um ou dois minutos a desenhar.padrões básicos para desenhar.

Preparação

Vamos começar por criar uma grelha com um total de 35 blocos. Podemos fazê-lo dividindo a nossa página em incrementos de 5 cm, e devemos ter uma grelha 7 x 5 com um total de 35 blocos.

Quando tivermos a nossa grelha preparada, podemos começar a desenhar um quadrado mais pequeno dentro de cada bloco, o que nos dará parâmetros para desenhar diferentes padrões, podemos manter um espaço de 1 cm ao longo do interior de cada bloco.

Padrão cruzado

O primeiro padrão é um padrão de estilo clássico e é muito versátil. Este padrão pode ser facilmente desenhado com uma régua e uma caneta. Basta desenhar um conjunto de linhas horizontais sobrepostas a um conjunto de linhas verticais. Este padrão pode ser desenhado fino ou grosso e o resultado tem frequentemente um belo efeito de textura entrelaçada.

Padrão axadrezado

Outro padrão clássico que pode ser facilmente utilizado num trabalho artístico é o padrão axadrezado. Este padrão simples pode ser desenhado criando um conjunto de blocos de linhas verticais e horizontais uniformemente espaçados. Depois, basta colorir cada segundo quadrado para criar o efeito axadrezado.

Padrão quadriculado triangular

Esta é uma variação do mesmo tabuleiro de xadrez, mas com uma reviravolta. Desta vez, ao criar uma grelha de quadrados de tamanho igual, pretende desenhar linhas diagonais idênticas dentro de cada quadrado.

A partir daí, pode simplesmente colorir do mesmo lado de cada linha diagonal dentro de cada quadrado, o que criará uma interessante estética de tabuleiro de xadrez triangular.

Padrão de riscas diagonais

O próximo é muito simples. Este padrão simples pode ser desenhado fazendo duas linhas diagonais que partem dos cantos do quadrado e se intersectam no meio do quadrado. A partir daí, pode acrescentar mais linhas diagonais conforme desejar. Também pode deixar o padrão em branco ou preenchê-lo.

Padrão quadrados-em-quadrados

Este padrão simples pode ser desenhado desenhando um quadrado mais pequeno de cada vez dentro do último quadrado. Também pode colorir cada segundo quadrado para criar um efeito de ilusão dentro do padrão.

Padrão de riscas diagonais

Este padrão pode ser desenhado com a sua régua e caneta, criando um conjunto de linhas diagonais uniformemente espaçadas dentro do quadrado. Depois, pode colorir cada segunda risca.

Também pode ser criativo acrescentando linhas mais pequenas dentro das riscas abertas em branco entre cada risca preta.

Veja também: Pinturas de Artemisia Gentileschi - A Rainha do Barroco

Padrão Bauhaus

Num processo semelhante ao do padrão anterior, desenharemos quadrados mais pequenos de cada vez dentro do último quadrado. No entanto, desta vez, podemos desenhar linhas no sentido dos ponteiros do relógio, permitindo que os quadrados se desdobrem à medida que desenha uma linha paralela ao longo da borda do último quadrado.

Este padrão cria uma espiral geométrica que pode muitas vezes ser visualmente ligada à estética Bauhaus, tornando-o um excelente padrão para ideias de design de padrões abstractos.

Padrão de tronco de árvore

A natureza oferece-nos uma variedade de padrões fáceis de desenhar e este tem um toque orgânico e é muito simples de desenhar. Podemos começar por fazer uma pequena forma irregular no meio do quadrado. A partir daí, basta ampliar a forma desenhando linhas paralelas irregulares à volta da forma irregular.

Padrão de efeito líquido

O próximo padrão fácil de desenhar tem um efeito de água e é muito simples de desenhar. Começamos por desenhar linhas de forma irregular, permitindo que se cruzem esporadicamente.

A partir daí, podemos desenhar marcas mais finas e mais grossas em várias áreas das linhas. Desenhar marcas mais grossas perto das áreas de intersecção criará um efeito de teia líquida.

Padrão de gradiente de linha

Este padrão simples é uma óptima maneira de criar um gradiente entre marcas mais claras e mais escuras. Desenhamos este padrão começando com um grupo denso de linhas num canto do bloco. Em seguida, diminuímos lentamente as linhas em filas até à outra extremidade do bloco, resultando num gradiente de linhas sem costuras.

Padrão de onda

O padrão seguinte é outro padrão de estilo aquático. Este padrão é muito simples e fácil de desenhar. Criamos este padrão desenhando um conjunto de linhas horizontais curvas que oscilam para cima e para baixo.

Podemos engrossar as áreas de cada linha que se curvam para cima e para baixo. Também podemos adicionar linhas mais finas entre estes padrões de ondas mais grossas, para dar ao padrão mais detalhes e nuances.

Veja também: O que é uma galeria de arte - Compreender o funcionamento das galerias de arte

Padrão de vaca

Este próximo padrão fácil de desenhar é inspirado nos padrões encontrados na pele das vacas. Pode ser facilmente desenhado criando várias formas irregulares que se formam à volta umas das outras. A partir daí, pode simplesmente preencher os padrões com um marcador.

Padrão assimétrico de bolinhas

O padrão seguinte é outro clássico; no entanto, o que torna este padrão um pouco mais único do que as bolinhas normais é o facto de cada bolinha variar em tamanho e comprimento.

Este estilo de padrão de bolinhas é realmente eficaz quando se permite criar variações de tamanhos de bolinhas. Algumas longas, outras curtas, algumas redondas ou algumas finas - depende realmente de si.

Padrão de vaca invertido

Neste padrão fácil de desenhar, veremos que é o mesmo que o último padrão de vaca, excepto que, desta vez, é o inverso. Isto significa que podemos criar um conjunto de formas irregulares e preencher a área à volta dos padrões com um marcador.

Padrão de rede

O próximo padrão é um pouco estranho e tem uma qualidade abstracta interessante. Começamos por desenhar um conjunto de pontos que correm em filas verticais e horizontais.

A partir daí, vamos ligar os pontos, mas vamos fazê-lo curvando as linhas como se estivessem a oscilar para cima e para baixo de forma horizontal ou de lado a lado de forma vertical. Queremos ter a certeza de que as áreas curvas se afastam umas das outras à medida que as linhas verticais e horizontais se intersectam.

A partir daí, podemos reforçar as linhas em várias áreas, como quisermos. É bom ter momentos de linhas mais finas e mais grossas dentro deste padrão em forma de rede.

Padrão em espiral

O padrão em espiral é simples, mas muito bonito. Este padrão pode ser desenhado começando com uma forma em espiral, que aumenta lentamente à medida que se continua a preencher o bloco.

Padrão de ramo de árvore

Inspirar-se na natureza será sempre uma forma eficaz de encontrar padrões. Este padrão é inspirado no tronco de uma árvore. Desenhamos este padrão criando um conjunto de linhas curvas verticais que correm paralelamente umas às outras.

As linhas devem ser oblíquas e irregulares, com momentos de áreas grossas em cada linha. Também pode desenhar linhas finas entre estas linhas mais grossas para criar uma estética mais interessante.

Quadrados Retro

Este próximo padrão é super simples e pode dar uma vibração muito retro, o que pode ser óptimo para ideias de desenho com estilo de época. Desenhamos este padrão criando um conjunto de quadrados irregulares, que são imperfeitos e diferentes em tamanho.

Padrão de curvas sobrepostas

Este padrão é uma verdadeira ilusão de óptica e é muito simples de desenhar. Basicamente, deve desenhar linhas curvas a partir de um dos lados do bloco. Depois, constrói um conjunto destas curvas em várias direcções.

Depois, pode preencher estas formas curvas com linhas paralelas que correm ao longo da forma curva, o que cria um efeito de empilhamento único.

Padrão de rabisco infantil

Este é talvez o padrão mais divertido e livre de desenhar, e está enraizado na maioria das nossas experiências de desenho na infância. Basta permitir-se rabiscar em várias direcções esporádicas, permitindo que as linhas se cruzem.

Depois, basta preencher diferentes áreas do rabisco para criar uma qualidade de padrão estranha e divertida. Esta pode ser uma impressão muito bonita e uma adição a várias obras de arte e ideias de design de padrões.

Padrão de segmentos em ziguezague

Este próximo padrão tem um efeito muito fixe e é muito simples de desenhar. Começa por desenhar segmentos com a régua que se movem em diferentes direcções. A partir daí, começa a preencher os segmentos com linhas.

O truque com este padrão é fazer com que as linhas em cada segmento se movam em direcções diferentes. Ao fazê-lo, cria-se este estranho efeito geométrico de ilusão de empilhamento.

Padrão estampado de tigre

O padrão seguinte é outro padrão de estilo clássico que é frequentemente utilizado no domínio da moda. Criamos este estilo de padrão desenhando simplesmente um conjunto de formas irregulares alongadas como se fossem bolinhas esticadas.

Padrão de "E" cursivo

Este padrão seguinte tem uma estética muito elegante e é simples de desenhar. Desenhamos este padrão criando filas horizontais da letra "E" em estilo cursivo. Queremos fazer uma fila na vertical e uma fila ao contrário. A partir daí, podemos preencher cada segunda fila com cor.

Padrão celular

A natureza e a forma como ela pode inspirar o design, incluindo o mundo microscópico, são muitas. Este padrão celular pode ser desenhado através da criação de um conjunto de padrões circulares de forma aleatória. Podemos criar um conjunto de linhas paralelas dentro de cada um deles.

A partir daí, podemos simplesmente preencher o espaço à volta destas pequenas formas irregulares para criar contraste entre a forma e o fundo.

Padrão Retro Olive

Este é outro padrão de inspiração retro, e parece-se muito com um fio de azeitonas. Desenhamos este padrão com esta ideia em mente. Podemos começar por criar um conjunto de linhas verticais curvas que fluem de um lado para o outro. A partir daí, podemos simplesmente desenhar formas de azeitonas ao longo de cada linha.

Também podemos criar separação e variedade desenhando pontos pretos ao longo das linhas. As formas das azeitonas podem ser desenhadas como círculos com um ponto no meio.

Padrão de escalas

Este padrão é inspirado nas escamas que podem ser encontradas em vários animais. Começamos por desenhar uma fila de formas arqueadas ao longo da parte inferior do bloco. Depois, continuamos a empilhar estas formas umas sobre as outras em filas horizontais.

A ideia é desenhar sempre a fila seguinte de escalas em cima da área intermédia entre as duas escalas inferiores. A partir daí, podemos adicionar arcos mais pequenos dentro de cada escala.

Depois, por último, podemos preencher cada arco mais pequeno que existe dentro de cada escala para criar uma qualidade textural mais enriquecida no padrão.

Padrão de escamas espinhosas

Este padrão segue o mesmo processo que o anterior. Criamos simplesmente filas de espigões e continuamos a empilhá-los uns em cima dos outros. A partir daí, pode brincar com a forma como os pinta.

Também pode criar picos mais pequenos dentro dos maiores e depois colorir esses picos mais pequenos para criar um estilo de padrão estranho.

Padrão de ramo de árvore liso

Este é outro desenho de padrão de ramo de árvore, no entanto, desta vez, as linhas são iguais em largura e espessura. Como antes, podemos desenhar linhas curvas verticais com momentos de secções espessas. No entanto, queremos utilizar uma única largura de caneta e manter as linhas próximas umas das outras.

Também pode permitir que as linhas tenham um pouco mais de curva, permitindo-lhes arquear e rodar mais. Manter as linhas paralelas e com a mesma espessura criará uma textura mais suave.

Padrão de tecido esvoaçante

O próximo padrão é simples, mas interessante. Desenhamos este padrão criando um conjunto de linhas rectas diagonais. Em seguida, desenhamos linhas curvas entre essas linhas rectas diagonais. Queremos ter a certeza de que as curvas se movem em direcções diferentes entre cada linha recta diagonal.

A partir daí, podemos adicionar linhas a cada curva, criando um conjunto de linhas paralelas que se movem com o fluxo de cada curva. Estas linhas movem-se em direcções opostas em cada segmento curvo para criar um efeito de tecido fluido.

Padrão de furos

Começamos por desenhar vários círculos e depois podemos desenhar uma pequena curva num dos lados interiores de cada círculo para criar um efeito tridimensional. Podemos depois adicionar linhas ao espaço interior maior do círculo.

Depois, basta preencher o espaço à volta do círculo com o seu marcador. Também pode tentar fazer este padrão de forma inversa, se preferir.

Padrão quadrado retro

Aqui está outro padrão de inspiração retro. Para desenhar este padrão, desenhamos um conjunto de quadrados sobrepostos com bordas curvas suaves.

Depois, podemos colorir todas as pequenas secções sobrepostas para criar um efeito estranho dentro dos quadrados. A partir daí, pode adicionar linhas aos restantes espaços abertos para um efeito mais criativo.

Padrão de azulejos cruzados

Este padrão tem um efeito muito elegante e pode funcionar bem em várias práticas relacionadas com o design. Começamos por criar uma grelha simples e uniformemente espaçada, desenhando um conjunto de linhas verticais e horizontais.

Em seguida, trabalhamos linha a linha, preenchendo cada bloco com um conjunto de linhas horizontais paralelas e depois o seguinte com linhas verticais paralelas. Pode fazer isto linha a linha para não cometer o erro de emparelhar as mesmas peças.

Padrão Skyline

Este padrão muito fácil de desenhar é bastante estranho porque, quando invertido, tem a mesma qualidade, mas ao contrário. Desenhamos este padrão construindo simplesmente barras geométricas de diferentes níveis. Podemos então preencher completamente um dos lados e criar uma distinção única entre preto e branco.

Padrão abstracto de morcegos

Este desenho de padrão básico é um desenho mais inspirado na banda desenhada que pode ser integrado em desenhos mais inspirados na cultura pop. Desenhamos este padrão criando um conjunto de morcegos em forma de M. Em seguida, podemos desenhar um contorno à volta deles e preencher o bloco à volta dos contornos.

Padrão de bolinhas curvas

Por último, para terminar, um padrão de bolinhas curvas mais simples que é muito versátil e pode ser utilizado de várias formas. Desenhamos este padrão criando um conjunto de bolinhas curvas básicas. Também podemos brincar com o comprimento e a orientação para lhe dar uma estética mais semelhante ao movimento.

Agora já conhece uma série de padrões básicos simples que pode desenhar com um marcador, uma caneta e uma régua. Experimente e brinque com estes padrões e tente ser criativo sobre a forma como os pode integrar na sua própria prática.

Dicas para lembrar

  • Não tenha pressa. Não se apresse a passar por cada padrão.
  • Considerar as diferenças estéticas entre padrões orgânicos e geométricos. Para os seus próprios desenhos de padrões, considere a natureza e os ambientes industriais como inspiração.
  • Utilize a sua régua como uma ferramenta. Uma régua é uma óptima forma de medir e manter as linhas direitas para determinadas ideias de design de padrões.
  • Pode desviar-se de qualquer um dos desenhos. Pode ajustar qualquer um destes padrões para fazer diferentes variações.
  • Incorpore-os no seu trabalho artístico. Experimente como pode utilizar estes diferentes padrões básicos no seu próprio trabalho.

Este tutorial dá-lhe uma excelente base de padrões fáceis para desenhar ideias de desenho que pode adaptar e alterar à sua maneira. Estes padrões fornecem-lhe uma boa base para a resolução de problemas e para pensar nas suas próprias ideias de padrões. Considere sempre inspirar-se no ambiente que o rodeia quando explorar padrões básicos.

Perguntas frequentes

Para que podem ser utilizados os desenhos de padrões?

As ideias de padrões para desenhar são infinitas e as suas aplicações são muito versáteis. De muitas maneiras, os padrões podem ser incorporados em desenhos realistas, como um potencial desenho de tecido num vestido de uma personagem. Os padrões também podem ser obras de arte, uma vez que muitas vezes têm uma estética abstracta que se pode manter por si só.Explorar ideias de padrões para desenhar é também uma excelente forma de desestressar e ocupar a mente. Como intervenção artística, conceito de design ou actividade auto-calmante, explorar padrões básicos e desenhá-los é um excelente exercício mental e criativo.

É possível utilizar padrões para desenhos abstractos?

Os padrões são, em si mesmos, abstractos e, muitas vezes, só são contextualizados quando incorporados em domínios criativos. Isto significa que podem ser a estética para peças de vestuário, materiais, fundos e para várias outras razões criativas. No entanto, talvez a forma mais divertida de utilizar padrões seja criar obras de arte abstractas e estranhas que sejam compostas apenas por padrões. Há muitas formas de utilizar padrõesExperimentar a incorporação de várias ideias de design de padrões numa única obra de arte pode ser uma excelente forma de criar uma obra de arte abstracta que pode ser interessante e visualmente bonita.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.