O que é a fotografia abstracta - Arte da fotografia abstracta

John Williams 03-06-2023
John Williams

O que é a fotografia abstracta e de que é feita uma fotografia abstracta? A arte da fotografia abstracta utiliza o mesmo equipamento que a fotografia normal, mas cria imagens que não têm qualquer semelhança com objectos que reconhecemos no mundo real. Este artigo explora a definição de fotografia abstracta, as técnicas e estilos utilizados e os fotógrafos abstractos famosos.

O que é a fotografia abstracta?

Com base na definição de fotografia abstracta, os fotógrafos abstractos famosos empregam o movimento, a perspectiva e a luz para criar imagens surpreendentes e muitas vezes desconhecidas do mundo que os rodeia. A arte da fotografia abstracta não pretende ser representativa de objectos, lugares ou pessoas do mundo real. Pode examinar a textura ou a complexidade de objectos comuns ou pode levar o leitor a ver algo específicoOs artistas que trabalham em abstracção experimentam novas técnicas e pensam nas sombras e na luz de formas inovadoras, e têm em consideração a repetição e a forma.

Pontos de luz de uma iluminação de Natal (2012) de Reinhold Möller; Reinhold Möller, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A maior diferença entre a fotografia tradicional e a arte da fotografia abstracta é o tema. A maioria dos fotógrafos esforça-se por tornar os objectos e temas das suas obras de arte tão reconhecíveis e claros quanto possível. No entanto, para os famosos fotógrafos abstractos, isso não era tão importante como as texturas, padrões, sentimentos e cores que a fotografia retratava.de vista, experimentando diferentes ângulos e tentando sempre ver os padrões e as formas interessantes no mundo que os rodeia, os fotógrafos abstractos podem transformar um ambiente em potenciais obras de arte.

Para muitos fotógrafos abstractos famosos, esta forma de arte significa liberdade de expressão e exploração ilimitadas.

Veja também: Como desenhar um furão - Um tutorial divertido e fácil para desenhar um furão

Já ouviu a expressão "a beleza está nos olhos de quem vê", mas a arte fotográfica abstracta é precisamente o que o observador faz dela, com uma miríade de interpretações, pontos de vista e perspectivas variadas. Enquanto a fotografia tradicional tenta apresentar um tema ou uma mensagem bem definidos, a arte fotográfica abstracta permite-lhe encontrar uma mensagem pessoal e algo subjectivamente único emo trabalho.

Técnicas de arte de fotografia abstracta

A melhor maneira de aprender a criar fotografia abstracta é estar disposto a sair da sua zona de conforto habitual - mesmo que já seja fotógrafo. É tudo uma questão de experimentação e de ultrapassar os limites do que pensa saber para conseguir algo completamente distinto. Existem algumas técnicas que pode empregar para ajudar a aprofundar a sua compreensão da arte da fotografia abstracta.

Fotografia abstracta a preto e branco (2009); Mostafameraji, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Manipulação da cor e da luz

A iluminação é um aspecto importante de quase todas as técnicas fotográficas. Pode acentuar, exagerar ou dar ênfase às formas, características ou secções de um objecto numa fotografia, dependendo da forma como é utilizada. O ângulo e a intensidade da fonte de luz também podem desempenhar um papel significativo na modelação da aparência do objecto e na definição do ambiente da imagem.As fascinantes obras de arte abstractas apresentam silhuetas, retroiluminação e sombras invulgares.

A forma como se ilumina um objecto pode realçar ou diminuir muito a sua cor.

Veja também: Desenhos de carros de corrida para colorir - 15 Novas folhas para colorir de carros de corrida

Software de edição digital

A cor, a iluminação e muitos outros aspectos de uma fotografia também podem ser melhorados e manipulados utilizando software de edição digital. Embora alguns possam pensar que isto é batota, a verdade é que os bons fotógrafos utilizarão todas as ferramentas disponíveis à sua disposição para alcançar o resultado que desejam. Estas ferramentas permitem aos fotógrafos criar efeitos e editar imagens a uma velocidade muito maior e com muitoresultados mais consistentes do que se continuassem a utilizar os métodos antigos da câmara escura.

Arquitectura abstracta azul (2012) de Luca Biada; Luca Biada, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Experimentação das definições e funções da câmara

As fotografias tradicionais são captadas com uma velocidade de obturação rápida para congelar um único ponto no tempo. Quando adicionamos movimento a uma cena, esta torna-se abstracta, o que permite fazer imagens de longa exposição com uma velocidade de obturação mais lenta. Quando se mantém o obturador da câmara aberto durante um período de tempo mais longo, é possível captar a desfocagem de um carro a circular na estrada.O veículo aparecerá como riscas de cor na fotografia, mas o resto da cena permanecerá discernível.

Em seguida, tente observar o borrão de movimento de objectos em constante mudança, como o fumo ou a água.

Experimentação com profundidade de campo e perspectiva

Pode encontrar algo distinto para retratar com uma fotografia abstracta, alterando a forma como olha para o ambiente e o ângulo que vê através da lente da sua câmara. Em vez de tirar uma fotografia de natureza-morta padrão, experimente algumas outras perspectivas e veja como é por baixo ou por cima. Desenvolva a sua capacidade de ver para além do que está directamente à sua frente. Outra excelenteO conceito de fotografia abstracta consiste em experimentar a ampliação de um tema reconhecido, jogando com a escala, por exemplo, para explorar e realçar as complexidades de um objecto.

Macro abstracta de cubos de açúcar (2022) por Jordan Mudrack; Fotografia de Jordan Mudrack, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Estilos de arte fotográfica abstracta

Há vários estilos que pode experimentar. A fotografia abstracta de paisagem revela a relação do fotógrafo com o ambiente e capta o espírito do que nos rodeia. Paisagem Os fotógrafos abstractos incorporam elementos naturais para representar o sentido de uma paisagem, em vez de captarem imagens específicas de uma paisagem. A fotografia abstracta de retrato tenta pegar no sentido directoUm retrato abstracto na fotografia pode proporcionar-nos uma realidade muito mais distinta do que os corpos e rostos comuns que estamos habituados a ver na fotografia de retrato.

Não existem restrições e, em vez de obtermos um retrato preciso dos nossos temas, podemos utilizar as fotografias para transmitir pensamentos e emoções.

É também uma excelente forma de pôr à prova os nossos talentos fotográficos, bem como uma oportunidade para uma experimentação e criatividade infinitas. As fotografias abstractas de natureza-morta incorporam frequentemente objectos do quotidiano, mas captam-nos de uma forma que realça a sua forma ou as sombras que criam mais do que o próprio objecto. A fotografia de rua abstracta é um dos estilos mais vibrantes, captando trechos esegmentos do mundo urbano exterior, obrigando-nos a olhar para as coisas que vemos todos os dias de novas formas.

Fotógrafos abstractos famosos e suas influências

São muitos os fotógrafos que exploram actualmente o género e que estão continuamente a ultrapassar os seus limites. No entanto, há alguns nomes que se destacam como pioneiros originais, tais como Ansel Adams Alguns deles podem não ser necessariamente vistos como fotógrafos abstractos puristas, mas as suas obras serviram de inspiração para os fotógrafos que se seguiram. René Magritte, por exemplo, era um belga artista surrealista A sua arte, no entanto, teve um impacto considerável na evolução da fotografia abstracta, nomeadamente na utilização de justaposições, trocadilhos visuais e outros métodos surreais para produzir imagens surpreendentes e instigantes. Andreas Gursky é um fotógrafo alemão contemporâneo reconhecido pelas suas fotografias em grande escala e intrincadas da vida moderna.

Uma fotografia inspirada no estilo de Andreas Gursky (2008) de Dan De Luca; Dan DeLuca, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Para transmitir uma sensação de confusão e de escala nas suas fotografias, acrescenta frequentemente aspectos de abstracção, como padrões repetitivos e pontos de vista inesperados. Cindy Sherman desafia regularmente as noções convencionais de beleza e de papéis de género, e incorpora técnicas de distorção e de modificação para produzir imagens estranhas e sonhadoras.Embora a fotografia de Ansel Adams não seja muitas vezes identificada com a fotografia abstracta, os aspectos da abstracção, como a desfocagem do movimento e os contrastes acentuados, são frequentemente utilizados nas suas fotografias para produzir uma sensação de emoção e drama e viriam a revelar-se influentes nas gerações posteriores.

Os artistas da fotografia abstracta têm o dom de ver qualidades artísticas em quase todas as situações. Onde se vê uma fenda na parede, eles vêem um vale de rios de gesso e encostas. Onde se vê um tapete, eles vêem campos ondulantes de relva com texturas coloridas. Ao experimentarem as definições da câmara, a perspectiva, a profundidade de campo e os ângulos, os fotógrafos abstractos famosos conseguem mostrar-nos umamundo de cores, texturas e padrões que existe mesmo à frente dos nossos olhos.

Perguntas mais frequentes

O que é a fotografia abstracta?

Na fotografia tradicional, o objectivo é garantir que o tema é claro e identificável, o que não é o caso da fotografia abstracta, o que não significa que as fotografias tenham de ser necessariamente desfocadas (algumas são altamente definidas), mas significa que a imagem será apresentada de uma forma que a retira do seu contexto normal e se torna algo que é apreciadoPode ser uma fotografia de algo na natureza, mas muito ampliada, como uma folha, ou pode ser algo de um ambiente urbano, como um pavimento rachado, que se torna um desfiladeiro de betão sob o olhar do fotógrafo.

O que é uma fotografia abstracta?

Uma fotografia abstracta é uma imagem tirada do mundo real que não parece retratar nada reconhecível para o observador. Isto pode ser conseguido ajustando a iluminação ou os ângulos de uma cena, ou isolando um aspecto de um objecto que permita apreciar as formas e texturas sem se preocupar com o assunto em questão.interpretação.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.