Melhor resina epóxi - Como encontrar a melhor resina para artesanato e arte

John Williams 25-09-2023
John Williams

Nos últimos 100 anos, descobrimos materiais que nos permitiram ir ao espaço e, mais recentemente, materiais que nos permitem transportar pequenos computadores no bolso. Tem sido uma experiência revolucionária e todos os dias há pessoas em todo o mundo a trabalhar em novos materiais para melhorar ainda mais a nossa qualidade de vida. Um dosOs melhores materiais que descobrimos nas últimas décadas foi a resina epóxi e, com ela, criámos tudo, desde utensílios a smartphones, impressoras e até pinturas! Mas o que é a resina epóxi? Vamos ver o que é a resina epóxi e quais são alguns dos melhores produtos de resina epóxi no mercado para uma série de aplicações.

O que é a resina epóxi e como funciona?

O que é a resina epóxida? Assim, existem algumas formas de ver o que é a resina epóxida e, dependendo da aplicação em questão, a resina epóxida pode ser muitas coisas diferentes para pessoas de diferentes profissões. Dito isto, vamos ver o que é a resina epóxida enquanto material e para que pode ser utilizada, antes que as coisas se compliquem demasiado, está bem?

Simplificando, e para que não tenha de ir à Wikipédia, a resina epóxi pertence a um grupo de polímeros conhecidos como pré-polímeros. O "pré" no início de pré-polímeros significa que estes tipos específicos de polímeros são altamente reactivos a certos catalisadores, que por sua vez têm efeitos variáveis sobre estes pequenos elementos. Simplificando ainda mais? A resina epóxi é um grupo de polímeros de base que, quando misturados comsubstâncias diferentes, como os álcoois e os ácidos, formam algo novo. Pode saber mais no blogue de informação de resin-expert.com .

O que é ainda mais interessante é a forma como estes polímeros reagem com estas outras substâncias. Quando são misturados, formam normalmente o que é conhecido como polímero termoendurecível, o que, em termos leigos, significa simplesmente que produzem calor. Quando esse calor se dissipa, fica-se com um polipropileno sólido que não só é imune ao calor, como também aos danos químicos e ao impacto,abrasão e até danos causados pelos raios UV.

Se quisermos dar uma imagem disto, pode pensar que é como fazer o seu próprio plástico misturando duas substâncias, só que o seu plástico é quase impossível de derreter, não é afectado por produtos químicos e pode ser moldado da forma que quiser. Parece bastante simples em teoria, certo? Bem, é, mas o aspecto prático é um pouco mais matizado e requer alguns prática.

Agora que já sabe o que é o epóxi como substância e como forma o plástico, pode estar curioso para saber como funciona na vida quotidiana.

Na verdade, é bastante simples, tudo o que precisa de fazer é deitar as mãos a um kit de resina epóxi. Estes contêm normalmente duas substâncias em dois recipientes separados, um contém resina e o outro endurecedor. Tudo o que precisa de fazer é misturar a resina e o endurecedor e colocá-los num molde à sua escolha ou pode mesmo utilizá-los para revestir uma superfície.

Diferentes tipos de resina epóxi

Existem diferentes tipos de resina epóxi, cada um dos quais é utilizado em diferentes indústrias para diferentes aplicações. A melhor resina epóxi muitas vezes não é aquela que tem os materiais de melhor qualidade ou mesmo as melhores características gerais, mas aquela que é adequada para uma determinada aplicação. Dito isto, vamos dar uma olhada nas diferentes resinas epóxi no mercado, suas características únicas,e para que são utilizados.

Resina epóxi UV

A resina UV é um dos tipos de resina mais fixes do mercado. Porquê? Bem, a resina epóxi convencional é misturada (uma parte de resina e uma parte de endurecedor) e depois atirada para um molde ou para uma superfície para curar. Este processo demora cerca de 12 a 24 horas para garantir que a resina está completamente curada e pronta a ser utilizada. A resina UV funciona de forma um pouco diferente. Em vez de a resina e o endurecedor reagirem comA resina UV depende da luz UV (luz solar ou uma lâmpada UV) para actuar como catalisador do endurecimento da resina.

Isto é ideal para projectos urgentes que simplesmente não têm tempo para permitir que a resina epóxi convencional endureça e cure ao longo de algumas horas.

Resina de cristal

A resina de cristal e a resina epóxi são essencialmente a mesma coisa, mas têm algumas diferenças fundamentais, principalmente nas aplicações a que se destinam e nos seus estados totalmente curados. A resina epóxi é normalmente utilizada para fazer formas relativamente grosseiras ou como revestimento protector de superfícies e/ou objectos. A resina de cristal, por outro lado, é normalmente utilizada para fazer coisas como jóias de resina ou revestimentos estéticos de superfícies. PorquêBem, as resinas epoxídicas têm normalmente um acabamento aceitável quando curadas, mas não é muito claro e as peças fundidas podem parecer turvas.

Veja também: Auguste Rodin - Quem é Auguste Rodin e por que é famoso?

A resina cristalina, por outro lado, assemelha-se ao vidro quando totalmente curada, razão pela qual é frequentemente utilizada para fazer jóias de resina ou revestir objectos como pinturas e puzzles. É vulgarmente conhecida como resina epóxi transparente, e existem imensos tutoriais no YouTube que mostram imensas coisas fantásticas que pode criar com resina transparente.Pode fazer coisas como brincos, molduras para fotografias, óculos e até lâmpadas totalmente funcionais, se lhe apetecer.

Resina epoxídica

A resina epóxi pode ser considerada como a sua marca favorita de batatas fritas. É claro que existem muitos sabores incríveis na linha, mas eles não estariam lá se não fosse pelo original. Neste caso, a resina epóxi é a versão original, levemente salgada, de todas as resinas que examinamos até agora. A resina epóxi existe desde a década de 1930 e tem sido usada em tantas aplicações que seria necessário umalgumas horas para os cobrir a todos.

A epóxi é simples de utilizar, altamente personalizável e completamente segura para alimentos depois de curada, o que a torna uma das substâncias mais versáteis à face do planeta.

Algumas aplicações notáveis em que a resina tem sido utilizada são o fabrico de veículos, a electrónica, a engenharia mecânica, a engenharia aeroespacial, a instalação de obras de arte, a pintura, a construção, a manutenção doméstica, os aparelhos de cozinha, os utensílios e até a impermeabilização de estruturas.

Resina marinha

A água é praticamente a única coisa que torna possível toda a vida neste planeta, mas pode ser difícil trabalhar com ela, especialmente se for necessário submergir alguma coisa. É aqui que entra a resina marinha, também conhecida como resina de poliéster, e tem sido utilizada na construção e no isolamento de embarcações marinhas há anos.

Tem sido utilizado para criar transportes e coberturas aéreas devido à sua capacidade de repelir e isolar as estruturas da água e ao facto de se colar a praticamente tudo o que é necessário. No entanto, é necessária alguma perícia para trabalhar com ele, uma vez que é normalmente utilizado em combinação com fibra de carbono não só para tornar impermeáveis as embarcações com carenagem de água, mas também para reforçar a integridade e a rigidez do transporte.

Resina de vazamento profundo

Se nunca utilizou resina antes, é bastante fácil chegar à conclusão de que todas as resinas são basicamente iguais e que, por isso, podem ser utilizadas indistintamente, excepto quando é necessária uma determinada característica. Embora existam excepções, isto não é verdade na maior parte dos casos. Por exemplo, se estiver a criar uma peça fundida em resina com uma profundidade superior a 5 cm, a resina epóxi convencional nãoA resina epóxi tem uma consistência muito espessa, o que facilita o vazamento em pequenos volumes. No entanto, esta característica conta contra ela quando o seu molde é muito profundo.

É aqui que a resina de vazamento profundo é útil, a sua consistência é mais fina, o que significa que pode vazar muito mais sem correr o risco de a resina curar incorrectamente ou de se aglomerar demasiado.

Esta diferença de viscosidade significa que pode verter até duas polegadas ou mais utilizando esta resina, o que é ideal para projectos de fundição em resina de maiores dimensões. Se alguma vez viu projectos de resina de mesa ou mesas de rio em resina, este é o tipo de resina que é utilizado, muitas vezes em quantidades realmente grandes. Além disso, devido à diferença de consistência, a resina de verter profunda é vertida numa proporção de 3:1 (três partes de resina e uma de resina).parte de endurecedor) em oposição à relação 1:1 das resinas epoxídicas.

Resina de poliuretano

O poliuretano (PU) é um dos substratos de resina mais versáteis em praticamente todas as indústrias do planeta. Pode encontrar objectos fundidos a partir desta resina em instalações de produção, em máquinas de embalagem, em rodas de skate, rodas de carrinhos de compras, brinquedos para crianças e até mobiliário.Este tipo de resina não é normalmente utilizado na indústria de consumo, uma vez que a sua sintetização requer algum know-how técnico e conhecimento das propriedades necessárias para uma determinada aplicação.

Assim sendo, as peças fundidas acabadas podem ser compradas e utilizadas para uma variedade de aplicações, ou pode encomendar peças fundidas em poliuretano para várias aplicações, o que pode ser muito mais dispendioso do que ir a uma loja e comprar um kit de resina epóxida, uma vez que terá de indicar ao fabricante as tolerâncias e condições necessárias para a aplicação que tem em mente,Sabendo isto, é provavelmente melhor optar por um kit de resina epóxida se não estiver actualizado em termos de engenharia química prática.

Resina de silicone

Todos os tipos de resina que analisámos até agora foram utilizados para criar peças fundidas ou revestir superfícies para protecção, mas a resina de silicone é um pouco diferente. A resina de silicone é resistente ao calor, flexível, resistente ao choque e tem uma grande retenção de forma. Estas características são a razão pela qual a resina de silicone é utilizada para fazer moldes de resina em vez das próprias peças fundidas de resina. O que é fixe em trabalhar com resinaé que não está limitado aos moldes vendidos na loja, pode criar os seus próprios moldes utilizando resina de silicone, simplesmente revestindo o objecto que gostaria de reproduzir com resina de silicone e deixando-a curar.

Uma vez curado, retire o silicone do objecto e terá um negativo perfeito do objecto em questão.

A resina de silicone funciona de forma muito semelhante à resina epóxi. Tudo o que precisa de fazer é misturar a resina de silicone com o seu catalisador na proporção recomendada pelo fabricante, misturar bem e aplicá-la no objecto que gostaria de replicar.

Resina acrílica

A resina acrílica é um dos tipos de resina mais fixes que existem e um dos mais difíceis de trabalhar. As resinas acrílicas são bem conhecidas por serem utilizadas como resina epóxi transparente para trabalhos manuais, mas têm aplicações muito para além da mera utilização em trabalhos manuais.superfície a nível molecular ou fundida com outras formas de resina acrílica para criar o que se assemelha a vidro sem juntas.

Este tipo de resina é altamente resistente ao impacto e à abrasão e não amarelece devido à exposição prolongada à luz UV, o que significa que é frequentemente utilizada em aplicações de exposição pesadas. Uma das partes mais interessantes da resina acrílica é o facto de poder ser encontrada em variantes de uma e duas partes, embora devamos mencionar que pode ser bastante cara em ambos os casos. A variação de uma parte éA resina epoxídica transparente é chamada de autopolimerizável e é a variação mais utilizada quando se procura uma resina epoxídica transparente para trabalhos manuais.

Que tipo de resina utilizar para determinadas aplicações

Agora que já conhece algumas das resinas mais utilizadas no mercado, gostaríamos de lhe mostrar quais as melhores resinas para determinadas aplicações. No entanto, nem todas as resinas são criadas da mesma forma e, considerando que existem centenas de produtos de resina no mercado, também incluímos algumas das resinas de maior qualidade para cada aplicação, caso necessite de uma para um projecto futuro.

Melhor epóxi para mesas de resina: POURABLE PLASTIC Deep Pour Resin

Embora este não seja tipicamente um projecto de resina para principiantes, os projectos de resina de vazamento profundo são realmente divertidos de fazer e produzem algumas das mais belas criações de arte em resina que existem actualmente. Quando as pessoas falam de resina de vazamento profundo, estão a referir-se a qualquer fundição com 2 polegadas de profundidade ou mais. Este tipo de fundição requer resina de vazamento profundo porque a sua consistência é mais fina, o que lhe permite vazarmais sem comprometer a capacidade da resina para curar correctamente.

A resina de vazamento profundo da equipa da Pourable Plastic é uma das melhores resinas epóxi para trabalhos manuais que requerem um vazamento profundo para serem executados. A Pourable Plastic também é uma das marcas mais conceituadas na indústria de resina epóxi, na verdade, é uma empresa canadiana chamada Magic Resin, especializada em produtos de resina para utilizadores profissionais de resina e aspirantes a entusiastas de bricolage.

SOLUÇÕES INCREDÍVEIS Plástico Portátil
  • O epóxi de vazamento profundo é perfeito para mesas de rio e outros trabalhos de fundição
  • O epóxi é de baixo odor e seguro para utilização quando líquido e quando curado
  • Mistura-se bem com os pigmentos em pó e cura de forma cristalina
Ver na Amazon

O que faz deste um dos melhores resinas epoxídicas para artesanato Bem, para além da sua capacidade de criar peças fundidas de alta qualidade com poucas ou nenhumas bolhas de ar, esta resina é, na verdade, uma das poucas resinas que não contém compostos orgânicos voláteis (COV) e não tem odor, pelo que nunca terá de se preocupar com odores pungentes que o distraiam enquanto trabalha.

Veja também: Cor verde floresta - Explore os tons únicos de verde floresta

É também muito fácil de utilizar, não há componentes adicionais para esta resina de vazamento profundo, tudo o que precisa de fazer é misturar a resina e o endurecedor na proporção recomendada pelo fabricante e despejá-la nos recessos da sua peça de trabalho. tinta acrílica o que significa que a palete de cores da sua peça de trabalho é completamente personalizável.

A equipa de plástico da Pourable não se concentrou apenas na estética e na facilidade de utilização. A sua resina de vazamento profundo é também completamente resistente a coisas como impacto, abrasão, calor e humidade, o que significa que não terá de se preocupar com a possibilidade de a sua peça de trabalho sofrer quaisquer danos se for colocada numa área de tráfego intenso ou perto de crianças com dedos gordurosos.

PRÓS

  • Fácil de utilizar
  • Versátil
  • Resistente ao impacto e à abrasão
  • Suporta bem o calor e a humidade
  • Não contém COVs
  • Baixo odor
  • Marca de renome
  • Adequado para principiantes e profissionais
CONS

  • Caro
  • Vendido em volumes limitados
  • Não inclui copos de mistura/medição
  • Tempo de cura longo

O melhor epóxi para pinturas em resina: PROMARINE Suprimentos Resina de arte

Se já viu a maior parte das peças de arte em resina, trata-se normalmente de peças de instalação muito fixes ou de peças fundidas simples com aplicações práticas, como bases para copos ou tábuas de cortar. No entanto, existem outras peças de arte em resina e, entre as formas menos conhecidas de resina, as obras de arte são as pinturas em resina. Estas pinturas são frequentemente peças abstractas e completamente únicas que utilizam telas, madeiratábuas, tecido e uma variedade de outros materiais para mostrar a visão do artista.

Encontrar a resina certa para as suas pinturas em resina pode ser difícil, uma vez que as resinas variam consideravelmente em termos de preço, qualidade e consistência. Felizmente, existem produtos de resina que são especialmente concebidos para serem utilizados com pinturas em resina, e este da equipa ProMarine é um deles.O que torna esta resina tão especial? Bem, quando se utiliza a resina para criar pinturas de arte em resina A consistência é um dos factores mais importantes a considerar quando se começa.

PROMARINE Consumíveis Resina para arte
  • Perfeito para artistas profissionais e entusiastas da bricolage
  • O epóxi transparente é fabricado com ingredientes não tóxicos e de qualidade superior
  • A fórmula é autonivelante com um alto brilho e um brilho intenso
Ver na Amazon

Esta resina de fornecimento de arte da equipa ProMarine garante que cada derrame, quer esteja a revestir a sua peça de arte para protecção ou a utilizar a resina em combinação com tinta acrílica para criar a sua próxima obra-prima. Tendo em conta que vai passar bastante tempo a trabalhar com esta resina (provavelmente debruçado sobre a sua peça de trabalho ou cavalete), poderá estar preocupado com a acumulação de fumos na suaFelizmente, esta resina da equipa da ProMarine é completamente não tóxica e afirma que está classificada para utilização em interiores e exteriores, embora recomendemos que se certifique sempre de que tem um fluxo de ar adequado no seu espaço de trabalho.

Já que estamos a falar de protecção, a ProMarine parece compreender que o seu trabalho artístico pode estar sujeito a condições adversas de vez em quando. Quer esteja a trabalhar no interior ou ao sol, pode ter a certeza de que a fórmula resistente ao impacto e aos raios UV da ProMarine manterá o seu trabalho a salvo de danos.quando se trabalha com este produto.

PRÓS

  • Versátil
  • Fácil de utilizar
  • Resistente aos raios UV e aos impactos
  • Acabamento brilhante de alta qualidade
  • Ideal para revestimento e vazamento de superfícies
  • Compatível com corantes
  • Preço razoável
  • Não contém COVs
CONS

  • Produz bolhas de ar excessivas
  • O odor pode ser bastante forte
  • Vendido em volumes limitados
  • Pode ser excessivamente pegajoso durante a cura
  • Recomenda-se a utilização de uma pistola de calor para eliminar o excesso de bolhas produzidas

Melhor resina para revestimentos de superfícies: Kit de resina epóxi STONE COAT

Nos últimos anos, a resina tem sido utilizada como um meio criativo revolucionário para criar novas formas que, em anos anteriores, teriam sido difíceis, se não impossíveis, de criar. Isto não significa que a arte seja a única aplicação para a qual a resina pode ser utilizada. De facto, as indústrias de construção e de melhoramento da casa utilizam a resina há muitos anos para proteger e embelezar superfícies em todo o mundo.

A resina é um dos poucos materiais resistentes ao fogo/calor e de fácil visualização, o que significa que é a escolha preferida de muitos profissionais e entusiastas da bricolage quando se trata de revestir superfícies que serão regularmente expostas ao calor ambiente ou directo. Também é relativamente barata, pelo que pode ser utilizada em grandes volumes sem ter de desembolsar um balúrdio.O que é, sem dúvida, o melhor produto de resina para esta aplicação é a gama de revestimentos de resina para bancadas da equipa Stone Coat.

Kit de resina epóxi para bancadas STONE COAT
  • Resina epoxídica de cura clara com um brilho elegante e lustroso
  • O epóxi é resistente ao calor até 470 graus Fahrenheit
  • Não contém COVs, o que torna o epóxi seguro para utilização
Ver na Amazon

Esta fórmula foi concebida com êxito e é fácil de utilizar, garantindo que todas as suas bancadas de pedra e/ou compósito são seladas e protegidas contra manchas, danos provocados pelo calor, bem como contra impactos e abrasão. Este acabamento de resina elegante não só é bom para proteger as suas bancadas, como também produz um acabamento quase cristalino que o fará admirar o seu reflexo quando não estiver ocupadoTambém é totalmente personalizável, o que significa que pode utilizar aditivos de cor como pó de mica, tinta acrílica ou corantes à base de álcool para tornar as suas bancadas únicas.

Felizmente, pode ficar descansado sabendo que este produto não só é seguro para os alimentos depois de completamente curado, como também não contém absolutamente nenhum COV, o que significa que não corre o risco de inalar quaisquer fumos tóxicos enquanto estiver ocupado a aplicar um novo acabamento às suas bancadas!

PRÓS

  • Fácil de utilizar
  • Totalmente resistente aos raios UV
  • Resistente ao calor, à humidade, ao impacto e à abrasão
  • Proporciona um acabamento brilhante
  • Completamente livre de COVs
  • Totalmente seguro para alimentos
  • Vendido em um e dois galões
  • Fórmula autonivelante
  • Pode ser utilizado com corantes
CONS

  • Não inclui copos misturadores
  • Caro
  • Apenas vendido com acabamento em cristal
  • Produz bolhas de ar excessivas
  • Os corantes podem fazer com que a resina fique com um aspecto turvo.

Melhor resina para revestimento de pavimentos: MASTER PROTECTIVE COATINGS Epoxy

Como mencionámos anteriormente, existem muitas indústrias que utilizam a resina epóxi como um meio barato, fácil e eficaz de proteger as superfícies contra danos. Uma delas é a indústria de construção e melhoramento da casa, que a utiliza não só para revestir coisas como bancadas e armários, mas também pavimentos interiores e exteriores!

É isso mesmo, pode utilizar resina para proteger uma vasta gama de superfícies de pavimentos, incluindo madeira, pedra, betão, alvenaria e até tijolo. Adicionar resina ao seu pavimento cria uma camada protectora para evitar que coisas como marcas de arranhões, riscos e amolgadelas danifiquem o seu pavimento. Isto é óptimo, tendo em conta que o pavimento é uma das substituições ou trabalhos de manutenção mais dispendiosos que pode fazer numO que torna esta resina especial? Bem, a equipa da Master Protective Coatings tem vindo a produzir revestimentos de protecção para todos os tipos de superfícies há anos.

MASTER PROTECTIVE COATING Resina epóxi transparente
  • A resina epoxídica de qualidade industrial é resistente aos ácidos e ao amarelecimento
  • A fórmula tem 100% de sólidos e é autonivelante para uma utilização fácil
  • Perfeito para qualquer tipo de utilização industrial, comercial e residencial
Ver na Amazon

Orgulham-se não só da sua linha de produtos existente, mas também do seu empenho na investigação e desenvolvimento de revestimentos de protecção novos e inovadores para todas as ocasiões. Estão também bastante empenhados em limitar a sua pegada de carbono, utilizando apenas solventes e outras substâncias completamente isentas de COV, o que é uma tarefa difícil, tendo em conta que pode ser difícil encontrar um revestimento de resina queÉ bastante seguro dizer que este fabricante canadiano está bastante empenhado na qualidade e na sustentabilidade.

Esta filosofia parece traduzir-se directamente no seu revestimento de resina epóxi transparente para pavimentos, que é virtualmente à prova de bala. Este revestimento é altamente resistente aos danos, sendo imune ao impacto, à abrasão, ao calor, à humidade, à infestação de insectos, ao ácido e até ao amarelecimento causado pela exposição excessiva à luz solar. Esta variação particular da sua fórmula cobre entre 200 e 300 pés quadrados, o que significaé perfeito para aplicações comerciais e industriais.

PRÓS

  • Fácil de utilizar
  • Classificado para aplicações comerciais e industriais
  • Contém poucos ou nenhuns COVs
  • Resistente ao impacto, à abrasão, ao calor, à humidade, aos danos causados pelos raios UV, aos ácidos e à infestação por insectos
  • Pode ser utilizado tanto no interior como no exterior
  • Classificado para utilização na maioria dos materiais para pavimentos
  • Fórmula autonivelante
  • Apenas fórmulas de base sólida utilizadas
  • Cobre grandes áreas de superfície até 300 pés quadrados
CONS

  • Vendido apenas num volume (três galões)
  • Mais epóxi do que endurecedor
  • Não inclui recipiente de mistura
  • Destinado a ser utilizado principalmente em betão

Como utilizar a resina epóxi de forma eficaz

Embora seja óptimo saber quais os melhores produtos para os projectos de resina epóxida, isso não lhe servirá de muito se não souber como utilizar eficazmente os seus produtos de resina epóxida. É por isso que preparámos um pequeno tutorial para si, detalhando como utilizar correctamente a resina epóxida, bem como a forma de preparar as suas peças de trabalho e algumas dicas de segurança.

Proteja sempre a sua área de trabalho

Embora a resina epóxi não seja de forma alguma corrosiva, pode ser muito difícil retirá-la de superfícies onde possa ter sido acidentalmente derramada. É por esta razão que sempre que estiver a trabalhar com resina epóxi, quer seja convencional ou não, deve cobrir não só a sua mesa de trabalho, mas também o chão da sua área de trabalho.

Uma lona grande ou um jornal velho são suficientes, e pode utilizar fita-cola para garantir que não se movem enquanto trabalha.

Misture sempre a resina de acordo com as instruções

Fazer algo vezes suficientes significa que acabamos por desenvolver um certo nível de perícia e confiança, o que, por vezes, pode levar a que nos desviemos das instruções, quer para acelerar as coisas, quer para alterar a consistência da resina. Tenha em mente que a resina é especificamente concebida para funcionar de acordo com a composição química declarada pelo fabricante e que se desviar de coisas como misturarcondições ideais podem fazer com que a resina não cure correctamente ou não cure de todo.

Dito isto, a maioria dos produtos de resina tem de ser misturada numa proporção de 1:1, com excepção das resinas UV e de vazamento profundo, que podem exigir uma proporção de 3:1 ou 2:1, respectivamente, dependendo do fabricante. Estas proporções são extremamente importantes e, se não forem seguidas conforme as instruções, a resina pode não curar correctamente; nesse caso, é provável que tenha de retirar a resina do molde erecomeçar o processo.

Assegurar que as superfícies estão limpas

Quer esteja a criar uma fundição de resina num molde ou a revestir uma superfície para protecção, é importante certificar-se de que a superfície em questão está limpa antes de começar. Porquê? Bem, as partículas de pó e até mesmo os pedaços soltos da própria superfície podem fazer com que a sua resina cure incorrectamente, ou pior, podem ficar presos na sua fundição de resina!

É por isso que é importante limpar todas as superfícies com água e sabão e deixá-las secar completamente antes de utilizar a resina nelas.

Para além de limpar a superfície, deve também certificar-se de que o molde está devidamente preparado para receber a resina. Como fazê-lo? Dependendo do tipo de material de que o molde é feito, pode ser necessário adicionar um pouco de spray de libertação do molde ou de gel anti-adesivo para garantir que, uma vez curado o molde, tudo o que tem de fazer é esticá-lo para o retirar, em vez de o retirar com um pincelpode danificar tanto o molde como a sua peça de fundição.

Certifique-se sempre de que está a trabalhar em segurança

Trabalhar com resina pode ser muito divertido e pode ser fácil esquecer que se está a trabalhar com substâncias que, na maioria das vezes, contêm produtos químicos nocivos chamados COV. Deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para se proteger contra estes produtos químicos, utilizando o equipamento de protecção pessoal correcto, como uma máscara, luvas e protecção ocular.pode causar um desconforto grave.

Para além de cobrir as áreas sensíveis, deve certificar-se de que o seu espaço de trabalho está devidamente preparado para trabalhar com resina. Já mencionámos que deve proteger o seu ambiente através de uma torneira ou de um jornal velho, mas é igualmente importante garantir que o seu espaço de trabalho é bem ventilado e tem fluxo de ar suficiente para dissipar quaisquer fumos.

Agora que já sabe o que é a resina, para que pode ser utilizada, que tipos de resina existem, para que são normalmente utilizados e como utilizar eficazmente os seus produtos de resina, está na altura de pôr à prova os seus novos conhecimentos.produto de resina.

Perguntas mais frequentes

Onde comprar resina epóxi para artesanato?

Há muitas lojas de artesanato e de bricolage que costumam ter em stock uma grande variedade de produtos de resina, mas podem variar consideravelmente em termos de preço e qualidade. Utilizar lojas online como a Amazon permite-lhe comparar preços e avaliações de qualidade, o que pode poupar-lhe algum tempo e dinheiro no futuro.

É possível utilizar resina transparente para trabalhos manuais?

Se gosta do aspecto e do toque da resina cristalina, há imensos trabalhos manuais em resina que pode fazer com ela. Uma das utilizações mais populares da resina transparente é o fabrico de jóias em resina, que podem ir desde anéis a colares, brincos e até tiaras!

Qual é a melhor resina epóxi?

Qual é a melhor resina epoxídica? Embora existam resinas epoxídicas que são extremamente versáteis e formam peças fundidas de alta qualidade, a melhor resina é objectivamente a que melhor se adequa à aplicação em causa. Por conseguinte, nunca haverá uma resina que seja universalmente a melhor, e é por isso que existem imensos tipos de resina à sua escolha para se adequar a determinadas superfícies e/ou ambientes.

Qual é a melhor resina epóxi para artesanato?

Qual é a melhor resina epóxi para artesanato? O artesanato requer normalmente que uma resina seja maleável, personalizável, capaz de lidar com a cor, bem como fácil de utilizar. Tendo em conta estas características, a melhor resina epóxi teria de ser a resina para artesanato de uso geral, que é frequentemente vendida em kits, juntamente com moldes, recipientes de mistura e até coisas como purpurinas e corantes de resina.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.