Índice
F rida Kahlo não foi apenas uma artista conhecida que inspirou, e continua a inspirar, pessoas em todo o mundo, mas também uma mulher com esperanças e sonhos que foram frustrados. Este artigo irá discutir Hospital Henry Ford (A cama voadora) (1932), que foi uma das representações visuais de Kahlo de como ela sofreu com um aborto espontâneo.
Artista Abstracto: Quem foi Frida Kahlo?
Frida Kahlo foi uma artista mexicana que viveu de 6 de Julho de 1907 a 13 de Julho de 1954. Não se enquadrava em nenhum estilo específico, mas o seu estilo variava entre Arte Naïf Tornou-se uma das mais inspiradoras e influentes escritoras de arte contemporânea. artistas femininas A sua arte continua a catalisar discursos sobre a feminilidade, a sexualidade, as deficiências e a lidar com um vasto espectro de dor. Foi também casada com um dos principais artistas murais do seu tempo, Diego Rivera Kahlo criou numerosas obras de arte ao longo da sua vida, tendo alegadamente criado mais de 50 auto-retratos, que incluem algumas peças populares como As duas Fridas (1939), A coluna quebrada (1944), e O veado ferido (1946).
Frida Kahlo fotografada (1932) por Guillermo Kahlo; Guillermo Kahlo, Domínio público, via Wikimedia Commons
Hospital Henry Ford (A cama voadora) (1932) de Frida Kahlo em Contexto
Artista | Frida Kahlo |
Data da pintura | 1932 |
Médio | Óleo sobre metal |
Género | Pintura de género |
Período / Movimento | Arte Naïf |
Dimensões (cm) | 30.5 x 38 |
Séries / Versões | N/A |
Onde está alojado? | Museu Dolores Olmedo, Cidade do México, México |
O que vale a pena | N/A |
No Hospital Henry Ford Na análise da pintura que se segue, discutiremos um breve historial sobre o motivo que levou Frida Kahlo a pintar este óleo sobre uma folha de metal, que mede 30,5 x 38 centímetros, e como se relaciona com o seu aborto espontâneo durante o tempo em que esteve na cidade de Detroit, nos Estados Unidos.
Análise Contextual: Uma Breve Visão Sócio-Histórica
Hospital Henry Ford (A Cama Voadora) de Frida Kahlo retrata um momento da vida da artista que não foi apenas fisicamente doloroso, mas também emocionalmente difícil; ela perdeu outro bebé enquanto estava em Detroit City com o marido Diego Rivera. As razões pelas quais Kahlo sofreu numerosas gravidezes falhadas remontam aos seus primeiros anos.
Tinha cerca de 18 anos (em 1925) quando sofreu um acidente de autocarro, que lhe provocou várias lesões que a acompanharam ao longo da vida, com destaque para as lesões na coluna vertebral e na pélvis, que comprometeram a sua saúde reprodutiva.
Veja também: Cor azul-celeste - Saiba tudo sobre as várias tonalidades de azul-celesteAnálise formal: uma breve panorâmica da composição
A análise formal que se segue abordará uma descrição visual mais aprofundada da obra de Frida Kahlo Hospital Henry Ford A pintura, bem como a compreensão do seu estilo artístico de acordo com os elementos da arte e o que é conhecido como os princípios do design.
Auto-retrato; Entre o México e os Estados Unidos (1932), de Frida Kahlo; Ambra75, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Assunto: Descrição visual
A pintura Hospital Henry Ford (A cama voadora) de Frida Kahlo retrata-se a si própria, terna, triste, completamente vulnerável na sua nudez, e relativamente pequena e indefesa no que parece ser uma cama de hospital ligeiramente grande.
A imagem mostra-a deitada de costas, com as duas pernas ligeiramente dobradas para cima e uma grande lágrima a cair do olho esquerdo, indicando a sua tristeza. Há também uma grande mancha de sangue na cama de lençol branco, directamente por baixo da zona genital. As mãos estão em concha sobre o lado esquerdo da zona inferior do estômago, onde nascem seis cordas vermelhas. As seis cordas estão todas atadasA figura de Kahlo é rodeada por seis objectos, três dos quais flutuam por cima dela e três estão no chão, junto à cama, todos eles simbolizando uma parte da experiência de Kahlo durante o seu aborto.
Olhando para os três objectos de cima, à direita está um caracol, que se crê simbolizar o tempo longo ou lento do seu aborto espontâneo, o fio está atado à volta da zona do pescoço estendido. No centro está a pequena figura fetal, que é um rapaz e alegadamente o que a artista queria, e o fio está atado à sua região umbilical.
O objecto à esquerda é conhecido como um molde ortopédico do que parece ser uma região estomacal grávida, apoiado no que parece ser um suporte de metal, tem também uma imagem de uma coluna vertebral, o que sugere as lesões da coluna vertebral e da pélvis de Kahlo que causaram os seus problemas reprodutivos.
Os outros três objectos no chão, mesmo por baixo da cama, começando pela esquerda, são um objecto metálico, o que parece ser uma estrutura semelhante a uma máquina médica, e o fio está atado ao que parece ser uma das suas alavancas. No centro está uma flor roxa, especificamente uma Orquídea, que Diego terá oferecido a Kahlo e o fio vermelho está atado à volta do caule da flor. À direita está o que parece serser uma representação realista de toda a região da cintura pélvica e o fio é atado à volta do ílio esquerdo.
Kahlo apresenta-se no que parece ser uma área exterior, a metade inferior da composição parece um terreno sem qualquer forma de vegetação. A metade superior da composição tem um vasto céu azul com nuvens. Onde o chão encontra o céu, a linha do horizonte, é a paisagem urbana de Detroit e, mais especificamente, é alegadamente a fábrica River Rogue da Ford Motor Company.
Cor
Frida Kahlo utilizou uma variedade de cores na sua pintura sobre o aborto, com predominância de cores mais terrosas, como os castanhos e os beiges e os tons de pele, e de roxos e azuis mais suaves, vistos na flor e no céu. Hospital Henry Ford A pintura e os contrastes de cor não são evidentes.
Linha
O Hospital Henry Ford A pintura apresenta linhas orgânicas, naturalistas, especialmente uma variedade de linhas curvas que delineiam os objectos e a figura de Kahlo em primeiro plano, incluindo as linhas curvas criadas pelas cordas/fios presos a Kahlo. Há também linhas mais geométricas, por exemplo, as linhas verticais das extremidades da cama, cuja repetição cria um efeito de padrão.implícita no horizonte e nas linhas geométricas mais pequenas que compõem as formas da paisagem urbana ao fundo.
Existe uma unidade de linhas criada pelo contraste de linhas curvas e geométricas.
Textura
Frida Kahlo utilizou tintas a óleo nas suas Hospital Henry Ford A pintura do aborto e as pinceladas também são fisicamente visíveis, no entanto, há também uma textura implícita que sugere as qualidades tácteis dos diferentes objectos, por exemplo, o brilho do metal ou as dobras dos lençóis da cama.
Forma e formato
Uma variedade semelhante de formas orgânicas e geométricas é criada na pintura Hospital Henry Ford Por exemplo, a forma figurativa natural do corpo de Kahlo na cama e o feto, bem como os objectos ao longo da composição. As formas geométricas podem ser vistas a compor a paisagem urbana, desde quadrados, rectângulos, cilindros e triângulos. Há também uma forma rectangular maior da cama, colocada num ângulo diagonal em primeiro plano, que cria um efeito de contraste com aforma horizontal criada pela linha do horizonte da composição, que também divide subtilmente a composição em duas partes rectangulares.
Espaço
Kahlo criou um contraste de tamanho através da forma como se colocou na cama em primeiro plano; a cama parece quase demasiado grande para a figura mais pequena de Kahlo, o que criou uma maior ênfase no significado da pintura, aumentando a intensidade emocional do que ela viveu e está a exprimir visualmente. A perspectiva é também criada pela paisagem urbana em segundo plano, que parece diminuída em tamanhoem comparação com o primeiro plano.
Homenagem de Kahlo ao hospital
À sua volta estão seis objectos que simbolizam a sua provação e, em última análise, as suas emoções e desejos inerentes, ligados a cada um deles, tal como as cordas que os prendem a ela na representação. Esta é uma representação sentida e triste da realidade de Kahlo, repleta da morte do seu filho por nascer e dos seus desejos, mas é, em última análise, a sua homenagem a uma coisa que podia controlar, que era o seu amor eterno.
Frida Kahlo com uma boneca (1913) de fotógrafo desconhecido; Ver página do autor, Domínio público, via Wikimedia Commons
Este artigo abordou brevemente o quadro "Henry Ford Hospital (The Flying Bed)" de Frida Kahlo, pintado em 1932 após um aborto espontâneo na cidade de Detroit, que retrata a figura pequena e exposta de Kahlo numa cama de hospital, ensanguentada com os restos do que acabou de suportar.
Veja também: El Greco - Factos interessantes sobre El Greco, o pintor espanholPerguntas mais frequentes
Quem pintou Hospital Henry Ford (A cama voadora) ?
Hospital Henry Ford (A cama voadora) (1932), pintado por Frida Kahlo, tornou-se um quadro popular, mas igualmente emotivo, sobre o aborto espontâneo da artista mexicana, que o pintou depois de sofrer um aborto espontâneo no Hospital Henry Ford, em Detroit.
Onde está a pintura Hospital Henry Ford (A Cama Voadora) de Frida Kahlo Localizado?
Hospital Henry Ford (A cama voadora) (1932) de Frida Kahlo encontra-se no Museu Dolores Olmedo na Cidade do México, México.
Quais são os seis símbolos do Hospital Henry Ford de Frida Kahlo?
No Hospital Henry Ford (A cama voadora) (1932), Frida Kahlo, apresenta-se como figura central com seis objectos ligados a si, que foram descritos como representando os chamados cordões umbilicais. Os seis objectos incluem um caracol, um feto masculino, um molde de uma região pélvica, uma máquina médica, uma flor e um osso da cintura pélvica.