Fonte de Trevi em Roma - História da Fonte de Trevi

John Williams 12-06-2023
John Williams

A Fonte de Trevi, em Roma, foi projectada no século XVIII por Nicola Salvi. Mas onde se situa a Fonte de Trevi? Em italiano, é conhecida como Fontana di Trevi, porque se situa no bairro de Trevi. A arquitectura da Fonte de Trevi incorpora o estilo barroco e é a maior fonte de toda a Roma desse período.

A Fonte de Trevi em Roma

O Fonte de Trevi é uma fonte famosa numa cidade famosa, pelo que se pode imaginar a frequência com que tem sido utilizada em filmes ao longo dos anos. De facto, apareceu em mais de seis filmes, tais como Feriado Romano (1953), Sabrina vai a Roma (1998), e La Dolce Vita (1960) Mas quem criou esta bela fonte?

A Fonte de Trevi em Roma, Itália; Photo2021, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Nicola Salvi, o desenhador da Fonte de Trevi

Nacionalidade Nicola Salvi
Data de nascimento 6 de Agosto de 1697
Data do óbito 8 de Fevereiro de 1751
Local de nascimento Roma, Itália

Em 1717, Salvi foi admitido na Academia Romana de Arcádia, depois de ter completado os seus estudos de filosofia e matemática. António Canevari, arquitecto do rei de Portugal, foi o seu professor de arquitectura. Canevari viajou para Lisboa em 1728, e Salvi prosseguiu o seu trabalho em Roma.

Decorações e pequenos ofícios ornamentais foram algumas das coisas que ele criou, uma vez que o patrocínio para a construção de grandes estruturas em Roma tinha diminuído em comparação com o século anterior.

Em 1732, o Papa Clemente XII lançou concursos para dois grandes projectos: um para a construção de uma nova fachada para a catedral de São João de Latrão e outro para a construção de uma fonte pública em Trevi. O concurso anterior foi ganho por Alessandro Galilei, embora o projecto de Salvi tenha recebido muita atenção. No entanto, o conceito de Salvi para a fonte foi escolhido em detrimento das propostas de Luigi Vanvitelli eFerdinando Fuga Salvi morreu antes de o seu companheiro Pietro Bracci terminar a fonte em 1762.

Grande plano da inscrição que se encontra por cima da Fonte de Trevi. Traduzida, diz: "Clemens XII Pontifex Maximus decorou o Aqueduto da Virgem e entregou-o com abundância e salubridade ao culto no Ano do Senhor de 1735, 6º ano do seu pontificado"; Benjamín Núñez González, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A história da Fonte de Trevi

Designer Nicola Salvi
Data de conclusão 1762
Função Fonte
Localização Trevi, Roma

A Fonte de Trevi tem tanto de misterioso como de belo. Apesar da sua majestade, está aninhada entre pequenas ruas, onde mal se ouve o som das fontes de água antes de dobrar a esquina e deparar com este monumento gigantesco. A fonte está erguida no cruzamento de três estradas, no último ponto do Acqua Vergine, um dos aquedutos mais vitais de Roma que fornece águafornecimento a Roma.

O Acqua Vergine é o actual aqueduto que nasceu do Aqua Virgo, construído em 19 a.C. por Marcus Vipsanius Agrippa, devido à necessidade de proporcionar aos habitantes serviços públicos adequados.

O Império Romano tinha uma ligação especial e histórica com a água, e os antigos romanos eram excelentes engenheiros capazes de realizar feitos notáveis para a sua época. A água das colinas circundantes vertia para a cidade devido à gravidade e era depois recolhida em cisternas que produziam um vácuo de energia, forçando a água a sair de fontes especializadas.

Embora de construção muito simples, Roma é conhecida pela sua multiplicidade de nasoni A aristocracia da cidade recorria frequentemente a medidas estéticas para mostrar o requinte cultural de Roma, e a Fonte de Trevi não é excepção.

Embora já existisse uma fonte nesse local desde a antiguidade, só em 1629, quando o Papa Urbano VIII nomeou Gian Lorenzo Bernini para projectar melhoramentos, é que a fonte começou a adquirir o seu aspecto moderno.

O projecto foi interrompido com a morte do Papa, no entanto, algumas das propostas de Bernini foram adoptadas em desenhos cem anos mais tarde. O Papa Clemente XII organizou um concurso para remodelar a fonte em 1730, e o projecto acabou por ser adjudicado a Nicola Salvi. As obras começaram em 1732 sob a supervisão de Salvi e ficaram concluídas em 1762.

Restauração

A fonte foi reparada duas vezes, inicialmente em 1988 para eliminar a descoloração provocada pelo smog e novamente em 1998; a alvenaria foi limpa e todas as fracturas e outros indícios de deterioração foram restaurados por artesãos experientes, tendo sido instaladas bombas de recirculação.

A casa de moda italiana Fendi revelou, em Janeiro de 2013, que iria apoiar uma reparação de 2,2 milhões de euros, durante dois anos, que seria a reparação mais completa da história da fonte.

Os trabalhos de restauro começaram em Junho de 2014 e ficaram concluídos 17 meses depois. Na noite de 3 de Novembro de 2015, a Fontana di Trevi foi relançada com um evento oficial. Mais de 100 novas luzes LED foram instaladas como parte da reparação para aumentar a iluminação nocturna da fonte.

Iconografia

A fonte, que foi elaboradamente esculpida em pedra travertino retirada do vizinho Tivoli, representa o deus da água, Oceanus, na alcova central, rodeado por Salubridade e Abundância. Vários chifres e tritões trazem equilíbrio à fonte sob as divindades. O brasão papal está pendurado por anjos no pináculo da fonte.

Veja também: Kazimir Malevich "Quadrado Negro" - Análise da famosa pintura de um quadrado

A fonte está encostada ao Palazzo Poli, ao qual foi dada uma nova fachada com uma ordem maciça de pilares coríntios a ligar os dois andares principais.

Fachada da Fonte de Trevi em Roma, Itália; Chabe01, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O Palazzo Poli é um palácio situado mesmo atrás da Fonte de Trevi. Para criar mais espaço para a construção da Fontana di Trevi, a secção central do palácio foi demolida em 1730. No interior do Palazzo Poli há um museu que contém uma colecção de placas de gravura feitas de cobre que datam do século XVI. Um arco triunfal de design dinâmico está sobreposto na fachada do palácio noAs colunas do nicho central que enquadram o Oceanus proporcionam o máximo jogo de luz e sombra.

Os cavalos e os tritões dão um equilíbrio simétrico à fonte, apresentando a maior variação de posições e atitudes.

A Fonte de Trevi em Roma, Itália; patano, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Lançamento de moedas na Fonte de Trevi

Acredita-se que dá sorte atirar uma moeda para as águas da fonte, e estima-se que 3.000 euros sejam atirados para lá todos os dias! Estima-se que cerca de 1,5 milhões de dólares em moedas foram atirados para a Fonte de Trevi em Roma só em 2016! Aparentemente, a forma correcta de atirar a moeda para a Fonte de Trevi é atirando-a por cima do ombro esquerdo com a mão direita.

Mesmo que não tenha dado sorte aos que lançam as moedas, deu sorte sob a forma de ajuda aos necessitados.

Famosa em todo o mundo, a Fonte de Trevi, obra de Nicolo Salvi (1732), é objecto de um costume que consiste em atirar uma moeda de costas para ter a certeza de regressar a Roma. No caso dos recém-casados que fazem este gesto em conjunto, é uma garantia de felicidade conjugal; Jean-Pierre Dalbéra de Paris, França, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

As moedas são recolhidas e os fundos são colocados em cartões especiais de recarga que são dados aos pobres, que podem então ir comprar mantimentos a uma mercearia subsidiada. Em 2005, quatro dos empregados de limpeza da fonte foram presos por roubarem as moedas enquanto limpavam.

A instituição de caridade que recebeu as moedas apercebeu-se de uma quebra no número de fundos que estava a receber e notificou o conselho.

No entanto, é frequente as pessoas tentarem tirar moedas da fonte e, em 2003, uma mulher viu a sua queixa retirada depois de ter argumentado ao juiz que o dinheiro tinha sido deitado fora e não pertencia a ninguém. Um famoso ladrão de moedas tirou euros da fonte durante cerca de 34 anos.

Veja também: Mauve Color - Um mergulho profundo na paleta de cores Mauve

Pescar moedas na Fonte de Trevi; Utilizador:Lalupa, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Factos impressionantes sobre a Fonte de Trevi em Roma

Descobrimos quem desenhou a Fontana di Trevi e qual o seu aspeto, e aprendemos sobre a história da Fonte de Trevi.

Agora é altura de ver alguns factos interessantes sobre a famosa Fonte de Trevi, em Roma.

Fotografia da Fonte de Trevi por Paolo Monti, 1975; Paolo Monti, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

É uma das mais antigas fontes de água de Roma

A Fonte de Trevi remonta à instalação do aqueduto em 19 a.C., que abastecia de água as casas de banho e as fontes da Roma antiga.

Diz-se que o Aqua Virgo tem o nome de uma jovem romana que levava as tropas sedentas à nascente para beber.

Salvi não foi a primeira escolha do arquitecto

O Papa Clemente XII organizou um concurso para a concepção de uma nova fonte em 1730. Muitos arquitectos notáveis Alessandro Galilei, um desenhador da mesma linha do famoso cientista Galileu, foi o primeiro a obter a encomenda do projecto, mas, na sequência de uma agitação pública, a encomenda acabou por ser entregue a Salvi.

Qual foi a causa da indignação do público? Salvi era um desenhador romano local, mas Galileu Galilei era um florentino.

A Fonte de Trevi, em Roma, é feita de travertino

A pedra travertino é o mesmo material que foi utilizado na Coliseu Romano O travertino é um mineral de carbonato de cálcio criado a partir de líquidos de nascentes, em particular de fontes termais; a origem mais provável é a aldeia de Tivoli, a cerca de 22 milhas de Roma. Muitas pessoas ficaram feridas e algumas morreram quando trabalhavam com os pedaços maciços de pedra durante a construção, como em 1734, quando um cortador de pedra foi esmagado por um grande bloco de travertino.

Vista da Fonte de Trevi em Roma, Itália; Andrés Nieto Porras de Palma de Maiorca, Espanha, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A Fonte de Trevi usa muita água

Todos os dias, a fonte verte cerca de 2.900.000 pés cúbicos de água devido à água que jorra de várias fontes e da enorme piscina em frente!

Mas não se preocupe, a água é agora reciclada.

A Fontana di Trevi apareceu em cores diferentes para várias ocasiões

Após o falecimento do actor Marcello Mastroianni, em 1996, a fonte foi desligada e envolvida em crepe preto. Mastroianni participou em La Dolce Vita (1960), um filme cuja cena mais emblemática foi filmada na Fontana di Trevi, elevando a fonte a novas alturas.

A fonte mudou de cor em 2007, depois de alguém ter derramado uma substância líquida na fonte, tornando a água vermelha brilhante. Como a fonte tem um sistema de água em circuito fechado, a água que dela jorrava também ficou vermelha. Embora houvesse o receio de que o líquido pudesse danificar permanentemente a fonte, a água foi esvaziada com rapidez suficiente para que não ocorressem danos, simplesmente um grupo de pessoas algo chocadasturistas!

A Fonte de Trevi, o elemento aquático mais conhecido de Roma, tornou-se um dos monumentos imperdíveis da cidade, não só pela sua grandiosidade, mas também pela sua história intrigante. Apesar de ter sido construída mais tarde do que a maioria das fontes de Roma, a fonte tem origens antigas. De facto, foi construída ao lado do Aqueduto Aqua Virgo, que foi concluído durante o reinado deImperador Augusto e é o único aqueduto antigo ainda em funcionamento do Império Romano!

Perguntas mais frequentes

Onde se encontra a Fonte de Trevi?

A famosa fonte de água está localizada no bairro de Trevi, em Roma. A área recebeu esse nome porque a palavra Trevi significa um lugar onde as estradas se encontram. Na verdade, a fonte de água já existia há muito tempo antes de o monumento ter sido construído à sua volta, tendo sido utilizada durante muitos anos como local de reabastecimento de água para viajantes e habitantes locais.Poli, um palácio que foi modificado para dar lugar ao monumento que devia ser construído à sua frente.

Quem concebeu o Fonte de Trevi ?

Nicolas Savli esteve por detrás da arquitectura da Fonte de Trevi, depois de ter ganho um concurso para a comissão criada pelo Papa. Aparentemente, não foi o primeiro vencedor a ser escolhido. Um parente de Galileu, chamado Alessandro Galilei, ganhou originalmente o concurso, mas Salvi acabou por substituí-lo na sequência de um enorme protesto público por Galilei ter ganho a comissão. Os habitantes locais não ficaram nada satisfeitoscom a primeira escolha, uma vez que Alessandro Galilei era um forasteiro de Florença, enquanto Nicola Salvi era um designer local.

Porque é que as pessoas atiram moedas para a Fonte de Trevi em Roma?

Atirar moedas para o Fontana di Trevi não trouxe boa sorte aos funcionários que foram presos por terem embolsado moedas durante a limpeza da fonte! Estima-se que cerca de 3.000 euros vão parar à fonte todos os dias, mas não são desperdiçados. As moedas são recolhidas regularmente e são utilizadas para ajudar a alimentar as pessoas pobres de Roma, fornecendo-lhes um cartão pré-carregado comO cartão pode depois ser utilizado numa mercearia criada para o efeito. Trata-se de um sistema fantástico, uma vez que não se trata de uma quantia pequena de dinheiro. Estima-se que só em 2016 tenham sido recolhidas moedas no valor de cerca de 1,5 milhões de euros!

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.