Estátua da Unidade - Saiba tudo sobre a estátua mais alta do mundo

John Williams 14-07-2023
John Williams

Sabias que a estátua mais alta do mundo é, de facto, a Estátua da Unidade Mas qual é exactamente a altura do Estátua da Unidade A maior estátua do mundo pode ser encontrada em Gujarat, um estado da Índia. Vamos mergulhar de cabeça e aprender mais sobre esta enorme e fascinante estátua indiana, como a Estátua da Unidade e descobrir mais sobre a pessoa que a estátua representava, Sardar Vallabhbhai Patel.

A estátua mais alta do mundo: A estátua da unidade

Data de conclusão 30 de Outubro de 2018
Médio Bronze, betão, aço
Dimensões 182 m
Localização Vale de Narmada, Kevadiya

A estátua da unidade homenageia o político indiano e defensor da independência Sardar Vallabhbhai Patel, que foi o primeiro ministro do Interior e vice-primeiro-ministro da Índia e era um apoiante de Mahatma Gandhi. Patel era muito apreciado pelo seu envolvimento na reunião de 562 reinos da Índia e de uma grande parte do antigo Raj britânico para construir a União Indiana. A estátua indiana está localizada no rio Narmada, ema colónia de Kevadiya, 100 quilómetros a sudeste de Vadodara, em frente à barragem de Sardar Sarovar.

A maior estátua do mundo foi projectada por Ram V. Sutar, um escultor indiano, e foi dedicada a Narendra Modi, o primeiro-ministro da Índia.

História da maior estátua do mundo

Em 7 de Outubro de 2013, Narendra Modi propôs a estátua indiana para comemorar o início do seu décimo ano como ministro-chefe de Gujarat. Para realizar o trabalho, foi fundada uma sociedade chamada Sardar Vallabhbhai Patel Rashtriya Ekta Trust (SVPRET) sob a supervisão do ministro-chefe de Gujarat.

O Estátua da Unidade em Gujarat, Índia; Vijay B. Barot, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A estátua da unidade O movimento começou em 2013 com o objectivo de reunir o ferro necessário para o monumento, encorajando as explorações agrícolas a contribuir com o seu equipamento agrícola antigo. Para promover a causa, foi organizada uma maratona denominada " Candidatar-se à unidade" foi realizada em 15 de Dezembro de 2013 em Vadodara e Surat.

Até 2016, foram recolhidas 135 toneladas métricas de ferro velho, das quais cerca de 109 toneladas foram utilizadas para criar a base do monumento após a sua refinação.

Concepção e construção

Um painel de estudiosos, artistas e académicos seleccionou um desenho proposto por Ram V. Sutar depois de pesquisar esculturas de Patel em todo o país. Estátua da Unidade O filho de Ram Sutar, Anil Sutar, comenta a criação, dizendo que "o semblante, a postura e a posição representam a majestade, a convicção, a vontade férrea e a compaixão que a sua personalidade emite." A cabeça está levantada, um manto é atirado dos ombros e as mãos estão de lado, como se ele estivesse prestes apara se mexer".

Originalmente, foram construídas três versões do conceito, medindo 3 0,91 m, 5,5 m e 9,1 m. Uma vez finalizado o conceito do modelo maior, foi criada uma digitalização 3D minuciosa, que serviu de base para o revestimento de bronze fundido numa fundição chinesa.

As coxas e as sandálias de Patel, cobertas de dhoti, tornaram a estrutura mais estreita na base do que no topo, prejudicando a sua robustez. Isto foi resolvido mantendo um factor de escala de 16:19 em vez do rácio padrão de 8:14 utilizado por outras estruturas altas.

Skyline de Estátua de Unidade ; Governo da Índia, carregado por Abhinay6597, GODL-Índia, via Wikimedia Commons

A escultura foi concebida para resistir a ventos até 180 km/h e a tremores de magnitude 6,5 na escala de Richter que ocorram a profundidades de 10 km e num perímetro de 12 km do monumento, o que é possível graças à utilização de dois estabilizadores de massa sintonizada de 250 toneladas, que proporcionam uma excelente estabilidade. Estátua da Unidade foi criado através de uma parceria público-privada, com a maioria dos fundos provenientes do governo de Gujarat. Entre 2012 e 2015, o governo do estado de Gujarat orçamentou 84 milhões de dólares para o projecto.

O projecto demorou 57 meses a ser concluído, incluindo 15 meses de planeamento, 40 meses de construção e dois meses de entrega pelo consórcio. O custo total da Estátua da Unidade foi projectado pelo governo em 370 milhões de dólares.

O projecto foi supervisionado por uma colaboração composta por Michael Graves & Associates, Turner Construction e Meinhardt Group. A Larsen & Toubro, uma empresa indiana de infra-estruturas, ganhou o concurso para o desenvolvimento, construção e manutenção do monumento a 27 de Outubro de 2014, com a proposta mais baixa de 530 milhões de dólares.

A estátua em construção em Janeiro de 2018; Vijayakumarblathur, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A 31 de Outubro de 2014, a L&T iniciou a construção. Para criar a base para a estátua, o topo da colina de Sadhu Bet foi nivelado de 70 metros para 55 metros. A L&T contratou cerca de 3000 trabalhadores e 250 engenheiros para construir o monumento. Os painéis de bronze foram enviados por mar e depois transportados por auto-estrada para uma fábrica perto do local de construção, onde foram remontados.Cerca de 300 pessoas foram detidas nos dias que antecederam a inauguração da estátua.

Veja também: Como desenhar orelhas - Aprenda a criar um desenho de orelha humana fácil

Os habitantes das aldeias de Kothi, Kevadia, Waghodia, Navagam, Limbdi e Gora protestaram contra a construção da estátua e solicitaram a recuperação dos direitos de propriedade sobre 927 acres de terra confiscados anteriormente para a construção da barragem, bem como a fundação de um novo subdistrito de Garudeshwar. Opuseram-se igualmente à criação da KADA e ao desenvolvimento do projecto do açude-cum-causeway de Garudeshwar. O GujaratO Governo aceitou a maior parte dos seus pedidos.

A construção da estátua foi concluída em meados de Outubro de 2018 e a cerimónia de inauguração teve lugar a 31 de Outubro de 2018, oficiada pelo Primeiro-Ministro Narendra Modi. A estátua indiana tem sido referida como um testemunho das capacidades de engenharia da Índia.

Características

Com 182 metros de altura, o Estátua da Unidade é a maior estátua do mundo. É 54 metros mais alta do que a anterior detentora do título, o Buda do Templo da Primavera na província de Henan, na China. A anterior escultura mais alta na Índia era a estátua de 41 metros de altura do Senhor Hanuman no Templo Paritala Anjaneya em Vijayawada. Num raio de 7 quilómetros, a estátua pode ser vista. O memorial foi construído em Sadhu Bet, uma ilha fluvial 3,2 quilómetros a jusante dea barragem de Narmada.

O monumento e os seus arredores cobrem mais de 4,9 hectares e estão rodeados por um lago artificial de 12 km de comprimento, construído pelo açude de Garudeshwar, a jusante do rio Narmada. O monumento está dividido em cinco zonas, das quais apenas três estão abertas ao público.

A primeira zona, com três pisos, que compreende o espaço de exposição, a mezzanine e o telhado, estende-se desde a sua fundação até à altura das canelas de Patel. A primeira zona inclui também um jardim de recordações e um museu. A segunda zona estende-se até à coxa de Patel, enquanto a região continua até à galeria de observação a 153 metros.

A parte superior da estátua e a galeria de observação a uma altura de 130 m também podem ser vistas; Pradeep717, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Veja também: Apropriação na arte - Como e porquê os artistas usam elementos existentes

A quarta zona é a região de serviço, enquanto a última zona são os ombros e a cabeça do monumento. O museu na primeira zona narra a vida e as realizações de Sardar Patel. Uma exposição audiovisual que o acompanha oferece uma apresentação de 15 minutos sobre Patel, bem como informações sobre a cultura tribal do estado. Cada uma das torres de betão que compõem as pernas da estátua tem dois elevadores.O elevador pode transportar 26 passageiros para a galeria de observação em menos de 30 segundos. A galeria tem 153 metros de altura e pode acomodar até 200 pessoas.

Mais de 128 000 pessoas visitaram o monumento nos 11 dias após a sua estreia oficial, a 1 de Novembro de 2018. Em Novembro de 2019, a média diária de visitantes da Estátua da Unidade ultrapassou a da Estátua da Liberdade, atingindo os 15 036.

É uma das "8 Maravilhas da OCS", segundo a Organização de Cooperação de Xangai. A Estátua da Unidade recebeu 2.900.000 visitantes e gerou 11,64 milhões de dólares em receitas de bilheteira no seu primeiro ano de funcionamento. Até 15 de Março de 2021, o local terá sido visitado por 5.000.000 de visitantes.

Quem é que a estátua mais alta do mundo representa?

A estátua representa Sardar Vallabhbhai Jhaverbhai, um político de ascendência indiana que, de 1947 a 1950, foi o primeiro vice-primeiro-ministro da Índia, advogado e líder proeminente do Congresso Nacional Indiano, que desempenhou um papel fundamental na luta pela independência do país e na supervisão da sua fusão num país unificado e independente.

Pertencia à facção conservadora do Congresso Nacional Indiano. Na Índia e a nível internacional, era frequentemente referido como Sardar, que significa "chefe" em urdu, hindi e persa.

Durante a unificação política da Índia e a guerra indo-paquistanesa de 1947, foi Ministro do Interior. Nasceu em Nadiad, no distrito de Kheda, e foi criado nas zonas rurais de Gujarat. Foi um advogado de renome. Um dos primeiros comandantes políticos de Mahatma Gandhi, liderou agricultores de Borsad, Kheda e Bardoli numa resistência cívica não violenta contra o Raj britânico e tornou-se um dos mais poderosos de GujaratFoi eleito o 49º Presidente do Congresso Nacional Indiano, onde organizou as eleições de 1934 e 1937 e promoveu o movimento "Quit India".

Retrato de Sardar Patel no seu 74º aniversário, 1949; Trabalho do Governo da Índia, domínio público, via Wikimedia Commons

Como primeiro Ministro do Interior e Vice-Primeiro-Ministro da Índia, supervisionou as operações de auxílio aos refugiados divididos que migravam do Paquistão para Deli e Punjab, bem como as tentativas de restabelecer a paz. Supervisionou o trabalho de construção de uma Índia unificada, incorporando efectivamente as províncias coloniais britânicas que constituíam o Domínio da Índia na nação recém-independente. Para além das regiõessob administração directa britânica, a Lei da Independência da Índia de 1947 libertou cerca de 565 distritos autónomos do domínio britânico.

Patel convenceu quase todas as nações principescas a juntarem-se à Índia e a sua inabalável dedicação à unificação do país recém-formado valeu-lhe a alcunha de "Homem de Ferro da Índia".

É também conhecido como o "santo padroeiro dos funcionários públicos da Índia", por ter estabelecido o actual sistema de Serviços de Toda a Índia, e como o "Unificador da Índia". Ao longo da sua vida, Sardar Vallabhbhai Patel foi castigado por um preconceito contra os muçulmanos durante a Partição, tendo sido criticado por Maulana Azad e outros por favorecer abertamente a divisão.

Vista do Estátua da Unidade da margem oposta do rio Narmada; Pradeep717, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Guha afirma que, durante a divisão, Nehru queria que o Estado obrigasse os muçulmanos a permanecerem na Índia e a sentirem-se confortáveis, mas Patel preferiu colocar o ónus nas próprias pessoas. Patel também informou Nehru de que a minoria tinha de dissipar quaisquer dúvidas sobre a sua lealdade que tivessem surgido em resultado da sua anterior filiação no desejo do Paquistão. Patel, por outro lado, eraconseguiu impedir os assaltos a um comboio que transportava imigrantes muçulmanos da Índia.

Durante os tumultos comunais de Setembro de 1947, acredita-se que tenha mandado esconder dez mil muçulmanos no Forte Vermelho e criado cozinhas abertas para eles.

Patel foi também considerado mais simpático para com o nacionalismo indiano e mais duro para com o Paquistão, tendo desmascarado um plano de motim, confiscado uma quantidade significativa de armas da Jumma Masjid de Deli e mandado matar alguns conspiradores pela polícia, embora os seus modos fossem considerados severos.

Esta estátua indiana merece seguramente o seu lugar como uma das estátuas mais visitadas do mundo. O memorial, que se situa a 125 milhas da capital do país, Ahmedabad, deverá tornar-se um destino patriótico para mais de 2,5 milhões de turistas por ano.

Veja a nossa história sobre a Estátua da Unidade aqui!

Perguntas mais frequentes

Onde está a estátua mais alta do mundo?

Em Gujarat, o monumento pode ser encontrado na povoação de Kevadiya, no rio Narmada, em frente à barragem de Sardar Sarovar, situada a 100 quilómetros a sudeste de Vadodara. O monumento e os seus arredores cobrem uma área de mais de 2 hectares.

Qual é a altura do Estátua da Unidade ?

A maior estátua do mundo tem 182 metros de altura e, se tivermos em conta os plintos, a Estátua da Unidade é cerca de quatro vezes mais alta do que a famosa Estátua da Liberdade de Nova Iorque. A altura do monumento ultrapassa a do Buda do Templo da Primavera em Henan, na China, que era anteriormente a estátua mais alta do mundo, com 1,5 metros. Os visitantes podem subir cerca de 500 metros até à galeria de observação, que está situada perto deMais de 2000 trabalhadores indianos, bem como várias centenas de trabalhadores chineses, participaram nas actividades de construção da estátua.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.