Índice
A resina é um dos materiais mais modificáveis à face do planeta, permitindo-nos fazer basicamente qualquer coisa em que possamos pensar. É possível fazer qualquer coisa, desde pratos a bases para copos, a formas 3D, a brincos, capas para telemóveis, pulseiras, tábuas de cortar e até pintar, com este material aparentemente milagroso.Mas e se quisesse pintar resina? É possível pintar resina? Vamos ver se a resina pode ser pintada e, em caso afirmativo, quais os desafios que pode encontrar ao tentar fazê-lo.
A resina pode ser pintada?
É possível pintar em resina? É possível pintar em resina, mas é um pouco mais difícil do que pintar em coisas como tela, madeira ou até mesmo metais. Porque é que pintar em resina é tão difícil? Ao contrário de alguns dos materiais que acabámos de mencionar, a resina é considerada uma superfície pura.
As superfícies lisas apresentam pouco ou nenhum atrito superficial, o que significa que são muito lisas e, por conseguinte, não têm nada a que a tinta possa aderir. Exemplos de superfícies com baixo atrito são coisas como vidro ou superfícies geladas, como estradas que foram congeladas. Tal como estas, a resina tem uma "aderência" relativamente baixa, o que significa que terá de encontrar uma forma de contornar isto para a pintar.
Uma das melhores formas de pintar resina é, em primeiro lugar, ter uma tinta que funcione com ela. Em segundo lugar, terá de aplicar várias camadas de tinta para garantir que as cores não escorrem, assegurando-se de que deixa secar completamente cada camada entre demãos.
Lixar ligeiramente a superfície antes de pintar também pode ajudar a tinta a aderir, mas como a resina não é tipicamente muito porosa, a tinta ainda não terá muito espaço para aderir à superfície, pelo que uma combinação de lixagem, utilização das tintas correctas, utilização de um primário e aplicação de várias demãos é a melhor abordagem. Qual é o tipo certo de tinta para utilizar em resina, pergunta?
Preparámos uma tabela para lhe responder a esta questão e, se não conseguir deitar as mãos a nenhuma destas tintas, pode ficar descansado sabendo que outras tintas funcionam em resina, só terá de aplicar um pouco mais de camadas e ter alguma paciência se estiver em apuros.
Tipo de tinta | Funciona com resina? |
Tinta à base de óleo | ✘ |
Tinta acrílica | ✔ |
Tinta de esmalte | ✔ |
Tinta de látex | ✘ |
Tinta metalizada | ✔ |
Tinta de aguarela | ✘ |
Agora que já sabe que tipo de tinta utilizar na resina, deve estar a perguntar-se como fazê-lo. Bem, pode simplesmente aplicar várias camadas de tinta na sua peça de resina, mas isso pode ser demorado e bastante aborrecido, uma vez que terá de esperar que cada camada seque entre demãos antes de poder aplicar a seguinte.
Dito isto, saber que tipo de tinta utilizar na resina é apenas metade da batalha; saber como aplicar a tinta e preparar a superfície é a chave para conseguir um acabamento quase perfeito. Se nunca trabalhou com resina antes, isto pode parecer assustador, mas, na realidade, é bastante simples. Basta um pouco de paciência e atenção aos pormenores e, antes de dar por isso, a sua fundição em resina teráum acabamento único e deslumbrante.
Que produtos deve utilizar?
Saber como pintar resina é óptimo, mas pode ser difícil descobrir quais os produtos a utilizar para preparar e pintar a sua resina. É por isso que nos encarregámos de encontrar a melhor tinta acrílica e o melhor primário que pudemos encontrar e de lhe dar uma boa descrição das suas características. Certifique-se de que utiliza sempre os melhores produtos a que pode deitar a mão, uma vez que a utilização de um primário e de uma tinta de qualidade inferior poderesultam numa má aderência e acabamento.
Melhor conjunto de tintas acrílicas: CRAFTS 4 ALL Acrylic Paint Set
Se está à procura de uma boa tinta para resina, não há nada melhor do que o conjunto de tintas acrílicas da equipa Crafts 4 all. A sua tinta acrílica para resina produz uma gama de tons vibrantes que são visualmente deslumbrantes.
Normalmente, quando se pinta resina, as cores podem assumir uma espécie de variação diluída do que foram concebidas para ser, mas a equipa da Craft 4 All parece compreender exactamente o que é necessário para pintar resina. Se vai pintar modelos de resina em particular, esta tinta permitir-lhe-á obter a intensidade e a atenção aos detalhes de que necessita para fazer sobressair cada faceta do seu design.

- As tintas acrílicas de fabrico exclusivo proporcionam clareza e brilho de cor
- Adequado para a maioria dos suportes, incluindo cerâmica, madeira e vidro
- A composição não tóxica torna as tintas adequadas para crianças
Além disso, é bastante versátil, podendo ser utilizado em vidro, cerâmica, madeira, metal e, claro, em outros materiais, resina epoxídica Bem, este conjunto de tintas acrílicas também não é tóxico, o que significa que pode utilizá-lo em projectos de interior e que também é seguro para as crianças.
Este kit de pintura de 24 peças foi especialmente concebido para peças de trabalho orientadas para os pormenores, o que o torna a ferramenta perfeita para pintar modelos de resina que são mais pequenos e não têm os melhores ângulos para aplicar demasiadas camadas.
PRÓS- Versátil
- Fácil de guardar
- Fácil de utilizar
- Cores intensas
- Útil com peças de trabalho orientadas para os pormenores
- 24 cores à escolha
- Totalmente não tóxico
- Inclui três escovas gratuitas
- As tintas são vendidas em quantidades reduzidas
- Não é ideal para peças maiores
Melhor primário em aerossol: KRYLON ColorMaster Ultra Flat Primer
Se está a pensar em como pintar modelos de resina de forma eficaz, a chave é um bom primário (e uma boa lixagem). Para este exercício, a equipa Krylon apoia-o, oferecendo-lhe uma combinação de tinta e primário tudo-em-um de alta qualidade que não só prepara a sua peça de trabalho, como também lhe dá uma camada de base para trabalhar!

- Adequado para muitos materiais, incluindo plástico, resina e madeira
- Pode ser utilizado eficazmente em projectos interiores e exteriores
- Seca em menos de 10 minutos para proporcionar uma cobertura e cor de primeira qualidade
Para além de poder secar em cerca de 10 minutos após a aplicação na sua peça de resina, a Krylon oferece-lhe uma variedade de cores de primários à escolha. De facto, oferece-lhe exactamente 36 combinações de tintas e primários que funcionam excepcionalmente bem na maioria dos materiais. Não se limita a preparar a sua superfície e a fornecer uma camada de base, a fórmula Krylon faz um excelente trabalho de alisamento das superfíciesIsto pode poupar-lhe imenso tempo ao ter de voltar atrás e lixar novamente peças que lhe possam ter escapado e aumentar a qualidade do acabamento geral.
PRÓS- Disponível em 36 cores
- Prepara e proporciona uma camada de base
- Seca em 10 minutos ou menos
- Extremamente versátil
- Marca de renome
- Fácil de utilizar
- Nivela as superfícies
- Melhora a intensidade da cor
- Contém químicos orgânicos voláteis
- Não seca transparente
- Apenas disponível em latas de 15 onças
Como pintar em resina
Pintar sobre resina pode ser frustrante, mas se tiver as ferramentas certas, preparar a sua peça de trabalho e tiver alguma paciência, pode acrescentar uma dimensão à sua peça de trabalho que a distingue dos acabamentos mais convencionais, como corantes e pó de mica.
Abaixo está um pequeno tutorial que detalha como preparar e pintar as suas peças fundidas ou revestimentos de resina. Tenha em mente que, ao trabalhar com resina, deve sempre trabalhar numa área de trabalho bem ventilada e ter o equipamento de protecção pessoal adequado. Aqui estão algumas coisas de que vai precisar:
- A sua fundição em resina
- Cartilha
- De preferência, tinta acrílica
- Um pincel
- Algumas folhas de lixa
- Uma máscara facial
- Algumas luvas
- Uma lona ou papel velho descartável
Preparar o seu espaço de trabalho
Estar preparado pode poupar muito tempo e frustração enquanto pinta, por isso, deve organizar o seu espaço de trabalho de forma a que as coisas sejam fáceis de encontrar sem desorganizar o espaço à sua frente. A melhor forma de o fazer é colocar todas as suas ferramentas do lado da sua mão dominante, desta forma sabe exactamente onde está tudo, mas deve lembrar-se de as colocarPor fim, coloque uma lona ou um jornal velho em qualquer superfície que possa acidentalmente ficar com alguma tinta. Isto minimiza a limpeza e protege as suas superfícies.
Limpar a peça de trabalho
Embora possa não pensar assim, a resina pode atrair muito pó e sujidade se for deixada sem vigilância durante longos períodos de tempo. Assegurar que a sua peça de trabalho está limpa aumenta as hipóteses de a sua tinta aderir à peça de trabalho. A melhor forma de limpar a sua peça de trabalho é com um pouco de água com sabão e um pano, ou se quiser mesmo limpar, use uma escova de dentes para tirar aquelas manchas mais difíceisáreas.
Quando estiver satisfeito, certifique-se de que a sua peça de trabalho está seca, dando-lhe uma boa passagem com um pano limpo e seco.
Lixar a peça de trabalho
Tal como a limpeza da peça de trabalho, é muito importante preparar a superfície da peça de trabalho lixando-a para garantir que a tinta adere da melhor forma possível. É preferível utilizar uma lixa de grão muito fino para garantir que não altera demasiado a textura geral da peça de trabalho.
Lixe a sua peça de trabalho em movimentos circulares, assegurando-se de que a superfície é levantada uniformemente, o que garante que não existem quaisquer gradientes visíveis na peça de trabalho que possam ser realçados quando aplicar a sua primeira camada de tinta. Assim que a sua peça de trabalho tiver sido lixada, certifique-se de que limpa qualquer resíduo com um pano limpo ou algum ar comprimido.
Preencher recessos na superfície da peça de trabalho
Tentar pintar resina já é suficientemente difícil sem ter de pintar dentro e à volta de pequenas reentrâncias que possam ter-se formado. Sabendo isto, deve provavelmente fazer o seu melhor para preencher quaisquer buracos ou pequenas reentrâncias que possam estar presentes na superfície da sua peça de trabalho. Pode fazê-lo utilizando massa epóxi na superfície da sua peça de trabalho, basta prepará-la e aplicá-la nas áreas afectadas edeixar secar e endurecer durante o período de tempo recomendado pelo fabricante.
Certifique-se de que a peça de trabalho está limpa antes de passar à etapa seguinte do processo.
Aplicar o seu primário
Uma vez que a sua peça de trabalho foi bem preenchida e limpa, é altura de a preparar antes de começar a pintar a resina. Uma vez que a sua peça de trabalho já foi lixada e preenchida, pode começar a aplicar o seu primário imediatamente. Vai querer aplicar várias camadas de primário para garantir que a resina é capaz de receber bem a tinta, pode fazê-lo aplicando a sua camada de primário e deixando-a secar.Pode depois lixar ligeiramente com uma lixa de grão fino e aplicar outra camada.
Os primários em spray são ideais para trabalhar com a resina, uma vez que a sua aplicação com um pincel apresenta os mesmos desafios que a pintura da resina. Certifique-se de que usa o seu equipamento de protecção pessoal quando trabalha com produtos em aerossol. Deixe a resina assentar durante o período de tempo recomendado pelo fabricante antes de passar ao passo seguinte do processo.
Aplicar a tinta
Agora que a sua peça de trabalho foi preparada, está na altura de começar a pintar. Por isso, prepare a sua tinta, mexendo-a bem com uma vareta de mistura antes de a colocar no pincel.
Aplique a primeira camada de tinta, mas certifique-se de que é uma camada fina e consistente em toda a superfície da peça de trabalho (ou da secção em que está a trabalhar neste momento). Quando estiver satisfeito com a primeira camada, deixe-a secar durante o período de tempo recomendado pelo fabricante.
Este processo pode ser fastidioso e trabalhoso, por isso, mantenha a calma e não aplique a camada seguinte antes de a primeira ter tido uma boa oportunidade de secar. Se não o fizer, terá como resultado uma má aderência e, consequentemente, um mau acabamento. É assim que se pinta sobre resina da forma mais eficaz possível.
Quando estiver satisfeito com o acabamento que criou, tem a opção de adicionar um acabamento de verniz para proteger a sua peça de trabalho. Isto pode parecer uma tarefa difícil após horas de aplicação de camada após camada, mas tendo em conta o tempo e o esforço que dedicou à sua obra de arte, pensamos que vale bem a pena dedicar alguns minutos extra do seu tempo.
Agora que já sabe que a resina pode ser pintada, o que a torna tão difícil de pintar, como pintar modelos de resina e como é uma boa tinta acrílica e um bom primário, está na altura de ir para a rua e pôr à prova os seus novos conhecimentos. Lembre-se de usar sempre o equipamento de protecção individual adequado e de trabalhar sempre numa área bem ventilada quando trabalhar com resina e aerossóis.veja o nosso tutorial de arte em resina.
Perguntas mais frequentes
Como pintar resina com tinta acrílica?
A maneira mais fácil de o fazer é lixar e aplicar um primário na peça de trabalho e, em seguida, aplicar várias camadas de tinta. Certifique-se de que deixa secar completamente cada camada antes de aplicar a seguinte, ou arrisca-se a estragar o acabamento.
Posso pintar resina sem um primário?
A resina não tem muita fricção na superfície, o que significa que a tinta não adere bem a ela, o que pode levar a que aplique sete a oito camadas de tinta em vez de três ou quatro.
Posso utilizar tinta em spray em resina?
Embora possa utilizar tinta em spray em resina, terá de preparar a superfície com lixa e primário, e a tinta em spray terá de ser à base de acrílico para funcionar. Pintar resina com um pincel permite uma maior atenção aos detalhes, mas se estiver a trabalhar com uma peça de trabalho maior, a tinta em spray pode ser uma opção melhor.