Índice
Existem muitos estilos de arte e pode ser difícil encontrar um estilo que se adeqúe aos seus talentos criativos. Encontrar o seu estilo artístico não é algo que aconteça de um dia para o outro, é algo que pode levar algum tempo a desenvolver. Talvez sejam estilos de desenho diferentes que tenha aprendido com familiares ou amigos, ou talvez seja algo que tenha visto e que o tenha inspirado.Mesmo que pense que tem uma resposta para a pergunta "qual é o meu estilo artístico?", este está sempre a mudar e a evoluir para algo novo.
Qual é o meu estilo artístico?
Há uma abundância de estilos de arte para experimentar, alguns antigos e outros com uma abordagem mais moderna. Todos estes estilos de arte contam uma história e uma expressão únicas do que o artista está a sentir. Em geral, isto pode ser feito através da pintura, do desenho, de esculturas e de outras formas de arte, como a moda, a música e a literatura. Na categoria de pintura e desenho, há muitos estilos de arte, tais como
- Impressionismo
- Belas artes
- Resumo
- Moderno
- Surrealismo
- Arte pop
- Contemporâneo
- Graffiti
- Arte de fantasia
- Cubismo
- Anime ou manga
Muitos quadros de arte famosos são imediatamente reconhecíveis pelo seu estilo artístico, por exemplo, A lagoa dos nenúfares (1899) de Claude Monet, A persistência da memória (1931) de Salvador Dalí, ou O díptico de Marilyn (1962) por Andy Warhol .
A lagoa dos nenúfares (1899) de Claude Monet; Claude Monet, domínio público, via Wikimedia Commons
Encontrar o seu estilo artístico deve incluir descobrir se prefere tons suaves ou cores vivas e vibrantes. Não tem de conhecer todos estes estilos, mas se gostar de algum, é uma boa forma de formar uma base para desenvolver o seu próprio estilo.
Encontrar o seu estilo artístico
Como já referimos, procure pelo menos dois ou três estilos de arte diferentes e escreva-os. Se não tiver a certeza, pode sempre pesquisar no Google as palavras "diferentes estilos de arte" ou "estilos de pintura". Veja o que aparece e o que chama a sua atenção. Pode então escrever o que chamou a sua atenção, se foram as cores, o tema ou o meio utilizado? O que é que nos estilos de arte estéticos se destaca, se foiPode então escolher um aspecto dessas pinturas e praticá-lo. À medida que vive a sua vida, passa por diferentes experiências e, por isso, a sua arte mudará consigo. Pode até mudar o seu estilo ou incorporar diferentes estilos de arte. Aqui estão algumas ideias sobre como encontrar o seu estilo de arte.
Imitar os artistas de que gosta
Isto não significa copiá-los exactamente, mas sim obter ideias de vários artistas e utilizar as técnicas e os desenhos, tornando-os seus. Pense nisso mais como inspiração, deve haver estilos de pinturas que ache interessantes ou algo que chame a sua atenção... Os artistas que o inspiram podem ser fotógrafos, cartoonistas, designers e animadores.
Copiar e vender um trabalho semelhante ao de outro artista é roubo. Quando cria uma obra de arte, a influência desses artistas está presente, mas a arte continua a ser exclusivamente sua.
Actualmente, muitos artistas têm o seu próprio sítio Web e a sua própria página no Facebook, onde é possível ver todas as suas obras de arte. Para poder desenvolver o aspecto técnico da pintura ou de qualquer outra forma de arte, é necessário ter uma referência. Nas escolas de arte, os alunos copiam os mestres para aprender a pintar. Isto ajuda-o a apreender as várias técnicas utilizadas, o que o ajudará em futuros empreendimentos. No entanto, isto serve apenas para aprendere, se continuar a fazê-lo, estará a atrasar o seu crescimento artístico e não conseguirá encontrar o seu próprio estilo artístico.
Deve utilizar as técnicas que aprendeu para incorporar no seu próprio trabalho, mesmo que cometa erros ao longo do caminho. Ao forjar o seu próprio caminho, irá levá-lo a exprimir-se e a criar peças de arte mais únicas. Considere a filosofia subjacente aos estilos de arte estética e aprenda a apreciar a beleza e a visão do trabalho de outros artistas. Contemplar o significado de uma peça de arteA arte é mais do que aquilo que se pode ver e é muito mais do que aquilo que se sente. Pode pegar nisto e utilizá-lo nas suas criações artísticas.
Encontrar inspiração no mundo à sua volta
Talvez ache as paisagens bonitas e goste de as pintar. Pode inspirar-se observando as coisas à sua volta. Conhece alguém que "observe as pessoas"? Pode fazer o mesmo observando as pessoas à sua volta, o movimento, as formas, as cores e a luz.
Aprender diferentes estilos de desenho, natureza morta ou desenho de figuras.
Por exemplo, a arte de anime ou manga é bastante popular, pelo que terá de aprender sobre anatomia e como desenhar em proporção antes de poder dar forma ao que pretende. Observe a natureza, existem muitas paletas de cores para se inspirar.
Isto pode ajudá-lo a compreender coisas como sombrear ou criar texturas. Ao utilizar diferentes técnicas, poderá reduzir a lista e começar a utilizar as que pretende. Dedicar tempo a aprender novas competências e a ganhar novas perspectivas é uma forma de encontrar o seu estilo artístico. Terá de investir algum dinheiro, tempo e energia para melhorar a forma de arte que escolheu.
Nunca deixar de praticar e experimentar
É preciso praticar a arte e não adianta ficar repetindo as coisas na cabeça, é preciso evoluir através de aplicações práticas. Praticar uma vez a cada poucas semanas também não vai ajudá-lo a progredir, é preciso elaborar um cronograma que o leve a fazer algo pelo menos algumas vezes por semana. O seguinte pode ajudá-lo a construir uma rotina.
- Actualmente, é fácil aceder à Internet e seguir artistas de que gosta, ver tutoriais e participar em workshops ou cursos. Também pode comprar livros de arte.
- Ir à procura de inspiração Se puder, faça uma caminhada ou sente-se num café movimentado e desenhe as coisas que vê. Visite galerias de arte ou vá a um museu. Se puder, viaje e explore.
- Reserve um tempo diário para pintar ou desenhar, Mesmo que se sente apenas durante alguns minutos, pode aumentar este tempo lentamente. Tente comprometer-se durante cerca de 30 dias, o que pode ajudar a criar um hábito.
- Não é necessário sair para praticar, desenhe objectos do quotidiano à sua volta e em sua casa.
- Experimentar novas ideias. Por exemplo, tente utilizar meios mistos, ou tente fazer uma escultura em barro. Experimente aguarelas, tintas a óleo e acrílicos.
- Considere a possibilidade de escolher um tema regular para que não tenha de se questionar sobre o que desenhar.
- Há desafios de desenho disponíveis que o podem motivar e ajudar a desenhar todos os dias.
- Por vezes, ter outra pessoa a acompanhá-lo pode ajudá-lo a manter-se motivado. Encontre alguém que também goste de desenhar e façam-no em conjunto.
- Não tem de completar uma peça num dia e não tem de ser perfeita. Relaxe e divirta-se com o processo, mas certifique-se de que é consistente.
- Se leva a sério a sua arte, talvez queira considerar um mentor ou instrutor.
- Mantenha um caderno de desenho consigo em qualquer altura, para poder desenhar quando a inspiração surgir.
Experimentar coisas novas
Como é que vai encontrar o seu estilo artístico se não experimentar coisas novas, pode até ter de fazer algo fora da sua zona de conforto. Talvez o desenho de figuras o intimide, mas isso não o deve impedir de tentar. Tente pintar com a mão esquerda ou com a sua mão menos dominante. Pinte em telas grandes ou tente ideias pequenas.
Explorar todas as vias pode ajudá-lo a crescer e a descobrir quais são os seus gostos e o que faz melhor.
É sempre uma boa ideia desafiarmo-nos a nós próprios, pois não sabemos do que somos capazes se não tentarmos. Muitas pessoas nunca tentam novas ideias ou coisas porque assumem que não são capazes de as fazer. Nunca aprenderemos e cresceremos se não nos desafiarmos a nós próprios. Se já tentou desenhar naturezas mortas, porque não tentar também fazer algo mais abstracto?
Quando levar o seu caderno de desenho consigo, não tenha medo de simplesmente rabiscar. Pode até rabiscar como se sente, ou qualquer coisa que lhe venha à cabeça. Permita-se simplesmente expressar-se sem quaisquer expectativas. Pode descobrir, ao olhar para trás, algo que inspire a sua imaginação. Isto é também muito terapêutico e uma forma de se divertir com o que está a fazer.
A arte deve ser divertida
Por vezes, colocamos muita pressão sobre nós próprios para fazermos algo na perfeição, o que só pode levar à frustração. Tente deixar as expectativas para trás e concentre-se em divertir-se. Pode até descobrir algo novo. Cometer erros faz parte do processo de aprendizagem, por isso não tenha medo de "colorir fora das linhas" de vez em quando. Quanto mais se divertir, menos hipóteses tem de simplesmente desistir.Todas as obras de arte que pensamos que estragámos são parte integrante do processo de aprendizagem.
A perseverança é a chave para o sucesso, por isso mais vale divertir-se pelo caminho.
Nunca se compare com outros artistas, pois eles têm o seu estilo, tal como você. Pode aprender e obter novas ideias dos outros, mas não pense que a sua arte não é suficientemente boa. Se a arte de outra pessoa o inspirar, certifique-se de que toma notas e depois encontre uma forma de as incorporar na sua obra de arte. Porque quer criar arte? Deve fazê-lo feliz, ou ser um escape para as suas emoções, devenão ser um fardo ou sentir-se restringido.
Certifique-se de que encontra a sua alegria na arte e deixe que todas as pressões da vida se fundam em segundo plano. Em última análise, não existe uma forma errada ou uma forma correcta de fazer as coisas, o que importa é o processo criativo e fazer o que o faz feliz. Quando o faz, não importa o estilo de arte que está a fazer, encontrou algo que adora fazer.expectativas e alguma pressão, deve continuar a ser algo que se queira fazer e que se goste de fazer, caso contrário, não funciona.
Não se sinta desencorajado
O artista torna-se bom ao longo do tempo, não acontece de um dia para o outro. É necessário passar por um processo de aprendizagem para encontrar o seu próprio estilo. Quanto mais fizer da arte uma parte da sua vida, mais descobrirá coisas sobre si próprio e sobre a sua personalidade.
No entanto, isto leva tempo e pode mesmo levar uma vida inteira para se transformar totalmente no seu estilo, por isso não desanime, continue e desfrute do processo.
Depois de pintar durante algum tempo, deve ser capaz de rever todas as suas obras de arte e descobrir aquilo que mais o atrai. Deve ser capaz de ver qual o meio e os temas de que mais gosta. Por exemplo, talvez crie peças que utilizem cores ousadas, ou seja atraído por paisagens urbanas em vez de paisagens marítimas ou montanhosas?
Estas repetições são o que revelam o seu estilo artístico e descobri-las ou encontrá-las é melhor do que simplesmente escolhê-las. A melhor arte vem de saber que estilo e meios são mais fáceis e divertidos de fazer. O seu estilo artístico deve ser algo que surge mais naturalmente e deve gostar de o fazer. Assim que tiver encontrado um tema recorrente na sua arte, pode continuar a desenvolvê-lo e a praticá-loelementos.
Aderir a grupos
Já mencionámos a possibilidade de participar em workshops e seguir tutoriais online. Existem também vários grupos e comunidades a que pode aderir com outros artistas. Pode partilhar o seu trabalho, fazer perguntas e obter feedback de outros. Muitos destes grupos podem também fornecer recursos e ter conteúdos relevantes que o podem ajudar. O Facebook tem diferentes tipos de grupos a que qualquer pessoa pode aderir, e existe também o Reddit,Também pode haver comunidades e grupos artísticos locais aos quais se pode juntar fisicamente.
As opiniões das pessoas que lhe são próximas também o podem ajudar a compreender melhor o seu estilo artístico. Aprenda com as críticas construtivas, que o ajudarão a melhorar o seu estilo artístico. Algumas pessoas ofendem-se facilmente quando se trata de críticas, mas não se deve ofender se estas vierem de uma boa pessoa.Tudo o resto deve ser simplesmente ignorado e deve orgulhar-se de todas as suas realizações.
Explorar estilos artísticos específicos
Se escolheu um estilo artístico específico de que gosta, pode concentrar-se em todas as técnicas e possibilidades de criação com esse meio. Pode explorar diferentes estilos de desenho, por exemplo, utilização de carvão vegetal Explorar as opções de retrato, paisagem ou natureza morta ao desenhar.
Antes de encontrar o seu estilo artístico, deve compreender e melhorar as suas competências e técnicas básicas.
Deve, pelo menos, estabelecer algumas bases, por exemplo, aprender sobre a teoria da cor e como criar luz e sombras. Comece de forma simples, adquira conhecimentos e pratique tudo. Uma vez que o seu estilo artístico evolui, pode até dar por si a utilizar mais do que um estilo ou técnica. Não há problema, está a desenvolver o seu próprio estilo distinto, utilize-o.
Pense na mensagem que está por detrás da sua arte
A arte é mais do que colocar o lápis ou o pincel no papel, no entanto, aprender todas as competências técnicas é importante, mas o que torna a sua arte única? Começará a copiar e a melhorar as suas competências, e terá também de compreender a perspectiva e a composição. Para tornar a sua obra de arte mais autêntica, deve também considerar a mensagem que está a ser retratada.o seu conceito ou visão antes de começar a pintar ou desenhar.
Resumo das ideias e perguntas a fazer
Antes de encontrar o seu estilo artístico, pode querer explorar muitas vias e temas diferentes. Não há problema, pois aprendemos que a arte é um processo que leva tempo. Mas para o ajudar um pouco no caminho, eis um resumo de algumas perguntas que pode fazer a si próprio e ideias que pode utilizar na sua viagem de descoberta.
- Sobre a sua arte : Existe algum tema ou elemento comum que apareça na sua arte? O que é que gosta de criar e que assuntos lhe interessam?
- Competências : Praticar e desenvolver as suas competências e experimentar técnicas novas e diferentes.
- Inspiração O que é que o inspira? Escolha alguns elementos destes exemplos e pratique-os. O que é que o inspira todos os dias, olhe à sua volta na natureza para ver o que pode usar.
- Prática : A paciência e a prática são importantes, encontre formas de melhorar as suas capacidades todos os dias.
- Divertir-se Talvez a coisa mais importante a fazer, porque se não nos divertirmos, qual é o objectivo? O processo está na viagem, não se pode saltar nenhuma parte. Quando se atinge um objectivo, há sempre outro à medida que se cresce e se desenvolvem as capacidades.
- Outras questões O que é que a sua arte significa para si e para os outros? Porque é que quer criar? Como é que a sua personalidade se manifesta na sua arte?
Ser capaz de encontrar e criar estilos artísticos estéticos é algo que pode levar anos a alcançar. Por isso, se ainda não encontrou e domina o seu estilo, não desanime, vai lá chegar. Não é algo que possa forçar, e precisa de se desenvolver naturalmente para que possa atingir todo o seu potencial.
Perguntas mais frequentes
Existem vários estilos de arte para experimentar?
Sim, existem muitos estilos de pintura, diferentes estilos de desenho e outras formas de arte. Por exemplo, actualmente, a forma de arte mais popular é a arte contemporânea, mas existem muitas outras, como o anime e a arte pop, impressionismo Para além da pintura e do desenho, existem também muitos outros meios, como a escultura, arte digital , fotografia, escrita e muito mais.
Como descobrir o seu estilo artístico?
Este é um tema muito vasto, uma vez que pode ser um percurso pessoal para muitos. No entanto, pode fazer algumas coisas que o podem ajudar. Procure inspiração à sua volta, descubra quais os artistas e meios de que gosta, aprenda todas as competências técnicas necessárias, leia, pratique e experimente novas técnicas. Utilize os elementos que encontrou no trabalho de outros artistas para criar o seu próprio estilo único. A melhor forma de encontrar o seu estiloé mergulhar no processo e não se concentrar demasiado em algo específico.
Como se pode identificar um estilo artístico?
Os estilos artísticos estéticos podem ser identificados pela forma como um artista interpreta o seu objecto de estudo e cria a sua própria visão. É uma forma de os artistas se expressarem através de vários meios. O estilo é determinado por determinadas características, por exemplo, cor, composição e formas. Um exemplo fácil seria a arte geométrica, que utiliza várias formas, feitios e ângulos.
E se eu não gostar do meu estilo artístico?
Toda a gente tem um estilo artístico e, se não gosta do que está a fazer, está na altura de encontrar algo de que goste. Saia para a rua e faça um pouco de pesquisa e encontre ideias de outros artistas e de coisas à sua volta. Depois, tente praticar até encontrar algo de que goste e que goste de fazer. Também precisa de alguma paciência, pois tornar-se um artista e encontrar o seu estilo artístico pode ser uma viagem para toda a vida.
Porque é que a arte é importante?
Todos tipo de arte A arte é uma forma de expressão. A arte conta uma história e o que o artista está a sentir e a pensar, sem que o artista tenha de dizer nada. Por isso, é outra forma de comunicação e pode sensibilizar para várias questões. A arte também pode ser simplesmente algo que se aprecia pela sua beleza estética.