Como desenhar uma tartaruga marinha - Criar um esboço bonito de uma tartaruga marinha

John Williams 17-05-2023
John Williams

Índice

As tartarugas marinhas são criaturas fascinantes que deslizam e voam através da água, o que faz delas uma verdadeira maravilha para os artistas observarem. Neste simples tutorial, aprenderá a desenhar uma tartaruga marinha passo a passo. Artistas de todos os níveis são convidados a seguir este guia para melhorar as suas capacidades de desenho e criar um desenho surpreendentemente realista de uma tartaruga marinha.

Répteis do Oceano

As tartarugas marinhas estão entre os poucos e mais antigos répteis do oceano. Elas vagueiam por todas as regiões da Terra, além das regiões polares. Acredita-se que algumas das primeiras proto-tartarugas tenham existido há mais de 220 milhões de anos, e não é de admirar que tenham sobrevivido tanto, com algumas tartarugas sendo capazes de viver até 100 anos!

Quando se observa de perto uma tartaruga marinha, nota-se que tem padrões e texturas naturais muito característicos que percorrem todo o corpo, o que as torna excelentes objectos de arte.

O que é necessário para criar um desenho de uma tartaruga marinha

Antes de começar, é necessário reunir alguns materiais e ferramentas. Este tutorial utiliza suportes básicos para criar uma ilustração de uma tartaruga marinha a preto e branco. Se não tiver todos os materiais, pode simplesmente utilizar o que tiver disponível para criar o seu desenho de tartaruga marinha.

Lista de ferramentas e materiais

Neste tutorial, vai aprender a desenhar uma tartaruga marinha com apenas algumas ferramentas e materiais básicos. Nem todos os materiais abaixo são necessários para criar um desenho de uma tartaruga marinha e também é encorajado a adicionar cor à sua ilustração de tartaruga marinha, especialmente se quiser dar o seu próprio toque pessoal.

  • A sua escolha de papel
  • Lápis (HB - 3B)
  • Borracha
  • Afiador
  • Canetas ou marcadores finos à escolha
  • Tinta líquida ou tinta de desenho
  • Régua
  • Fita adesiva

Instruções passo a passo para criar um desenho realista de uma tartaruga marinha

Este tutorial irá ajudá-lo a criar um desenho realista de uma tartaruga marinha. Quer seja um principiante ou um profissional, estes passos simples irão mostrar-lhe como observar a sua tartaruga marinha apenas através de formas simples.

Também estudaremos de perto as escamas, as rugas e a concha, concentrando-nos em captar estes padrões e texturas naturais através de técnicas de desenho.

Passo 1: Preparar os materiais e observar a tartaruga marinha

É importante ter todos os materiais prontos antes de começar a observar de perto a tartaruga marinha, seja a partir da vida ou utilizando uma imagem de referência para o ajudar a captar a forma como o animal desliza na água.

Se tiver a oportunidade de visitar um aquário, é aconselhável fazê-lo. Caso contrário, encontre uma imagem de uma tartaruga marinha que ache que funcionará bem como desenho.

Passo 2: Encontrar o centro da página e desenhar um ponto

Encontre o centro da sua página com uma régua e desenhe um ponto no meio do papel com um lápis. Este é o ponto a partir do qual planeará os fundamentos básicos do seu desenho da tartaruga marinha.

Passo 3: Desenhar uma forma exacta da concha com um lápis

Com um lápis, desenha uma forma exacta da carapaça da tartaruga marinha, que deve ter a forma de um ovo e estar ligeiramente inclinada de lado, sendo o lado esquerdo ligeiramente mais largo do que o direito.

Passo 4: Desenhar uma forma exacta da cabeça e das suas quatro barbatanas

Para começar, esboce a forma geral da cabeça como uma oval ligeiramente mais pequena do lado direito. As barbatanas frontais (as duas barbatanas da frente) devem ter uma forma triangular. Estas linhas podem ser esboçadas inicialmente como linhas rectas.

As duas barbatanas posteriores podem agora ser esboçadas como tendo uma forma mais oval ou circular, e estão também ligeiramente escondidas atrás da carapaça.

Veja também: Mauve Color - Um mergulho profundo na paleta de cores Mauve

Passo 5: Delinear o seu planeamento com um lápis mais escuro

Comece a delinear o seu plano inicial para o desenho da tartaruga marinha com um lápis mais escuro. Volte à imagem de referência da tartaruga e repare nos detalhes das suas características e traços. Observe que a cabeça tem sulcos e um bico.

As barbatanas têm a forma de uma pá e são arredondadas nas pontas.

Passo 6: Adicionar uma linha lateral no meio para definir a forma da concha

Acrescente uma linha lateral que vai do pescoço até à terceira barbatana à direita. Esta linha será a base inferior do invólucro da tartaruga marinha e é também o local onde o corpo da tartaruga marinha aparecerá por baixo do invólucro.

Passo 7: Esboce os detalhes das barbatanas e das características faciais da tartaruga marinha

Em primeiro lugar, desenhe os detalhes das características faciais da tartaruga marinha, incluindo uma linha que represente a boca, que se curva para baixo à direita, duas pequenas narinas ovais e o olho (se apenas um for visível). Pode dar mais dimensão à volta do olho, acrescentando linhas extra acima e abaixo do olho.

O pescoço tem a forma de um cilindro e desvanece-se ou desaparece por baixo do invólucro.

Passo 8: Comece a delinear o seu planeamento com uma caneta

Com uma caneta ou um lápis fino, comece a delinear o seu desenho a lápis. Comece pela cabeça e contorne o desenho a lápis da tartaruga marinha, preenchendo todas as linhas e detalhes iniciais das características faciais.

Passo 9: Apagar todas as linhas de lápis e planeamento

Quando a tinta tiver secado, apague todas as linhas a lápis e qualquer planeamento inicial, trabalhando da esquerda para a direita. Quando todas as linhas estiverem apagadas, começará a notar que a ilustração da tartaruga marinha começará a tomar uma forma definida.

Passo 10: Adicionar mais detalhes às características faciais com um lápis

Comece por acrescentar mais pormenores ao seu desenho da tartaruga marinha com um lápis. Estude primeiro o bico e a forma como este sobressai ligeiramente acima do lábio inferior. As narinas são ocas. As escamas e as rugas envolvem a curvatura da cabeça e do pescoço, que são constituídos por triângulos, hexágonos, pentágonos e quadrados.

Veja também: Cor azul-celeste - Saiba tudo sobre as várias tonalidades de azul-celeste

Tente criar este padrão com algumas escamas soltas espalhadas pelo rosto e, em seguida, misture-as com as rugas do pescoço da tartaruga marinha.

Passo 11: Preencher o olho e deixar um espaço em branco para o realce

Preencha os pormenores do olho da tartaruga marinha. O olho deve ser preenchido, mas com um pequeno realce branco que representará um ligeiro brilho, o que também lhe dará mais dimensão e mostrará o verdadeiro carácter do animal.

Passo 12: Adicionar sombreado e textura ao corpo por baixo do invólucro da concha

Com um lápis mais escuro, comece a trabalhar no valores tonais Para a sua ilustração de tartaruga marinha, adicione sombreado ao corpo por baixo da carapaça. Concentre-se em captar as linhas e sombras criadas nas dobras e rugas do corpo da tartaruga.

Etapa 13: Esboçar os padrões formados na barbatana frontal

Esboce primeiro os padrões e as linhas que se formam na barbatana frontal, que têm uma forma mais oval e rectangular e que devem envolver o lado e a parte superior da barbatana.

Passo 14: Esboçar o padrão formado na concha

Em seguida, concentre-se no padrão da carapaça da sua tartaruga marinha. Estes grandes montes e escamas chamam-se calotes. As calotes encaixam-se como um puzzle e são compostas por hexágonos e pentágonos. Certifique-se de que deixa espaço entre as calotes, se possível, para mostrar as linhas de ranhura que atravessam a carapaça e entre as calotes.

As portinholas que correm ao longo da linha lateral da carapaça devem ser colocadas uma ao lado da outra e correr ao longo do lado da carapaça em direcção à cauda.

Passo 15: Adicionar sombreado e textura à concha e às barbatanas

Continue a adicionar sombreado e textura à carapaça e às barbatanas com um lápis. Concentre-se em definir as partes mais escuras do desenho da tartaruga marinha e preencha os padrões, formas e detalhes em falta no desenho da tartaruga marinha.

Passo 16: Preencher as áreas de sombra com tinta líquida, tinta de desenho ou uma caneta

Agora que identificou as áreas mais escuras do desenho da tartaruga marinha, comece a preencher essas áreas de sombra utilizando tinta líquida, tinta de desenho ou uma caneta. Trabalhe da esquerda para a direita se for destro para evitar borrões e vice-versa se for canhoto.

Passo 17: Finalize o seu desenho adicionando os últimos detalhes com uma caneta

Comece a finalizar a ilustração da tartaruga marinha adicionando os detalhes mais finos com uma caneta ou um lápis fino. Pode trabalhar a partir das áreas de sombra para o exterior, esbatendo e misturando suavemente os tons e as texturas para as áreas de destaque da tartaruga marinha.

Pode utilizar técnicas de pontilhado ou hachura cruzada para definir os seus valores.

Passo 18: Deixar secar

Deixe secar bem o desenho da tartaruga marinha durante, pelo menos, uma a duas horas, para evitar que a tinta fique manchada ou desbotada. Também pode adicionar cor se quiser tornar o desenho da tartaruga marinha mais vibrante e realista.

Quando estiver completamente seco, apague as linhas de lápis existentes e assine a ilustração da tartaruga marinha.

Desenhar uma tartaruga marinha pode ser uma ilustração incrivelmente fácil de completar! Este réptil do oceano é composto por alguns dos padrões, características e formas naturais mais interessantes. Aprender a desenhar uma tartaruga marinha pode ser uma tarefa fantástica para a sua sessão criativa de fim-de-semana. As tartarugas marinhas são também óptimos temas para observar se quiser melhorar as suas capacidades de ilustração de animais.

Perguntas mais frequentes

É difícil criar um desenho de uma tartaruga marinha?

Embora as tartarugas marinhas possam parecer animais bastante complicados de desenhar, na realidade são muito fáceis de esboçar! As tartarugas marinhas são constituídas por formas e padrões simples que percorrem todo o corpo. Embora não seja totalmente necessário capturar estes padrões exactamente como são, pode esboçar os fundamentos básicos que compõem estas formas e padrões para criar uma tartaruga marinha impressionanteIlustração: seguindo o tutorial acima, aprenderás a desenhar uma tartaruga marinha realista, passo a passo.

Como se desenha uma tartaruga marinha?

Desenhar uma tartaruga marinha é uma tarefa muito divertida e criativa para quem gosta de desenhar animais Uma tartaruga marinha é feita de formas ovais, círculos, cilindros, quadrados, pentágonos e hexágonos - é só escolher! Quando tiveres estas formas e padrões básicos, podes criar um desenho bastante simples de uma tartaruga marinha.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.