Índice
Aprender a desenhar uma folha é um exercício divertido, porque todas as folhas são diferentes e têm formas e detalhes únicos. Há muitas folhas diferentes para desenhar e podem ser utilizadas de todas as formas para obras de arte e ideias criativas. As folhas também podem contextualizar uma cena num desenho, como os desenhos de folhas de Outono, por exemplo, que têm uma estética única e podem ser um óptimo complemento para um desenho de Inverno ou deAprender a desenhar folhas é também uma óptima maneira de melhorar as suas capacidades de sombreamento, à medida que desenvolve um simples esboço de folha num desenho de folha mais realista. Este tutorial dá-lhe algumas folhas simples e fáceis de desenhar, divididas em alguns passos digeríveis que são fáceis de seguir.
Um guia fácil para desenhar folhas diferentes
O processo de aprender a desenhar uma folha é bastante simples quando é dividido num processo passo a passo. Neste tutorial, desenvolvemos um esboço simples de uma folha, onde nos concentramos em estabelecer as formas fundamentais e, em seguida, ajustamos e alteramos isso para parecer um desenho de folha mais realista. Todas as folhas têm formas e padrões únicos e, neste tutorial, veremos algumas folhas clássicas para desenharque pode ser utilizado numa variedade de ideias artísticas diferentes.
À medida que aprendemos a desenhar uma folha em diferentes formas e feitios, descobrimos que o processo de criação de desenhos realistas de folhas não é difícil, mas sim simples e divertido. Dito isto, vejamos o que vamos precisar para este tutorial sobre como desenhar uma folha.
Instruções sobre como desenhar folhas diferentes
Aprender a desenhar uma folha é uma actividade divertida porque todas as folhas são diferentes em vários aspectos. Neste tutorial sobre como desenhar uma folha, vamos criar quatro desenhos realistas de folhas, que têm várias estruturas e formas. Das várias folhas a desenhar, vamos desenhar folhas com estilo de Inverno e vamos desenhar folhas com estilo de Verão. Vamos passar pelo processo básico de desenhar cada folha,Agora que já sabemos o que nos espera, vamos seguir este tutorial sobre como desenhar uma folha.
Como desenhar uma folha de bananeira
As folhas de bananeira são muito diferentes das folhas comuns que encontramos nas árvores, uma vez que são enormes e têm uma textura muito suave. A sua estética pode ser associada a uma paisagem tropical ou de Verão e pode ser utilizada em várias ideias de desenho. A folha de bananeira é uma folha longa e bonita, que é interessante e divertida de desenhar. O processo é muito simples, vejamos como desenhar uma bananafolha.
Passo 1: Esboçar a forma
Podemos começar por pegar nos nossos lápis HB e desenhar uma forma simples de ponta de lança. No entanto, podemos dar uma ligeira curvatura a esta forma, implicando um pouco mais de movimento semelhante a uma folha na estrutura. Queremos certificar-nos de que o caule passa pelo centro, dividindo a forma em duas secções.
A partir daqui, podemos começar a dar as secções da folha de bananeira. As folhas da bananeira dividem-se, por isso queremos capturar isto desenhando secções ao longo do caule, utilizando a forma de ponta de lança para nos guiar.
Quando desenhamos secções para indicar a divisão da folha, queremos ter a certeza de que seguimos a forma das linhas de ponta de lança. Cada secção pode ter uma pequena curva que vai para trás da folha ou achatada no topo, esta é a qualidade da folha de bananeira.
Passo 2: Aperfeiçoar a forma da folha
Queremos ter a certeza de que trabalhamos com as nossas borrachas e lápis para manter a forma de ponta de lança enquanto desenhamos secções na folha que se estão a dividir. Queremos também adicionar curvatura a algumas das secções divididas, para dar mais comprimento a algumas delas. Trabalhe isto até ficar satisfeito com o desenho da folha.
Passo 3: Adicionar sombreado claro
A partir daqui, vamos começar a adicionar algumas sombras leves com os nossos lápis. Com o lápis 2B, comece na parte inferior da folha e passe por cada secção dividida da folha. Queremos adicionar pequenos traços a partir do caule, movendo-se para fora em direcção ao topo de cada secção dividida.
À medida que adicionarmos linhas em cada secção dividida da folha, começaremos a ver como criar a textura de linhas suaves que é exclusiva da folha de bananeira. Estas pequenas linhas podem ser adicionadas à parte superior e inferior de cada divisão da folha. Devem ser desenhadas em direcção umas às outras, deixando espaço no meio das secções da folha.
Ao adicionar estas pequenas linhas na parte superior e inferior de cada secção da folha, o espaço no meio criará um efeito de brilho, fazendo com que a folha pareça suave.
Depois de aprender a adicionar os traços de linha em cada secção dividida da folha, pode continuar a adicionar estas marcas de sombreamento a todas as secções do desenho da folha.
Utilizando esta linha técnica de sombreamento é uma boa maneira de captar os fios e a textura suave que é única da folha de bananeira. Para quaisquer secções curvas da folha que fiquem atrás da folha, pode colori-las a escuro. Isto dá a impressão de que está a ser projectada uma sombra nessas áreas da folha.
Passo 4: Adicionar sombreado mais escuro
Depois de adicionarmos as marcas de sombreamento a lápis às diferentes secções da folha em ambos os lados, podemos agora passar por cima delas utilizando as nossas esferográficas. A caneta vai realçar um pouco mais o contraste, dando à folha uma qualidade mais viva.
Mais uma vez, a folha tem divisões em ambos os lados, o que a divide em várias secções. A forma como sombreamos estas secções é desenhando traços a partir da base do caule e movendo-se para as secções. Adicionamos os traços a partir do topo de cada secção, movendo-se novamente para baixo nestas secções.
Isto cria um conjunto de linhas de sombreamento que apontam uma para a outra a partir de cada extremidade das secções, deixando um pouco de espaço entre elas. Ao fazer isto, o espaço deixado de fora criará um efeito de brilho, fazendo com que a folha pareça suave.
Tente estabelecer e desenhar todas estas marcas de linhas de sombreamento num lado da folha antes de passar para o outro lado. Trabalhe lentamente da base para o topo da folha.
Quando tiver terminado um lado da folha e tiver chegado ao topo da folha, comece do outro lado. Uma boa sugestão é começar do topo da folha desta vez, acrescentando estas linhas à medida que se desloca em direcção à base da folha.
O processo é o mesmo, queremos fazer um conjunto de linhas repetidamente a partir do caule da folha. Ao fazê-lo, criaremos um efeito de sombreado na folha, bem como um conjunto de linhas que se movem ao longo da forma de cada secção da folha.
Não se apresse, pois o trabalho com uma caneta pode ser cansativo e pode ser facilmente alterado. Faça uma pausa se necessário.
Continue este processo de adicionar estas pequenas linhas em cada secção da folha até ter completado toda a folha. Certifique-se de que utiliza as suas marcas de lápis como uma forma de orientar o seu processo de sombreamento.
Continue este processo até chegar ao fim da folha. Já deve ter percebido que esta técnica de sombreamento dá à folha estas linhas e uma qualidade suave. Demore o tempo que for necessário para fazer cada secção da folha.
Aqui tem, um processo de desenho simplificado sobre como desenhar uma folha de bananeira. O mais importante é levar o seu tempo, adicionando lentamente os pequenos traços em cada secção da folha.
Como desenhar uma folha de bordo
Vamos passar para um desenho de folha de Outono mais icónico, a folha de ácer. Esta folha está associada ao tempo mais frio e é única na paisagem de Inverno. A folha de ácer pode ter todo o tipo de tamanhos; no entanto, vamos mantê-la simples para este tutorial. A folha de ácer é uma estrutura bonita e até funciona como uma obra de arte por si só.
Passo 1: Esboçar a forma
Começamos por pegar nos nossos lápis HB e desenhar um conjunto de linhas que indicam as diferentes secções da folha de ácer.
A partir daqui, podemos desenhar o contorno básico da forma da folha de ácer. Esta forma é um conjunto de pontas de seta ligadas entre si. Existem sete secções na folha, sendo que as duas mais próximas da base são mais pequenas e as restantes são de tamanho semelhante.
Depois de desenharmos a forma genérica da ponta da seta, podemos apagar ligeiramente o nosso desenho, deixando uma marca de lápis para nos guiar na formação da folha.
Agora queremos desenhar a forma real da folha de ácer, seguindo as linhas apagadas como forma de nos guiar na escala de uma estrutura. No entanto, as secções da folha podem agora ser desenhadas um pouco mais nítidas e menos rectas.
Ao desenhar a forma da folha de ácer, cada secção da folha pode ser dividida em pequenas arestas afiadas. Cada secção deve ter um ou três pequenos chifres, ou arestas afiadas, o que é mais indicativo da forma da folha de ácer.
Queremos fazer isto para cada secção da folha de ácer, certificando-nos de que as linhas não são perfeitamente rectas.
Passo 2: Aperfeiçoar a forma da folha
Depois de desenharmos um esboço simples de folha, podemos aperfeiçoar um pouco mais a folha com pormenores ligeiros, acrescentando pequenos veios ao longo dos caules da folha de ácer.
Depois de adicionarmos os pequenos veios, podemos escurecer ligeiramente as bordas da folha com o nosso lápis HB, para indicar a qualidade das bordas queimadas da folha de ácer.
À medida que adicionamos estas arestas mais escuras à folha de ácer, vamos escurecendo esta característica ao longo do tempo, o que dará à folha de ácer o seu efeito de folha fina e transparente.
Passo 3: Adicionar sombreado claro
Agora, podemos passar por cima da qualidade da borda queimada da folha com o nosso lápis 2B. Queremos escurecer ligeiramente as bordas da folha, delineando a folha e sombreando ao longo das bordas da folha.
Também podemos adicionar algum sombreado ao corpo da folha. Queremos sombrear onde a folha corta a partir das suas extremidades. Também podemos adicionar sombreado ao longo das hastes principais da folha de ácer.
Queremos certificar-nos de que o sombreado é tão suave quanto possível, criando uma transição perfeita entre as margens escuras e o corpo mais claro.
Passo 4: Adicionar sombreado mais escuro
A partir daqui, podemos escurecer o nosso sombreado e as diferentes características da folha de ácer utilizando a nossa esferográfica. Podemos começar por passar por cima dos caules e das pequenas veias da folha de ácer.
A partir daqui, podemos sombrear ligeiramente as extremidades escurecidas da folha de ácer. Queremos fazer o mesmo que fizemos com o sombreado a lápis, onde contornamos a folha e sombreamos de fora para dentro.
Não se apresse a examinar os veios da folha, bem como o sombreado ao longo das extremidades da folha de ácer. Ao adicionar estas qualidades, verá lentamente a folha tornar-se um pouco mais realista.
Queremos dedicar algum tempo ao sombreado ao longo das bordas da folha, certificando-nos de que sombreamos as marcas de lápis, utilizando-as como uma forma de nos guiar no processo de sombreamento.
Este processo vai continuar, bem como adicionar algum sombreado ligeiro no corpo da folha ao longo dos caules principais. Queremos certificar-nos de que o gradiente de sombreado é o mais uniforme possível das extremidades exteriores para a área central da folha.
Quando o sombreado estiver concluído, adicionar algumas linhas e pontos no centro da folha pode ajudar a dar textura à folha. A folha de ácer não é lisa, pelo que esta é uma óptima forma de sugerir textura na superfície da folha.
E é tudo; alguns passos simples para fazer um desenho realista de uma folha de Outono! Para criar um desenho realista de uma folha, é preciso dedicar algum tempo ao processo de sombreamento. A partir daí, começará a ver como a folha se transforma.
Como desenhar uma folha de faia
Vamos desenhar uma folha que seja um pouco neutra na sua estética. A folha de faia é uma folha simples que pode ser contextualizada numa paisagem de Inverno ou de Verão. Esta folha tem um estilo clássico que pode ser bonito se for desenhada correctamente. O processo de desenhar uma folha de faia é bastante simples e divertido e pode ser utilizado em todo o tipo de ideias de trabalhos artísticos.
Passo 1: Esboçar a forma
Podemos começar por desenhar uma forma simples de ponta de lança utilizando os nossos lápis HB. Também podemos desenhar uma linha através do centro da forma de ponta de lança para definir o caule da folha.
A partir daqui, podemos acrescentar veias desviadas na folha que são simétricas em cada lado do caule. Estas veias podem mover-se numa direcção ascendente em cada lado do caule.
Passo 2: Aperfeiçoar a forma da folha
Podemos agora contextualizar a forma da folha, adicionando pequenos espinhos ao longo das bordas da folha.
Queremos ter a certeza de que as veias se movem em direcção aos cornos maiores no lado da folha. O resto dos cornos ou pontas podem ser mais pequenos em comparação
Certifique-se de que utiliza a borracha durante este processo, à medida que ajusta e edita as extremidades irregulares da folha para que se adaptem às veias da folha. Também podemos adicionar algum sombreado geral ao longo das veias da folha.
Passo 3: Adicionar sombreado claro
A partir daqui, podemos utilizar o nosso lápis 2B para escurecer ligeiramente o sombreado ao longo das nervuras e do caule da folha. Queremos sombrear a folha, deixando um pequeno espaço entre o caule e as nervuras. Isto dará ao caule e às nervuras uma ligeira saliência, conferindo à folha três dimensões.
Passo 4: Adicionar sombreado mais escuro
A partir daqui, podemos passar por cima das marcas de lápis e sombrear com as nossas esferográficas. Queremos certificar-nos de que não sombreamos os caules ou as veias, mas sim que deixamos o caule e as veias abertos.
À medida que sombreia com a caneta, pode escurecer as marcas ao longo do caule. Pode criar uma transição entre sombras mais escuras e mais claras a partir do caule em direcção às extremidades exteriores da folha, o que dará à folha mais dimensão e profundidade.
Continue o processo de sombreamento com a caneta, certificando-se de que utiliza as marcas de sombreamento do lápis como forma de orientar o processo de sombreamento da caneta.
Tente completar um lado antes de passar ao seguinte. Lembre-se de que queremos ter a certeza de que estamos a sombrear a folha sem tocar nos caules ou nas veias da folha. Certifique-se de que faz isto com cuidado.
Este processo pode ser continuado no outro lado da folha. Não se esqueça de fazer uma pausa, para que possa retomar o seu trabalho sentindo-se mais fresco. Esta é também uma óptima forma de evitar erros.
Também pode explorar a possibilidade de tornar um dos lados da folha um pouco mais escuro, dando-lhe uma exposição única a uma fonte de luz.
No entanto, o mais importante é deixar de fora o caule e as nervuras, para que o desenho da folha tenha uma composição mais realista.
À medida que sombreia o resto da folha lentamente com a caneta, tente sombrear as bordas irregulares da folha. Pretende que os sombreamentos se fundam uns nos outros o mais perfeitamente possível. A partir daqui, pode desenhar mais pequenas veias finas ao longo da folha, ao longo das veias maiores. Isto dará à folha de faia uma qualidade de textura adicional que irá realçar um pouco mais o desenho da folha. Esta é a forma simplesprocesso de desenho de uma folha de faia clássica.
Veja também: Padrões fáceis de desenhar - 35 ideias de padrões para desenharComo desenhar uma folha de freixo
O próximo desenho de folha é um pouco diferente, uma vez que se trata de uma série de folhas. À semelhança da folha de faia, esta é uma folha clássica em forma de ponta de lança com pequenas arestas recortadas. Esta folha é também muito versátil na sua estética e pode ser utilizada como uma característica em muitas obras de arte e ideias criativas diferentes. Dito isto, vamos seguir os passos simples para desenhar uma folha de freixo.
Passo 1: Esboçar a forma
Começamos por desenhar uma linha curva simples de forma horizontal com o nosso lápis HB. A partir daí, podemos desenhar uma única forma de ponta de lança no final da linha. Queremos que a forma de ponta de lança seja pequena.
A partir daí, desenhará um conjunto de formas de ponta de lança ao longo da linha, fazendo-as todas do mesmo tamanho. Queremos que haja a mesma quantidade em cada lado da linha., adicionar curvas subtis não faz mal, pois sugerem um movimento realista na folha.
A partir daqui, podemos desenhar uma linha através do centro de cada uma das pequenas formas de ponta de lança. Queremos dividir a forma de ponta de lança em duas partes iguais.
Passo 2: Aperfeiçoar a forma da folha
A partir daqui, podemos começar a refinar a forma da folha adicionando pequenos espinhos ao longo das extremidades de cada ponta de lança. Podemos fazer isto como fizemos para a folha de faia.
Veja também: Templo de Atena Nike - Explorando o Templo da AcrópoleA partir daí, podemos continuar a adicionar pequenas veias dispersas dentro de cada forma de ponta de lança. Queremos mantê-la o mais simétrica possível; isto pode distorcer um pouco dependendo se a folha da ponta de lança é curva.
Passo 3: Aperfeiçoar a forma da folha
Desta vez, não precisamos de nos preocupar em adicionar sombras claras com os nossos lápis, porque cada pequena ponta de lança é muito pequena. Em vez disso, queremos tirar partido da ponta afiada da esferográfica para sombrear. Podemos sombrear cada pequena folha, certificando-nos de que sombreamos à volta do caule e das pequenas veias dispersas.
Demore o tempo que for preciso a percorrer cada folha de ponta de lança, uma a uma, para ter a certeza de que sombreia a folha sem sombrear as pequenas veias e o caule de cada ponta de lança da folha.
Este processo será o mesmo para cada folha. Demore o tempo que for necessário para cada uma delas. Também pode passar uma caneta sobre o caule principal, bem como sobre o pequeno caule e as veias de cada pequena folha de ponta de lança.
Não se esqueça de fazer uma pausa, uma vez que o processo de sombreamento pode ser extenuante. Ao sombrear com caneta, também é necessário estar muito concentrado, o que pode cansá-lo. Por isso, não se esqueça de descansar nos intervalos.
Deixar um pouco de espaço à volta dos caules e das veias em cada pequena forma de ponta de lança dá à folha mais dimensão e textura. Pode prosseguir com este processo de sombreamento até ter passado por cada uma das pequenas folhas da folha de freixo.
Também pode explorar a possibilidade de dar a algumas folhas uma qualidade mais escura ou mais clara, desde que não sombreie as linhas das nervuras e dos caules das folhas.
Chegámos ao fim do tutorial sobre como desenhar uma folha de várias maneiras diferentes. A folha de freixo é uma folha bonita, mas lembre-se de deixar os detalhes das veias e do caule intactos, o que dará à folha um pouco mais de dimensão.
Dicas para lembrar
- Não tenha pressa. Desenhar pode ser extenuante e cansativo, por isso faça uma pausa e leve o seu tempo.
- Utilizar as marcas de lápis. Para alguns desenhos de folhas, é essencial utilizar as marcas de lápis para orientar o processo de sombreamento com caneta
- Trabalhar sempre primeiro a forma. Deste modo, é mais fácil aperfeiçoar e sombrear a folha.
- Ter cuidado ao utilizar uma caneta. Este meio é óptimo para detalhes mais nítidos; no entanto, é preciso ter cuidado ao desenhar com uma caneta.
- Acima de tudo, divirtam-se. Aprender a desenhar uma folha é uma tarefa divertida e fazer um desenho realista de uma folha pode ser realmente emocionante, por isso, divirta-se com o processo.
Existem várias folhas para desenhar, no entanto, neste tutorial, vamos ver como desenhar algumas folhas simples e fáceis de desenhar. Estas folhas podem ser utilizadas em vários contextos para várias obras de arte diferentes. Aprender a desenhar folhas de Verão e de Outono pode dar-lhe uma boa base para adicionar folhas como uma característica a diferentes obras de arte. A coisa mais importante a lembrar é levar o seu tempo como processo de sombreamento, desta forma, acabará por obter um desenho de folha mais realista, sem erros disparatados.
Veja aqui a nossa história web de desenho de folhas!
Perguntas mais frequentes
Como se faz sombra numa folha?
Há muitas folhas diferentes para desenhar, o que significa que há diferentes processos de sombreamento para cada uma delas. Para algumas, como a folha de faia e de freixo, queremos acentuar as veias e os caules da folha. Fazemo-lo sombreando à volta dos caules e das veias, o que permite que essas características se destaquem, dando à folha mais profundidade e tridimensionalidade. Para a folha de ácer, podemos adicionar sombreamento ao longo das suas bordas.Ao fazê-lo, captamos a qualidade de papel fino da folha, ao passo que para a folha de bananeira, trabalhamos com uma abordagem de sombreamento de estilo de linha que pode resultar numa qualidade suave e semelhante à fibra que funciona para a folha de bananeira. Para sombrear uma folha e torná-la num desenho de folha mais realista, deve certificar-se de que compreende qual a técnica de sombreamento que funciona bem com cada estrutura de folha.
Como se faz sombra na folha de bordo?
Este desenho de folha de outono é uma óptima folha para desenhar devido ao seu aspecto único e interessante. A folha de ácer tem uma forma muito única, pois é bastante fina e a sua textura é bastante rugosa. Captamos a qualidade fina sombreando ao longo das bordas da folha de ácer. Ao fazê-lo, damos a impressão de que a luz atravessa a sua superfície no meio da folha. Para dar textura à folha, pode adicionarAlgumas pequenas linhas e pontos no centro ou no corpo da folha. Isto dá a impressão de uma textura granulada, que é bastante exclusiva da folha de ácer. Mais importante ainda, deve certificar-se de que as diferentes secções das bordas da folha têm pequenas formas de chifre, o que faz com que pareça um pouco mais realista. À medida que sombreia essas características, tornando-as mais escuras, a folha começará a parecer maistridimensionais de forma subtil.