Como desenhar uma espada - Criar um desenho divertido de uma espada

John Williams 26-05-2023
John Williams

No tutorial de desenho de hoje, vamos mostrar-lhe exactamente como fazer isso! Siga as nossas instruções passo a passo e, no final do nosso guia, terá o seu próprio desenho de uma espada. Seleccione os materiais de desenho que vai utilizar para a sua espada e vamos começar!

Siga os nossos 15 passos para facilitar o desenho de espadas

Se respondeu "sim" ao facto de querer desenhar a sua própria espada realista, veio ao sítio certo! Junte-se a nós enquanto o guiamos através do nosso guia passo a passo detalhado que abrange como desenhar uma espada, o processo de coloração completo que irá completar, bem como a forma de adicionar detalhes ao seu desenho de espada.

A colagem abaixo detalha cada um dos passos que iremos percorrer hoje e demonstra como deve ser o seu esboço de espada em cada fase.

Veja também: Como desenhar montanhas - Um tutorial de desenho de montanhas realistas

Quer pretenda desenhar espadas ou apenas uma espada, a escolha é sua! Siga as nossas instruções e dê asas à sua criatividade. O nosso tutorial foi escrito para um suporte de pintura, mas pode seleccionar qualquer suporte que deseje para o processo de coloração.

Passo 1: Desenhar a pega

Para criar o desenho da sua espada, primeiro precisa de localizar o centro da sua área de desenho. É aqui que o esboço da sua espada será colocado. Depois de ter encontrado o centro, desenhe o punho da sua espada à direita do centro.

A pega será representada por um cilindro estreito.

Etapa 2: Esboço do pomo

Depois de desenhar o cabo, é necessário adicionar o pomo. O pomo é basicamente uma borda ou desenho que é anexado à extremidade de uma espada para evitar que ela escorregue da mão durante a luta. Para fazer isso, basta desenhar uma forma oval estreita na extremidade do cabo.

Não fazer o pomo demasiado grande!

Veja também: Como desenhar asas - Criar um esboço fácil e realista de asas

Etapa 3: Adicionar os protectores

Na parte inferior do punho, que desenhou no primeiro passo, trace duas guardas com uma borda saliente, lembrando-se de as manter à escala do resto do seu desenho.

Desenhe os seus guardas com um desenho semelhante a uma asa.

Passo 4: Dar forma ao design da pega

Entre as duas guardas que acabou de desenhar, desenhe duas formas ovais. Uma oval deve ser ligeiramente maior, com uma mais pequena no interior, para representar o desenho do punho, que é o ponto de ligação ao resto da espada.

Como está a desenhar uma espada guerreira, este espaço será decorado com uma jóia.

Passo 5: Desenhar a lâmina

Agora que o seu punho está concluído, vai passar para a parte da lâmina da sua espada. Neste passo, desenhe uma lâmina longa que sobressai da fixação do punho.

Termine a sua lâmina com uma ponta afiada.

Passo 6: Adicionar os contornos e os pormenores

Este é possivelmente o maior passo no seu desenho de uma espada, uma vez que irá adicionar os contornos e os detalhes a tudo o que foi desenhado. Contorne a lâmina (adicionando duas bordas salientes nos lados), o punho e as guardas. Quando tiver terminado, desenhe o punho com uma pequena forma oval para representar a jóia, com várias linhas curvas em volta do punho.

Desenhe detalhes finos nas guardas, certificando-se de que as desenha o mais simétricas possível. Inclua também pequenas formas ovais nesta secção para representar as jóias presas às guardas. Complete este passo desenhando uma jóia grande e várias pedras mais pequenas no arco da pega.

Se ainda houver linhas de construção visíveis, pode apagá-las.

Passo 7: Criar a textura

Agora vais adicionar textura às guardas e à lâmina. Nas guardas, desenha um punho semelhante ao do punho com várias linhas curvas em loop.

Em toda a lâmina, desenhar marcas de indentação e textura mais cheias.

Passo 8: Aplicar a primeira camada de cor

Agora que todos os contornos estão completos, vai adicionar a primeira camada de cor ao desenho da sua espada! Usando um pincel fino, seleccione tinta cinzenta para colorir toda a lâmina, as pedras dentro da oval de fixação e os punhos da guarda.

Para concluir esta etapa, pinte os dois últimos laços do punho na pega.

Passo 9: Adicionar a segunda camada de cor

Usando um pincel fino e afiado, seleccione tinta dourada ou amarela escura. Esta será usada para colorir o pomo, o punho da pega e os laços em branco nas guardas, incluindo a fixação do punho. Uma vez terminado isto, pinte a parte mais larga da espada e a extremidade da lâmina com a cor escolhida.

Não se esqueça de deixar a jóia na fixação da pega sem pintura.

Passo 10: Colorir os pormenores

Com um pincel fino e afiado, seleccione um tom de tinta rosa choque para colorir a jóia principal localizada no encaixe do punho. Com a mesma cor, pinte os quatro laços em cada guarda, bem como as duas jóias em cada punho.

Colorir também as duas últimas jóias do pomo.

Passo 11: Sombrear a lâmina

Uma vez que a lâmina já foi pintada, vai agora adicionar-lhe algum sombreado. Utilizando um pincel pequeno e fino e tinta cinzenta escura, sombreie a textura da lâmina.

Certifique-se de que deixa visíveis alguns cortes e arestas afiadas da primeira camada de tinta.

Passo 12: Adicionar realce e sombreado aos detalhes

Utilizando um pequeno pincel macio e um pouco de tinta branca, pincele marcas realistas de arranhões e cortes nas arestas afiadas da lâmina. Uma vez terminado, seleccione um pincel macio diferente e tinta preta para aplicar suavemente sombreamento ao entalhe mais cheio da lâmina, às pedras dentro do acessório do punho e aos laços cinzentos no topo do punho.

Para terminar esta etapa, utilize um pincel de mistura e tinta branca para criar um esbatimento e uma mancha de cor mais realistas.

Etapa 13: Sombrear a pega e os protectores

Com um pincel pequeno e macio e um pouco de tinta preta, realce o sombreado entre as extremidades, os laços e as curvaturas do punho, da pega, do punho, das protecções e da fixação do punho.

Se achar que uma área deve ser mais escura ou sombreada, adicione um pouco mais! Isto criará uma textura e uma cor mais realistas.

Passo 14: Realçar o sombreado nas jóias

Agora vai concentrar-se nas jóias do seu esboço de espada. Pegue num pincel macio e em tinta preta para criar alguma sombra à volta de cada jóia.

Acrescente um destaque final utilizando um pequeno pincel macio e um pouco de tinta branca para aplicar suavemente uma ou duas pinceladas de brilho.

Passo 15: Terminar o desenho da espada

Para terminar o desenho da sua espada, o nosso último passo é opcional. No entanto, se não quiser um desenho com um contorno visível e duro, sugerimos que o siga. Basta pegar num pincel fino e afiado e traçar toda a espada, incluindo a textura e as linhas de detalhe, com a cor correspondente à área que está a ser traçada.

O desenho da espada deve ser completamente perfeito!

E é assim que se torna fácil desenhar uma espada! Chegámos ao fim do nosso guia passo-a-passo sobre o desenho de espadas, onde terá aprendido tudo o que precisa de saber para recriar novamente estes belos desenhos. Esperamos que tenha gostado do nosso tutorial e que se junte a nós novamente para mais guias fáceis e emocionantes no futuro!

Perguntas mais frequentes

É fácil aprender a desenhar uma espada?

Sim, é! No guia acima, fornecemos 15 instruções directas para seguir para desenhar espadas dignas de um cavaleiro. Embora o desenho possa parecer assustador no início, os nossos tutoriais ajudá-lo-ão a navegar em cada passo até ter completado o seu próprio desenho.

Que cores são necessárias para o meu esboço de espada?

Se quiser que o seu esboço de espada se assemelhe ao nosso, sugerimos que seleccione as mesmas cores que nós. No entanto, se quiser usar cores diferentes, vá em frente! Não há limites para a sua criatividade aqui.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.