Como desenhar uma aranha - Uma lição fácil de desenho de uma tarântula

John Williams 02-06-2023
John Williams

As aranhas estão associadas ao género de terror, uma vez que a sua natureza rastejante evoca frequentemente o medo e o terror. As aranhas são também criaturas muito incompreendidas e são essenciais para o ecossistema, o que as torna muito valiosas. Aprender a desenhar uma aranha é uma grande habilidade a ter, devido à sua versatilidade. Existem muitas espécies de aranhas nas quais se pode inspirar, mas talvez a mais visualmenteNeste tutorial sobre como desenhar uma aranha, vamos criar um desenho de uma tarântula. O desenho de uma aranha é um óptimo exercício por várias razões; por um lado, é um bom tema para desenhar detalhes mais finos e, em segundo lugar, é uma óptima oportunidade para explorar variações de cor.

Um guia fácil para desenhar uma aranha

Neste tutorial de desenho de aranha fácil, vamos criar um desenho de tarântula. Existem várias espécies de tarântulas, no entanto, vamos inspirar-se da tarântula mexicana Red Knee. Iremos explorar combinações de cores Neste tutorial, vamos aprender como transformar um esboço básico de uma aranha num desenho mais refinado de uma tarântula.

Aprender a desenhar uma aranha realista não é difícil quando é dividido em etapas e em fases digeríveis

Instruções passo a passo sobre como desenhar uma aranha

Neste tutorial sobre como desenhar uma aranha, começaremos por criar um esboço básico de uma aranha utilizando um lápis HB. Em primeiro lugar, vamos trabalhar a estrutura e a forma da aranha com alguns traços básicos. A partir daí, continuaremos a construir os diferentes elementos da aranha em torno dos traços.Por fim, utilizaremos as nossas esferográficas para acrescentar alguns traços mais contrastados, para dar mais contraste e definição ao desenho da tarântula.

Etapa 1: Formar a forma da aranha com linhas

Começamos por criar um esboço de linha simples e básico da forma básica da aranha. Começamos por dividir a aranha nos seus diferentes componentes, começando com uma forma de cabeça que será para as presas, que queremos desenhar como uma forma circular de cabeça de bala.

Vamos desenhar a aranha de um ângulo lateral, o que significa que um lado será mais visível do que o outro. A partir daí, queremos desenhar o cefalotórax e o abdómen da aranha como duas cúpulas ou formas circulares que se ligam à área das presas ou à forma da cabeça.

O cefalotórax deve ser maior do que a cabeça e o abdómen deve ser ligeiramente maior do que o cefalotórax. A partir daí, queremos desenhar três patas de um lado da aranha que saem do cefalotórax.

As patas traseiras devem brotar para trás, quase como se estivessem paralelas ao abdómen, enquanto as duas patas do meio saem em direcção lateral a partir do cefalotórax. Em seguida, as patas dianteiras avançam quase paralelamente à cabeça. Por último, os pedipalpos avançam directamente, virados para a frente.

Queremos utilizar o primeiro conjunto de pernas de um lado da aranha para orientar a forma como colocamos o segundo conjunto no lado mais afastado da aranha. Lembre-se de que, como estamos a desenhar uma aranha a partir de uma vista lateral, isto significa que as outras pernas serão ligeiramente menos visíveis.

Etapa 2: Esboço da aranha

A partir da linha de trabalho, queremos começar a desenhar as diferentes características da aranha, começando pelas características que se encontram em primeiro plano e que parecem mais próximas. Começando pelas pernas, queremos desenhar os diferentes segmentos sobre a linha de trabalho.

Movendo-se ao longo do lado da aranha, vamos passar por cada perna e desenhar os diferentes segmentos. Neste caso, vamos querer certificar-nos de que as pernas da nossa aranha têm todas uma quantidade igual de cinco segmentos.

No caso da tarântula, as patas movem-se em diferentes direcções para garantir a sua estabilidade. Os últimos segmentos de cada pata são geralmente mais pequenos, excepto nas patas traseiras, em que o último segmento é ligeiramente maior.

Queremos que as pernas se curvem à volta do corpo, ligando-se todas ao cefalotórax da aranha. Quando chegamos à parte da frente da aranha, os pedipalpos também se devem estender para fora do cefalotórax, avançando directamente ao lado da cabeça.

A pequena cabeça que desenhámos não é uma cabeça, mas sim o espaço atribuído às presas. Queremos desenhar as presas em forma de arco, curvadas para baixo. As presas devem estar no meio de cada pedipalpo.

Os pedipalpos devem ter apenas quatro segmentos e não devem ser tão longos como as pernas da aranha. Os pedipalpos estendem-se ligeiramente à frente das presas, como se fossem pequenos braços utilizados para agarrar a presa.

Ao desenharmos as pernas que serão posicionadas no lado menos visível da aranha, queremos certificar-nos de que as pernas em primeiro plano orientam a formação das pernas menos visíveis.

Queremos ter a certeza de que cada perna tem cinco segmentos e que estes fluem de uma forma que faz sentido com a forma como estabilizariam a aranha num plano horizontal.

Quando começares a desenhar as pernas posicionadas no lado menos visível da aranha, certifica-te de que as pernas têm uma forma realista.

Também podemos acrescentar um padrão à nossa escolha no cefalotórax e no abdómen, o que nos ajudará mais tarde a colorir a aranha.

Passo 3: Adicionar cor a um conjunto de pernas da aranha

Começando com os aspectos da aranha que estão em primeiro plano, queremos agora ser estratégicos na forma como adicionamos cor. Com as pernas, queremos ter a certeza de que há consistência na coloração.

Mais uma vez, queremos seguir o mesmo processo que seguimos para o esboço da aranha. À medida que adicionamos cor, queremos ter a certeza de que a sequência de cores é a mesma. Também não queremos simplesmente preencher diferentes características da aranha com cor, mas adicionar cor à aranha através da utilização de traços ou linhas de cor. À medida que pintas a tua aranha, permite-te ser brincalhão com as tuas escolhas de cor. Desde quese tiver consistência na colocação de cores nas características da aranha, pode escolher as cores que quiser utilizar.

Lembre-se de que queremos adicionar cor através da utilização de pequenos traços e linhas, pois isso dará à tarântula uma qualidade peluda.

Passo 4: Adicionar cor ao cefalotórax e ao abdómen

Quando terminarmos de colorir as patas de um lado da aranha, podemos agora começar a colorir o cefalotórax. O cefalotórax também pode ser colorido com qualquer cor à tua escolha.

Tanto o cefalotórax como o abdómen existem no meio do desenho, o que significa que queremos colori-los nesta altura. A ideia é trabalhar a partir das características do primeiro plano para as características do segundo plano.

O cefalotórax e o abdómen não têm de ser da mesma cor, aliás, uma boa sugestão é fazê-los de cores diferentes. Fazer as pernas, o abdómen e o cefalotórax da aranha de cores diferentes torna o desenho um pouco mais interessante.

Veja também: Pavilhão de Barcelona - Uma análise rápida do Pavilhão de Barcelona

Ao colorir os pedipalpos que também existem no meio do fundo, queremos certificar-nos de que são da mesma cor que as pernas. Os pedipalpos de qualquer aranha têm normalmente a mesma sequência de cores que as pernas da aranha. Ao adicionar cor à aranha, queremos certificar-nos de que não preenchemos apenas a aranha com uma cor sólida. Queremos utilizar um conjunto de traços ou linhas para preencher adiferentes características esboçadas da aranha.

Estas linhas de várias cores podem também estender-se para além das linhas desenhadas a lápis.

À medida que percorremos as diferentes áreas da aranha adicionando cor, queremos certificar-nos de que fazemos duas coisas: por um lado, queremos adicionar cor com a abordagem de linhas e traços; por outro lado, queremos certificar-nos de que a nossa sequência de cores é consistente com as diferentes características da aranha.

Quando se trata do cefalotórax, também queremos ter certeza de que o padrão tem simetria. Esta é uma representação mais precisa de como o cefalotórax de uma aranha real apareceria. Certifique-se de ter cuidado ao adicionar cor ao padrão no cefalotórax.

Mais uma vez, queremos continuar com o outro conjunto de pernas, adicionando-lhes a mesma sequência de cores que adicionámos à fila de pernas em primeiro plano. Certifique-se de que não tem pressa, desenhando lentamente traços de linhas nas diferentes características da aranha. Certifique-se também de que mantém a consistência na sequência de cores para as várias características da aranha.

Passo 5: Adicionar caneta para contraste e definição

Depois de colorirmos completamente a aranha, vamos trabalhar com uma esferográfica sobre a cor para dar mais definição e contraste à aranha. Começando pelas pernas, queremos acrescentar alguns traços e linhas com as nossas esferográficas. Queremos certificar-nos de que percorremos o desenho da aranha da mesma forma que fizemos para o processo de esboço e coloração.

Certifique-se de que presta atenção às características do primeiro plano, começando pelas pernas.

O objectivo aqui é não sobrecarregar o desenho da aranha com marcas de esferográfica preta, mas sim acrescentar algumas linhas às várias características da aranha, ao mesmo tempo que delineia ligeiramente os diferentes componentes da aranha. Certifique-se de que não se apressa, acrescentando lentamente pequenos traços às pernas, como se estivesse a desenhar pequenos pêlos. Estas marcas de caneta vão ajudar a acentuar aqualidades de cabelo do desenho da aranha.

Trabalhamos lentamente com as nossas esferográficas, certificando-nos de que percorremos cada aspecto da aranha com cuidado. Mais uma vez, queremos acrescentar pequenos traços às diferentes características da aranha, ao mesmo tempo que as delineamos.

Os pequenos traços de uma esferográfica ajudarão a realçar a qualidade peluda do desenho da tarântula.

Ao delinearmos as diferentes características da aranha, isto permitirá que as marcas coloridas se tornem mais proeminentes.

Quando chegar ao cefalotórax, deve ser muito delicado ao adicionar trabalho em linha. Para esta secção, queremos adicionar subtilmente algum trabalho em linha ligeira que simplesmente contorne o padrão. Nesta altura, também podemos desenhar um conjunto de olhos dentro da aranha.

Mais uma vez, esta fase consiste simplesmente em adicionar pequenas linhas às diferentes áreas da aranha com sombreados e contornos ligeiros. Queremos certificar-nos de que as cores não são demasiado fortes, mas que as diferentes características estão ligeiramente mais definidas. Podemos fazer o mesmo no abdómen da aranha, onde adicionamos um conjunto de linhas e traços à forma.

Queremos certificar-nos de que as linhas e os traços também fluem com a estrutura dos diferentes componentes da aranha.

Isto significa que os pequenos traços de caneta se moveriam para baixo, enquanto os traços no abdómen se moveriam para trás. Certifique-se de que considera todos os diferentes elementos, desde a frente até à parte de trás da aranha, e de que o seu traço pode realçar as diferentes características.

Passo 6: Dar uma sombra à aranha

Quando estivermos satisfeitos com os nossos traços de caneta no nosso desenho da aranha, queremos dar-lhe uma sombra. Dar uma sombra à aranha dá-lhe uma interacção mais realista com o ambiente em que existe. Queremos começar por usar o nosso lápis HB para ligar uma sombra a cada membro da aranha.

Depois de adicionarmos algumas marcas de lápis leves por baixo da aranha, podemos então passar por cima do sombreado a lápis com a nossa esferográfica. Certifique-se de que mantém a sombra o mais horizontal possível e que esta se liga a cada membro que entra em contacto com a superfície.

Demore o tempo que for necessário para sombrear a sombra por baixo da aranha antes de dar uma última vista de olhos ao seu desenho antes de o terminar. E é assim que se desenha uma aranha em poucos passos simples!

Dicas para lembrar

  • Primeiro, certifica-te de que o esboço da aranha é o melhor possível a lápis. Deve certificar-se de que é este o caso antes de adicionar marcas de caneta e cor.
  • Considerar a colocação das pernas. Podem ser facilmente extraviados devido à sua variedade que os distrai.
  • Mantém a consistência quando pintares a tua aranha. Não tem de utilizar a mesma cor, mas certifique-se de que existe consistência para obter uma qualidade realista.
  • Considerar a colocação da sombra. Ao adicionar a sombra, certifique-se de que faz sentido a forma como é colocada no plano em que é projectada.
  • Diverte-te com os passos. Sugerimos passos que podem ser facilmente adaptados aos seus interesses de desenho de tarântulas.

Aprender a desenhar uma aranha é uma tarefa divertida porque pode brincar com as combinações de cores para criar um desenho de tarântula vívido e colorido. Neste tutorial de desenho de aranha fácil, aprendemos a criar uma aranha na sua forma básica, que depois colorimos com uma abordagem de estilo de linha. A coisa mais importante a lembrar é manter a consistência e a simetria no esquema de cores da aranhae padrões no seu cefalotórax; isto assemelha-se a uma estética de aranha mais realista.

Perguntas mais frequentes

Como se desenha o pêlo de uma tarântula?

Desenhar o pêlo de uma tarântula é bastante simples. Em primeiro lugar, é necessário esboçar a aranha, certificando-se de que desenhou adequadamente o corpo e as pernas com os seus vários segmentos. Assim que tivermos a aranha desenhada correctamente, podemos então passar a adicionar o trabalho de linha que não só funcionará como pêlo, mas também dará cor ao desenho da aranha. Por exemplo, se trabalhar com um lápis azul para dar às pernasO que se quer dizer com isto é que desenhamos com linhas e não preenchendo as pernas solidamente com uma cor. Também se quer permitir que as linhas saiam do esboço delineado das pernas, o que dará à aranha uma estética fofa e peluda. A partir daí, pode passar por cima das pernas e das linhas coloridas com algunsAo fazer isto, realçamos a qualidade peluda da tarântula e damos-lhe um pouco mais de contraste.

Veja também: Como desenhar uma mota - Tutorial de desenho de uma mota

Como é que se desenham as pernas de uma aranha?

Uma aranha é uma criatura de oito pernas com quatro pernas que crescem a partir do lado ligado ao cefalotórax ou prosoma. Cada perna tem uma combinação de sete segmentos que formam as várias estruturas articulares. No entanto, nem todas as tarântulas têm sete segmentos nas pernas; em alguns casos, podem ser seis ou mesmo cinco. Ao desenhar as pernas, deve certificar-se de que as patas traseiras se estendem mais paralelamente aoOs dois do meio estender-se-ão lateralmente para o lado da aranha e brotarão do prosoma. Depois, a aranha terá mais dois que se estendem do prosoma e se deslocam lateralmente para a frente.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.