Índice
As abelhas são a base de muitos dos sistemas na Terra, e temos muito a agradecer-lhes. Estes pequenos insectos poderosos e organizados são adorados em todo o mundo, com as suas asas de gaze clara e corpos listrados característicos. Neste tutorial, guiamo-lo através dos passos para criar um desenho fácil de abelha. O nosso tutorial de desenho de abelha é adequado para artistas de qualquer nível, tornando-o mais fácil do que nuncapara aprender a desenhar uma abelha em poucos passos simples.
Criar um desenho realista de uma abelha em 20 passos simples
Antes de começar este tutorial, é provável que tenha a impressão de que aprender a desenhar uma abelha é um processo difícil reservado apenas aos artistas mais profissionais. Esperamos mudar a sua opinião sobre isso no final do nosso tutorial fácil de seguir, quando tiver um desenho de abelha deslumbrante e realista. Quando se trata de facilitar o desenho de abelhas, pode usar qualquer tipo de meio que desejar.Quer goste de utilizar lápis de colorir macios ou prefira um meio de pintura como aguarela ou acrílico, pode facilmente modificar as fases de coloração de acordo com as suas preferências.
Outra forma de facilitar o desenho de abelhas é usar formas e linhas de construção para mapear a forma básica da sua abelha antes de começar a adicionar detalhes de textura e coloração. Como as abelhas são insectos bastante complexos com muitas partes do corpo diferentes e delicadas, os nossos primeiros 11 passos são puramente focados na construção. Pode ver o esboço geral do nosso tutorial de desenho fácil de abelhas acima.
Etapa 1: Construir a forma do abdómen
Quando se trata de utilizar linhas de construção, é sempre melhor começar pela parte maior do corpo do animal. Assim, para o nosso desenho de abelha, vamos começar por construir o abdómen. Para o abdómen, utilize uma forma oval longa e bastante estreita para representar esta parte da abelha. A forma oval deve ser angulada na diagonal e deve ficar ligeiramente descentrada na tela, uma vez que vamos desenhar oo resto da abelha no lado esquerdo deste abdómen.
O aspecto mais importante a ter em conta nesta primeira etapa é garantir que existe espaço suficiente à volta desta etapa de construção para que não fique com uma abelha ligeiramente esmagada.
Passo 2: Desenhar o tórax da abelha
Para o tórax da abelha, utiliza-se um círculo grande, que deve sobrepor-se ligeiramente à forma oval do abdómen e cuja parte superior deve ser ligeiramente mais alta do que o ponto mais alto do abdómen.
Em termos de posicionamento, o círculo do tórax deve ficar no centro da tela.
Passo 3: Delinear a forma da cabeça
A cabeça do nosso desenho de abelha é longa e estreita, por isso, para a construir, vamos utilizar uma oval pequena e estreita. A oval da cabeça deve estar ligeiramente inclinada para a parte de trás da tela.
Mais uma vez, a forma oval da cabeça deve sobrepor-se ligeiramente ao círculo do tórax.
Passo 4: Adicionar a probóscide da abelha
As abelhas são os polinizadores mais importantes do nosso ecossistema, e fazem-no escovando o pólen enquanto sugam o néctar das flores. Para sugar este néctar doce, as abelhas usam a sua probóscide pontiaguda, que é o que vamos desenhar nesta etapa.
Utilizando uma forma em "V" ligeiramente curvada, prenda a boca ao desenho da abelha na parte inferior da forma oval da cabeça.
Etapa 5: Traçar o contorno das antenas da abelha
Para continuarmos a concentrar-nos na construção, vamos passar a definir a forma básica das antenas da abelha. Utilizando duas linhas dobradas simples, prenda as antenas no lado esquerdo da cabeça da abelha, mesmo abaixo da metade do caminho.
Para captar uma perspectiva realista, a antena superior deve começar dentro da forma oval da cabeça e deve ser significativamente mais comprida do que a outra. A antena inferior pode estender-se quase directamente para baixo a partir do lado da forma oval da cabeça e deve ser muito mais curta.
Passo 6: Desenhar as asas da sua abelha
Para as asas da sua abelha, vai utilizar duas formas ovais longas. Comece com a asa superior, que é significativamente mais estreita do que a outra e deve começar e terminar no ponto superior do círculo do tórax. Para a segunda asa, pode utilizar uma forma oval maior e ligeiramente mais grossa que começa dentro do círculo do tórax.
O posicionamento e o tamanho destas duas asas são essenciais para captar uma perspectiva realista no seu desenho fácil de abelha.
Etapa 7: Colocar as bases das pernas dianteiras
As abelhas, tal como a maioria dos insectos, têm pernas segmentadas, tal como os seus corpos segmentados. Comece por desenhar a perna da frente que está mais próxima de nós através da nossa perspectiva. Comece por desenhar uma forma de salsicha que se estende para baixo a partir do círculo do tórax, logo atrás da intersecção da cabeça e do tórax. Na parte inferior desta salsicha, desenhe outra salsicha ligeiramente mais em forma de "S" que se curva para a frente na parte inferior.
A segunda perna da frente está quase toda escondida atrás da cabeça, por isso só vamos desenhar o segmento inferior mais curvo que sai da forma oval da cabeça logo abaixo da boca.
Etapa 8: Construção das pernas intermédias
As abelhas, tal como outros insectos, têm seis patas, duas à frente, duas a meio e duas atrás. É agora altura de construir as patas do meio que se estendem a partir do círculo do tórax. Comece com a pata do meio que está mais próxima da frente do corpo e que se estende a partir do centro da linha inferior do círculo do tórax. Esta pata é a que está mais longe da nossa vista, por isso será como a segunda pata da frenteque desenhámos no último passo.
Para a maior das duas pernas do meio, pode utilizar o mesmo padrão que para a perna grande da frente, mas esta perna deve ser ligeiramente inclinada para a parte de trás da tela.
Etapa 9: Contornar as pernas traseiras
O conjunto de pernas de trás é o maior e começa no interior do abdómen. Sobreponha o abdómen de trás desenhando ambas as pernas num ângulo unido na base. A perna de trás deve ser muito maior do que todas as outras pernas que desenhou até agora e deve terminar com uma curva pontiaguda.
No final desta etapa, o seu desenho deve ser parecido com o nosso exemplo abaixo.
Passo 10: Desenhar o olho da sua abelha
As abelhas têm olhos muito grandes, apenas um pouco mais pequenos do que a forma oval da cabeça. Dentro da forma oval da cabeça, desenhe uma forma oval ligeiramente mais pequena e um pouco mais vertical do que a cabeça.
Veja também: Como desenhar uma cabra - Aprender os prós e contras do desenho de uma cabra connoscoEtapa 11: Delinear a bola de pólen
Para tornar o nosso desenho de abelha o mais realista possível, vamos desenhar uma bola de pólen. O pólen acumula-se normalmente na grande perna traseira, por isso, sobre a maior parte desta perna, desenhe uma forma oval angular.
Etapa 12: Desenhar o contorno final do seu esboço de abelha
Agora que temos a nossa abelha construída, podemos utilizar estas linhas para criar o contorno final do nosso desenho de abelha fácil. Na maior parte das vezes, pode seguir as linhas de construção muito de perto. Comece com as antenas, utilizando as linhas de construção como linha intermédia. Pode então esboçar a cabeça da abelha, tornando-a um pouco mais pontiaguda em direcção à boca. Quando se trata de esboçar a parte superior e posterior daNa cabeça, utilize pinceladas curtas e emplumadas para criar a impressão de pêlo, uma vez que as abelhas têm um aspecto felpudo.
Pode continuar a delinear o resto do corpo da abelha utilizando estas mesmas linhas de pêlo curtas. Pode também criar algumas divisões no tórax e no abdómen com esta textura felpuda.
Utilize linhas suaves para desenhar a forma das asas, e pode delinear o abdómen com uma linha suave, fazendo uma ligeira ponta na parte inferior. As pernas também devem ser delineadas com linhas suaves, e não tem de desenhar a linha de segmentação, mas lembre-se de tornar as linhas mais estreitas nestas articulações para manter os segmentos.
Depois de concluir este passo, está pronto para apagar quaisquer linhas de construção ainda visíveis.
Etapa 13: Criar textura e detalhes do pêlo
No nosso último passo antes de adicionar cor, vamos adicionar texturas de pêlo e outros detalhes ao nosso esboço de abelha. Comece por utilizar linhas curtas para criar uma textura segmentada nas asas. Estes padrões de linhas à mão livre devem seguir a direcção e o ângulo da asa. Enquanto trabalha na asa, pode adicionar alguns pequenos pontos e manchas de textura à base da asa para lhe dar mais profundidade.
Em seguida, passe para o tórax da sua abelha, utilizando traços de pêlo para criar textura. Estas linhas de pêlo devem estender-se na direcção exterior a partir da base da asa maior. Continue a preencher o resto do corpo da abelha com estas linhas de pêlo, seguindo cuidadosamente a forma de cada segmento.
Quando chegar ao abdómen, pode começar a utilizar estas linhas curtas para criar os padrões de riscas característicos. Para a cabeça, as linhas de pêlo devem estender-se num par de anéis à volta do olho. Também pode adicionar um sombreado mais escuro às antenas e fazer o mesmo para as pernas. Estas áreas nas pernas serão pintadas de preto nas nossas etapas de coloração. Para terminar a etapa de pormenorização, adicione algumas linhas onduladas ao saco polínico, criando uma textura irregular.
Passo 14: Aplicar a primeira camada de cor
Para a camada de cor de base, vai usar uma única camada de amarelo para preencher todo o corpo da sua abelha, excepto as asas.
Seja qual for o meio que esteja a utilizar, certifique-se de que esta camada de base é suave e consistente.
Etapa 15: Colorir as asas da abelha
Para as asas, vamos utilizar um material muito leve cor bege Utilize um pincel fino para criar uma camada suave e consistente de cor, lembrando-se de não a tornar demasiado escura.
Etapa 16: Pintar pormenores a preto
A segunda coloração proeminente nas abelhas é o preto. Nesta etapa, pegue num tom de preto e num pincel fino e pinte as partes da abelha que são mais pretas.
Adicione este tom preto às antenas, olhos e pernas.
Passo 17: Adicionar dimensão com sombras e realces
Pode ver imediatamente que há uma diferença significativa entre o passo anterior e este passo, mas não se deixe abater. Esta diferença deve-se ao sombreamento que acrescenta dimensão e cria a perspectiva correcta. Comece por usar um toque de tinta branca e um pincel macio para iluminar a área do pescoço que separa a cabeça e o tórax da abelha. Pode fazer o mesmo na separação entre ostórax e abdómen.
Enquanto estiver a usar tinta branca, adicione um destaque suavemente misturado à parte superior do olho da abelha e crie um reflexo muito leve em forma de "U" que siga a parte inferior da curva do olho.
Agora é altura de se concentrar nas sombras. Utilize um pincel pequeno mas macio para adicionar sombreado preto ao pêlo à volta da cabeça da abelha. Concentre o preto particularmente nas partes da cabeça e do corpo que estarão naturalmente escondidas da luz, incluindo a parte inferior do pescoço e logo após o destaque de separação entre a cabeça e o tórax. Ao passar para o abdómen do desenho da abelha, utilize pretosombreamento para criar linhas alternadas de preto e amarelo.
Para obter uma mistura o mais suave possível, passe ligeiramente o pincel na tela e espalhe-o suavemente no local.
Passo 18: Adicionar realces amarelos
Neste passo, vamos utilizar o amarelo e o branco para criar alguns realces adicionais ao longo das antenas e das patas do desenho da abelha. Cabe-lhe a si decidir onde quer concentrar os realces, mas é melhor considerar onde a luz natural estaria a incidir sobre a abelha e utilizar isso para orientar as suas escolhas de realce.Esta colocação de realce irá enfatizar a segmentação das pernas da abelha.
Se precisar de alguma orientação sobre onde colocar os seus destaques, veja o nosso exemplo abaixo para se inspirar.
Passo 19: Esbater a cor nas asas
Para esbater a cor das asas e torná-las mais opacas, vai utilizar um tom de castanho escuro Comece por focar um tom claro de castanho-escuro ao longo do osso da asa que está ligado ao corpo principal da abelha. Em seguida, pode continuar a misturar suavemente este tom nas asas, focando a maior parte da sombra ao longo da borda inferior da asa maior e assegurando-se de que fica mais clara à medida que sobe na asa.
Para a asa mais pequena, misture a tonalidade mais escura ao longo do segmento superior, como no nosso exemplo abaixo, mais uma vez certificando-se de que a cor se mistura com a tonalidade mais clara à medida que sobe pela asa.
Passo 20: Acrescentar os retoques finais
O último passo deste tutorial é opcional, mas é uma óptima maneira de criar um desenho de abelha suave e sem costuras. Basta apagar todos os contornos do seu desenho de abelha, pintando sobre eles com a cor correspondente da área.
Esperamos que tenha aprendido muito com o nosso guia e que agora se sinta mais confiante a desenhar insectos, a usar linhas de construção e a construir camadas de cor realistas.
Perguntas mais frequentes
Quais são as melhores dicas para facilitar o desenho de abelhas?
Se quiser saber como criar um desenho de abelha fácil, há algumas coisas que deve considerar. A primeira é passar algum tempo a definir a forma do seu esboço de abelha com linhas e formas de construção. A utilização de linhas de construção facilitará o desenho da abelha porque terá a forma básica antes de precisar de começar a adicionar detalhes. A segunda é construir a cor em camadas, o queajudam-no a tornar o seu desenho de abelha realista.
É necessário algum material especial para fazer um desenho de abelha?
Não é necessário nenhum equipamento especial ou outro material de desenho para seguir o nosso tutorial de desenho fácil de abelhas. Pode utilizar qualquer meio de desenho que desejar para criar um esboço de abelha bonito e realista.