Índice
B eautiful and, let us face it, slightly scary, roos are the top dog in the farmyard birdhouse. Conhecidos pela sua plumagem de cores vibrantes e bicos afiados, os galos são temas maravilhosos para desenhos de quinta. No nosso último tutorial de desenho, levamo-lo através de um processo de desenho fácil de seguir para o ajudar a criar o seu próprio desenho único e realista de um galo. Os nossos tutoriais são concebidospor isso, se está ansioso por começar a aprender a desenhar um galo, junte os seus materiais criativos e vamos lá!
O melhor tutorial de desenho de galo passo a passo
Quer esteja familiarizado com galos ou não, eles são fantásticos para desenhar. Neste tutorial, vamos concentrar-nos em ajudá-lo a obter grandes proporções e dimensões no seu desenho de galo, bem como guiá-lo através do processo de adicionar textura e coloração realistas. No final deste tutorial, deverá ter um belo desenho de um galo. Na imagem abaixo, pode ver uma visão geraldos 17 passos simples que vamos seguir para criar este desenho de galo.
Começamos com passos de construção em que estabelecemos as formas e linhas fundamentais para nos ajudar a criar o desenho de um galo com as proporções mais realistas possíveis. Pode seguir este tutorial com o seu meio de desenho preferido, quer seja lápis de cor, tinta acrílica ou meios digitais. Lembre-se apenas de que, nos primeiros oito passos, deve utilizar um lápis leve que possafacilmente apagados.
Dito isto, vamos mergulhar neste divertido e realista tutorial de desenho de galo.
Etapa 1: Desenhar o peito do galo
Se seguiu o nosso tutorial de desenho de galinhas No entanto, existe uma grande diferença entre a estatura das galinhas e a dos galos. Os galos tendem a ser muito mais altos e mais erectos do que as galinhas, e vamos começar a reflectir esta diferença neste primeiro passo.
Antes de passar a caneta para o papel, certifique-se de que desenha esta primeira linha de construção bem no centro da sua tela. É também importante certificar-se de que há bastante espaço em todos os lados desta primeira forma de construção para todos os outros elementos do corpo do galo.
Para o peito do desenho do galo, deve ser criada uma grande forma oval vertical, que deve ser bastante longa e estreita, como um ovo alongado.
Etapa 2: Construção do corpo principal
Agora que já construímos a zona do peito e do pescoço do galo, é altura de nos concentrarmos na forma do corpo principal. O corpo principal do galo inclina-se ligeiramente para baixo em direcção ao canto inferior esquerdo da tela.
Para criar este efeito, desenhe uma forma oval ligeiramente mais gorda que se sobrepõe à metade inferior da forma oval do peito e desce em direcção ao canto esquerdo da tela.
Passo 3: Criar a forma da cauda
Os galos são conhecidos pela plumagem grande e extravagante da sua cauda e, neste terceiro passo, vamos utilizar outra forma oval grande para nos ajudar a planear a cauda. A forma oval da cauda deve ser mais ou menos igual à forma oval do corpo principal. A forma de construção da cauda deve começar no lado inferior da forma oval do corpo principal e deve ser ligeiramente inclinada para cima.
No final desta etapa, o desenho do galo deve ser parecido com o exemplo abaixo.
Passo 4: Esboçar a cabeça do galo
Até agora, todas as formas de construção que utilizámos foram formas ovais grandes. Agora é altura de dar uma volta diferente e utilizar um pequeno círculo para representar as bases da cabeça do galo. A cabeça deve ficar ligeiramente à frente do ponto superior da forma oval do peito e um pouco acima dela também.
Dica: Mantém alguma distância entre a cabeça e o peito, uma vez que em breve adicionaremos o Wattle por baixo da cabeça.
Etapa 5: Pentear o galo
Este apêndice vermelho vivo e carnudo é característico dos galos e, quanto maior for, mais forte e imponente é o galo. Começando no topo do círculo da cabeça, desenhe à mão livre o pente do galo, criando depressões e picos curvos.
Pode juntar a outra extremidade do pente à parte da frente da cara do galo, onde imagina que está o topo do bico.
Etapa 6: Desenhar a acácia
Nesta etapa, vamos fazer duas coisas muito rapidamente. A primeira coisa a fazer é desenhar o bico do galo, começando na linha da frente da crista e, depois de chegar a um ponto agudo, curvando-se para trás e para baixo para se juntar à barbela. A barbela do galo consiste em duas formas ligeiramente ovais penduradas por baixo do círculo da cabeça.
O mais próximo da nossa perspectiva deve começar por baixo do círculo da cabeça e juntar-se ao bico. O outro acácia pode ser representado por metade de uma oval que se estende a partir deste primeiro acácia.
Passo 7: Criar a forma da parte superior das coxas
O passo 7 é muito rápido e fácil. Neste passo, vai utilizar uma curva à mão livre para criar a forma da parte superior das pernas e da área das coxas. Esta área é onde as pernas vão começar a tornar-se visíveis por baixo das penas.
Comece no ponto inferior da forma oval do corpo principal e desenhe uma linha que se curva à volta e para baixo, depois desce ainda mais e, finalmente, estende-se para cima para se encontrar novamente com a forma oval do corpo principal.
Etapa 8: Colocar as bases para as pernas e os pés
Nos nossos últimos passos de construção, vamos utilizar algumas linhas simples para criar a forma de base das pernas e dos pés do galo. Começando na parte inferior da última forma que desenhou, desenhe uma linha recta que desce e depois se curva para a esquerda da tela em forma de "L". Repita este passo para desenhar a segunda perna e, em seguida, desenhe três linhas adicionais no pé que está mais próximo de nós. A primeiraA linha adicional deve estar na base do "L", e as outras duas devem estar na parte de trás das pernas, sendo a mais alta muito curta.
Para a segunda etapa, pode acrescentar apenas esta pequena linha superior.
Passo 9: Desenhar o contorno final do desenho do galo
Quando decidiu que queria criar um desenho de um galo, provavelmente não imaginou todas as etapas de construção que acabámos de passar. No entanto, agora que temos estas formas de construção, verá como é fácil criar o contorno final, perfeitamente proporcionado, para o seu desenho de galo.
Utilizando todas as linhas de construção, vai dar forma ao contorno final do desenho do seu galo. Comece pela cabeça, contornando a cabeça e o barbilhão, levando o barbilhão ligeiramente para cima da cabeça e acrescentando uma linha de separação no bico. Também pode acrescentar um olho à cabeça, feito de círculos concêntricos. Atrás do pente, acrescente alguns pormenores de penas alinhadas.
Continue a delinear o resto do corpo do galo, seguindo de perto as formas de construção, mas assegurando-se de que inclui algumas variações para criar uma forma suave e natural.
Em alguns locais do corpo, incluindo a parte de trás do pescoço, a parte superior do peito e a parte superior da cauda, pode utilizar pinceladas curtas para dar ao contorno uma impressão de penas. Na área da cauda, crie um fluxo de penas de diferentes tamanhos e formas à volta da parte inferior da forma de construção. Algumas destas penas podem ser pontiagudas ou lisas e devem sobrepor-se umas às outrasligeiramente.
Quando chegar às pernas e aos pés, utilize as linhas de construção como ponto central e contorne-os de ambos os lados. Acrescente detalhes de unhas pontiagudas na ponta de cada dedo do pé e, para o toque final, pode acrescentar uma curva no interior do corpo principal para representar a asa do galo.
Veja também: Como desenhar um gorila - Um desenho simples de um gorila!Quando estiver satisfeito com o contorno final, pode apagar quaisquer linhas de construção visíveis restantes.
Veja também: Como desenhar um microscópio - Tutorial de desenho de um microscópio realistaPasso 10: Adicionar detalhes e textura de penas
Quando olha pela primeira vez para o exemplo abaixo, pode ficar impressionado com a quantidade repentina de detalhes, mas prometemos que este passo é mais simples do que parece. Comece pela cabeça do seu galo e utilize pequenos pontos e linhas para adicionar textura à crista e ao barbilhão. Em seguida, seguindo a curva do corpo do galo, continue por toda a cabeça e pela parte inferior da cabeça utilizando pequenas linhas para criar a impressão dedetalhes da pena.
À medida que avança para o corpo principal, estas linhas devem tornar-se cada vez mais longas. Desenhe estas linhas uma de cada vez e certifique-se de que não se sobrepõem para obter um aspecto de penas mais realista.
Quando chegar à linha da asa no corpo principal, pode começar a utilizar as linhas curtas para criar formas de penas maiores e continuar a adicionar detalhes de linhas às penas grandes da cauda. Desenhe uma linha central através de cada uma destas penas grandes e, em seguida, adicione pequenos traços de cada lado. Para terminar este passo, pinte o centro do olho de preto e utilize pequenos círculos incompletos e rabiscos para adicionar textura aoas pernas e os pés do galo.
Passo 11: Colorir a camada de base
O nosso desenho de um galo inclui uma gama de cores diferentes em diferentes partes do corpo. A melhor maneira de construir cada uma destas cores e mantê-las vibrantes e realistas é construir a cor gradualmente. A primeira cor que vamos utilizar é um castanho ocre claro. Utilizando esta cor, pode preencher a cabeça, o pescoço e a parte superior do corpo do galo.
Não te esqueças de deixar em branco a cara, o peito, a asa, a parte inferior e a cauda do galo, pois vão ser de cores diferentes.
Etapa 12: Pintar o tronco e a acácia
Para este passo, utilize um pincel pequeno e um tom de tinta rosa claro ou rubi para colorir a crista, o barbilhão e a cara do seu desenho de galo. Em passos posteriores, vamos acrescentar realces e sombras a esta área do seu desenho de um galo.
Etapa 13: Adicionar a segunda camada de cor
Embora o nome deste passo indique que estamos a adicionar apenas mais uma cor, na verdade estamos a utilizar três cores diferentes para finalizar os tons de base para todo o corpo do desenho do galo. Comece por utilizar um azul-marinho tom azul para colorir todas as restantes partes em branco da zona do peito do galo. Em seguida, para as penas da cauda, encontre um tom verde-azul escuro para as colorir uniformemente.
Por fim, pode utilizar um tom claro de rosa ou bege para colorir as pernas e os pés do seu desenho de galo.
Passo 14: Utilizar realces e sombras para adicionar profundidade
Nesta etapa, vamos utilizar sombras e realces para dar uma sensação de profundidade e textura realistas a algumas partes do nosso desenho de galo. Comece por utilizar um pincel macio e um toque de tinta branca para criar pequenas manchas de realce na barbela, na crista e na cara do seu galo, concentrando a tinta branca nas áreas que naturalmente captam a luz.
Em seguida, ainda com o seu tom de branco, adicione alguns destaques à parte superior do sombreado azul-marinho na área das asas e do peito, e juntamente com as penas separadas da cauda. Concentre um pouco de tinta branca nas costas do galo, no ponto em que o corpo e a cauda se encontram. Também pode adicionar um toque de destaque à parte da frente dos pés e das pernas do galo.
Para as sombras, utilize uma pequena quantidade de tinta preta para adicionar algum sombreado à volta da base do peito, das pernas e da cauda do galo. Na cauda, tente focar as sombras pretas nas penas que estariam naturalmente escondidas por outras, para criar uma aparência mais tridimensional.
Passo 15: Adicionar os realces e as sombras finais
Nesta etapa, vamos dar os retoques finais na coloração do seu desenho de um galo. Comece por usar branco para colorir a mancha logo abaixo da cabeça do galo. Em seguida, use um toque de tinta preta para adicionar sombras em torno das bordas superior e inferior da cabeça do galo.
Utilize esta tinta preta ou castanha mais escura para criar sombras na parte amarela do corpo do galo, concentrando a maior parte da sombra na parte inferior do dorso e na forma das asas.
Etapa 16: Tornar o desenho do galo perfeito
Se estiver satisfeito com o seu desenho de galo, este passo é completamente opcional. Neste passo, vamos apagar os contornos e as linhas de textura do seu desenho de galo para criar um aspecto mais realista e sem costuras. A melhor maneira de o fazer é usar o correspondente em cada ponto dos contornos e das marcas de textura para pintar por cima deles. Para os detalhes de textura das penas no corpo do galo,utilizar um pincel afiado e uma tinta mais escura castanho pintura.
Se chegou a este tutorial com a intenção de saber como desenhar um galo, agora tem todos os conhecimentos e competências necessários para continuar a criar muitos desenhos de galo únicos e bonitos.
Perguntas frequentes
É difícil criar um desenho de um galo?
Com o nosso tutorial de desenho de galo fácil de seguir, levamo-lo passo a passo através do processo, tornando-o divertido e muito fácil de criar um desenho bonito e realista de um galo. Utilizando passos de construção e diferentes camadas de cor, é muito simples aprender a desenhar um galo.
Aprender a desenhar um galo é diferente de desenhar uma galinha?
Como ambas são a mesma ave, há uma grande sobreposição entre o processo de desenho de uma galinha e de um galo. Para o nosso desenho de um galo, criamos a distinção pela cauda grande e pelas cores brilhantes das penas.