Como desenhar um furão - Um tutorial divertido e fácil para desenhar um furão

John Williams 17-05-2023
John Williams

Alguma vez quis saber como desenhar um furão? Não são os animais de estimação mais comuns em todo o mundo, mas a popularidade destes bichinhos fofos está a crescer. Com os seus olhos brilhantes e bicudos, pêlo macio e inteligência, os furões não só são interessantes para interagir com eles, como também são óptimos para desenhar. Com os seus corpos compridos e orelhas grandes, o desenho de furões oferece grandes lições de proporcionalidadeNeste tutorial fácil de seguir, apresentamos-lhe todos os passos fundamentais para criar um desenho de furão bonito e realista.

Como desenhar um furão passo a passo

Os furões são um membro da família das doninhas e, como tal, partilham um antepassado comum com texugos, lontras, sabres e arminhos. A semelhança familiar pode ser vista nos corpos compridos e na coloração escura e irregular de muitas destas criaturas. Há cerca de 2500 anos, os humanos começaram a domesticar os furões, tirando partido da sua rapidez e leveza naturais para os utilizar na caça ao coelho. Desenho de furãoNeste tutorial, vamos guiá-lo através do processo de utilização de linhas de construção para aperfeiçoar a perspectiva e a proporção do seu furão.

Para este tutorial, pode utilizar qualquer meio de colorir à sua escolha. Quer prefira trabalhar numa mesa digitalizadora, quer goste de tinta de aguarela Se não tiver a certeza de que o seu material está a ser utilizado, pode adaptar rápida e facilmente as instruções ao seu meio preferido.

Etapa 1: Construção do corpo principal

Se tiver concluído qualquer um dos nossos outros tutoriais de desenho de animais Estas linhas ajudam-nos a estruturar todo o desenho e a certificarmo-nos de que temos as proporções correctas antes de começarmos a acrescentar os pormenores mais demorados. Para este desenho do furão, vai começar o processo de construção utilizando uma forma oval bastante longa para representar a parte principal do animal.corpo do furão.

A nossa melhor dica para este primeiro passo é garantir que a forma oval está mesmo no centro da tela e que há bastante espaço em todos os lados. Irá adicionar o pescoço e a cabeça, as pernas e a cauda nos passos seguintes.

Etapa 2: Construir a cabeça do seu desenho de furão

A próxima parte maior do corpo do furão é a cabeça. Pode ver no desenho final no início deste tutorial que os furões têm cabeças muito redondas. Como tal, vamos usar um círculo ligeiramente achatado para representar a cabeça neste desenho de furão. Pode desenhar este círculo da cabeça mesmo à direita da oval do corpo principal que desenhou no passo anterior.

Nesta etapa, deve certificar-se de que o círculo da cabeça fica ligeiramente mais alto do que a forma oval do corpo principal, de modo a obter as proporções correctas.

Etapa 3: Construir o focinho do seu furão Desenho

Se olhar para a cabeça de um furão de lado, verá que tem um focinho ligeiramente saliente. Devido à posição deste desenho de furão, estamos a desenhar o rosto do furão de frente, pelo que temos de ter esta perspectiva em conta quando desenhamos o nariz e a boca. Para captar esta saliência, vamos utilizar uma forma oval mais pequena para representar o nariz e a boca.

O ideal é que a maior parte desta oval mais pequena do chanfro se sobreponha à oval da cabeça. A oval do chanfro também deve estar ligeiramente à direita da linha central da oval da cabeça, como se pode ver no exemplo abaixo.

Etapa 4: Construir as orelhas do desenho do seu furão

Esta quarta etapa é fácil e agradável, mas é preciso ter em conta a perspectiva na construção das orelhas do seu furão. Para representar cada orelha, pode utilizar duas formas ligeiramente ovais.

Para a orelha da esquerda, desenhe a forma oval que se sobrepõe significativamente à oval da cabeça. Esta primeira oval da orelha deve sobrepor-se à cabeça directamente entre o ponto superior e o ponto lateral esquerdo. A oval da orelha direita deve ser mais pequena do que a da esquerda e ligeiramente mais inclinada. Também deve estar ligeiramente mais abaixo do lado direito da oval da cabeça.

Veja também: Roy Lichtenstein - Pioneiro do movimento Pop Art

A razão para esta diferença de tamanho é, mais uma vez, a perspectiva a partir da qual estamos a desenhar o furão. A cabeça do furão não está totalmente virada para nós, mas está ligeiramente inclinada para o canto direito da tela. Como resultado, a orelha direita está ligeiramente mais afastada de nós e, portanto, parece mais pequena.

Etapa 5: Construir a cauda do seu desenho de furão

Os furões têm uma cauda bastante grossa e espessa, pelo que podemos utilizar uma longa curva em forma de "U" para a construir. Esta linha de construção da cauda deve ser fixada na parte de trás do corpo do furão, na parte inferior da parte de trás da forma oval do corpo principal.

Etapa 6: Construir o pescoço do desenho do seu furão

Este é outro passo simples, no qual vai utilizar duas linhas curvas para unir o corpo principal à forma de construção da cabeça. Pode começar a linha superior do pescoço logo acima do ponto central da oval do corpo principal e uni-la directamente ao ponto central no lado da oval da cabeça. Esta linha superior vai ser muito curta. Para a linha inferior, comece logo à direita da parte inferior daDepois, pode curvar esta linha até encontrar o círculo do chanfro, mesmo à direita do ponto inferior.

O pescoço deve ser bastante largo, uma vez que inclui também os ombros e o peito do furão.

Etapa 7: Construir os pés para o desenho do seu furão

Nesta perspectiva, só há três patas visíveis: duas patas à frente e a única pata traseira mais próxima de nós. Comecemos por construir a pata traseira. Comece a linha no ponto mais recuado da oval do corpo principal e leve-a directamente para baixo até ficar mesmo abaixo do nível da parte inferior da cauda. Pode depois levar a linha para a frente e ligeiramente para baixo, antes de duplicar bruscamentePor fim, termine este pé de trás levando a linha para a frente e curvando-a para cima até encontrar a parte inferior da forma oval do corpo principal mesmo antes do decote.

Os dois pés da frente são mais simples de desenhar. Basta começar no decote inferior e desenhar duas formas pontiagudas. O pé superior deve ser ligeiramente mais pequeno e ficar ligeiramente escondido atrás do inferior.

Etapa 8: Esboçar a forma final do desenho do seu furão

Neste passo, vai usar todas as linhas de construção que desenhou até agora para criar o contorno final do desenho do furão. Embora estejamos a criar o contorno, não deve usar uma única linha suave. Em vez disso, use traços muito pequenos para dar a impressão de pêlo para um desenho mais realista do furão. Pode, no entanto, usar linhas suaves para adicionar pequenas curvas às patas eorelhas.

Podes seguir as linhas de construção muito de perto, mas podes tornar o teu desenho mais realista adicionando alguns ressaltos e protuberâncias.

Etapa 9: Criar as características faciais do seu desenho de furão

Lembre-se de que a paciência é fundamental e, mesmo que tenha de apagar o seu trabalho e começar de novo, será uma boa prática.

Comece por desenhar dois olhos circulares e colorindo-os de preto Para um maior realismo, deixe uma pequena mancha preta para representar o reflexo na íris. Para terminar os olhos, adicione uma única linha fina à volta de cada olho para obter mais profundidade.

No círculo do focinho, desenhe as duas narinas e uma linha curva abaixo para criar a boca. Pode acrescentar uma linha ligeira de traços de pêlo acima do nariz e terminar esta parte do desenho acrescentando alguns bigodes compridos à volta do nariz.

Quando estiver satisfeito com os detalhes do rosto do seu furão, pode apagar todas as linhas de construção restantes.

Etapa 10: Criar os pormenores do pêlo

Nesta etapa do tutorial de desenho, vai utilizar traços de pêlo longos e curvos para adicionar detalhes de pêlo a todo o corpo do desenho do furão.

A nossa melhor dica para esta etapa do tutorial é utilizar a forma do corpo do furão para orientar a direcção das pinceladas de pêlo. Para obter detalhes de pêlo mais realistas, também pode variar o comprimento das pinceladas de pêlo, com pinceladas mais curtas no rosto e mais longas na cauda.

Pode deixar as pontas das patas e as orelhas sem pêlo, uma vez que os furões não têm tendência a ter pêlo no interior das orelhas ou nos dedos dos pés.

Passo 11: Adicionar a primeira camada de cor

Para criar uma coloração natural, vamos utilizar várias etapas de coloração diferentes. Para esta primeira etapa de coloração, é necessário escolher uma cor bastante escura cor castanha Pode utilizar este tom para preencher todo o corpo do desenho do furão.

Se estiver a utilizar tinta para aguarela, deve tentar aplicar a tinta o mais rapidamente possível para não ficar com uma camada manchada.

Passo 12: Adicionar a segunda camada de cor

A segunda cor que vai utilizar para colorir o desenho do furão é o branco. Utilize um pincel pequeno e macio para aplicar uma leve camada de tinta branca no centro do corpo principal do furão. Também pode adicionar um toque de branco no peito do furão e no pescoço, abaixo da linha da cabeça.

Por fim, use a cor branca para colorir as orelhas e criar um padrão no rosto. O nariz e os olhos do furão devem permanecer castanhos e devem ser circundados por uma faixa branca.

Etapa 13: Adicionar sombreado ao desenho do furão

A terceira camada de cor que vamos usar para criar a pelagem realista do furão é um tom preto. Nesta etapa, você vai usar a tinta preta muito levemente para adicionar sombreamento em torno das bordas das áreas marrons na pelagem do furão. Concentre seu sombreamento em torno das áreas marrons no rosto, em torno da parte externa do corpo do furão e na metade inferior do corpo do furão.

Tente usar pinceladas que sigam as texturas da linha do pêlo do furão. Este método fará com que a coloração pareça mais natural e texturizada.

Etapa 14: Pintar os pormenores faciais

Use um pincel pequeno para pintar a parte interna da orelha de rosa e, em seguida, use o mesmo tom para colorir o nariz do furão. Por fim, você pode pintar um círculo rosa ao redor dos olhos e, em seguida, usar um toque de tinta branca para iluminar os pontos reflexivos na íris.

Etapa 15: Finalizar o desenho do furão

Pode deixar o seu desenho no final do último passo se estiver satisfeito com ele, mas este passo final pode ajudar a elevar o realismo do seu desenho de furão. Neste passo, vai apagar o contorno e os pêlos finos do corpo do seu furão. Se estiver a usar uma mesa digitalizadora, isto é muito simples. Se estiver a usar tinta, pode usar a cor apropriada para cada parte doo corpo do furão para traçar as linhas e o contorno do pêlo.

Chegou ao fim deste tutorial passo-a-passo sobre como desenhar um furão! Esperamos que esteja satisfeito com o seu desenho final e que se sinta mais confortável para prosseguir com outros projectos de desenho de animais no futuro. Quanto mais praticar a utilização de linhas de construção para mapear as suas proporções, mais fácil se tornará desenhar a olho nu.

Veja também: Pintores e quadros holandeses famosos - Arte do Século de Ouro Holandês

Perguntas mais frequentes

Consegue seguir este tutorial de desenho de furão com tinta para aguarela?

Se for usar tinta aquarela para completar este tutorial de como desenhar um furão, precisará trabalhar um pouco mais rápido quando se trata de aplicar a cor, pois a aquarela tende a secar um pouco mais rápido do que outros meios, como a tinta acrílica.

Qual é a parte mais difícil de desenhar um furão?

Felizmente, temos um método de construção testado e comprovado que pode utilizar facilmente para aperfeiçoar as suas proporções antes de começar a adicionar quaisquer detalhes. Desta forma, não terá de apagar uma cabeça com detalhes bonitos porque descobriu que temnão há espaço para o corpo!

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.