Como desenhar um escorpião - Passos para criar um esboço divertido de um escorpião

John Williams 27-07-2023
John Williams

Aprender a desenhar um escorpião é uma tarefa divertida porque constitui um desafio único devido à estranha composição de um escorpião. Os escorpiões são criaturas magníficas e podem ser utilizados em vários géneros de arte, o que os torna versáteis. Aprender a desenhar um escorpião também melhora as suas capacidades de desenho, ensinando-lhe as composições de cores e como criar diferentes valores tonais no desenho.Aprender a utilizar técnicas de cor e sombreado para transformar um simples esboço de escorpião num desenho de escorpião mais realista é uma óptima forma de melhorar as suas capacidades de desenho e de adquirir conhecimentos sobre a forma única do escorpião.

Um guia fácil para desenhar um escorpião

Neste tutorial, vamos criar um interessante desenho realista de um escorpião. Vamos trabalhar como dividir o escorpião em algumas formas simples, usando algumas linhas básicas. Existem muitas espécies diferentes de escorpiões para desenhar, neste tutorial vamos desenhar um escorpião básico do deserto que tem um valor tonal castanho e amarelo.

Os escorpiões são animais fascinantes com um aspecto estranho e ameaçador.

Este é um óptimo exercício de desenho, uma vez que desenhar um escorpião é uma estrutura estranha e difícil de desenhar. Vamos criar um desenho de escorpião único utilizando um conjunto básico de materiais, o que resultará num desenho de escorpião realista.

Materiais necessários

Aprender a desenhar um escorpião pode ser feito de várias maneiras. Neste tutorial, vamos criar um desenho realista de um escorpião usando um conjunto de lápis de cor e uma caneta. Vamos aprender a usar lápis de cor para estabelecer a tonalidade e a variação de cores.

Em seguida, desenhamos sobre as nossas linhas a lápis com uma caneta para criar características distintas no desenho do escorpião.

É necessário ter pelo menos três lápis castanhos, entre claros e escuros, e um lápis HB normal, bem como uma caneta, uma borracha e um afia. Todos os materiais podem ser encontrados nas ligações abaixo:

  • Lápis HB
  • Lápis Derwent castanhos
  • Esferográfica
  • Borracha
  • Afiador
  • Bom papel (recomenda-se 200 g/m - 250 g/m)

Instruções passo a passo sobre como desenhar um escorpião

Neste tutorial, vamos começar por estabelecer a forma do escorpião, fazendo um esboço básico do escorpião com um lápis HB. Depois de termos captado a forma do escorpião através de um esboço básico, vamos trabalhar com lápis de cor para criar diferentes valores de cor dentro do escorpião.

Como estamos a desenhar um escorpião do deserto, vamos criar diferentes tonalidades e valores de castanho, dando ao escorpião um aspecto mais desértico.

Em seguida, vamos trabalhar com uma esferográfica para captar os pormenores mais finos, bem como para captar a estrutura exosqueletal do escorpião. Vamos dedicar algum tempo ao desenho a caneta, trabalhando toda a estrutura esquelética do escorpião até ficarmos satisfeitos. Por fim, vamos dar ao desenho do escorpião uma sombra para sugerir a sua qualidade tridimensional. Agora que sabemos o que nos espera, vamos láatravés deste tutorial sobre como desenhar um escorpião.

Etapa 1: Moldar o escorpião

Para criar um desenho realista de um escorpião, devemos começar por moldá-lo. Usando os nossos lápis HB, devemos esboçar a forma geral do escorpião com alguns traços ligeiros.

Vamos desenhar o escorpião a partir de uma vista lateral esquerda, o que significa que apenas um lado será predominantemente visível. Queremos começar a adicionar o conjunto de pernas no nosso desenho do escorpião.

Queremos fazer isto ao mesmo tempo que desenhamos o mesossoma do escorpião.

O escorpião tem oito patas, mais ou menos do mesmo tamanho, excepto as patas traseiras, que são ligeiramente maiores para dar estabilidade. Estas patas ligam-se ao mesossoma do escorpião, que tem sete segmentos, excluindo o prosoma ou a área da cabeça.

Queremos estar conscientes do ângulo do desenho do escorpião. Queremos colocar os sete segmentos do mesossoma ou dorso do escorpião numa linha que caia num plano horizontal.

Isto significa que serão como pratos vistos de um ângulo lateral, o que os torna distorcidos e ligeiramente finos.

Os pedipalpos do escorpião contornam o rosto, estendendo-se para além do prosoma do escorpião. Dedique algum tempo a fazer o esboço dos pedipalpos e da forma como são colocados em frente do prosoma do escorpião.

É necessário certificar-se de que os pedipalpos têm quatro segmentos, incluindo as pinças nas extremidades.

Passo 2: Aperfeiçoar o esboço do escorpião

Vamos continuar com os nossos lápis e borrachas, ajustando e acrescentando lentamente os detalhes do desenho que contextualizam o insecto de forma mais distinta. Queremos ter a certeza de que todas as pernas estão colocadas correctamente ao lado do mesossoma.

Também queremos ter a certeza de que cada uma das características tem o número correcto de segmentos.

Veja também: Pinturas de Grant Wood - As melhores obras de arte de Grant Wood

A cauda deve curvar-se sobre o escorpião com cinco segmentos dentro do metassoma e um telso na extremidade como sexto segmento.

Certifique-se de que dedica algum tempo ao esboço do escorpião antes de passarmos à utilização da cor.

Etapa 3: Adicionar cor ao escorpião

Uma boa sugestão seria procurar o escorpião do deserto para ter uma ideia do esquema de cores que será utilizado.

Começando pela parte da frente do escorpião, queremos dar-lhe uma coloração clara com um lápis castanho claro.

Passando por todo o escorpião, vamos dar-lhe uma cor clara em todo o corpo com o nosso lápis castanho mais claro. Queremos colorir todos os segmentos do escorpião para ver o tom do esquema de cores do escorpião.

Utilizando um lápis castanho mais escuro, mantendo um tom médio, queremos continuar a colorir o lado da área do mesossoma dos escorpiões onde as pernas se ligam.

Também queremos dar às pontas das pinças ou pedipalpos uma coloração ligeiramente mais escura.

Passo 4: Sombrear as características frontais do escorpião com caneta

Agora que estabelecemos uma paleta de cores de subtom, queremos trabalhar com as nossas canetas para adicionar mais contraste e detalhes distintos ao desenho do escorpião. Começando pela parte da frente do escorpião, queremos escurecer as bordas dos pedipalpos.

Também queremos delinear os braços e acrescentar algumas linhas ao desenho.

Continuando com as nossas canetas, vamos trabalhar a área do prosoma do escorpião, onde colorimos os olhos e sombreamos as mandíbulas do escorpião.

Não se apresse a utilizar uma caneta para sombrear e detalhar o seu desenho do escorpião. Queremos ter a certeza de que utilizamos as nossas canetas para realçar as diferentes características do escorpião, delineando, acrescentando linhas e sombreando com as nossas canetas.

Utilizando a paleta de cores como guia, queremos sombrear o escorpião em conformidade, o que significa que a paleta de cores deve indicar onde devem estar as partes mais claras e mais escuras do escorpião.

Mais uma vez, queremos utilizar a caneta como ferramenta para adicionar sombras mais escuras e linhas para criar características distintas no desenho do escorpião.

Etapa 5: Sombrear as características centrais do escorpião com caneta

Vamos agora começar a trabalhar na secção média do escorpião, que é onde o mesossoma e as pernas estão situados. Queremos criar um gradiente de sombra em cada segmento do mesossoma com as nossas canetas.

Isto significa que cada segmento do mesossoma deve ter uma secção escura que se desvanece para uma secção mais clara. Ao fazer isto em cada mesossoma, descobriremos que cria uma tridimensionalidade no exoesqueleto do escorpião.

O mesmo se aplica a cada uma das pernas do escorpião.

Cada pata do escorpião tem segmentos diferentes, que queremos realçar utilizando as nossas canetas para criar sombras e linhas distintas. À medida que percorremos as diferentes características do escorpião, queremos ter a certeza de que estamos a captar as marcas da nossa caneta.

Leve o tempo que for necessário para sombrear com uma caneta, uma boa regra geral é abordar o desenho como se fosse um lápis, o que significa que quanto mais força usar, mais escuras serão as marcas, por isso, aproxime-se com um toque ligeiro. Analise cada aspecto do desenho do escorpião com atenção aos detalhes. À medida que vai adicionando sombreado à secção média, certifique-se de que cria um gradiente em cada segmento do mesossoma.

Ao fazê-lo, definimos o exoesqueleto do escorpião de forma mais distinta, sombreando mais escuro no início de cada segmento com o mesossoma.

Deve percorrer todas as pernas, certificando-se de que está a adicionar marcas de caneta a cada uma delas. Não queremos adicionar demasiadas marcas de caneta às pernas, desta forma mantemos a cor visível. Queremos simplesmente delinear e adicionar um ligeiro sombreado às áreas sombreadas. Queremos percorrer lentamente cada secção do desenho do escorpião.

É essencial dedicar algum tempo aos segmentos do mesossoma para criar um desenho realista do escorpião.

Passo 6: Sombrear as características do dorso do escorpião com caneta

Quando chegarmos aos últimos segmentos da área do mesossoma, queremos certificar-nos de que adicionámos sombreado a cada segmento em toda a área do mesossoma, o que significa que devemos ter um pequeno gradiente dentro de cada segmento, que vai do escuro ao claro.

Também queremos ter a certeza de que as pernas foram modificadas com marcas de caneta.

Mais uma vez, não queremos saturar demasiado as pernas com marcas de caneta escuras, mas simplesmente complementá-las. Isto significa que queremos contorná-las e adicionar algum sombreado leve e trabalho de linhas para lhes dar mais estrutura.

Ao fazer a transição para cada segmento da cauda ou metassoma, queremos certificar-nos de que adicionamos algumas linhas de caneta dentro de cada segmento. Queremos usar marcas de caneta para criar secções como uma forma hexagonal em cada segmento. Ao adicionar linhas que criam pequenas secções dentro de cada segmento do metassoma, dá à cauda mais dimensão e uma qualidade exoesquelética.

As linhas também podem ser pontilhadas, para dar um aspecto pontiagudo à cauda.

Queremos certificar-nos de que percorremos todo o metassoma, acrescentando também marcas mais escuras em cada ponto de ligação entre os diferentes segmentos da cauda. Ao acrescentar algum sombreado e linhas, dar-lhe-emos uma estrutura mais realista e distinta. Quando chegarmos ao telson, podemos continuar a sombreá-lo ligeiramente escuro, tal como fizemos para as pinças dos pedipalpos.

Veja também: Estátuas gregas femininas - Principais estátuas gregas famosas de mulheres

Estes chifres devem ser sempre ligeiramente mais escuros, para que se misturem perfeitamente com as secções mais claras do escorpião a que estão ligados.

Não te esqueças de passar em revista todo o desenho do escorpião e de acrescentar marcas de caneta para lhe dar mais pormenores. Faz uma pausa e, depois, volta a passar em revista todo o desenho, certificando-se de que não te escapou nada.

Passo 7: Adicionar uma sombra ao escorpião

Por último, queremos desenhar uma sombra por baixo do escorpião. Queremos certificar-nos de que mantemos a sombra num plano horizontal, o que significa que a sombra vai distorcer e ser mais fina do que o escorpião real.

Certifique-se de que a sombra se liga a todas as partes do escorpião que estão em contacto com o solo.

Depois de desenhar a sombra com o lápis, passe por cima da sombra com a caneta, fazendo com que a parte mais escura da sombra fique directamente por baixo do escorpião.

Como desenhar um escorpião realista em poucos passos simples.

Dicas para lembrar

  • Desenhar o esboço do escorpião. Certifica-te de que tens a forma do escorpião o mais correcta possível antes de acrescentares qualquer cor ou marcas de caneta.
  • Não tenha pressa. Trabalhe em cada passo do tutorial com atenção aos pormenores.
  • Considera como as cores estão presentes no escorpião. O escorpião do deserto tem diferentes tonalidades de cor em diferentes partes da sua estrutura, pelo que deve ter isso em conta ao adicionar cores.
  • Utilizar uma imagem de referência da Internet. Também podes utilizar alguns recursos visuais para te guiares no processo de desenho do escorpião.
  • Diverte-te com o processo! O desenho de um escorpião é estranho e é um animal divertido de desenhar, por isso, permita-se divertir-se com o processo de desenho.

Aprender a desenhar um escorpião é uma óptima maneira de aprender sobre uma criatura e a sua composição única. Os escorpiões também são considerados animais muito sinistros ou assustadores, mas à medida que se aprende sobre eles no processo de desenho, isso pode ajudar a desestigmatizar a criatura. O desenho de escorpiões é também uma óptima maneira de aprender novas competências, tais como esboçar com uma caneta e como usar a cor para amplificar diferentesSeja como for que se escolha utilizar o desenho de um escorpião, este proporciona grandes competências que podem ser acrescentadas ao repertório de desenho de um artista.

Perguntas frequentes

Como é que se desenha a história de um escorpião?

O desenho da cauda de um escorpião é dividido em segmentos. Estes segmentos têm muitas vezes o aspecto de uma bola de futebol e diferem consoante a espécie de escorpião. No entanto, todos os escorpiões têm uma estrutura de segmentos metassómicos semelhante nas suas caudas e são sempre divididos em cinco segmentos com o telso ou bolbo de veneno ligado à extremidade.A forma como os diferentes segmentos podem ser desenhados é através da adição de linhas de trabalho em cada segmento. O objectivo é adicionar linhas de trabalho esqueléticas que criem cristas ao longo de cada segmento da cauda. Ao fazer isto, criamos um efeito exoesquelético, que resultará numa cauda de escorpião mais realista.

Como se desenham as pinças de um escorpião?

As pinças dos escorpiões variam e podem ser desenhadas em todos os tipos de tamanhos e formas. O escorpião do deserto, em particular, tem pinças mais pequenas e é muitas vezes um pouco mais escuro do que os seus braços ou pedipalpos. Estas pinças, no entanto, têm geralmente uma forma oval ou semelhante a uma bola de futebol que muitas vezes diverge em duas pinças. As pinças interiores são muitas vezes mais pequenas, enquanto as pinças exteriores são maiores para defesa ePara dar às pinças um efeito realista de escorpião, é possível escurecê-las ligeiramente com sombreado castanho No entanto, as pinças na extremidade dos braços ou pedipalpos do escorpião não são maiores do que os outros segmentos dentro dos pedipalpos do escorpião. Desde que sejam ligeiramente mais escuras e tenham pequenos pêlos, devem ter uma estética precisa no seu desenho de escorpião.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.