Índice
Os cactos são plantas fantásticas em todos os aspectos. Desde a sua capacidade de reter água e sobreviver nos ambientes mais adversos do mundo, até aos seus espigões afiados que combatem os predadores, viveram e prosperaram neste planeta durante milhares de anos. No tutorial de desenho de hoje, apresentamos-lhe um tutorial de desenho de cactos passo a passo fácil. Desde os passos de construção até à coloração realista, mostramostodas as técnicas necessárias para desenhar um cacto realista em apenas 16 passos!
Tutorial de desenho de cactos fácil para todos os artistas
Este divertido e fácil tutorial de desenho de cactos é o projecto perfeito para artistas de todos os níveis de experiência. criatividade Na imagem abaixo, pode ver um esboço dos passos do tutorial. Começamos por construir a forma geral do cacto e, em seguida, começamos a adicionar cores e detalhes realistas do cacto.
Este tutorial é facilmente adaptável a todos os meios artísticos Se é um artista digital, pode facilmente adaptar os passos às suas necessidades e técnicas. O mesmo se aplica aos meios mais físicos. Se prefere trabalhar com lápis de cor, ou se é um amante do acrílico ou do tinta guache Se o seu objectivo for o de criar um ambiente de trabalho, pode adaptar as etapas de coloração às suas necessidades.
Dito isto, pegue no seu material de desenho e vamos começar o nosso desenho fácil de um cacto!
Passo 1: Desenhar o tronco principal do seu cacto
Começamos o nosso esboço de cacto desenhando o tronco central principal. Comece por encontrar o ponto central da sua tela de desenho. Desenhe um tronco principal longo e curvo com um fundo aberto. Se estiver a utilizar uma mesa digitalizadora, sugerimos que desenhe estes passos de construção numa camada separada dos passos de contorno e dos passos de coloração. Isto facilitará a remoção dos elementos necessários.
Se estiver a trabalhar com um suporte físico, é boa ideia utilizar um lápis claro que possa ser facilmente apagado em etapas posteriores.
Passo 2: Esboço do primeiro braço
No lado direito do tronco principal, podes agora desenhar um braço de cacto mais curto. Este braço deve curvar-se para fora e depois para cima, terminando logo abaixo do topo do tronco principal. Dito isto, este é o teu próprio esboço de cacto, por isso podes desenhar os braços na posição que quiseres.
Passo 3: Adicionar o segundo braço
Neste passo, vai repetir o processo do passo anterior para desenhar um segundo braço. Este braço do seu esboço de cacto pode ser significativamente mais curto. Também é uma boa ideia começar a base do braço dentro do tronco, pois isso criará um efeito mais 3D.
Etapa 4: Construção do braço final do cacto
Vamos agora desenhar o braço final do nosso cacto realista. Este braço vai ficar mais ou menos no mesmo sítio que o braço que desenhou no passo anterior. Comece a forma do braço por baixo do anterior e curve-o para fora e para cima.
A parte inferior deste braço deve ser ligeiramente obstruída pelo braço mais pequeno.
Passo 5: Desenhar a base arenosa do esboço do seu cacto
Vamos agora construir uma pequena mancha de areia por baixo do cacto para lhe dar um pouco mais de contexto e terminar a composição. À volta da base do tronco principal, desenhe uma pequena área ondulada. Não há uma forma correcta para esta mancha de areia, fica ao seu critério.
Passo 6: Desenhar a nervura realista do cacto
Neste passo, vai desenhar linhas de nervuras no tronco principal e nos braços mais pequenos. Estes padrões de nervuras devem seguir a curva dos elementos do cacto. Também deve haver um espaço entre cada linha.
Etapa 7: Detalhar os espinhos dos cactos
Para desenhar os detalhes dos espinhos no desenho do cacto, crie pequenas formas em forma de estrela ao longo de cada nervura. Estas estrelas podem ser construídas como duas formas em "X" rodadas uma sobre a outra.
Sugestão: desenhe estes contornos parcialmente visíveis à volta dos contornos para criar um efeito 3D mais realista.
Etapa 8: Aplicar a camada de cor de base no seu esboço de cacto
Para criar uma coloração realista para o nosso desenho de cacto fácil, vamos começar com uma camada de base sólida. Encontre um tom de verde claro e utilize um pincel normal para preencher todo o corpo do cacto. Certifique-se de que esta camada é uniforme e não inclui quaisquer manchas de cor mais escura.
Etapa 9: Iniciar a coloração da areia
Agora que já temos a cor de base para o desenho do cacto, é altura de aplicar uma camada de base na mancha de areia. tom bege e utilize um pincel de tamanho normal para preencher a mancha de areia com uma camada uniforme de cor.
Passo 10: Começar a contornar o seu esboço de cacto
Agora que já temos a coloração de base, é altura de adicionar alguma dimensão utilizando o contorno. Utilize um pequeno pincel macio de mistura e um toque de tinta preta. Trace ligeiramente as linhas das nervuras ao longo do desenho do seu cacto. Este passo irá adicionar uma estrutura tridimensional ao seu cacto realista.
Passo 11: Adicionar mais sombra
Ao longo das arestas contornadas, utilize um pincel macio com tinta preta para realçar o sombreado e a estrutura circundante para parecer mais realista, como se uma luz viesse de um lado para lançar uma sombra.
Etapa 12: Tempo para uma camada de cor secundária
Vamos agora continuar a aumentar o realismo do nosso desenho fácil de cacto, aplicando um tom mais claro cor secundária encontrar um casaco brilhante sombra verde e utilize um pequeno pincel de esbatimento para aplicar uma camada de cor secundária nas áreas sem qualquer sombreado.
Etapa 13: Realçar o esboço do cacto
Vamos agora realçar as áreas mais claras do cacto utilizando um pouco de tinta branca. Utilize um pincel de mistura pequeno e adicione uma camada ligeira de branco sobre a cor secundária do último passo.
Queremos que a segunda camada de cor permaneça visível, por isso certifique-se de que a camada branca é muito subtil.
Etapa 14: Contornar a mancha de areia
Vamos agora começar a dar alguma dimensão à mancha de areia por baixo do desenho realista do cacto. Utilize um pequeno pincel de mistura e um tom mais escuro de castanho, ou um castanho claro. Sombreie ligeiramente à volta das bordas da mancha de areia.
Também pode acrescentar uma pequena sombra à volta da base do seu cacto.
Passo 15: Remover o contorno do esboço do cacto
Para começar este passo, utilize um pequeno pincel de mistura e um pouco de castanho-escuro para adicionar um sombreado escuro adicional à estrutura da areia à volta da base do cacto. Pode então apagar os contornos escuros do seu desenho, para criar um cacto mais realista. Pode fazê-lo removendo a camada de contorno, ou pode traçar o contorno com um pincel fino e a cor correspondente em cada ponto.
Etapa 16: Terminar o seu desenho de cacto fácil
Nesta etapa, utilize um pincel pequeno e fino e tinta branca para aplicar reflexos suaves, traçando as linhas de textura interiores do cacto. combinação de cores Aplique um último realce na zona da areia utilizando um pincel macio com tinta branca.
Esperamos que perceba como é simples desenhar qualquer coisa que lhe agrade, se a dividir em passos fáceis de seguir. Com passos de construção, contornos e coloração realista, pode dar vida a um cacto do deserto!
Perguntas mais frequentes
Como desenhar um cacto passo a passo?
Se quer saber como desenhar um cacto passo a passo, então veio ao sítio certo! O nosso tutorial de desenho de cactos fácil leva-o através de todas as etapas necessárias para o ajudar a criar um esboço de cacto bonito e realista.
É fácil criar um esboço de cacto?
Um cacto pode parecer um tema de desenho complicado, mas na verdade é muito fácil se o dividirmos em passos fáceis de seguir. No nosso tutorial de desenho de cacto fácil, mostramos-lhe como criar a forma, adicionar detalhes realistas e utilizar a cor para lhe dar vida.
Veja também: 12 Princípios da Animação - Aprenda os fundamentos da animação