Como desenhar um búfalo de água - O melhor tutorial de desenho de búfalo de água

John Williams 14-06-2023
John Williams

Os búfalos de água são animais bastante intimidantes e de aspecto invulgar. Os seus grandes chifres e corpos poderosos tornam-nos fantásticos temas de desenho, particularmente quando se quer concentrar em melhorar o seu olho para as proporções. Neste tutorial de desenho fácil de seguir, levamo-lo através de todos os passos necessários para criar o seu próprio esboço realista de búfalo de água.

Como desenhar um búfalo aquático passo a passo

Não só os búfalos de água têm uma aparência única que pode desafiar até mesmo os artistas mais orientados para as proporções, como também estabelecemos um desafio adicional através da perspectiva que escolhemos para os nossos desenhos de búfalos de água. Estamos a criar um esboço de búfalo de água ligeiramente virado para a frente. Desta forma, conseguimos ver todo o rosto do búfalo e também a maior parte do seu corpo. Se estaA proporção única e complicada parece intimidante, mas não se preocupe!

Utilizamos linhas de construção para nos ajudar a estabelecer as formas e proporções básicas antes de entrarmos em pormenores complexos.

Para as etapas de coloração, que pode ver na colagem acima, tem a liberdade de escolher o meio que mais lhe agrada. Nós utilizamos tinta acrílica, mas pode facilmente adaptar as instruções de coloração a uma gama de materiais, desde pastilhas gráficas a lápis de cor.

Seja qual for o meio que escolheu, reúna os seus materiais de desenho e vamos começar o nosso tutorial de esboço de búfalos.

Passo 1: Delinear a forma do corpo principal

Começamos sempre o nosso desenhos de animais Como resultado da perspectiva que estamos a adoptar neste desenho, a forma do corpo principal é bastante atarracada e redonda. Como tal, vamos utilizar uma forma oval grande e bastante redonda para representar o corpo principal dos nossos desenhos de búfalos de água.

Ao iniciar o esboço do búfalo, é importante certificar-se de que esta primeira etapa de construção fica bem no centro da tela, com bastante espaço em todos os lados para acomodar as outras partes do corpo.

Passo 2: Criar a separação entre o corpo e a cabeça

Neste passo, vamos desenhar uma forma que representará a área entre o corpo, o pescoço e a cabeça. Por outras palavras, esta forma vai ajudar-nos a criar a corcunda do nosso esboço de búfalo. Para criar esta forma, vai utilizar uma forma oval vertical ligeiramente mais estreita que se situa no lado direito do corpo principal.

O lado direito desta forma oval vertical deve ficar no ponto direito da forma oval do corpo principal.

Passo 3: Esboçar a forma da cabeça do búfalo

Em comparação com as outras formas de construção que desenhou até agora, a forma da cabeça vai ser significativamente mais pequena. Desenhe esta cabeça oval mais pequena no lado direito do esboço do búfalo.

O objectivo é que a forma oval da cabeça se sobreponha quase totalmente à forma do corpo principal.

Passo 4: Dar forma aos chifres nos nossos desenhos de búfalos de água

Os chifres grandes e intimidantes são uma das características mais significativas de um búfalo de água. Neste passo, vamos criar a forma destes chifres, utilizando duas formas curvas em "U", que se estendem de ambos os lados da cabeça. As linhas superiores de ambos os chifres devem começar mesmo no topo da forma oval da cabeça, e devem curvar-se bastante para fora e para cima.

Estes chifres são as primeiras formas à mão livre que está a criar para o esboço do seu búfalo de água, pelo que podem ser ligeiramente assimétricos. Esta falta de simetria é, na verdade, óptima porque cria uma impressão mais realista.

Etapa 5: Desenhar o passarinho

O nosso esboço de búfalo de água também apresenta um pequeno amigo pássaro empoleirado no topo da cabeça do búfalo. Neste passo, vamos esboçar rapidamente a forma deste pequeno pássaro.

Basta desenhar uma pequena forma de pássaro mesmo entre os dois cornos no topo da cabeça do búfalo.

Passo 6: Como desenhar as orelhas de um búfalo

Neste passo, vamos desenhar as orelhas longas e curvas do esboço do nosso búfalo de água. Estas orelhas ficam logo abaixo dos dois chifres e têm a forma de folhas. Comece com a orelha esquerda, iniciando-a mesmo no contorno da cabeça oval.

Para a orelha direita, pretende-se que comece na forma oval da cabeça e termine na parte inferior do chifre.

Etapa 7: Criar o contorno das pernas traseiras e da alcatra

Agora, vamos utilizar algumas linhas diferentes para criar a forma geral das patas traseiras e da alcatra dos nossos desenhos de búfalos de água. Comece por dar forma à alcatra, começando na parte superior da forma oval do corpo principal. Crie algumas protuberâncias e saliências neste contorno da alcatra, antes de o levar para baixo para começar a desenhar a pata traseira. Esta pata é a mais visível para nós, por isso verá toda a forma da pata.Crie um casco ligeiramente triangular na extremidade da perna, leve-o de volta para cima para se juntar à parte inferior da oval do corpo principal. Crie um pequeno triângulo arredondado logo após esta primeira perna se juntar à parte inferior da oval do corpo principal para representar o úbere.

Pode então desenhar a segunda perna começando do outro lado deste úbere, curvando a parte superior para trás em direcção à outra e depois ligeiramente para a frente. Termine este passo desenhando outra forma de úbere.

Etapa 8: Moldar as pernas dianteiras do esboço do búfalo aquático

As duas patas dianteiras dos nossos desenhos de búfalos de água podem ser criadas com uma única linha. Comece esta linha no ponto em que o segundo úbere que desenhou no último passo se encontra com a oval do corpo principal. Leve a linha para baixo e crie o casco triangular grande na parte inferior e, em seguida, leve a linha de volta para cima, criando uma forma semelhante a uma chama no pico da separação entre as duas patas.O contorno da segunda perna, criando um casco e depois juntando a linha à parte inferior da cabeça oval.

Os cascos da perna direita e da perna traseira direita devem ser ligeiramente apontados para a frente para criar a perspectiva correcta.

Veja também: Como desenhar um girassol - Criar um esboço realista de um girassol

Passo 9: Esboçar os nossos desenhos de búfalos de água

Neste passo, podemos finalmente utilizar todas as linhas de construção para nos ajudar a criar o contorno final do esboço do nosso búfalo de água. Também vai começar a adicionar um pouco de textura e detalhes ao rosto do búfalo. Comece por delinear a forma da ave, adicionando um pequeno bico aberto e um leque de penas da cauda. Pode depois delinear os chifres e as orelhas do búfalo. Para as orelhas,pode seguir de perto a parte superior das linhas de construção, mas pode criar a impressão de pêlo na parte inferior.

Termine as orelhas acrescentando uma pequena linha curva logo abaixo da linha superior para criar a separação entre a orelha interior e a exterior.

À medida que desce para o rosto do desenho do seu búfalo de água, pode começar a acrescentar alguns detalhes faciais, incluindo os olhos, as narinas, a boca e o queixo peludo. Os olhos devem ser colocados mesmo na borda de cada lado do rosto e devem ter um contorno à sua volta. Para a boca, desenhe a língua do seu búfalo de água a sair da boca. Para o resto do corpo dos nossos desenhos de búfalo de água,No segundo úbere, entre o conjunto de pernas dianteiras e traseiras, utilize algumas pequenas formas semelhantes a chamas para criar a impressão de pêlo.

Termine o seu contorno criando duas divisões de dedos em cada casco com uma pequena oval irregular. Pode então apagar quaisquer linhas de construção restantes.

Passo 10: Criar textura no esboço do búfalo aquático

Antes de adicionarmos qualquer cor aos nossos desenhos de búfalos de água, precisamos de criar alguma textura. Os búfalos de água têm uma grande quantidade de texturização em todo o seu corpo, e a textura específica depende da parte do corpo. Comecemos com a cara do búfalo, criando um pequeno ponto no centro da testa e usando linhas longas que se estendem a partir deste ponto para criar umtextura.

Estas linhas de cabelo devem ser moldadas em torno das características faciais, como os olhos e o nariz.

Para o nariz, utilize alguns pontos pequenos para criar uma textura à volta das narinas e da boca. Pode depois preencher a barba e a parte interior das orelhas com linhas de cabelo curvas. Para os chifres do desenho do búfalo, utilize uma série de linhas curtas e onduladas para criar textura em todo o desenho, e pode também adicionar alguma textura à ave. Na parte superior e posterior do desenho do búfalo, crie linhas de pêlo ligeiramente longas queÀ medida que desce mais no corpo, estas linhas podem tornar-se mais curtas e um pouco mais onduladas. Tente criar algumas linhas verticais de textura na parte lateral do corpo e no peito do seu desenho de búfalo.

Termine esta etapa adicionando linhas de pêlo felpudas aos pés, logo acima dos cascos, e alguns pequenos pontos e rabiscos nos dedos dos pés.

Passo 11: Aplicar a camada de cor de base

Para criar uma coloração realista para os desenhos de búfalos, vamos utilizar várias camadas de cores diferentes. Começamos com um tom de base bastante neutro. tom castanho e utilize um pincel normal para preencher todo o corpo do desenho do búfalo.

Veja também: Neo-Impressionismo - Uma Exploração da Arte Neo-Impressionista

Seja qual for o meio que esteja a utilizar, certifique-se de que esta camada de base está uniforme e sem manchas.

Passo 12: Definir os chifres do búfalo com cor

Neste passo, vamos utilizar uma cor diferente para criar uma definição entre os chifres e o resto do corpo do esboço do búfalo.

Escolha um tom caqui ou cinzento claro e preencha ambas as formas de chifre com este tom.

Passo 13: Adicionar cor à cabeça

Vamos agora definir a cabeça dos nossos desenhos de búfalos adicionando uma cor distinta.

Escolha um tom de cinzento escuro e utilize um pincel normal para preencher toda a cabeça, incluindo as orelhas e a barba.

Passo 14: Adicionar cor à ave

Nesta etapa rápida e fácil, basta escolher uma tinta laranja clara e utilizar um pincel fino e afiado para colorir o bico do pássaro.

Depois, pode colorir o corpo da ave com uma cor bronzeada.

Etapa 15: Contornar a forma do esboço do búfalo aquático

Um dos melhores métodos para criar proporções realistas é contornar a forma com uma cor mais escura. Para o nosso contorno, vamos utilizar um pincel de mistura muito suave e tinta preta para delinear a estrutura do corpo e do rosto. As partes mais importantes para focar o contorno preto são a parte lateral do corpo principal, a parte inferior da barriga, entre as pernas, no peito e à volta dolados do rosto.

A melhor forma de fazer o contorno é encontrar um ponto de luz natural e, em seguida, focar as sombras nos locais que estariam naturalmente escondidos dessa fonte de luz.

Em seguida, pode utilizar um pincel macio mais fino e um pouco de tinta cinzenta para adicionar um contorno à volta da forma do corpo e da cauda da ave. Pode repetir este processo com uma tinta amarela clara e laranja, misturando suavemente a cor da cabeça com o resto do corpo. Em seguida, utilize um pouco de tinta amarela e um pincel macio para adicionar toques de realce aos chifres, misturando-a com a tonalidade de base.

Termine este passo usando um tom claro de castanho para colorir as partes interiores da orelha, à volta dos olhos, narinas e boca. Pode depois fazer o mesmo processo usando tinta castanha clara.

Passo 16: Criar uma camada final de sombreamento

Neste passo, vai utilizar outra camada de sombreado escuro para realçar as áreas sombreadas do passo anterior. Concentre este sombreado final no peito, na parte superior das costas, na parte inferior da barriga e entre as pernas.

Como sempre, quando se utiliza o preto para sombrear, comece ligeiramente e depois acrescente mais, se necessário.

Passo 17: Criar realces no seu esboço de búfalo aquático

Para contrariar o sombreado que fizemos nas duas últimas etapas, vai agora adicionar alguns destaques. Utilize um pequeno pincel macio e um toque de tinta branca para adicionar suavemente destaques nas áreas entre a primeira camada de cor e as áreas de contorno.

Acrescente um pequeno toque de luz no centro da testa do búfalo de água.

Passo 18: Terminar os desenhos do búfalo de água

Comece com um pincel pequeno e fino e um pouco de tinta cor-de-laranja brilhante para realçar o bico da ave e dê um toque final à cabeça da ave. Em seguida, use um toque de tinta branca e um pincel afiado para dar um brilho branco a cada um dos olhos.

Por fim, pode apagar os contornos do desenho do búfalo, traçando-os com a cor correspondente.

Apesar da perspectiva única e interessante, este desenho foi perfeito e esperamos que se sinta mais confiante nas suas capacidades de desenho!

Perguntas mais frequentes

Pode mostrar-me como desenhar um búfalo aquático facilmente?

Este tutorial é o guia número um para criar um desenho realista e detalhado de um búfalo de água. Com as nossas dicas e truques úteis, você será capaz de criar um desenho de búfalo de água muito detalhado com facilidade.

É difícil criar desenhos realistas de búfalos aquáticos?

Embora o búfalo de água não seja o animal mais fácil de desenhar, o nosso tutorial dá-lhe tudo o que precisa para criar um desenho realista em apenas alguns passos simples. Começando com as linhas de construção, ajudamo-lo a obter a perspectiva e as proporções perfeitas e, em seguida, levamo-lo através dos passos para criar uma coloração realista.

Normal 0 false 21 false false false false DE-CH X-NONE X-NONE

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.