Como desenhar um abutre - Um tutorial de desenho de abutre fácil e passo a passo

John Williams 05-06-2023
John Williams

No que diz respeito às aves, os abutres têm um dos papéis ecológicos mais importantes. Neste tutorial, apresentamos-lhe todos os passos necessários para o ajudar a desenhar um abutre em voo. Desenhar aves em voo acrescenta um novo nível de complexidade, mas com o nosso tutorial fácil de seguir, tornamos fácil para artistas de todos os níveis criar um desenho de abutre bonito e realista.

Vamos começar o nosso tutorial de desenho de abutre passo a passo

Quando se trata de desenhar uma ave como um abutre a voar em vez de estar parado, as proporções podem tornar-se um pouco mais complicadas. Felizmente, todos os nossos tutoriais começam com uma série de passos que nos ajudam a estabelecer a forma básica do animal antes de adicionar quaisquer detalhes. Estes passos iniciais consistem em diferentes formas e linhas que nos ajudam a obter as proporções e o contorno final correctos.

Pode ver um esboço rápido do nosso tutorial de desenho de abutre na imagem abaixo.

O tutorial foi escrito para um meio de pintura como o gauche ou o acrílico, mas pode facilmente ajustar os passos para se adequar ao meio escolhido, quer seja uma mesa digitalizadora ou lápis de cor.

Reúna o seu material de desenho, incluindo um lápis macio para as linhas de construção, e vamos começar o desenho do abutre.

Passo 1: Delinear a forma do corpo principal

Ao construir um desenho de qualquer animal, é mais fácil começar pela parte maior do corpo, que é normalmente o tronco. Como tal, neste primeiro passo, vamos utilizar uma forma oval grande, estreita e inclinada para representar o corpo principal do desenho do abutre. Encontre o ponto central da sua tela e desenhe ligeiramente esta forma oval com o lado esquerdo mais alto do que o direito.

Certifica-te de que deixas bastante espaço em todos os lados desta primeira forma de construção para as asas, a cabeça e as pernas.

Passo 2: Definir a forma da cabeça

Como todas as aves, a cabeça de um abutre é muito mais pequena do que o corpo. Neste passo, vamos utilizar outra forma oval, muito mais pequena, para definir a posição e a forma da cabeça do abutre. No lado esquerdo da forma oval do corpo principal, mesmo por baixo da ponta, desenhe uma pequena forma oval que se encontra na horizontal.

Esta forma oval da cabeça deve sobrepor-se ligeiramente à forma oval do corpo principal.

Etapa 3: Planear as pernas

Pode olhar para este passo e pensar que os abutres não têm pernas ovais, e está correcto! Não estamos a criar a forma final das pernas neste passo, em vez disso, estamos a planear a partir de onde as vamos desenhar. No ponto direito da oval do corpo principal, desenhe uma forma oval bastante grande. Por baixo desta primeira oval da perna, crie uma segunda oval mais pequena que se sobreponha à linha inferior da perna principalcorpo oval.

Estas formas representarão a área da caverna das pernas e utilizá-las-emos mais tarde para acrescentar as penas e as pernas.

Passo 4: Moldar o bico do desenho do abutre

O grande bico em forma de gancho do abutre é um dos seus traços mais característicos. Neste passo, vamos criar uma forma à mão livre que utilizaremos para o contorno final em passos posteriores. Pretende-se que esta forma de bico comece e termine a distâncias iguais à volta do ponto esquerdo da cabeça oval.

Retire a linha do topo, curvando-a para baixo para criar um ponto, e depois traga-a de volta para encontrar a cabeça oval.

Etapa 5: Moldar o pescoço do abutre

Vamos agora desenhar dois decotes para unir a oval da cabeça à oval do corpo principal. Comece com o decote superior, que é muito pequeno. A partir da parte de trás da oval da cabeça, desenhe uma pequena linha curva para cima na oval do corpo principal.

Para o decote inferior, pegue numa linha que se curva para baixo a partir da parte inferior da forma oval da cabeça e depois volta a curvar-se para cima na forma oval do corpo principal.

Passo 6: Desenhar as pernas

Esta é outra etapa do desenho à mão livre, por isso não tenha medo de apagar e redesenhar as pernas até ficar satisfeito com elas. A partir de cada uma das formas ovais das pernas, desenhe duas pernas curtas e curvas. As pernas devem estar ligeiramente inclinadas uma para a outra e cada perna deve ter três dedos na extremidade.

A perna de baixo pode ficar ligeiramente escondida atrás da de cima, graças à perspectiva a partir da qual as estamos a desenhar.

Passo 7: Contornar as penas da cauda do desenho do abutre

Vamos agora desenhar as penas da cauda. Há dois tipos de penas da cauda que estão separadas pelas pernas. Por cima das pernas, desenha seis penas compridas e estreitas que terminam numa ponta ligeiramente curva. A de cima deve ser comprida, e devem tornar-se mais curtas à medida que te aproximas das pernas.

A partir da oval da perna inferior, desenhar duas penas longas e curvas.

Etapa 8: Moldar a asa superior

Os abutres têm asas muito grandes e imponentes e, nesta etapa, vamos criar a forma básica da asa superior. Comece no lado esquerdo da oval do corpo principal, curvando uma linha grande para cima e para trás. Faça uma curva acentuada à direita da tela. Pode então curvar a linha para baixo e à volta, antes de a trazer para baixo para se encontrar com a parte superior das penas da cauda.

De um modo geral, esta asa superior deve assemelhar-se a uma bota virada ao contrário.

Veja também: Contraste na arte - O que é o contraste na arte?

Etapa 9: Contornar a asa inferior

Para a segunda asa, comece no mesmo ponto onde começou a asa de cima, leve esta linha ligeiramente para cima e para a esquerda, antes de a curvar para baixo.

Termine esta etapa curvando a linha para cima, ligeiramente para trás, e junte-a à oval do corpo principal.

Passo 10: Criar o contorno final do desenho do abutre

Vamos agora utilizar as linhas de construção de todos os passos dados até agora para nos ajudar a criar o contorno final do desenho do abutre. Comece pela cabeça do abutre, delineando o pescoço, a cabeça e o bico. Enquanto está aqui, adicione uma linha de separação ao bico com algumas linhas de textura pontilhada. Adicione uma pequena narina no topo do bico e desenhe um pequeno olho na forma oval da cabeça. Pode também adicionar algumaslinhas no pescoço, e criar uma linha final na base do pescoço onde desaparece nas penas.

Continue a delinear o resto do corpo, seguindo de perto a parte superior das asas com uma linha suave.

Quando chegar às extremidades das asas, pode começar a desenhar formas de penas no contorno. Estas penas devem seguir a forma e a curva das linhas de construção. Dentro do corpo, crie um contorno subtil de penas à volta da parte inferior da forma oval do corpo principal. Em seguida, pode delinear as pernas e os pés com mais pormenor, acrescentando uma garra curva e afiada a cada dedo do pé. Termine o passo delineando openas da cauda.

Pode agora apagar todas as linhas de construção restantes, deixando o seu contorno.

Passo 11: Adicionar textura de penas

Neste passo, vai preencher todo o corpo do desenho do abutre com texturas de penas detalhadas e realistas. Comece pelo rosto do abutre, adicionando pequenos pontos e riscas ao rosto, à volta da cabeça e do pescoço. Depois, pode delinear cada pena nas asas e na cauda. Adicione riscas ligeiramente mais compridas em cada uma destas penas.

Cada pena deve ser desenhada separadamente e, embora isto possa levar algum tempo, o resultado final valerá bem a pena.

Veja também: Francisco Goya "Pinturas negras" - Análise das pinturas negras de Goya

Na parte superior do corpo principal, pode desenhar várias formas de penas pequenas e curvas que descem pelo corpo. Quando chegar às áreas onde desenhou as formas ovais das pernas, pode utilizar traços curtos e longos para criar a textura de penas mais pequenas e felpudas.

Passo 12: Aplicar a camada de cor de base

Para criar uma coloração realista no desenho do abutre, é necessário construí-lo em algumas camadas. Começamos com uma camada de base que preenche todo o corpo do abutre. O melhor tom de base é um castanho claro. Utilize um pincel normal para preencher toda a forma do desenho do abutre com esta cor.

Independentemente do meio de coloração escolhido, certifique-se de que esta camada é uniforme e não manchada.

Passo 13: A primeira camada de sombreamento

Para dar um pouco mais de dimensão, pode agora utilizar um toque de tinta preta para adicionar algum sombreado à estrutura do desenho do abutre. Utilize um pincel de mistura suave e adicione este sombreado às linhas estruturais de ambas as asas, incluindo as penas grandes.

Pode terminar este primeiro passo de sombreamento adicionando sombras acima do pescoço e na zona do peito.

Passo 14: Adicionar uma segunda cor às penas

Vamos agora adicionar uma segunda cor subtil às penas. Encontre um tom laranja claro e utilize um pequeno pincel de esbatimento para adicionar pontos brilhantes ao longo de algumas das penas maiores. Adicione uma tira deste tom mais claro a cada uma das penas maiores nas asas e na cauda.

Para terminar o passo, utilize o mesmo pincel de mistura pequeno e tinta branca para adicionar um ponto brilhante na parte superior da asa inferior.

Etapa 15: Pintar os realces

Pode agora reforçar as áreas realçadas onde acabou de pintar de laranja, utilizando um tom bronzeado claro. Utilize um pincel macio para adicionar ligeiramente manchas realçadas ao longo da base das penas em cada asa e na cauda.

Para obter uma textura realista, pode pintar os traços de realce seguindo a direcção de cada pena individual.

Passo 16: Adicionar uma segunda cor às penas

Nesta etapa, utilize um pincel de mistura suave e tinta branca para colorir ao longo da borda da asa direita totalmente visível. Também pode adicionar um toque de cor branca à área da coxa e às pernas. Para uma mistura mais homogénea, utilize um pincel de mistura limpo e seco para suavizar a mistura.

Em seguida, utilize um tom bronzeado para esbater ligeiramente a parte inferior da zona das coxas e os dedos dos pés.

Etapa 17: Colorir a cabeça do abutre

Vamos agora acrescentar uma coloração interessante à cabeça do nosso desenho de abutre. Encontre um pouco de tinta vermelha brilhante e utilize um pequeno pincel de pormenor para acrescentar uma cor clara à cabeça e ao pescoço do abutre. Em seguida, com um pincel de mistura suave e um toque de tinta rosa claro e roxa, misture esta cor ao longo da mandíbula inferior.Para terminar a etapa, utilize um pequeno pincel macio para adicionar um pouco de tinta branca ao pescoço e ao topo da cabeça.

Para obter uma mistura extra suave no seu desenho de abutre, pode utilizar um pincel de mistura limpo para criar um acabamento suave.

Passo 18: A última camada de sombreado

Neste penúltimo passo, vai adicionar uma camada final de sombreado às penas. Utilize um pincel macio e um toque de tinta preta para traçar ligeiramente na direcção de cada pena e das linhas das penas. Concentre o sombreado nas extremidades das penas nas asas, em particular.

Como sempre, tenha cuidado ao utilizar a cor preta, pois pode tornar-se rapidamente demasiado intensa.

Etapa 19: Terminar o desenho do abutre

O último passo do nosso tutorial de desenho de abutre é opcional para aqueles que querem um acabamento mais uniforme. Vai simplesmente apagar o contorno do seu desenho de abutre. Se estiver a trabalhar numa mesa digitalizadora, pode simplesmente apagar a camada de contorno. Se estiver a trabalhar com um suporte mais físico, pode traçar os contornos com a cor correspondente em cada ponto.

Para um desenho de abutre ainda mais perfeito, pode fazer o mesmo para os contornos dentro do abutre.

Parabéns por ter terminado o seu próprio desenho realista de abutre. Esperamos que tenha gostado do tutorial e que se sinta mais confiante para desenhar um abutre a partir do zero. Junte-se a nós novamente para mais tutoriais de desenho realista de animais!

Perguntas mais frequentes

É difícil aprender a desenhar um abutre?

As aves são alguns dos animais mais difíceis de desenhar porque têm proporções muito diferentes de muitos mamíferos terrestres. O nosso tutorial de desenho de abutre torna a aprendizagem de como desenhar um abutre a partir do zero muito fácil para artistas de qualquer nível.

Como colorir um desenho de abutre de forma realista?

Os abutres têm padrões de cor únicos que vão do castanho ao vermelho e branco. A maior parte do corpo do abutre é castanha e a cabeça é vermelha. Mostramos-lhe exactamente como construir esta camada de cor realista no nosso tutorial de desenho de abutre.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.