Como desenhar pulmões - Passos para criar um esboço realista dos pulmões

John Williams 10-06-2023
John Williams

O desenho de pulmões humanos é um exercício divertido devido à estranha natureza visual dos pulmões. Os pulmões são uma estrutura fascinante; a estranha composição dos pulmões é um tema divertido e interessante para desenhar, uma vez que os pulmões são aparentemente estranhos e abstractos. Desenhar os pulmões proporciona ao artista uma variedade de desafios devido à combinação de diferentes músculos, camadas e vasos dentro dos pulmões. Um pulmãoO desenho dos pulmões humanos proporciona ao artista um conhecimento da anatomia humana, especificamente no que diz respeito aos componentes do corpo responsáveis pela respiração. O desenho anatómico desenvolve sempre os nossos conhecimentos anatómicos, bem como as nossas capacidades de desenho. Os pulmões são complicados e interessantes,o que constitui um interessante exercício de desenho que desenvolverá tanto a nossa concentração como as nossas capacidades de desenho.

Um guia fácil para desenhar os pulmões

Ao aprendermos a desenhar pulmões neste tutorial, descobriremos que o processo é bastante simples e dividido em algumas etapas simples. Há muitas maneiras de fazer um desenho de pulmões humanos, pois sua estrutura é muito distinta, no entanto, usaremos uma imagem de referência para nos guiar durante todo o processo. Também desenharemos os pulmões a lápis e caneta, para dar um contraste mais vívidoqualidade.

Neste tutorial fácil de desenho de pulmões, vamos passar pelo processo de desenvolver o esboço dos pulmões num desenho de pulmões que seja mais realista e identificável.

O desenho de um pulmão humano irá proporcionar-nos alguns novos desafios que irão desenvolver as nossas capacidades de desenho, acabando por nos fornecer novas competências de desenho que poderemos aplicar a outras obras de arte no futuro. Vejamos quais os materiais de que vamos precisar para este tutorial sobre como desenhar pulmões.

Materiais necessários

Uma vez que vamos desenhar os pulmões tanto a lápis como a caneta, queremos ter a certeza de que temos as ferramentas certas que nos vão ajudar a obter os melhores resultados. Também vamos ter de corrigir alguns erros nas fases iniciais do tutorial, por isso queremos ter a certeza de que temos uma borracha durante todo o processo de desenho a lápis.

Queremos ter um afiador para podermos manter os nossos lápis afiados para desenhar os pormenores mais finos no início do tutorial.

Veja também: Pintores franceses famosos e os seus 15 quadros mais populares

Também vamos querer ter a certeza de que temos um bom papel para o nosso tutorial sobre como desenhar pulmões. Por último, vamos utilizar uma imagem de referência para nos guiar durante todo o processo de desenho. Todos os itens podem ser encontrados através dos links abaixo:

  • Lápis
  • Esferográfica
  • Borracha
  • Afiador
  • Bom papel (recomenda-se 200 g/m - 250 g/m)
  • Imagem de origem

Preparação

Assim que tivermos todos os nossos materiais prontos, podemos começar a preparar-nos para este tutorial sobre como desenhar pulmões. Este tutorial tem os seus desafios e requer alguma concentração. Por isso, tente colocar-se num local que o ajude a concentrar-se. Talvez o seu quarto, um escritório ou a mesa da sala de jantar. O tutorial sobre como desenhar pulmões divide os passos em partes simples e compreensíveis,por isso, tente descontrair-se e ir com calma ao longo de cada passo.

Se ficar cansado, faça uma pausa, mas o mais importante é que se divirta com o processo de aprender a desenhar pulmões. Vejamos o que podemos esperar deste tutorial sobre como desenhar pulmões.

Instruções passo a passo sobre como desenhar pulmões

O processo de desenho dos pulmões é simples. Começamos com um esboço ligeiro dos pulmões, uma vez que nos referimos constantemente à imagem de referência para nos orientarmos. Queremos passar algum tempo aqui, captando a escala e as proporções o melhor possível. A partir daí, começamos a acrescentar mais pormenores com os nossos lápis.

No nosso desenho dos pulmões, queremos desenvolver lentamente o esboço ligeiro dos pulmões para uma representação mais realista dos pulmões representados na nossa imagem de referência.

Quando tivermos estabelecido o traço, acrescentado alguns pormenores e estivermos satisfeitos com a colocação dos vários componentes, podemos então proceder a um ligeiro sombreamento a lápis. A partir daí, passaremos a desenhar e a sombrear o desenho dos pulmões com as nossas canetas. Demorando o nosso tempo e utilizando as marcas de lápis como orientação, demoraremos o nosso tempo até estarmos completos.o processo, vamos começar.

Passo 1: Desenhar um esboço ligeiro dos pulmões

Para o fazer, basta consultar a nossa imagem de referência e, com um lápis entre 2H e HB, começar a desenhar um esboço geral dos pulmões. Mais uma vez, queremos manter o nosso desenho leve, uma vez que trabalhamos com as nossas borrachas durante esta parte.

É aqui que temos de ajustar e corrigir o nosso desenho até conseguirmos um contorno que se assemelhe aos pulmões da imagem de referência.

Queremos dedicar algum tempo a esta etapa, indo constantemente para a frente e para trás entre a nossa imagem de referência e o nosso desenho. Iremos dar por nós a fazer marcas e, potencialmente, a apagá-las para as redesenhar correctamente. Este é o objectivo da etapa, pois tentamos captar a forma e as proporções dos pulmões tal como estão representadas na imagem de referência.

Como pode ver na imagem de referência, é-nos dado um corte transversal dos pulmões, o que nos dá uma ideia das várias características. Queremos trabalhar com os nossos lápis e, lenta e ligeiramente, desenhar cada característica dos pulmões.

Talvez começar pelo pulmão esquerdo, que estaria do lado direito, desenhando primeiro os bronquíolos.

Continuando com o pulmão esquerdo, depois de desenhar os vários ramos brônquicos, desenhe as várias linhas que se encontram por trás dos bronquíolos. A imagem de referência mostra uma série de linhas que se movem paralelamente ao longo do revestimento da parede do pulmão. À medida que vê os diferentes movimentos e divisões desenvolvidos a partir das linhas, tente imitá-los com o seu lápis.

Mais uma vez, mantenha o desenho o mais leve possível. É completamente normal se estiver constantemente a apagar durante este passo do tutorial, uma vez que é essa a intenção deste passo. À medida que vamos ajustando e editando lentamente o esboço dos pulmões, desenhando e apagando, queremos obter um desenho de linhas claras que se assemelhe ao da imagem de referência. Quando tivermos completado um pulmão, podemos passar para oseguinte.

À medida que avançamos para o pulmão seguinte, desenvolvendo lentamente a forma e o contorno com os nossos lápis, tomamos nota de cada partição definida pelas linhas na imagem de referência. Além disso, também podemos ver que existem vários valores tonais em diferentes secções dos lóbulos.

Lembre-se disto, quando passarmos ao sombreamento, para diferenciar as diferentes variações tonais.

Passo 2: Adicionar sombreado claro aos pulmões

Quando estivermos satisfeitos com o esboço ligeiro dos nossos pulmões, podemos então acrescentar algumas sombras ao nosso desenho. Nesta fase, continuamos a trabalhar com os nossos lápis. A intenção é sombrear ligeiramente os pulmões para indicar os vários valores tonais.

Isto ajudar-nos-á quando passarmos para as partes do tutorial em que desenhamos com uma caneta.

Talvez, uma vez que terminámos o trabalho de linha no pulmão direito (que se encontra no lado esquerdo), possamos começar esse lado adicionando algum sombreado. Queremos reparar nos vários valores tonais representados nos diferentes lóbulos dos pulmões. Mais uma vez, uma vez que estamos a ver uma secção transversal dos pulmões, são-nos mostradas as várias camadas dos pulmões. Queremos sombrear estas camadas, imitando o melhor possível a imagem de referênciapodemos.

Uma boa área a que se deve prestar atenção é a parte inferior dos pulmões, onde a imagem de referência diz lobo direito e esquerdo.

Certifique-se de que distingue com exactidão os diferentes valores tonais através da luz e da escuridão das diferentes camadas. Podemos fazê-lo consultando constantemente as imagens de referência e prestando atenção à pressão que aplicamos aos nossos lápis.

Nesta fase, podemos deslocar-nos para a frente e para trás entre os pulmões esquerdo e direito, sombreando lentamente cada um deles à medida que nos orientamos pela imagem de referência. Mais uma vez, queremos manter o nosso sombreado durante esta fase bastante leve, queremos que o sombreado permaneça leve.

Certifique-se de que observa todas as características dos pulmões antes de passar à etapa seguinte.

Etapa 3: Sombrear a traqueia com caneta

Vamos agora passar à etapa do tutorial em que começaremos a sombrear o desenho com uma caneta. Queremos começar pela traqueia, descendo até aos pulmões esquerdo e direito. Comecemos por sombrear a tiróide e a cartilagem cricóide.

Mais uma vez, queremos continuar a consultar a imagem de referência para nos guiar no processo de sombreamento.

À medida que descemos pela traqueia, sombreando cada um dos diferentes ossos, queremos sombrear a partir das extremidades exteriores para o interior. À medida que sombreamos em direcção ao centro da traqueia, queremos suavizar o gradiente. Ao fazê-lo, representamos uma qualidade de luz e sombra, dando-lhe mais dimensão.

Podemos obter esta qualidade tornando as extremidades exteriores de cada pequeno osso mais escuras e as partes centrais mais claras.

Uma boa sugestão é prestar muita atenção à pressão que aplica à caneta. Quanto mais pressionar, mais escura será a marca, quanto mais pressionar, mais clara será a marca. O processo de sombreamento é muito semelhante à forma como sombreia com um lápis.

Não tenha pressa ao sombrear a traqueia, pois trata-se de uma estrutura única que requer alguma atenção aos detalhes. Lembre-se de que, ao sombrear os ossos, sombreie a partir das bordas externas e clareie as marcas à medida que se aproxima do centro da traqueia. Também podemos escurecer a secção entre cada osso, para dar mais contraste à estrutura.

Continuar com este processo, movendo-se em direcção ao pulmão esquerdo (no lado direito do diagrama).

Passo 4: Sombrear os bronquíolos do pulmão esquerdo com a caneta

Podemos continuar a sombrear o desenho com as nossas canetas. Queremos continuar o mesmo processo de sombreamento na traqueia, que se liga ao brônquio primário esquerdo, situado no pulmão esquerdo. Ao continuarmos o processo de sombreamento, queremos começar pelos bronquíolos.

Uma vez que estão situados em primeiro plano e são a característica mais proeminente dos pulmões.

Veja também: Como desenhar um narciso - Criar uma ilustração realista de um narciso

À medida que sombreamos os bronquíolos, queremos consultar constantemente a imagem de referência para captar com precisão as variações de tonalidade à medida que os desenhamos. Como pode ver, a imagem de referência mostra as secções exteriores dos ramos dos bronquíolos como sendo escuras, enquanto o centro de cada um deles é mais claro. Sombreie lentamente o revestimento exterior dos bronquíolos mais escuro, enquanto o centro pode permanecer mais claro.

No entanto, os bronquíolos mudam em variações tonais, especialmente quando os ramos mais pequenos se ramificam dos bronquíolos maiores. Por exemplo, pode sombrear cada ramo mais pequeno ligeiramente mais escuro, que se desvia dos brônquios dos lobos superior e inferior.

Podemos ver que é este o caso na imagem de referência, enquanto os brônquios dos lobos superior e inferior são mais escuros à volta dos seus revestimentos.

Mais uma vez, ao sombrear cada ramo dos bronquíolos, deixe-os ligeiramente mais escuros do que os dois brônquios maiores do lóbulo superior e inferior. Ao sombrear os brônquios maiores do lóbulo superior e inferior, pode deixar que o revestimento destes ramos principais seja mais escuro, com um centro mais claro. Isto dá aos bronquíolos mais dimensão e profundidade.

Passo 5: Sombrear o resto do pulmão esquerdo com caneta

Depois de desenharmos os bronquíolos, podemos passar a acrescentar mais pormenores aos pulmões com as nossas canetas. Fazemo-lo, mais uma vez, analisando a nossa imagem de referência e utilizando as nossas marcas de lápis para nos guiarmos. Comecemos por trabalhar nas linhas que dividem os diferentes lobos do pulmão.

Queremos usar as nossas canetas para desenhar lentamente estas linhas ao longo do pulmão, usando as nossas marcas de lápis para nos guiar.

Uma boa sugestão é começar pelas camadas exteriores, que, como podemos ver pela imagem de referência, são mais escuras do que as restantes camadas. Fazemos isto mantendo as nossas mãos leves nas canetas, construindo lentamente camada a camada à medida que sombreamos.

Quando sombrear com a caneta, lembre-se de que são marcas que não podem ser removidas, por isso tenha cuidado. Queremos manter as mãos inclinadas como se estivéssemos a usar quase o lado da caneta; usar esferográficas desta forma funciona de forma semelhante à de um lápis.

Uma vez que a tinta sairá com moderação, convém construir camadas ligeiras de sombreado umas sobre as outras, até atingirmos o valor tonal pretendido.

Enquanto continua a sombrear as diferentes camadas, lembre-se de que, ao traduzi-las para o seu desenho, deve certificar-se de que as camadas mais escuras para as mais claras estão correctamente representadas.

À medida que sombreamos cada uma destas camadas, mais uma vez, consulte constantemente a imagem de referência para orientar o seu processo de sombreamento. À medida que sombreia cada camada, lembre-se de construir o valor total sombreando ligeiramente. Construa uma camada de sombreamento sobre a outra até que o valor total seja suficientemente claro ou escuro para se assemelhar a cada camada na imagem de referência. Ao sombrear o lóbulo esquerdo, perto da parte inferior, tenha cuidado comcomo representas cada uma das camadas, da mais clara para a mais escura.

Certifique-se de que sombreia cada secção uma de cada vez, de modo a completar uma camada inteira antes de passar para a seguinte. Ao fazê-lo, tem mais hipóteses de não cometer um erro.

Queremos continuar com este processo de referência constante à imagem de referência à medida que continuamos a sombrear cautelosamente cada secção do pulmão. Queremos construir lentamente os diferentes valores tonais de cada secção do pulmão, tal como está representada na imagem de referência. Queremos continuar este processo até termos sombreado completamente o resto do pulmão.

Passo 6: Sombrear os bronquíolos do pulmão direito com caneta

Uma vez concluído o pulmão esquerdo, podemos agora passar a sombrear o pulmão direito. Queremos começar novamente pelos bronquíolos, uma vez que são a característica mais contrastada dentro do pulmão. Podemos prosseguir completando o brônquio primário direito como fizemos para o esquerdo anteriormente no tutorial.

Vamos começar por sombrear os bronquíolos.

À medida que sombreamos os bronquíolos, lembre-se de utilizar a imagem de referência para ter uma ideia do contraste entre os diferentes bronquíolos. Por exemplo, uma secção dos bronquíolos é muito escura. Podemos representá-la tornando-a ligeiramente mais escura do que o resto dos bronquíolos, sombreando esse grupo de bronquíolos bastante escuro.

À medida que vamos sombreando o resto dos bronquíolos, queremos estar constantemente a referir-nos à imagem de referência, utilizando-a como um meio de orientar as nossas variações tonais no nosso desenho. Continue a sombrear os bronquíolos superiores.

No entanto, desta vez podemos ver que o revestimento é ligeiramente mais escuro do que o centro do brônquio do lobo superior.

Queremos prosseguir com este processo, da mesma forma que desenhámos e sombreámos os bronquíolos do pulmão esquerdo. Continue a delinear o resto dos ramos dos bronquíolos, definindo assim a estrutura e ajudando-nos a ver mais claramente onde vamos adicionar sombreado.

Queremos utilizar a nossa imagem de referência constantemente durante todo o processo de sombreamento. À medida que continuamos a sombrear os ramos dos brônquios, queremos criar um gradiente no brônquio do lóbulo inferior do pulmão direito. Queremos fazê-lo tornando o revestimento exterior escuro e depois iluminando o gradiente à medida que nos movemos em direcção ao centro do brônquio.

Queremos continuar a sombrear os bronquíolos.

À medida que sombreamos os ramos mais pequenos, podemos adicionar gradientes a cada um dos ramos dos bronquíolos. Fazemo-lo sombreando cada ramo, criando gradientes de escuro para claro que dão aos ramos uma qualidade mais realista.

Leve o tempo que for necessário para sombrear os ramos dos bronquíolos. Mais uma vez, consulte constantemente a imagem de referência para ajudar a orientar o seu processo de marcação. Queremos que haja alguma variação de tonalidade nos ramos, o que dará aos ramos uma qualidade mais realista.

Não se apresse a trabalhar nesta secção, sendo cauteloso com a caneta ao sombrear.

Passo 7: Sombrear o resto do pulmão direito com caneta

Tal como desenhámos as linhas de partição dos diferentes lobos do pulmão esquerdo, vamos fazer o mesmo para o pulmão direito. Queremos usar as nossas marcas de lápis para guiar o nosso processo de desenho, à medida que continuamos a desenhar as diferentes linhas nos pulmões que demarcam os diferentes lobos do pulmão direito.

Mais uma vez, tal como fizemos com o pulmão esquerdo, queremos agora começar lenta e cautelosamente a sombrear as diferentes camadas.

Como mostra a imagem de referência, podemos ver que existem várias variações de tonalidade, umas mais escuras do que outras. Queremos passar por cada uma destas camadas, sombreando uma camada completamente antes de passar à seguinte.

Lembre-se de que, ao sombrear com uma caneta, deve prestar atenção à pressão que aplica à caneta. Ao tentar obter valores tonais mais escuros, não sombreie ou pinte pressionando com força. Um método melhor é sobrepor tons mais claros uns sobre os outros, em vez de pressionar com força e fazer marcas mais escuras.

Deve fazer isto repetidamente até atingir um valor total que o satisfaça.

Vamos continuar este processo, percorrendo cada camada do pulmão, tal como se vê na imagem de referência. Uma área a que deve prestar muita atenção é a parte inferior do pulmão. Há mais camadas para desenhar nesta secção e estão bastante compactadas. Demore o tempo que for preciso, enquanto constrói lentamente cada valor tonal, desenhando camada sobre camada.

Queremos trabalhar lenta e pacientemente ao longo de todo o pulmão, construindo lentamente as nossas marcas de caneta para criar uma variedade de gradientes diferentes para cada camada representada no pulmão. Lembre-se de levar o seu tempo e de consultar constantemente a imagem de referência.

Continue com este processo até ter completado o pulmão direito.

Etapa 8: Toques finais

E pronto, este é o fim do tutorial: alguns passos simples para desenhar pulmões. A última coisa a fazer é apagar as marcas de lápis indesejadas que ainda restam. Talvez seja melhor rever o seu desenho para ver se há algumas secções que lhe escaparam com a caneta.

Dê uma última vista de olhos ao seu desenho, comparando-o com a imagem de referência. Aqui tem, um tutorial fácil de seguir sobre como desenhar pulmões!

Dicas para lembrar

  • Utilizar a imagem de referência. Do princípio ao fim, é aconselhável consultar constantemente a imagem de referência para se orientar.
  • Uma borracha é uma ferramenta. Isto significa que deve desenhar e ajustar o mais possível com os seus lápis e borrachas antes de passar para as fases em que vai desenhar com uma caneta.
  • O desenho requer prática Não se preocupe se não ficar como pretende à primeira tentativa, veja este tutorial como um recurso a que pode voltar.
  • Divertir-se com o processo Talvez ouvir uma música para criar uma experiência mais relaxante.
  • Explorar a criação de marcas. Neste tutorial, abordamos alguns estilos de marcação, mas permita-se experimentar outros métodos à sua vontade.

Aprender a desenhar pulmões é bastante fácil, uma vez que é dividido em algumas etapas. A ideia geral de como o processo é criar primeiro o esboço geral, que depois refina lentamente, adicionando detalhes e sombreamento. O desenho dos pulmões é uma óptima maneira de aprender a sombrear com uma caneta, pois este tutorial exige que distinga as diferentes camadas dos pulmões, sombreando cada uma delas de forma diferente.Este exercício melhora as suas capacidades de desenho com caneta e desenvolve o seu conhecimento anatómico dos pulmões.

Perguntas mais frequentes

Como desenhar os pulmões com precisão?

É importante ter uma boa imagem de referência. A utilização de um diagrama rotulado da Internet pode fornecer uma representação mais exacta dos pulmões. A partir daí, pode desenvolver um esboço dos pulmões a lápis, em que se concentra no contorno do pulmão para captar a sua forma.Depois de ter desenhado os pulmões a lápis de forma satisfatória, pode passar a aperfeiçoar o desenho adicionando sombreado. Pode fazê-lo com lápis mais escuros ou, no caso deste tutorial, é-lhe mostrado como fazê-lo com uma caneta. Isto proporciona um contraste máximo no seu desenho para lhe dar mais profundidade.

Como é que se desenham as diferentes características de um pulmão?

Há muitas maneiras de desenhar as diferentes características de um pulmão, no entanto, uma boa sugestão é utilizar uma imagem de referência para guiar o seu processo de desenho. Quando tiver uma imagem de referência, pode então continuar a imitar ligeiramente as características da imagem de referência no seu desenho. Lembre-se de manter as suas marcas de lápis claras, desta forma, à medida que adiciona momentos de sombras mais escuras, pode utilizar o lápis claroA partir daí, podemos utilizar a habilidade de sombreamento para realçar cada característica. Ao fazê-lo, podemos escurecer as características e clarear as características com o nosso meio, para as colocar em primeiro ou segundo plano. Isto também dará ao desenho mais dimensão, tornando as características mais realistas. Por isso, lembre-se, tenha uma boa imagem de referência para definir as características e colocare, em seguida, trabalhar no sombreamento de cada característica do pulmão.

Como é que se desenha a traqueia dos pulmões?

Desenhar a traqueia do pulmão assemelha-se ao processo de desenhar uma coluna vertebral. Quando se desenha qualquer anatomia, é essencial utilizar uma imagem de referência para orientar o processo. A anatomia é muito específica, pelo que, se quisermos representar correctamente as características anatómicas, devemos ter uma imagem que represente essas características. Isto dar-nos-á a melhor oportunidade de desenhar essas características com mais precisão eNa traqueia, podemos utilizar as nossas capacidades de sombreamento para definir a característica de forma mais significativa. Pode fazê-lo sombreando as estruturas ósseas da traqueia, bem como as áreas cartilaginosas entre as estruturas ósseas. É uma questão de sombreamento em diferentes direcções em diferentes secções da traqueia. Ao fazê-lo, dar-lhe-emos dimensão e uma qualidade mais realista.É importante utilizar uma imagem de referência para o orientar na formação da estrutura da traqueia.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.