Como desenhar pestanas - Aprenda a criar o seu próprio esboço de pestanas

John Williams 30-01-2024
John Williams

Neste tutorial, vamos aprender a desenhar pestanas. As pestanas são um aspecto único do olho e podem ser uma característica contextualizadora dos olhos. Criar um esboço de pestanas, onde se trabalha a forma como as diferentes pestanas definem as qualidades masculinas e femininas, é uma excelente competência para aprender. Criar diferentes tipos de desenhos de pestanas pode ser uma excelente forma de explorar subtilmente as características que definem as personagens.Compreender como desenhar pestanas é um aspecto importante do desenho de olhos, e a melhor parte é que é super fácil. Neste tutorial, vamos explorar alguns comprimentos e formas diferentes nos nossos desenhos de pestanas. Desta forma, podemos enfatizar intencionalmente as qualidades masculinas ou femininas dentro do olho. Os esboços de pestanas podem ser uma forma tão divertida e eficaz de dar a uma personagem um discernimentocaracterísticas que são únicas do olho.

Um guia fácil para desenhar pestanas

O desenho de pestanas é realmente fácil e divertido. O desenho realista de pestanas tem mais a ver com o olho do que com o desenho das pestanas em si. O olho é o que contextualiza as pestanas, no entanto, neste tutorial não nos vamos concentrar muito no olho, mas sim em diferentes formas e formatos de pestanas que podem ser colocados no olho.

Ao explorarmos uma abordagem feminina e masculina ao desenho das pestanas, veremos como estas podem contextualizar o olho. No entanto, todos os olhos são diferentes e tanto os homens como as mulheres podem ter pestanas mais curtas ou mais longas.

Com isto, vamos explorar como podemos intencionalmente dar uma qualidade mais feminina ou masculina aos nossos desenhos de pestanas com alguns passos simples. Ao fazer isto, vamos dar a nós próprios algumas opções para características que definem a personagem, utilizando características subtis como as pestanas para conseguir efeitos diferentes no olho. Portanto, sem mais demoras, vejamos o que vamos precisar neste tutorial.

Materiais necessários

Neste tutorial de pestanas, pode utilizar os materiais que tiver à sua disposição. Mais uma vez, não vamos dar muita ênfase aos olhos em si, mas sim às pestanas e à sua forma. Isto significa que vai querer manter o desenho dos olhos relativamente leve, pelo que talvez seja melhor utilizar um lápis HB.

Se tiver um iPad ou um dispositivo digital, também pode seguir os passos utilizando as ferramentas disponíveis.

A partir daí, vamos explorar a abordagem de marcação das pestanas com um meio mais escuro: pode ser uma caneta, por exemplo. Este tutorial vai demonstrar o processo de desenho utilizando um dispositivo digital, embora também possa ser feito utilizando ferramentas de desenho convencionais com os materiais abaixo indicados.

  • Lápis HB
  • Esferográfica
  • Borracha
  • Afiador
  • Bom papel (recomenda-se 200 g/m - 250 g/m)

Instruções passo a passo sobre como desenhar pestanas

Neste tutorial, vamos aprender a desenhar pestanas de duas maneiras diferentes. Primeiro, vamos ver como criar pestanas longas mais elegantes e femininas. Depois, também vamos aprender a criar pestanas mais simples e curtas que podem ser usadas em características mais masculinas. Mais uma vez, as pestanas são todas diferentes e cada uma destas abordagens pode ser usada para olhos femininos ou masculinos.

No entanto, a intenção é criar pestanas diferentes para permitir uma variedade de desenhos de personagens diferentes. Agora que sabemos o que esperar, vamos ao que interessa.

Desenho de pestanas femininas

Começaremos por desenhar pestanas femininas, onde aprenderemos alguns truques simples que dão às pestanas uma qualidade elegante e feminina. As pestanas têm uma estrutura bastante simples, o que significa que a mais simples das alterações pode defini-las de forma bastante significativa.

Dito isto, vejamos alguns passos sobre como desenhar pestanas com uma qualidade feminina.

Passo 1: Desenhar um olho feminino

Não vamos dar muita ênfase ao aspecto de desenho dos olhos do tutorial; no entanto, queremos ter um olho geral bem desenhado para que possamos ver como as pestanas são colocadas no olho. Podemos começar por pegar nos nossos lápis e começar a desenhar um olho feminino.

Uma boa sugestão é utilizar uma imagem da Internet como referência.

Utilizar uma imagem de referência da Internet para ajudar a orientar o processo de desenho é uma excelente forma de captar correctamente a forma. Não precisamos de colocar muitos detalhes no desenho, mas queremos ter a certeza de que desenhamos pelo menos os aspectos essenciais do olho.

Certifique-se de que capta todos os detalhes necessários dos olhos, tais como as pupilas e a íris, certificando-se de que temos um olho relativamente preciso para colocar as pestanas. Ao desenhar um olho feminino, a utilização de uma imagem de referência também lhe permitirá reparar em detalhes subtis. Muitas vezes, há detalhes subtis na forma e detalhes à volta do olho que podem definir o olho de uma forma incrivelmente distinta.

Estes pormenores podem ser definidos como masculinos ou femininos.

Não queremos trabalhar com muitos pormenores, mas queremos captar as qualidades básicas do olho, o que significa que podemos acrescentar um reflexo no olho e talvez dobras à volta do olho.

Não precisamos de nos preocupar muito com a adição de sobrancelhas, no entanto, pode fazê-lo se quiser. No entanto, quer ter a certeza de que adicionamos algum sombreado leve para definir as pálpebras superiores e inferiores dentro do olho.

Adicionar mais detalhes será sempre melhor para ver como as pestanas assentam nos olhos, mas não é necessário. É importante captar a forma da pálpebra e algum sombreado à volta do olho para lhe dar alguma dimensão.

Vamos apagar ligeiramente o nosso desenho depois de o desenhar, e é por isso que não queremos perder muito tempo a desenhar os olhos.

Passo 2: Apagar ligeiramente o olho

Vamos agora apagar ligeiramente o olho. Ao fazê-lo, veremos um efeito mais nítido e contrastante nas pestanas ao desenhá-las. Isto permitir-nos-á ver como estão colocadas no olho sem nos distrairmos demasiado com o próprio olho.

Passo 3: Desenhar as pestanas superiores

Podemos agora desenhar as pestanas na pálpebra superior. As pestanas femininas são geralmente apontadas para cima, o que significa que queremos desenhar linhas curvas que se movem na direcção ascendente. Podemos fazê-lo utilizando um movimento do tipo movimento do pulso ou podemos desenhá-las lentamente.

Qualquer uma das formas é boa, desde que estejam viradas para cima e se curvem para cima a partir da pálpebra.

A pálpebra superior tem uma forma arqueada que se move sobre o olho, por isso queremos ter a certeza de que as pestanas fluem com a forma do arco da pálpebra. As pestanas movem-se em diferentes direcções determinadas pela forma da pálpebra, o que significa que a curvatura das pálpebras fará com que as pestanas apontem ao longo de um eixo curvo.

Uma vez definida a forma da pálpebra e compreendida a colocação das pestanas, podemos permitir-nos brincar com a espessura que queremos que as pestanas pareçam. Criar mais densidade nas pestanas também dá aos olhos um toque feminino.

Tenha isso em conta se estiver interessado em dar-lhes um ar feminino.

Veja também: Como desenhar um diamante - Um tutorial divertido e fácil para desenhar um diamante

Mais uma vez, a forma das pestanas é uma curva alinhada na direcção ascendente. Isto significa que a parte curva da pestana pode descer antes de subir. Pense nisto como se estivesse a desenhar uma forma de U. Também queremos considerar a ponta fina de cada pestana.

Ao desenhar a forma de U com um movimento de movimento, iremos instintivamente pressionar com mais força em torno da base e mais suavemente perto da ponta da pestana, o que dará às pestanas uma transição perfeita de uma base espessa para uma ponta fina.

Ao desenharmos as pestanas perto do interior do olho, podemos certificar-nos de que são mais pequenas e mais curtas.

Passo 4: Desenhar as pestanas inferiores

Quando desenhamos as pestanas inferiores, queremos ter em mente que serão sempre menos do que as pestanas superiores. As pestanas inferiores também fluirão ao longo da crista da pálpebra inferior, espelhando o conjunto superior.

No entanto, desta vez, as pestanas curvam-se para baixo em vez de para cima.

Queremos ter a certeza de que a densidade está principalmente perto da área exterior do olho, semelhante à das pestanas superiores. Mais uma vez, queremos ter a certeza de que não desenhamos demasiadas pestanas inferiores, uma vez que isso parecerá estranho e irrealista.

Queremos ter a certeza de que, ao desenharmos as pestanas inferiores, estas estão curvadas para baixo. Podemos ter uma ou duas a moverem-se numa direcção diferente para sugerir que podem estar presas de forma estranha. Isto é bastante comum e dá às pestanas uma qualidade orgânica realista.

E é assim que se desenham as pestanas com um toque feminino!

Desenho de pestanas masculinas

O processo de desenho é exactamente o mesmo para as pestanas masculinas, no entanto, existem algumas diferenças subtis que iremos analisar ao longo do processo. As pestanas são muito simples na sua forma, o que significa que os mais pequenos detalhes podem ajudar a defini-las como masculinas ou femininas.

Vejamos o processo de desenhar pestanas ligeiramente mais masculinas.

Etapa 1: Desenhar um olho masculino

Começaremos por desenhar simplesmente o olho. Pode fazê-lo com o seu lápis ou num dispositivo digital, se for esse o seu caso. Mais uma vez, não queremos aperfeiçoar o olho, mas é necessário um esboço com todas as características essenciais.

Queremos ter a certeza de que formamos o olho correctamente, por isso uma boa sugestão é utilizar uma imagem de referência de um olho masculino para ter mais hipóteses de desenhar o olho correctamente. Queremos ter a certeza de que capturamos a íris e a pupila o mais correctamente possível.

Além disso, também queremos captar os pormenores à volta do olho.

Acrescentar algumas sombras claras e marcas de desenho para realçar as pálpebras também é essencial. Isto porque queremos ter a certeza de que colocamos as pestanas correctamente.

Ao aprender a desenhar pestanas, criar um desenho realista de olhos No entanto, não damos demasiada importância ao olho, mas sim às pestanas e à forma como são colocadas no olho.

Por isso, cabe-lhe a si decidir se quer tornar o seu olho muito detalhado ou não.

Passo 2: Apagar ligeiramente o olho

Quando tivermos um olho relativamente bem desenhado, podemos apagar ligeiramente o desenho do olho. Ao fazê-lo, vamos realçar as pestanas do olho sem nos distrairmos com todos os detalhes do próprio olho.

Passo 3: Desenhar as pestanas superiores

Com as pestanas femininas, demos-lhes um ligeiro movimento que lhes permite curvarem-se elegantemente para cima a partir do olho. Com a abordagem masculina, queremos manter as pestanas menos curvadas e viradas para baixo.

As pestanas devem ter uma curva subtil, mas movem-se na direcção descendente, quase cobrindo o próprio olho.

As pestanas também não precisam de ser tão espessas ou longas como na abordagem feminina. Podemos mantê-las relativamente finas e direitas. As pestanas seguirão novamente a forma da crista e do arco da pálpebra superior. As pestanas perto da área exterior do olho estarão viradas para fora e podem ser ligeiramente mais longas.

A principal diferença entre os olhos femininos e masculinos é que as pestanas se curvam menos e apontam mais para baixo. Além disso, as pestanas continuam a mover-se ao longo da forma da pálpebra e a apontar para fora, perto da zona exterior do olho.

A partir daqui, pode explorar a possibilidade de dar mais densidade às pestanas do que gostaria. No entanto, para ver a diferença, queremos manter a densidade inferior à das pestanas femininas. Mais uma vez, tanto a abordagem feminina como a masculina às pestanas são intercambiáveis.

Veja também: "Nu Reclinado" Amedeo Modigliani - A Mulher Reclinada de Modigliani

É simplesmente bom ver como se formam as diferentes pestanas e como têm efeitos diferentes no olho.

Passo 4: Desenhar as pestanas inferiores

A parte inferior do olho masculino tem um processo semelhante ao da abordagem feminina. As pestanas inferiores também cairão ao longo da crista da pálpebra inferior, o que determinará a sua direcção. As pestanas inferiores para o efeito masculino também se curvarão para baixo e para longe do olho.

No entanto, podemos ter menos pestanas para a versão masculina.

Ao desenhar as pestanas inferiores, a densidade também será maior na zona exterior do olho. Na zona interior do olho, as pestanas ficam mais curtas e um pouco menos. Isto também se aplica às pestanas superiores.

E é isto, um processo simples de desenhar pestanas com uma qualidade masculina.

Dicas para lembrar

  • Explorar a curvatura para características femininas. As pestanas têm uma curvatura única, que pode sugerir uma qualidade mais suave e elegante no olhar.
  • Explorar mais recto para o masculino. Muitas vezes, embora nem sempre, os homens têm pestanas mais curtas e mais direitas, por isso tente explorar as linhas mais direitas dos efeitos masculinos.
  • Também pode misturar e combinar. Algumas mulheres têm pestanas mais curtas e mais finas e alguns homens têm pestanas mais escuras e mais compridas.
  • Lembre-se da acção de movimento. A caneta ou o lápis deve ser movido rapidamente; isto produzirá uma base mais espessa e uma ponta mais fina para cada pestana.
  • As pestanas são apenas linhas Pode explorar o quão densas ou finas gostaria que as suas pestanas fossem.
  • As pestanas são sempre em menor quantidade na pálpebra inferior Tenha isto em mente, como regra, caso contrário, o seu desenho parecerá estranho se houver mais pestanas inferiores do que superiores.

O processo de criação de um desenho de "pestanas" é mais ou menos o mesmo para os efeitos masculinos e femininos. As principais diferenças são a curvatura e a densidade das pestanas. Acrescentar mais curvatura sugere uma pestana mais cuidada e bem cuidada, o que sugere elegância e tem as conotações de um toque feminino. As pestanas mais rectas e menos curvadas sugerem uma qualidade mais masculina.No entanto, todos os olhos são diferentes e tanto os homens como as mulheres podem ter um dos dois estilos. Por isso, agora que sabe como desenhar pestanas, brinque e veja como as pode adicionar a diferentes personagens.

Perguntas mais frequentes

Qual é o movimento da mão para desenhar pestanas nos olhos?

Se pensarmos nas pestanas da vida real, estas são bastante simples porque são apenas linhas. No entanto, o pormenor subtil é visto na comparação entre a base e a ponta da pestana. Pode captar isto utilizando um movimento do tipo movimento da mão. Ao fazer um movimento brusco da mão, podemos definir a base mais larga e a ponta mais fina.Isto funciona para pestanas mais curtas porque não precisamos de nos preocupar muito com a curvatura na extremidade da pestana, como acontece com as pestanas longas. Ao desenhar pestanas longas, também pode utilizar este método, mas deve certificar-se de que a pestana tem uma curva subtil na extremidade da pestana. O outro método é simplesmente desenhar a pestana pressionando com mais força eEsta é uma forma mais controlada, mas pode demorar mais tempo.

Como desenhar as pestanas inferiores?

As pestanas inferiores são geralmente um pouco menos densas e em menor número ao longo da pálpebra inferior. Com as pestanas inferiores, basta desenhar menos linhas finas e suaves. As pestanas inferiores também são geralmente vistas de cima, o que significa que se movem numa direcção descendente. Também pode desenhá-las em direcções diferentes, embora se deva certificar de que se movem ao longo da forma do olho emPor outras palavras, o olho é arredondado e queremos desenhar as pestanas de forma a que se movam à volta da parte inferior da pálpebra numa formação circular e curva. No entanto, também pode ter algumas a ir em direcções diferentes aqui e ali para sugerir uma qualidade mais natural e realista de não uniformidade. Esta é a forma básica de desenhar as pestanas inferiores.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.