Como desenhar asas - Criar um esboço fácil e realista de asas

John Williams 27-07-2023
John Williams

As asas emplumadas de um anjo podem parecer difíceis de desenhar, mas, na verdade, são extremamente simples quando se decompõe o processo. No tutorial de desenho de hoje, levamo-lo passo a passo através do processo de desenhar asas. Tornamos a aprendizagem de como desenhar asas fácil para artistas de todos os níveis, quer seja um profissional experiente ou esteja apenas a começar a sua viagem com um pincel. PeloNo final do tutorial, terá todas as competências para reproduzir facilmente um esboço realista de asas com penas!

Como desenhar asas em 15 passos simples!

No nosso tutorial de desenho de asas, estamos a desenhar não apenas uma asa, mas um par. Ter duas asas traz o potencial problema da simetria, que pode ser intimidante para os novos artistas. É aqui que entram as linhas de construção. Em todos os nossos tutoriais de desenho, começamos com uma série de formas e linhas de construção que nos ajudam a obter a proporção, simetria e forma correctas antes de adicionarmos quaisquer detalhes.

Pode ver os primeiros quatro passos na colagem abaixo que o ajudarão a obter a simetria perfeita nos seus desenhos de asas antes de começar a adicionar os detalhes das penas.

As asas são tradicionalmente brancas, por isso não vamos utilizar demasiada cor no nosso tutorial de esboço de asas. No entanto, vamos utilizar um pouco de branco e preto para criar algumas sombras e, nesta fase do tutorial, terá de decidir qual o meio de coloração a utilizar. Os nossos exemplos utilizam tinta guache básica, mas pode utilizar qualquer meio que desejar, quer seja tinta digital, lápis de cor ououtro meio de pintura.

Reúna o seu material de desenho e vamos começar a aprender a desenhar asas.

Passo 1: Construir a linha superior

Começamos o esboço das asas construindo a linha superior da asa direita. Encontre o ponto central da sua tela e, mesmo à direita deste, desenhe uma linha recta inclinada. O lado direito desta linha superior deve ser significativamente mais alto do que o esquerdo, criando uma linha horizontal acentuadamente inclinada.

Esta linha é o primeiro passo para criar asas simétricas e também será utilizada para criar a forma e o tamanho finais dos desenhos das asas.

Etapa 2: Moldar a curva da asa

Continuamos a trabalhar nesta primeira asa criando a curva para baixo. Comece na extremidade esquerda da linha superior e crie uma linha curva para baixo.

No passo seguinte, utilizaremos esta curva para nos ajudar a moldar o resto da asa.

Veja também: Pinturas abstractas famosas - As 10 melhores obras de arte abstracta de todos os tempos

Passo 3: Acabar a forma do esboço das asas

Há duas partes neste passo. Primeiro, desenhe uma linha curta inclinada que se estende para baixo e para a esquerda a partir da curva que desenhou no último passo. Esta linha deve ser muito curta. Se for muito longa, a sua asa não terá a forma correcta. Para terminar a construção do seu primeiro desenho de asas, pode desenhar uma grande linha curva entre a parte inferior desta linha curta e a extremidade direita da suaprimeira linha superior.

Se olhar para o nosso exemplo abaixo, verá que a parte inferior desta linha é muito mais curva do que a parte superior.

Passo 4: Espelhe o seu primeiro esboço de asas

Este passo é simples, agora que já tens a primeira asa construída. Tudo o que precisas de fazer é criar uma imagem espelhada da primeira asa, com um pequeno espaço entre as linhas inferiores. Este passo é onde a simetria entra em jogo. Se precisares de apagar e redesenhar os desenhos da asa algumas vezes, não há problema nenhum.

Não tenha pressa e certifique-se de que as suas asas são tão simétricas quanto possível.

Etapa 5: Adicionar a primeira camada de penas

Para construir um padrão de penas realista, vamos fazê-lo numa série de camadas. Começamos com a camada superior ao longo da linha curva superior de cada asa.

Não é necessário ser muito preciso com a forma e a consistência destas penas, uma vez que são as penas mais pequenas.

Passo 6: Delinear a parte superior do esboço das asas

Neste passo, vai delinear a pena superior de cada asa. Esta pena é grande e curva-se para cima a partir da curva do meio. Comece a linha em cada asa delineando a curva superior. Crie uma protuberância curva suave antes de se estender para o topo das asas.

Terminar a pena superior curvando-a de novo para a forma de construção.

Passo 7: Desenhar a segunda camada de penas

Vamos continuar a construir a pena com a segunda camada. Em cada uma das asas, siga a curva da primeira camada de pena com uma segunda camada no seu esboço de asas.

As penas da parte superior podem ser um pouco mais pequenas do que as da parte inferior.

Passo 8: Adicionar mais penas aos desenhos da asa

Este passo é muito fácil e segue-se simplesmente ao anterior. Adicione uma terceira camada de penas ao seu esboço de asas. Esta terceira camada de penas pode ser um pouco maior do que a anterior.

Pode começar a curvá-las um pouco mais para baixo em direcção à parte inferior das asas.

Etapa 9: Desenhar as penas médias

As penas do meio são o ponto de encontro entre as penas mais pequenas que temos estado a desenhar e as penas maiores e fluidas na extremidade das asas. Vai continuar a seguir as curvas das penas neste passo, mas pode fazer esta camada de penas significativamente maior. Pode ver no nosso exemplo abaixo que as penas do meio no topo de ambas as asas devem ser bastante longas epronunciado.

Veja também: Como desenhar sapatos - Guia de desenho de ténis passo a passo

As penas devem ter um gradiente, tornando-se gradualmente mais pequenas à medida que desce a curva do desenho das asas.

Etapa 10: Finalizar o desenho das asas

Para terminar o esboço das asas, vai agora desenhar as penas finais grandes em cada asa. Estas asas devem ser grandes e curvadas até ao fim da forma de construção. Tal como nas camadas anteriores, as penas de cima devem ser significativamente maiores do que as de baixo. As penas de baixo também devem ser mais grossas e mais arredondadas do que as de cima.

Quando tiver terminado este passo, pode apagar as linhas de construção.

Etapa 11: Detalhar os desenhos da asa

Este passo centra-se no detalhe das penas no seu esboço de asas. O detalhe deve começar na terceira camada de penas. Em cada pena individual, adicione linhas curvas curtas no centro. Continue a adicionar estas linhas a cada uma das penas que se estendem até à camada final.

Em cada camada, as linhas devem ficar mais compridas.

Passo 12: Adicionar a cor de base ao seu desenho de asas

Como as nossas asas são brancas, não vamos adicionar nenhuma cor forte. Em vez disso, vamos começar com uma camada de base de tinta marfim ou creme Utilize um pincel normal e aplique uma camada uniforme de tinta marfim em cada asa.

Certifique-se de que a pelagem não tem quaisquer manchas e que preenche todas as partes do desenho das asas.

Etapa 13: Contornar os desenhos da asa

Nesta etapa, vai dar um pouco de dimensão ao seu desenho de asas com um toque de sombreado preto. Utilize um pincel de mistura fino e adicione um toque de tinta preta às linhas de ligação de cada pena. Este contorno ajudará a realçar as três dimensões de cada camada de penas.

Também pode adicionar algum contorno ao longo das extremidades das penas maiores.

Passo 14: Adicionar sombreado

O sombreado e o contorno são ligeiramente diferentes. Os contornos ajudaram a enfatizar a separação das camadas, enquanto o sombreado enfatiza o efeito da luz. Utilize um pequeno pincel de mistura e um pouco de tinta preta e adicione uma leve sombra ao contorno de cada asa.

Deixe o contorno visível, mas utilize o sombreado para realçar as extremidades de cada pena nas asas.

Etapa 15: Terminar o desenho das asas

Para terminar os seus desenhos de asas, pode apagar cuidadosamente o contorno do seu desenho. Isto criará um esboço de asas acabado sem costuras. Utilize a cor correspondente em cada ponto e trace cuidadosamente todo o contorno dos seus desenhos de asas.

Pode repetir este processo para cada uma das penas, utilizando tinta cinzenta clara para traçar a textura e os detalhes interiores.

Esperamos que tenhas gostado do processo de desenho e que estejas satisfeito com o teu desenho final. Utilizando linhas de construção e dividindo o processo de desenho em passos fáceis de seguir, podes desenhar tudo o que quiseres!

Veja a nossa história do desenho da asa de anjo aqui!

Perguntas mais frequentes

Como é que se torna fácil aprender a desenhar asas?

As asas podem ser complicadas de desenhar se se começar logo a desenhar. Felizmente, dividimos o processo para que seja fácil para qualquer artista segui-lo. Utilizando linhas de construção e passos de camadas, tornamos a aprendizagem de como desenhar asas fácil para qualquer pessoa!

Consegue fazer desenhos tridimensionais de asas?

No nosso tutorial de esboço de asas, mostramos-lhe como desenhar asas que parecem ser tridimensionais. Usando o contorno e o sombreado entre as camadas de penas, enfatizamos a separação de cada pena.

Que cor devo utilizar para o meu esboço de asas?

No nosso tutorial, utilizamos o branco por ser a cor mais tradicional, mas pode dar largas à sua imaginação!

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.