Artistas famosos da cultura pop - Uma lista dos melhores artistas da cultura pop

John Williams 26-05-2023
John Williams

O movimento da arte pop surgiu no final da década de 1950, tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido, e atingiu o seu auge na década de 1960. Os artistas da cultura pop ficaram desiludidos com o status quo do mundo da arte tradicional e sentiram que não era uma representação exacta do mundo que viviam. A arte pop inspirou-se na cultura popular ocidental, abraçando imagens encontradas emanúncios publicitários, livros de banda desenhada e produtos domésticos comuns.

A nossa lista de dez artistas pop famosos

Vamos dar uma vista de olhos a 10 artistas pop famosos e descobrir o que fez com que os seus estilos particulares de arte pop fossem adições tão notáveis ao movimento. Muitos destes artistas são agora mundialmente conhecidos pelas suas contribuições e criaram algumas das obras mais valiosas até à data.

Richard Hamilton (1922 - 2011)

Nacionalidade Britânico
Onde o artista viveu Reino Unido
Movimentos associados Arte pop
Obras de arte mais famosas O que é que torna as casas de hoje tão diferentes, tão apelativas (1956)

Interior II (1964)

A minha Marilyn ( Colar para cima ) (1965)

Richard Hamilton foi o artista por detrás da obra de arte " O que é que faz com que os casas tão diferentes, tão apelativas?". Esta colagem, realizada em 1956, é considerada um dos primeiros exemplos de desenhos da Pop art e, devido ao facto de um chupa-chupa aparecer nas mãos de uma figura, acredita-se que o próprio nome do movimento tenha surgido deste "tootsie pop".

Veja também: Estátua da Unidade - Saiba tudo sobre a estátua mais alta do mundo

Keith Hamilton nasceu na cidade de Pimlico, em Londres, a 24 de Fevereiro de 1922.

Apesar de não ter qualificações formais, por ter abandonado a escola precocemente, conseguiu um estágio numa empresa que produzia componentes para equipamentos eléctricos. À noite, frequentava aulas de arte e prosseguiu os seus estudos na Royal Academy of Arts até ser expulso em 1946. Após alguns anos de estudo na Slade School of Art, começou a dar os seus primeirosexposições no Instituto de Arte Contemporânea.

Richard Hamilton durante uma entrevista no MACBA, 2011; Kippelboy, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Os historiadores de arte consideram a sua exposição " Homem, máquina e movimento ", que foi apresentada em 1955, e a sua colagem " O que é que torna as casas de hoje tão diferentes, tão apelativas? "Ao longo dos seus dias de trabalho como artista pop, Keith Hamilton tentou examinar a ligação entre o design dos produtos do quotidiano, a cultura dominante e a belas artes .

Ao longo da sua carreira artística, desafiou e derrubou continuamente os valores artísticos pré-concebidos pelos críticos de arte. O seu trabalho variou desde estudos de design industrial a versões em serigrafia da detenção por consumo de drogas de Mick Jagger, vocalista do grupo rock Rolling Stones, e foi responsável pela concepção da capa do álbum dos Beatles Álbum Branco de 1968.

A sua maior contribuição para o movimento Pop Art foi estabelecer as fundações, ajudando a definir o seu espírito e objectivos.

Roy Lichtenstein (1923 - 1997)

Nacionalidade americano
Onde o artista viveu Manhattan
Movimentos associados Pop Art, Arte abstracta , Cubismo
Obras de arte mais famosas Uau! (1963)

Rapariga que se afoga (1963)

Olha o Mickey (1961)

O artista pop Roy Lichtenstein é considerado um dos pioneiros da arte pop, com o seu trabalho inicial no cubismo e na arte abstracta a influenciar os seus esforços posteriores no estilo da arte pop. O seu trabalho é caracterizado pela sua abordagem de utilização de formas de arte altamente estilizadas, mas aplicando-as a imagens que faziam parte da cultura popular dominante, como cenas de banda desenhada e imagens de anúncios.

Um exemplo disso é a sua pintura em tela dupla de um foguetão em explosão intitulada "Whaam!".

Na sua adolescência, Lichtenstein foi aluno de Reginald Marsh, seguindo-se um período na Universidade do Estado do Ohio, que não só o viu frequentar como estudante, mas também como membro do corpo docente de 1946 a 1951, durante o qual obteve o grau de mestre em 1949. Também foi tutor em várias outras universidades, incluindo a do Estado de Nova Iorque e a Douglas College of Rutgers.

Roy Lichtenstein em frente a um dos seus quadros numa exposição no Museu Stedelijk, 1967; Eric Koch, CC0, via Wikimedia Commons

Nos primeiros anos do seu trabalho de artista, aplicou a utilização de uma multiplicidade de arte moderna para pintar temas da América Ocidental antes de se tornar no artista pop altamente influente que é conhecido actualmente. Chegou mesmo a passar por uma fase experimental de Expressionismo abstracto em 1957, um estilo que mais tarde rejeitaria veementemente. Foi por volta de 1960 que Roy Lichtenstein pintou uma tela para os seus filhos com as populares personagens de animação, o Rato Mickey e o Pato Donald.

Acredita-se que esta tenha sido a faísca inicial que levou ao seu interesse em incorporar símbolos da cultura popular na sua arte.

Embora no início não se sentisse confortável com a ideia de copiar outra obra de arte, acabou por sentir prazer em reapropriar-se de imagens simples da consciência pública, mas apresentá-las através de outra perspectiva, reinterpretando-as através da aplicação de formas de arte mais elevadas.O seu estilo único é mais perceptível através da utilização de contornos pretos espessos sobre a superfície de uma imagem de um artista pop. cores primárias e o padrão de pontos típico da replicação de obras de arte de banda desenhada.

Andy Warhol (1928 - 1987)

Nacionalidade americano
Onde o artista viveu Estados Unidos da América
Movimentos associados Arte pop, Expressionismo abstracto, Arte moderna
Obras de arte mais famosas Marylin Diptych (1962)

Latas de sopa Campbells (1962)

Série Vaca (1969)

Andy Warhol é um nome tão sinónimo do movimento da arte Pop, que tem sido frequentemente referido como o "Papa da Pop". Nascido Andrew Warhola, ganhou popularidade a nível mundial devido às suas obras de sucesso fenomenal "Campell's Soup Cans" e "Marylin Diptych". O seu estilo era visto como perturbador para a comunidade artística tradicional e era extremamente desfavorecido pelos críticos de arte dentro do estilo dominante da época,Expressionismo abstracto.

O seu trabalho ultrapassou os estilos e técnicas formais da época e estendeu-se a instalações de vídeo, experimentação com filme e fotografia, serigrafia, bem como à incorporação de meios mais formais como a escultura e a pintura.

Fotografia do artista americano Andy Warhol no Moderna Museet, Estocolmo, antes da inauguração da sua exposição retrospectiva. Caixas de Brillo em segundo plano, 1968; Lasse Olsson / Pressens bild, domínio público, via Wikimedia Commons

Andy nasceu em Pittsburgh, na Pensilvânia, a 6 de Agosto de 1928, filho de Julia e Andrej, imigrantes muito religiosos da Eslováquia. Andy tinha oito anos quando adoeceu com a doença coreia e foi obrigado a ficar de cama durante vários meses. A sua mãe era uma bordadeira habilidosa e aproveitou esse tempo para ensinar Andy a desenhar, como passatempo para o ajudar a passar a entediante passagem do tempo emisolamento e restrição física.

Este foi o início de uma paixão vitalícia pelas artes para Andy e, quando os pais lhe compraram uma máquina fotográfica um ano mais tarde, não demorou muito a experimentar técnicas de revelação de filmes na cave escura dos pais.

Depois de frequentar aulas de arte gratuitas no Carnegie Museum of Art, terminou o liceu e iniciou os seus estudos de design pictórico na Universidade Carnegie Mellon. Após os estudos, trabalhou como ilustrador de renome para anúncios e revistas e tornou-se o artista mais influente na comunidade de artistas da cultura pop, estando as suas obras entre as maisDeixando um legado como um dos artistas Pop mais famosos do mundo, que ainda existe nos dias de hoje, Warhol faleceu em Nova Iorque a 22 de Fevereiro de 1987.

Claes Oldenburg (1929 - Presente)

Nacionalidade Sueco americano
Onde o artista viveu Suécia e Estados Unidos
Movimentos associados Pop Art, Vanguarda
Obras de arte mais famosas Batom a subir em rastos de lagarta (1969)

Escultura de pregadores de roupa (1976)

Spoonbridge e Cherry (1988)

Claes Oldenburg nasceu em Estocolmo em 1929. Mudou-se para os Estados Unidos e tornou-se cidadão em 1953. Durante esta época, a cena artística na América ainda era dominada pelo Expressionismo Abstracto e pela natureza não-representativa da forma de arte. Claes queria ir na direcção oposta e fez obras de arte maciças representando objectos do quotidiano, feitos de tecido e preenchidos com papel ou pedaços depara criar aquilo a que chamou "esculturas moles".

Começou a expor as suas esculturas macias únicas em 1962.

Exposição da obra de Claes Oldenburg (EUA) no Museu Stedelijk, Amesterdão, 1970; Bert Verhoeff, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Estas obras incluíam objectos como hambúrgueres, batons e cones de gelado. Tornou-se conhecido como um pioneiro entre os escultores de arte pop pelo seu conceito de tentar inverter a perspectiva tradicionalmente defendida pelo espectador e pelo objecto que está a ser visto. É considerado um pioneiro do movimento de escultura de arte pop.

Yayoi Kusama (1929 - Presente)

Nacionalidade Japonês
Onde o artista viveu Tóquio
Movimentos associados Arte pop, Arte feminista , Arte contemporânea
Obras de arte mais famosas Redes infinitas (1990)

Obsessão por pontos (2003)

Abóbora (1990)

Yayoi Kusama Yayoi nasceu a 22 de Março de 1929, em Matsumoto, no Japão. Desde muito jovem, Yayoi estava sujeita a alucinações repentinas e estranhas que consistiam principalmente em campos de padrões pontilhados. Estes padrões tornaram-se um tema proeminente no seu trabalho ao longo da sua carreira como pintora Pop.

Para além de ter estudado brevemente durante alguns anos numa escola de artes especializada em Quioto, não teve qualquer outra formação formal, mas obteve algum sucesso no Japão, onde era conhecida pelo seu estilo de cobrir todas as superfícies com bolinhas. No entanto, as questões domésticas com a sua família eram um problema permanente e mudou-se para os Estados Unidos em 1957 para perseguir o seu sonho de se tornar uma artista.

Estabeleceu-se em Nova Iorque e depressa se viu a fazer parte do movimento.

Yayoi Kusama, Personalidade de Mérito Cultural, recebeu a Ordem da Cultura em Novembro de 2016; 文部科学省ホームページ, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

Não era um período fácil para uma mulher ser artista e Yayoi queixava-se frequentemente da quantidade de racismo e sexismo que sofria enquanto estava nos Estados Unidos, e que as suas obras de arte eram frequentemente copiadas ou roubadas pelos seus colegas homens. Apesar destes desafios, Yayoi tornou-se uma artista proeminente na cena vanguardista da arte Pop de Nova Iorque e é respeitada como talvez a mulher mais bem sucedidaartista pop do mundo. Ela Espelho do Infinito instalações e Rede infinita foram consideradas como importantes adições ao mundo dos desenhos Pop art.

Jasper Johns (1930 - Presente)

Nacionalidade americano
Onde o artista viveu Connecticut
Movimentos associados Pop art, Expressionismo Abstracto, Neo-Dada
Obras de arte mais famosas Bandeira (1955)

Três bandeiras (1958)

Alvo com quatro faces (1955)

Jasper Johns é mundialmente conhecido como um dos artistas mais influentes da cultura pop do seu tempo e influenciou quase todos os movimentos da comunidade artística desde os anos 50, incluindo não só a arte pop, mas também o movimento Neo-Dada e o Expressionismo Abstracto. Foi considerado um dos primeiros artistas a abraçar totalmente a utilização de imagens da cultura de mercadorias nas suas obras de arte únicascom bandeiras, mapas e alvos.

O exemplo mais famoso é a sua obra de 1955, intitulada "Flag", que foi criada depois de ter visto a imagem da bandeira americana num sonho, uma noite.

O artista americano Jasper Johns recebe a Medalha da Liberdade em 15 de Fevereiro de 2011; Videógrafo da Casa Branca para a Casa Branca de Obama, Domínio público, via Wikimedia Commons

Nascido em 1930 na Geórgia, o pintor Pop mudou-se para Nova Iorque para tentar concretizar o seu sonho de se tornar artista. O seu trabalho representou uma mudança em relação ao estilo proeminente da época, nomeadamente o Expressionismo Abstracto, e ajudou a facilitar a paisagem para um ambiente mais favorável à arte Pop.

Peter Blake (1932 - Actual)

Nacionalidade Britânico
Onde o artista viveu Chiswick, Londres
Movimentos associados Arte pop
Obras de arte mais famosas Clube dos Corações Solitários de Sgt Pepper

Na varanda (1957)

Auto-retrato com distintivos (1961)

Peter Blake é um dos mais conceituados artistas e escultores pop art do movimento pop art. O seu trabalho mais conhecido é o desenho da capa do álbum dos Beatles " Clube dos Corações Solitários de Sgt Pepper O tema central do seu trabalho é a fusão de elementos da cultura popular em colagens. Foi reconhecido pelo seu contributo para o mundo da arte com a atribuição do título de cavaleiro no Palácio de Buckingham em 2002.

Peter Blake nasceu a 25 de Junho de 1932 em Dartford, Kent, onde estudou no Gravesend Technical College of Art e no Royal College of Art.

Peter Blake e Mike Figgis em conversa, Ignite 2011; Annie Mole de Londres, Reino Unido, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

A arte de Blake do final da década de 1950 apresentava imagens que se encontravam em anúncios locais, lutadores de luta livre e encontros musicais. Teve a sua primeira exposição individual em 1960, seguida da exposição "Jovens Contemporâneos" em 1961, ao lado do também famoso artista Pop, David Hockney Este facto ajudou a estabelecê-lo como um dos pioneiros do movimento artístico britânico e os seus contributos são tão venerados que é frequentemente referido como o "Padrinho da Arte Pop na Grã-Bretanha".

Embora mais conhecido pelo seu trabalho de colagem, Blake era versado numa multiplicidade de meios, incluindo escultura, gravura, gravura e até arte comercial.

David Hockney (1937 - Presente)

Nacionalidade Britânico
Onde o artista viveu Londres e Califórnia
Movimentos associados Arte pop, arte expressionista
Obras de arte mais famosas Um mergulho maior (1967)

Sr. e Sra. Clark e Percy (1971)

Um Grand Canyon maior (1998)

David Hockney é considerado um dos artistas mais influentes da cultura pop do movimento britânico Pop art e é considerado o artista vivo com maior valor financeiro, uma vez que o seu quadro " Retrato duplo " foi vendido por 90 milhões de dólares na Christie's. É o seu quadro " Um mergulho maior "O tema de Hockney centra-se em momentos pessoais da sua vida e dos seus amigos em situações quotidianas, desde cenas de piscina a paisagens de casas suburbanas na Califórnia.

David Hockney nasceu a 9 de Julho de 1937 na cidade de Bradford, em Inglaterra. Os seus primeiros anos de escolaridade foram passados na Wellington Primary School, Bradford Grammar e Bradford College, tendo prosseguido os seus estudos no Royal College of Art, onde participou numa exposição intitulada " Jovens contemporâneos "Esta exposição serviu como um evento que ajudou a iniciar o movimento Pop Art britânico, embora as suas próprias obras ainda estivessem, nessa altura, enraizadas no estilo expressionista.

Hockney é abertamente homossexual e várias das suas obras apresentam temas de homossexualidade.

David Hockney, 2017; Connaissance des Arts, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Quando, em 1962, o Royal College of Art declarou que não o deixaria licenciar-se a não ser que apresentasse um esboço de um modelo feminino vivo, Hockney protestou pintando uma versão modelo " Pintura de vida para um diploma "Em vez de lhe negarem o diploma, reconheceram o seu talento inegável e a sua popularidade emergente e ajustaram o regulamento em conformidade, acabando por lhe ser atribuído um diploma.

Foi depois de se mudar para Los Angeles, em 1964, que começou a inspirar-se no seu novo ambiente para criar a série de cenas de piscinas pelas quais se tornou famoso, utilizando o meio relativamente novo das cores acrílicas vibrantes.

Keith Haring (1958 - 1990)

Nacionalidade americano
Onde o artista viveu Nova Iorque
Movimentos associados Arte pop, Arte de rua, Neo-expressionismo
Obras de arte mais famosas Bebé radiante (1990)

Crack é Whack (1986)

Boxers (1988)

Keith Haring nasceu a 4 de Maio de 1958, na Pensilvânia, EUA. O seu pai era cartoonista e incutiu no filho o gosto pelo desenho desde tenra idade, tendo também aprendido a imitar as imagens da cultura popular que via à sua volta, como a Disney e o Dr. Seuss.

Depois de terminar o liceu em 1976, tornou-se estudante de artes comerciais ao inscrever-se na Ivy School of Professional Art em Pittsburgh. No entanto, após alguns semestres, tornou-se evidente que não tinha qualquer desejo real de entrar no mundo do design gráfico comercial e desistiu. Apesar de ter desistido, continuou a trabalhar no desenvolvimento do seu próprio estilo e realizou uma exposição individualexposição no Pittsburgh Arts and Crafts Center em 1978.

Mais tarde, nesse mesmo ano, mudou-se para Nova Iorque para prosseguir os estudos na School of Visual arts.

Haring depressa descobriu que a arte que realmente lhe dizia respeito não se encontrava nas aulas que frequentava ou nos museus que exibiam obras de arte antigas de uma era passada, mas sim nas próprias ruas, nas paredes dos bairros da baixa e nos edifícios do centro da cidade, como clubes nocturnos e outros ambientes sociais onde prosperava uma nova e vibrante comunidade alternativa.

Keith Haring a trabalhar no Museu Stedelijk em Amesterdão, 1986; Rob Bogaerts (Anefo), CC0, via Wikimedia Commons

Isto inspirou-o a experimentar ele próprio a arte urbana do graffiti, levando-o a criar milhares de peças em espaços públicos, o que fez com que a sua popularidade ganhasse força, levando à sua exposição em 1981. Em 1986, abriu a Pop Shop no Soho, uma loja de retalho que vendia vários artigos com o seu trabalho impresso.

Este facto foi considerado por muitas pessoas como uma venda comercial por parte dos críticos de arte, que se enquadrava nas declarações sociais de tornar a arte acessível e económica para o público em geral.

Veja também: Como desenhar uma raposa - Um guia para criar o seu próprio desenho realista de uma raposa

Foi a sua acessibilidade a um público mais vasto que fez a ponte entre o que era entendido como "arte baixa" e "arte alta", tirando uma forma de arte cheia de comentários sociais das ruas e colocando-a nas paredes dos museus, o que fez dele um dos pintores e escultores de arte pop mais reconhecidos do movimento.

Romero Britto (1963 - Atual)

Nacionalidade brasileiro
Onde o artista viveu Brasil e Miami Florida
Movimentos associados Arte pop, cubismo
Obras de arte mais famosas Gato Mona (2010)

Jardim Britto (2000)

Martini Sunrise (2005)

Romero Britto Romero é um pintor e escultor pop brasileiro nascido em Refice em 1963. Romero cresceu num ambiente extremamente desafiador, era de uma família empobrecida e teve que encontrar soluções criativas para a sua falta de materiais para libertar a sua imaginação.

Utilizava os dedos como pincéis e criava telas improvisadas com pedaços de cartão e recortes de jornais.

O seu irmão apresentou-lhe os mestres da arte, dando-lhe livros de presente. Romero era autodidacta e aprendia as várias técnicas utilizadas pelos mestres copiando os seus estilos dos livros. Foi numa viagem a Paris, em 1983, que Romero foi exposto a obras de arte de personalidades como Matisse e Picasso, e começou a desenvolver o seu estilo característico de fusão Cubismo com Pop art .

Romero Britto, 2012; Dirk Vorderstraße, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Depois de viajar do Brasil para a Europa e depois para os Estados Unidos para vender a sua arte, Britto mudou-se para Miami em 1988 e começou a ganhar rápido reconhecimento como um artista emergente de calibre internacional devido ao facto de os seus desenhos de arte Pop terem sido escolhidos para a Arte absoluta campanha em 1989.

A arte de Romero tem sido descrita como calorosa e positiva, utilizando cores vibrantes e alegres para exalar um sentimento de amor e felicidade. Esta abordagem à sua vida e arte tornou-o num dos artistas vivos mais amados e bem sucedidos, colocando-o ao mesmo nível de contemporâneos como Warhol e Haring.

Em resumo, aprendemos como os pintores e escultores de arte Pop abraçaram o conceito de derrubar a hierarquia da cultura imposta pelas escolas de arte tradicionais, sentindo-se livres para pegar em elementos de outros meios e combiná-los de forma a dar-lhes um novo significado e contexto.

Veja a nossa história de artistas Pop aqui!

Perguntas mais frequentes

Quem é o artista pop mais famoso?

Embora tenham existido muitos artistas pop notáveis e de renome mundial, nenhum atingiu o mesmo nível de fama que o artista pop americano Andy Warhol Este artista pop é famoso pelas suas Latas de sopa Campbell's (1962) e Marilyn Diptych (1962).

O que é um artista da cultura pop?

A arte pop refere-se ao movimento que teve origem em meados da década de 1950 nos Estados Unidos e no Reino Unido. Este tipo de arte baseia-se na ideia de consumismo, segundo a qual os artistas pop pegavam na estética dos meios de comunicação de massas e da cultura popular e utilizavam-na para criar obras de arte únicas.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.