Arquitectura Bauhaus - Um olhar aprofundado sobre os estilos de construção Bauhaus

John Williams 08-07-2023
John Williams

A arquitectura da Bauhaus desenvolveu-se a partir da proeminente instituição alemã criada por Walter Gropius com o objectivo idealista de criar um estilo fundamentalmente novo de design e arquitectura para ajudar na reconstrução da sociedade após as catástrofes da Primeira Guerra Mundial.A arquitectura das casas Bauhaus caracteriza-se por uma geometria prática, formas abstractas utilizadas selectivamente na decoração, paletas de cores simples, design integrador e materiais básicos fabricados, como o aço, o betão e o vidro. Hoje vamos descobrir mais sobre este estilo arquitectónico único, bem como outrasFactos da Bauhaus.

A história da arquitectura Bauhaus

A escola Bauhaus foi fundada em 1919, seis meses após o fim da Primeira Guerra Mundial. Gropius afirmou na declaração oficial da escola que "o verdadeiro objectivo de todo o esforço artístico é a obra de arte unida" e que "o objectivo final, embora remoto, da Bauhaus é a obra de arte unida". Obra de arte ou "obra de arte completa", que combina várias disciplinas artísticas num único ethos.

A instituição mudou-se de Weimar para Dessau e depois para Berlim, antes de ser forçada a fechar pelo regime nazi em 1933, sob a direcção do seu último director, o famoso arquitecto Ludwig Mies van der Rohe.

Os nazis classificaram a Bauhaus como "obra de arte degenerativa", rotulando os seus princípios liberais e o globalismo como "não alemães". Infelizmente, não foi a primeira nem a última vez que um Estado usou o patriotismo como instrumento ofensivo contra o desenvolvimento social articulado através da arquitectura.

Um edifício de estilo Bauhaus com janelas "termómetro" na rua Pines, em Telavive; Ludvig14, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Gropius mudou-se para os Estados Unidos em 1937 e desenvolveu a Casa Gropius em Lincoln, Massachusetts, bem como dirigiu a faculdade de arquitectura da Graduate School of Design de Harvard, onde foi acompanhado por Marcel Breuer, outro estudante da Bauhaus que se tornou arquitecto e criador de mobiliário, mais conhecido pela sua cadeira Wassily em metal tubular dobrado, que ainda é fabricada eparece tão futurista agora como há quase 100 anos atrás.

Em 1937, László Moholy-Nagy, fotógrafo, pintor e professor da Bauhaus, foi para Chicago e formou a Nova Bauhaus.

Veja também: Filippo Brunelleschi - A arquitectura renascentista de Brunelleschi

Mies van der Rohe mudou-se para Chicago no mesmo ano para se tornar o reitor do IIT, criando o seu campus, inaugurado em 1958, bem como o emblemático edifício Seagram, em Nova Iorque. Apesar de ter funcionado apenas durante 14 anos, a Bauhaus espalhou-se rapidamente por todo o mundo e é frequentemente considerada a escola de artes e design mais importante que existe.

Características da arquitectura Bauhaus

O que caracteriza o estilo de construção Bauhaus? Existem certos padrões Bauhaus que se podem encontrar em todos os exemplos de casas Bauhaus? Desde formas e cores a materiais e desenhos, eis as características comuns da arquitectura Bauhaus.

Formas funcionais e práticas

O estilo Bauhaus caracteriza-se pela ausência de adornos ou ornamentações, centrando a atenção na forma aerodinâmica. A maioria dos edifícios Bauhaus, por exemplo, apresenta telhados planos para produzir uma aparência básica e geométrica. As cadeiras tubulares, que são cadeiras básicas suportadas por uma peça angular de tubos de aço, são outra ilustração icónica da funcionalidade elegante do design de padrões Bauhaus: utilitárias esem complicações, com formas geométricas e poucos adornos supérfluos.

Outra característica famosa do design da Bauhaus é a utilização de formas abstractas com moderação na ornamentação e como uma escolha prática para o fabrico em massa.

Cadeiras Wassily Concebido por Marcel Breuer (1925 - 1926); Kai 'Oswald' Seidler de Berlim, Alemanha, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Paletas de cores simplificadas

O design Bauhaus procura a unidade e a simplicidade. As paletas de cores arquitectónicas restringem-se por vezes a tons industriais básicos, como o cinzento, o branco e o bege. Cores primárias - tons de amarelo, vermelho ou azul - são frequentemente utilizados no design de interiores.

Ocasionalmente, todas estas cores são utilizadas em conjunto, mas muitas vezes de forma direccionada e planeada, como uma cadeira amarela ou uma única parede vermelha.

Materiais

O estilo Bauhaus privilegia o minimalismo e o industrialismo, tentando frequentemente utilizar o menor número possível de materiais diversos, todos eles considerados elementos industriais e essencialmente contemporâneos.

O vidro, sobretudo em fachadas de vidro, o betão, sobretudo na arquitectura, e o aço, sobretudo em aparelhos e objectos como candeeiros e cadeiras, são exemplos destes materiais.

Cadeira de Erich Dieckmann (1925), um exemplo de mobiliário da Bauhaus; Sailko, Domínio público, via Wikimedia Commons

Utilização da assimetria

Como a simetria era considerada excessivamente industrial e desprovida de coração artístico, a arquitectura e o design da Bauhaus procuraram o equilíbrio estético através da assimetria. Consequentemente, os designers da Bauhaus tentaram ligar e equilibrar os edifícios e os espaços da Bauhaus utilizando os mesmos componentes em todos os lugares, sem tornar todos os lados iguais.repetição de cores.

O edifício Bauhaus em Dessau é um exemplo notável deste facto, uma vez que incorpora várias formas e ângulos diversos, mantendo a unidade com a pintura branca e os vastos padrões das janelas.

Características de concepção holística

Entre as ideias fundamentais do design da Bauhaus está a incorporação dos princípios da instituição em todos os aspectos da vida. A arquitectura urbana, as praças públicas, a arquitectura das casas Bauhaus, o estilo do mobiliário, os electrodomésticos, os talheres de jantar e a tipografia foram todos incorporados.

Esta abordagem abrangente e integrada exige que o projectista coloque os preceitos da escola no centro de todas as decisões que toma durante a construção de uma sala ou estrutura de estilo Bauhaus.

Desenho mecânico de palco (1925) por Joost Schmidt; Joost Schmidt, Domínio público, via Wikimedia Commons

Arquitectos e professores de renome da Bauhaus

O programa de estudos da Bauhaus estabeleceu um novo padrão para o ensino da arquitectura. A escola Bauhaus era conhecida pelas suas ideias de design completo, que procuravam unir artistas individuais com a produção em grande escala e fundir estética e utilidade.

Walter Gropius, um arquitecto, criou a Bauhaus.

A arquitectura da Bauhaus desenvolveu-se para se tornar uma das tendências mais importantes da arte e da arquitectura modernistas. Vejamos agora os melhores arquitectos da Bauhaus.

Johannes Itten (1888 - 1967)

Nacionalidade Suíça
Data de nascimento 11 de Novembro de 1888
Data do óbito 25 de Março de 1967
Local de nascimento Suderen- Linden, Suíça

Johannes Itten, um professor primário de formação, foi um dos primeiros educadores da Bauhaus, onde foi mestre de 1919 a 1923. A sua criação da classe preparatória da escola mudou o ensino da arte. Em vez de obrigar os alunos a reproduzir as obras de arte dos Antigos Mestres, instou-os a examinar as suas próprias emoções e experiências com cores Este curso dá ênfase a três elementos: investigações sobre formas orgânicas e cores, estudo de arte canónica e desenho de vida.

Foi um dos precursores da educação artística abrangente e chegou a gerir a sua própria escola de arte, bem como a desempenhar funções de topo em instituições artísticas de prestígio.

O Bauhaus Vorkurs de Itten, ou curso fundamental, desenvolveu práticas que ainda hoje são importantes para o ensino artístico, tais como o incentivo à auto-expressão e a experimentação de materiais e processos. Antes de prosseguir para cursos mais específicos, esperava-se que todos os alunos concluíssem esta formação - a aula era o ponto de partida do currículo da Bauhaus.

Retrato fotográfico do arquitecto da Bauhaus Johannes Itten (c. 1920); Fotografia: Paula Stockmar (conforme mencionado em //bauhaus.daserste.de/credits)Trabalho derivado:MagentaGreen, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Veja também: Máscara de Tutankhamon - Ver a máscara funerária de Tutankhamon

Itten, um devoto de Mazdaznan Oriental, incitava os alunos a incorporar o misticismo no seu trabalho artístico. Ensinava aos alunos técnicas de respiração profunda, bem como rotinas atléticas destinadas a estimular a criatividade. Muitos na Bauhaus seguiram as suas ideias, mas quando a escola adoptou uma mentalidade mais industrial, Itten partiu para estabelecer a sua escola de arte independente em Berlim.

Itten concebeu uma complexa teoria da cor que associava as paletas de cores a diferentes tipos de indivíduos e estações do ano.

A sua investigação sobre contrastes de cores, que classificou sete tipos diferentes de comparações, foi fundamental para a criação da Op Art, mas também influenciou as paletas desenvolvidas pelas empresas de cosméticos no final do século XX. Durante a sua passagem pela escola, Itten criou várias construções arquitectónicas, a maioria das quais baseada em formas geométricas simples em combinações dinâmicas.

Hannes Meyer (1889 - 1954)

Nacionalidade Suíça
Data de nascimento 18 de Novembro de 1889
Data do óbito 19 de Julho de 1954
Local de nascimento Basileia

Quando o departamento de arquitectura da Bauhaus foi finalmente fundado, em Abril de 1927, Walter Gropius escolheu Meyer como seu director, apesar de Mart Stam ter sido a escolha inicial de Gropius. Meyer introduziu a sua filosofia formalista revolucionária, Die Neue Baulehre, em 1929. A sua teoria era que a arquitectura era um esforço de organização não relacionado com a estética e que as estruturas deviam ser de baixo custo e construídas paraFoi despedido por alegadamente ter politizado a instituição.

Meyer realizou as duas maiores encomendas de construção da escola, ambas ainda existentes: cinco complexos de apartamentos em Dessau conhecidos como Laubenganghäuser.

Por terem sido projectados pelo Departamento de Arquitectura da Bauhaus, os apartamentos são considerados como estruturas "genuínas" da Bauhaus. O empreendimento era delimitado pelo complexo habitacional Törten, projectado por Walter Gropius. A Escola Sindical ADGB em Bernau bei Berlim, concluída em 1930, foi o outro projecto de construção significativo. Depois dos edifícios escolares da Bauhaus em Dessau, foi osegundo maior projecto.

Fotografia do arquitecto da Bauhaus Hannes Meyer (c. 1940), imagem original do Museu de Oslo; Autor desconhecidoAutor desconhecido, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A escola durou apenas três anos antes de ser tomada pelos nazis em 1933 para ser usada como escola de formação de gestores. A estrutura é actualmente designada como histórica e foi submetida a grandes trabalhos de reparação que ficaram concluídos em 2007. Em 2008, o esforço de restauração foi premiado com o World Monuments Fund / Knoll Modernism Award. A 1 de Abril de 1928, Walter Gropius escolheu Meyer para assumir o cargo dedirector da instituição.

Meyer expandiu as descobertas de Gropius, dando ênfase ao desenvolvimento de protótipos para o fabrico em série em massa e à arquitectura estruturalista. O Presidente da Câmara de Dessau, Hesse, alegou que Meyer permitiu que um grupo de estudantes comunistas prosperasse e desse má publicidade à instituição, pondo em risco a sua existência durante a era política cada vez mais volátil da República de Weimar.

A carta aberta de Meyer, publicada duas semanas depois numa publicação de esquerda, critica a Bauhaus: "ideias incestuosas impedem o acesso de todos a um design saudável e orientado para a vida. Como director da Bauhaus, resisti ao estilo Bauhaus".

Peter Keler (1898 - 1982)

Nacionalidade alemão
Data de nascimento 2 de Dezembro de 1898
Data do óbito 11 de Novembro de 1982
Local de nascimento Kiel, Alemanha

Peter Keler foi um arquitecto, pintor e designer gráfico cujas obras são ainda hoje famosas e procuradas devido à sua simplicidade apelativa. As peças de design de interiores de Keler, tais como assentos e berços, são tão populares que ainda são oferecidas pela empresa alemã Tecta. Peter Keler nasceu em Kiel, na Alemanha, em 1898, e entrou numa escola de artes aplicadas de 1919 a 1921. Entre 1921Entre 1925 e 1925, frequentou a Staatliches Bauhaus em Weimar. Keler frequentou os cursos de pintura mural após o semestre de Inverno de 1925, onde encontrou Wassily Kandinsky e ficou cativado pelo seu trabalho.

Mais ou menos na mesma altura, Keler começou a desenhar esquemas de cores para estruturas e divisões no florescente estilo Bauhaus.

O berço que criou para a exposição inaugural da Bauhaus em 1923 tornou-se uma imagem duradoura do movimento da Bauhaus como um todo. Keler optou por criar o seu próprio atelier de pintura, decoração de interiores e gráficos comerciais em 1925, como resultado dos seus triunfos criativos. Em 1927, começou a trabalhar como artista independente em Dresden eDez anos mais tarde, mudou-se para Berlim.

Trabalhou como director artístico durante toda a guerra e, após a guerra, foi destacado para a recém-criada Faculdade de Arquitectura e Belas Artes para ensinar aos alunos o legado da Bauhaus. Keler reformou-se depois de ensinar desenho, design e arquitectura nesta faculdade. Entretanto, continuou a ser um artista criativo, dedicado à pintura.

As suas últimas obras, como "Meeres Sonne Polaritat", de 1973, mantêm uma rigidez Bauhaus, tal como as suas primeiras obras, como "De Stijl", de 1922.

Quando comparamos estas duas peças, podemos observar um crescimento intrigante do estilo de Keler - embora a sua simplicidade se mantivesse constante, incluiu algumas características novas, como uma paleta de cores mais ampla. O facto de os designs de interiores e os produtos de Keler não terem idade - estavam na moda e eram tendência nos anos 20, mas ainda hoje vemos a sua simplicidade e minimalismo como deliciosamente úteis - é aO mesmo se pode dizer das suas pinturas, que se assemelham a estudos de cor, mas que têm um verdadeiro interesse e valor artístico.

Marcel Breuer (1902 - 1981)

Nacionalidade Húngaro-americano
Data de nascimento 21 de Maio de 1902
Data do óbito 1 de Julho de 1981
Local de nascimento Pecs, Hungria

Marcel Breuer foi um artista húngaro-americano cuja obra abrangeu praticamente todas as facetas do design tridimensional, desde utensílios minúsculos a estruturas maciças. Breuer progrediu rapidamente na Bauhaus, primeiro como estudante, depois como professor e, por fim, como chefe da sua própria empresa.designers, construindo um negócio global vibrante que acabou por garantir o seu estatuto de um dos arquitectos mais influentes da era moderna.

Breuer, sempre o inventor, estava interessado em explorar os últimos avanços tecnológicos, bem como em romper com as formas estabelecidas, muitas vezes com consequências chocantes. A excelência educativa de Breuer no início da sua carreira ofusca por vezes a sua notável carreira como arquitecto.

Apesar de Breuer ter sido o principal designer de alguns dos seus projectos mais famosos, teve o prazer de colaborar com outros titãs da indústria noutros, partilhando frequentemente a distinção com os seus parceiros - um forte contraste com muitos outros arquitectos de renome da era pós-guerra.

Breuer, um precursor do Estilo Internacional na utilização do aço e do vidro, acabou por se tornar um papel crucial no nascimento do Brutalismo, que foi alvo de críticas devido à enormidade pesada dos seus projectos. Breuer, por outro lado, contrariou esta tendência com os seus edifícios de pequena escala, conhecidos pela utilização cuidadosa de materiais convencionais como a madeira e o vidro.tijolo.

Breuer é uma das pessoas mais proeminentes e conhecidas ligadas à Bauhaus, onde foi aluno antes de assumir a direcção da fábrica de design de mobiliário.

O seu estatuto de professor foi ainda mais reforçado quando acompanhou Walter Gropius na Universidade de Harvard, onde ensinou alguns dos mais proeminentes arquitectos do pós-guerra, incluindo I. M. Pei e Philip Johnson. Marcel Breuer é hoje reconhecido como um dos modernistas mais influentes do design e da arquitectura. Os seus designs de mobiliário continuam a ser tão importantes e populares hoje como eram na altura, e sãoproduzidos em série por empresas de prestígio como o Grupo Knoll.

De acordo com a jornalista do New York Times Maura Egan, a cadeira mais conhecida de Breuer, a "Wassily", é uma expressão da "confiança do modernismo na tecnologia, na facilidade e na perspectiva de uma vida melhor". O fascínio contínuo de Breuer pelo potencial dos novos materiais e tecnologias, bem como a sua reconsideração das tendências na prática arquitectónica, distingue-o como um praticante essencial dafilosofia modernista.

Embora tenha acabado por renunciar às palestras em favor do seu próprio trabalho, Breuer deixou um legado significativo como educador, primeiro na Bauhaus e depois em Harvard, onde ele e Gropius apresentaram pela primeira vez o Estilo Internacional a alunos e designers americanos em grande escala.

Factos interessantes sobre a Bauhaus

A escola Bauhaus foi um movimento incrivelmente influente no história da arte Como as suas ideias-chave se centravam em mais do que simplesmente a arte, a arquitectura da Bauhaus foi capaz de se desenvolver e florescer. Abaixo, veja alguns dos factos mais interessantes sobre o estilo Bauhaus!

A "verdade dos materiais" é um elemento básico do design da Bauhaus

O betão, por norma, não deve ser revestido e os métodos da sua produção devem ser respeitados, não lixando as marcas, por exemplo. Por outro lado, a porcelana é raramente utilizada na face exterior das estruturas; no entanto, um caso exemplar é oEdifício Dakin na Califórnia.

Por exemplo, os painéis de porcelana desta estrutura foram deixados desprotegidos por qualquer revestimento ou protecção.

Cadeira comprida (c. 1935 - 1936) de Marcel Breuer, contraplacado moldado e laminado, 80,6 x 61 x 129,5 cm, localizado no Brooklyn Museum, Nova Iorque; Marcel Breuer, Sem restrições, via Wikimedia Commons

Os conceitos de arquitectura e design da Bauhaus continuam a influenciar

Os conceitos de design da Bauhaus continuam a ter impacto na forma e no aspecto dos produtos do quotidiano. Por exemplo, Steve Jobs sublinhou livremente o efeito do minimalismo da Bauhaus no visual da Apple. No entanto, a medida final do seu enorme poder é a forma como se tornou comum.

O estilo Bauhaus, que já foi uma rebelião dramática contra o status quo existente, tornou-se agora o novo normal.

Anunciou a era "moderna

Antes e durante o crescimento da escola Bauhaus, os estilos de design eram muito ornamentais e ostensivos, como os estilos vitoriano e colonial, e art déco Ao esforçar-se por criar estruturas e mobiliário básicos e eficientes, a Bauhaus mudou a profissão de designer da época.

Estas influências persistiram na arquitectura modernista e podem ainda ser reconhecidas na arte e no design contemporâneos, particularmente no minimalismo escandinavo, na arquitectura contemporânea de meados do século, nos complexos de apartamentos e nos edifícios de escritórios.

Bauhaus Archiv em Berlim, Alemanha; Deror avi , Atribuição, via Wikimedia Commons

Contribuiu para a promoção de materiais industriais

Antes da Bauhaus, estes materiais eram vistos como visualmente pouco atraentes ou mecânicos; a escola reinterpretou-os como elegantes, simples e atractivos na sua utilidade.

As janelas com fitas são referências comuns da Bauhaus, tal como as cadeiras tubulares (influenciadas pela cadeira Wassily, concebida pela Bauhaus) que são frequentemente utilizadas para adornar escritórios.

Tem um impacto na instrução actual do curso

A escola Bauhaus tinha um currículo único: os alunos começavam o primeiro ano com vorkurs (Após o curso básico, os alunos passam para cursos técnicos mais especializados, como o fabrico de vidro ou o design de mobiliário.

O edifício da Bauhaus em Dessau foi projectado por Walter Gropius e foi a mais longa das três sedes da Bauhaus (1925 - 1932); Spyrosdrakopoulos, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Em 1994, o governo federal alemão criou a Fundação Bauhaus-Dessau, sem fins lucrativos, para ajudar os estudantes de design em fase de exploração.

A Bauhaus, que se traduz como "casa de construção", foi uma escola de design alemã que funcionou entre 1919 e 1933. A escola incluía uma mistura de cursos de artesanato e estudos de belas-artes. O currículo da Bauhaus estabeleceu um novo padrão para o ensino da arquitectura. A Bauhaus era conhecida pelas suas ideias de design completo, que procuravam unir artistas individuais com a produção em grande escala efundir estética e utilidade.

Perguntas mais frequentes

O que é a arquitectura Bauhaus?

Walter Gropius, arquitecto, criou a Bauhaus em Weimar, com o objectivo de construir uma obra de arte holística, na qual todas as artes seriam finalmente combinadas. A escola tornou-se notável pela sua abordagem de design, que visava integrar os princípios da produção em massa com uma visão criativa única e procurava misturar beleza com utilidade prática.

O que define uma casa Bauhaus?

O estilo Bauhaus distingue-se pela ausência de embelezamento ou elaboração, o que realça o design aerodinâmico. A maioria dos edifícios Bauhaus, por exemplo, tem telhados planos para criar um aspecto simples e geométrico. Os padrões Bauhaus caracterizam-se por uma bela funcionalidade: práticos e simplistas, com formas geométricas e um mínimo de decorações desnecessárias. Outro elemento bem conhecido da BauhausO design é a utilização limitada de formas abstractas na decoração e como opção prática para a produção em massa.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.