"A tentação de Santo António" de Salvador Dalí - Uma análise

John Williams 17-10-2023
John Williams

Há séculos que Santo António é apresentado nas artes plásticas, em especial a sua tentação no deserto. Este artigo irá explorar e discutir este tema na versão pintada pelo famoso surrealista Salvador Dalí, intitulada A tentação de Santo António (1946).

Artista abstracto: Quem foi Salvador Dalí?

Salvador Dalí nasceu na cidade de Figueres, na Catalunha, Espanha. A sua data de nascimento é 11 de Maio de 1904 e a sua data de morte é 23 de Janeiro de 1989. Trabalhou em vários estilos de arte como Impressionismo A sua formação incluiu estudos na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, mas não chegou a concluir os seus estudos nessa instituição.

Dalí foi influenciado pelas ideias da psicanálise e pelas teorias de Sigmund Freud.

Ao longo da sua carreira, tornou-se um artista "célebre", conhecido pelas suas abordagens e estilos divergentes e pela colaboração com numerosos artistas importantes. Algumas das suas obras de arte famosas incluem O Grande Masturbador (1929), A persistência da memória (1931), A Girafa Ardente (1937), e, claro, A tentação de Santo António (1946).

Salvador Dalí em 1939; Carl Van Vechten, Domínio público, via Wikimedia Commons

A tentação de Santo António (1946) de Salvador Dalí em Contexto

No artigo que se segue, vamos analisar a obra de Salvador Dalí A tentação de Santo António A análise da obra, começando pela história do motivo que o levou a pintá-la e uma análise da forma como a pintou em termos dos elementos da arte.

Artista Salvador Dalí
Data da pintura 1946
Médio Óleo sobre tela
Género Pintura religiosa
Período / Movimento Surrealismo
Dimensões (cm) 90 x 119.5
Séries / Versões N/A
Onde está alojado? Museus Reais de Belas Artes da Bélgica, Bruxelas, Bélgica
O que vale a pena Terá sido comprado em 1965 à Sra. Anne-Marie Robiliart, mas o preço exacto é incerto.

Análise Contextual: Uma Breve Visão Sócio-Histórica

A tentação de Santo António de Salvador Dalí foi pintado em 1946, altura em que Dalí vivia em Nova Iorque, para onde se mudou com a sua mulher Gala em 1940, devido à Segunda Guerra Mundial. No entanto, Dalí já tinha viajado para Nova Iorque em ocasiões anteriores e aí permaneceu durante pouco menos de uma década.

Dalí interessou-se também por outras modalidades artísticas, como o cinema, e participou num concurso da empresa David L. Loew-Albert Lewin, produtora de filmes.

Denominado Concurso Internacional de Arte Bel Ami, 12 artistas foram chamados a criar um quadro baseado na Tentação de Santo António, no âmbito do drama Os assuntos privados de Bel Ami (1947), realizado por Albert Lewin e produzido por David L. Loew e baseado no romance de Guy de Maupassant Bel-Ami (1885).

Salvador Dalí criou a sua versão de A tentação de Santo António mas não ganhou o concurso. O vencedor foi o pintor dadaísta Max Ernst e o seu quadro intitulado A tentação de Santo António (1945).

No entanto, a versão de Dalí foi aclamada pela forma como escolheu retratar o tema.

A história da tentação de Santo António

A tentação de Santo António de Salvador Dalí pode ser melhor compreendida com o conhecimento da história em torno da tentação de Santo António, também conhecido como António Magno, que nasceu no ano 251 e morreu em 356. Nasceu no Egipto e tornou-se um monge cristão famoso por viajar pelo deserto egípcio.

Veja também: Edifícios famosos em Chicago - ícones da linha do horizonte da cidade ventosa

Durante o seu período de solidão no deserto, sofreu numerosas tentações de demónios que se lhe apresentavam sob diferentes formas.

Este tema tornou-se popular entre os artistas ao longo dos anos.

Algumas outras interpretações artísticas incluem A tentação de Santo António (c. 1487) do famoso artista renascentista Miguel Ângelo, a Tríptico da tentação de Santo António (c. 1501) do neerlandês Hieronymus Bosch e A tentação de Santo António (c. 1650) do artista flamengo Joos van Craesbeeck. O pós-impressionista Paul Cézanne também pintou várias versões do tema, como A tentação de Santo António (1887), bem como representações mais modernas, como A tentação de Santo António (1974), da artista surrealista Leonora Carrington.

Elefante espacial (1980), baseado no quadro de Dalí de 1946, A tentação de Santo António Esta estátua representa um dos elefantes de Dalí com longas patas de aranha (significando o desejo) e carregando um obelisco às costas, que é um símbolo de poder, desejo e domínio. Dalí sugere que Santo António foi visitado por tais desejos; Jim Linwood de Londres, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Análise formal: uma breve panorâmica da composição

Abaixo, discutiremos A tentação de Santo António de Salvador Dalí em mais pormenor, analisando o tema - o que é que o artista retratou exactamente? - e a composição estilística, que será categorizada em torno da elementos de arte visual (cor, textura, linha, forma, forma e espaço).

Assunto: Descrição visual

Em A tentação de Santo António Nesta pintura, Salvador Dalí representa uma paisagem desértica; cerca de um terço da composição é constituído pelo deserto, que é estéril e arenoso, com excepção de vários objectos que discutiremos mais adiante. Cerca de dois terços da composição são constituídos pelo céu azul com nuvens. Esta composição é descrita como tendo uma linha de "baixo horizonte".

A figura de Santo António, nua e meio ajoelhada, está posicionada no canto inferior esquerdo do primeiro plano; está ajoelhada sobre a perna esquerda, enquanto a perna direita está dobrada no joelho, segurando-o com firmeza.

Segura uma cruz - que parece ser feita de dois paus unidos por um pedaço de fio ou corda - na mão direita, e o seu braço está direito e estendido, mostrando a sua assertividade perante o que está à sua frente.

A sua mão esquerda está ligeiramente atrás dele, sobre o que parece ser uma formação rochosa cinzenta, apoiando-o enquanto se ajoelha e se inclina ligeiramente para trás. O cabelo de Santo António parece desgrenhado e ele tem barba. Também parece haver uma auréola por cima da sua cabeça, o que indica a sua identidade como figura santa. À sua frente, à esquerda do seu pé direito, está uma caveira, que parece ser um crânio humano.

À frente de Santo António estão várias figuras e animais e, em segundo plano, quatro figuras humanas, uma das quais parece ser uma criança que caminha com um adulto e as outras duas parecem estar numa espécie de altercação.

A figura da direita segura o que parece ser uma cruz e a outra figura da esquerda parece hostil na sua postura, como se quisesse atacar a figura que segura a cruz. Atrás da figura que segura a cruz está uma figura angélica branca, flutuando mesmo acima do chão.

Estas figuras encontram-se debaixo de uma procissão de quatro elefantes gigantes com pernas anormalmente longas e quase frágeis.

À frente dos elefantes está um cavalo branco gigante, também de patas alongadas, em posição de recuo e com um ar agressivo, e mesmo em frente à figura de Santo António, que segura a cruz para afastar o mal que se dirige a ele.

No elefante atrás do cavalo está uma figura feminina nua sobre um objecto dourado e atrás desse elefante está um obelisco com formas esféricas. Os dois últimos elefantes têm uma estrutura semelhante a um edifício com o tronco nu de uma mulher no interior e são mostrados através da janela aberta.figuras escultóricas com os braços abertos e estendidos, e as suas posturas parecem fluidas como se estivessem a dançar, embora isso seja questionável.

Veja também: Desenhos de Monster Truck para colorir - 12 Novos materiais para imprimir sobre Monster Truck

Ao longe, à direita, um outro elefante caminha sozinho em direcção ao lado esquerdo da composição. Nas suas costas, uma longa estrutura ergue-se por detrás das nuvens à sua frente. Esta estrutura foi descrita como tendo possivelmente um simbolismo "fálico".

À direita, há formações de nuvens que parecem escuras, como se estivesse a formar-se uma tempestade. Aninhado entre as nuvens mais brancas está outro edifício, que foi descrito como "El Escorial", um mosteiro em Espanha.

As várias figuras nuas sobre os elefantes simbolizam a tentação de Santo António, nomeadamente a tentação sexual, as grandes estruturas como possíveis tentações materiais e o cavalo como possível símbolo de ideias de poder.

Cor

O esquema de cores em A tentação de Santo António A obra de Salvador Dalí é harmoniosa porque apresenta tons suaves de brancos, castanhos, dourados ou amarelos, azuis e cinzentos. Não há cores fortes que criem contraste, mas há sombras que realçam certas áreas e criam profundidade. Por exemplo, as sombras no chão das várias figuras indicam uma fonte de luz, que possivelmente provém do sol no céu da composição, localizadoligeiramente descentrado para a direita.

Outro exemplo inclui o sombreado à esquerda do cavalo grande e os destaques no lado direito, indicando as subtis mudanças de luz reflectidas nele.

Textura

A tentação de Santo António apresenta uma textura implícita na tela bidimensional, como se pode ver na figura musculada, mas magra, de Santo António, na musculatura do cavalo a recuar, nos tons de pele suaves das mulheres que simbolizam a tentação, na textura suave e felpuda das nuvens e na textura mais áspera e escarpada da formação rochosa no canto inferior esquerdo.

A textura táctil da tinta e as pinceladas de Dalí parecem suaves.

Linha

A linearidade vertical está implícita nas pernas alongadas do cavalo e dos elefantes, que, por sua vez, parecem ser criadas por várias linhas diagonais. As estruturas verticais nas costas dos elefantes também criam um movimento ascendente, o que contrasta subtilmente com a linearidade horizontal visível implícita no horizonte.

O aspeto da terra e a extensão do céu quase podem ser vistos como faixas horizontais.

Desde as linhas rectas nas estruturas imponentes até às várias linhas curvas que criam profundidade e implicam textura, nomeadamente a variedade de linhas implícitas na musculatura dos corpos do cavalo e de Santo António.

Forma e formato

Salvador Dalí incorporou numerosos tipos de formas e formas em A tentação de Santo António A pintura, desde as formas mais orgânicas/naturalistas das figuras e dos animais, como a musculatura de Santo António, a figura voluptuosa da mulher nua, o cavalo e os elefantes, embora de natureza mais fantasiosa, parte da sua forma não deixa de parecer próxima da natureza.

As formas geométricas podem ser encontradas na estrutura do obelisco de um dos elefantes - parece mais piramidal com formas esféricas, incluindo a torre nas costas do elefante mais distante, que parece cilíndrica.

Espaço

A tridimensionalidade é criada através da escala, ou seja, o objecto aparece em vários tamanhos, o que permite uma perspectiva. Por exemplo, a figura mais pequena de Santo António em comparação com as figuras gigantes do cavalo e dos elefantes, em que estas últimas são ainda mais enfatizadas pelas figuras ainda mais pequenas que se encontram entre elas.

A perspectiva também é criada pela diminuição do tamanho da região montanhosa ao longe, dando a impressão de uma vasta paisagem. A grande extensão de céu também cria ênfase nas grandes figuras que dominam a composição.

As tentações de Dalí

Neste artigo, explorámos a pintura de Salvador Dalí A tentação de Santo António A sua análise, que criou no âmbito de um concurso para um filme sobre o tema das tentações de Santo António no deserto, mas cujo tema ultrapassa largamente a sua finalidade original, é um testemunho do seu génio criativo interior e dos limites que ultrapassou e que, por vezes, fizeram o mundo recuar.

Desde elefantes de pernas altas, estruturas nas nuvens e um vislumbre do grotesco, o que Salvador Dalí nos faz ver, a nós, espectadores, é uma outra realidade, criada a partir da sua própria sede e paixão pelo outro mundo - o surreal.

Perguntas mais frequentes

Salvador Dalí pintou A tentação de Santo António ?

Salvador Dalí pintou A tentação de Santo António (1946), mas houve muitas outras versões do tema da tentação de Santo António pintadas ao longo da história da arte.

Onde está A tentação de Santo António de Salvador Dalí?

A tentação de Santo António (1946) encontra-se no Museu Real de Belas Artes da Bélgica, mas terá sido adquirida através de uma compra à Sra. Anne-Marie Robiliart em 1965; o preço exacto é incerto.

Quem pintou Salvador Dalí? A tentação de Santo António Para?

A tentação de Santo António (1946) de Salvador Dalí foi pintado para o Concurso Internacional de Arte Bel Ami para o filme Os assuntos privados de Bel Ami (1947), mas o prémio foi atribuído ao quadro de Max Ernst.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.