Índice
Há séculos que Santo António é apresentado nas artes plásticas, em especial a sua tentação no deserto. Este artigo irá explorar e discutir este tema na versão pintada pelo famoso surrealista Salvador Dalí, intitulada A tentação de Santo António (1946).
Artista abstracto: Quem foi Salvador Dalí?
Salvador Dalí nasceu na cidade de Figueres, na Catalunha, Espanha. A sua data de nascimento é 11 de Maio de 1904 e a sua data de morte é 23 de Janeiro de 1989. Trabalhou em vários estilos de arte como Impressionismo A sua formação incluiu estudos na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, mas não chegou a concluir os seus estudos nessa instituição.
Dalí foi influenciado pelas ideias da psicanálise e pelas teorias de Sigmund Freud.
Ao longo da sua carreira, tornou-se um artista "célebre", conhecido pelas suas abordagens e estilos divergentes e pela colaboração com numerosos artistas importantes. Algumas das suas obras de arte famosas incluem O Grande Masturbador (1929), A persistência da memória (1931), A Girafa Ardente (1937), e, claro, A tentação de Santo António (1946).
Salvador Dalí em 1939; Carl Van Vechten, Domínio público, via Wikimedia Commons
A tentação de Santo António (1946) de Salvador Dalí em Contexto
No artigo que se segue, vamos analisar a obra de Salvador Dalí A tentação de Santo António A análise da obra, começando pela história do motivo que o levou a pintá-la e uma análise da forma como a pintou em termos dos elementos da arte.
Artista | Salvador Dalí |
Data da pintura | 1946 |
Médio | Óleo sobre tela |
Género | Pintura religiosa |
Período / Movimento | Surrealismo |
Dimensões (cm) | 90 x 119.5 |
Séries / Versões | N/A |
Onde está alojado? | Museus Reais de Belas Artes da Bélgica, Bruxelas, Bélgica |
O que vale a pena | Terá sido comprado em 1965 à Sra. Anne-Marie Robiliart, mas o preço exacto é incerto. |
Análise Contextual: Uma Breve Visão Sócio-Histórica
A tentação de Santo António de Salvador Dalí foi pintado em 1946, altura em que Dalí vivia em Nova Iorque, para onde se mudou com a sua mulher Gala em 1940, devido à Segunda Guerra Mundial. No entanto, Dalí já tinha viajado para Nova Iorque em ocasiões anteriores e aí permaneceu durante pouco menos de uma década.
Dalí interessou-se também por outras modalidades artísticas, como o cinema, e participou num concurso da empresa David L. Loew-Albert Lewin, produtora de filmes.
Denominado Concurso Internacional de Arte Bel Ami, 12 artistas foram chamados a criar um quadro baseado na Tentação de Santo António, no âmbito do drama Os assuntos privados de Bel Ami (1947), realizado por Albert Lewin e produzido por David L. Loew e baseado no romance de Guy de Maupassant Bel-Ami (1885).
Salvador Dalí criou a sua versão de A tentação de Santo António mas não ganhou o concurso. O vencedor foi o pintor dadaísta Max Ernst e o seu quadro intitulado A tentação de Santo António (1945).
No entanto, a versão de Dalí foi aclamada pela forma como escolheu retratar o tema.
A história da tentação de Santo António
A tentação de Santo António de Salvador Dalí pode ser melhor compreendida com o conhecimento da história em torno da tentação de Santo António, também conhecido como António Magno, que nasceu no ano 251 e morreu em 356. Nasceu no Egipto e tornou-se um monge cristão famoso por viajar pelo deserto egípcio.
Veja também: Edifícios famosos em Chicago - ícones da linha do horizonte da cidade ventosaDurante o seu período de solidão no deserto, sofreu numerosas tentações de demónios que se lhe apresentavam sob diferentes formas.
Este tema tornou-se popular entre os artistas ao longo dos anos.
Algumas outras interpretações artísticas incluem A tentação de Santo António (c. 1487) do famoso artista renascentista Miguel Ângelo, a Tríptico da tentação de Santo António (c. 1501) do neerlandês Hieronymus Bosch e A tentação de Santo António (c. 1650) do artista flamengo Joos van Craesbeeck. O pós-impressionista Paul Cézanne também pintou várias versões do tema, como A tentação de Santo António (1887), bem como representações mais modernas, como A tentação de Santo António (1974), da artista surrealista Leonora Carrington.
Elefante espacial (1980), baseado no quadro de Dalí de 1946, A tentação de Santo António Esta estátua representa um dos elefantes de Dalí com longas patas de aranha (significando o desejo) e carregando um obelisco às costas, que é um símbolo de poder, desejo e domínio. Dalí sugere que Santo António foi visitado por tais desejos; Jim Linwood de Londres, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Análise formal: uma breve panorâmica da composição
Abaixo, discutiremos A tentação de Santo António de Salvador Dalí em mais pormenor, analisando o tema - o que é que o artista retratou exactamente? - e a composição estilística, que será categorizada em torno da elementos de arte visual (cor, textura, linha, forma, forma e espaço).
Assunto: Descrição visual
Em A tentação de Santo António Nesta pintura, Salvador Dalí representa uma paisagem desértica; cerca de um terço da composição é constituído pelo deserto, que é estéril e arenoso, com excepção de vários objectos que discutiremos mais adiante. Cerca de dois terços da composição são constituídos pelo céu azul com nuvens. Esta composição é descrita como tendo uma linha de "baixo horizonte".
A figura de Santo António, nua e meio ajoelhada, está posicionada no canto inferior esquerdo do primeiro plano; está ajoelhada sobre a perna esquerda, enquanto a perna direita está dobrada no joelho, segurando-o com firmeza.
Segura uma cruz - que parece ser feita de dois paus unidos por um pedaço de fio ou corda - na mão direita, e o seu braço está direito e estendido, mostrando a sua assertividade perante o que está à sua frente.
A sua mão esquerda está ligeiramente atrás dele, sobre o que parece ser uma formação rochosa cinzenta, apoiando-o enquanto se ajoelha e se inclina ligeiramente para trás. O cabelo de Santo António parece desgrenhado e ele tem barba. Também parece haver uma auréola por cima da sua cabeça, o que indica a sua identidade como figura santa. À sua frente, à esquerda do seu pé direito, está uma caveira, que parece ser um crânio humano.
À frente de Santo António estão várias figuras e animais e, em segundo plano, quatro figuras humanas, uma das quais parece ser uma criança que caminha com um adulto e as outras duas parecem estar numa espécie de altercação.
A figura da direita segura o que parece ser uma cruz e a outra figura da esquerda parece hostil na sua postura, como se quisesse atacar a figura que segura a cruz. Atrás da figura que segura a cruz está uma figura angélica branca, flutuando mesmo acima do chão.
Estas figuras encontram-se debaixo de uma procissão de quatro elefantes gigantes com pernas anormalmente longas e quase frágeis.
À frente dos elefantes está um cavalo branco gigante, também de patas alongadas, em posição de recuo e com um ar agressivo, e mesmo em frente à figura de Santo António, que segura a cruz para afastar o mal que se dirige a ele.
No elefante atrás do cavalo está uma figura feminina nua sobre um objecto dourado e atrás desse elefante está um obelisco com formas esféricas. Os dois últimos elefantes têm uma estrutura semelhante a um edifício com o tronco nu de uma mulher no interior e são mostrados através da janela aberta.figuras escultóricas com os braços abertos e estendidos, e as suas posturas parecem fluidas como se estivessem a dançar, embora isso seja questionável.
Veja também: Desenhos de Monster Truck para colorir - 12 Novos materiais para imprimir sobre Monster TruckAo longe, à direita, um outro elefante caminha sozinho em direcção ao lado esquerdo da composição. Nas suas costas, uma longa estrutura ergue-se por detrás das nuvens à sua frente. Esta estrutura foi descrita como tendo possivelmente um simbolismo "fálico".
À direita, há formações de nuvens que parecem escuras, como se estivesse a formar-se uma tempestade. Aninhado entre as nuvens mais brancas está outro edifício, que foi descrito como "El Escorial", um mosteiro em Espanha.
As várias figuras nuas sobre os elefantes simbolizam a tentação de Santo António, nomeadamente a tentação sexual, as grandes estruturas como possíveis tentações materiais e o cavalo como possível símbolo de ideias de poder.
Cor
O esquema de cores em A tentação de Santo António A obra de Salvador Dalí é harmoniosa porque apresenta tons suaves de brancos, castanhos, dourados ou amarelos, azuis e cinzentos. Não há cores fortes que criem contraste, mas há sombras que realçam certas áreas e criam profundidade. Por exemplo, as sombras no chão das várias figuras indicam uma fonte de luz, que possivelmente provém do sol no céu da composição, localizadoligeiramente descentrado para a direita.
Outro exemplo inclui o sombreado à esquerda do cavalo grande e os destaques no lado direito, indicando as subtis mudanças de luz reflectidas nele.
Textura
A tentação de Santo António apresenta uma textura implícita na tela bidimensional, como se pode ver na figura musculada, mas magra, de Santo António, na musculatura do cavalo a recuar, nos tons de pele suaves das mulheres que simbolizam a tentação, na textura suave e felpuda das nuvens e na textura mais áspera e escarpada da formação rochosa no canto inferior esquerdo.
A textura táctil da tinta e as pinceladas de Dalí parecem suaves.
Linha
A linearidade vertical está implícita nas pernas alongadas do cavalo e dos elefantes, que, por sua vez, parecem ser criadas por várias linhas diagonais. As estruturas verticais nas costas dos elefantes também criam um movimento ascendente, o que contrasta subtilmente com a linearidade horizontal visível implícita no horizonte.
O aspeto da terra e a extensão do céu quase podem ser vistos como faixas horizontais.
Desde as linhas rectas nas estruturas imponentes até às várias linhas curvas que criam profundidade e implicam textura, nomeadamente a variedade de linhas implícitas na musculatura dos corpos do cavalo e de Santo António.
Forma e formato
Salvador Dalí incorporou numerosos tipos de formas e formas em A tentação de Santo António A pintura, desde as formas mais orgânicas/naturalistas das figuras e dos animais, como a musculatura de Santo António, a figura voluptuosa da mulher nua, o cavalo e os elefantes, embora de natureza mais fantasiosa, parte da sua forma não deixa de parecer próxima da natureza.
As formas geométricas podem ser encontradas na estrutura do obelisco de um dos elefantes - parece mais piramidal com formas esféricas, incluindo a torre nas costas do elefante mais distante, que parece cilíndrica.
Espaço
A tridimensionalidade é criada através da escala, ou seja, o objecto aparece em vários tamanhos, o que permite uma perspectiva. Por exemplo, a figura mais pequena de Santo António em comparação com as figuras gigantes do cavalo e dos elefantes, em que estas últimas são ainda mais enfatizadas pelas figuras ainda mais pequenas que se encontram entre elas.
A perspectiva também é criada pela diminuição do tamanho da região montanhosa ao longe, dando a impressão de uma vasta paisagem. A grande extensão de céu também cria ênfase nas grandes figuras que dominam a composição.
As tentações de Dalí
Neste artigo, explorámos a pintura de Salvador Dalí A tentação de Santo António A sua análise, que criou no âmbito de um concurso para um filme sobre o tema das tentações de Santo António no deserto, mas cujo tema ultrapassa largamente a sua finalidade original, é um testemunho do seu génio criativo interior e dos limites que ultrapassou e que, por vezes, fizeram o mundo recuar.
Desde elefantes de pernas altas, estruturas nas nuvens e um vislumbre do grotesco, o que Salvador Dalí nos faz ver, a nós, espectadores, é uma outra realidade, criada a partir da sua própria sede e paixão pelo outro mundo - o surreal.
Perguntas mais frequentes
Salvador Dalí pintou A tentação de Santo António ?
Salvador Dalí pintou A tentação de Santo António (1946), mas houve muitas outras versões do tema da tentação de Santo António pintadas ao longo da história da arte.
Onde está A tentação de Santo António de Salvador Dalí?
A tentação de Santo António (1946) encontra-se no Museu Real de Belas Artes da Bélgica, mas terá sido adquirida através de uma compra à Sra. Anne-Marie Robiliart em 1965; o preço exacto é incerto.
Quem pintou Salvador Dalí? A tentação de Santo António Para?
A tentação de Santo António (1946) de Salvador Dalí foi pintado para o Concurso Internacional de Arte Bel Ami para o filme Os assuntos privados de Bel Ami (1947), mas o prémio foi atribuído ao quadro de Max Ernst.