#044: Astro Boy

#044: Astro Boy

Estamos de volta! E iniciando a temporada 2010 do ARGCast falaremos sobre Astro Boy e seu criador Osamu Tezuka. Hilliam, Shortfall, Prof. Nerd e Daniel HDR nos levam ao primórdio dos mangás e animes e nos mostram que esta obra está mais presente no seu dia-a-dia do que você imagina.

Deixe um comentário

comments

19 thoughts on “#044: Astro Boy

  • Enfim o retorno
    Estou devendo um e-mail sobre o último cast, sobre no que me influenciaram e tals
    Mas, bem vindos de volta e um ótimo 2010 pra vocês, que vocês merecem.
    E enfim cast com o prof. Nerd, e com o guest HDR, esse vai ser foda

  • Muito bom esse podcast.
    Eu já conhecia alguma coisa de Astroboy e já tinha assistido e lido umas coisas aqui e ali. Mas fiquei sabendo de muitas coisas novas.
    Não sei se espero muita coisa desse filme, já que ando me decepcionando muito com filmes baseados em animes que eu sou fã. Contudo vou acabar assistindo mesmo, já a algum tempo aprendi que tenho que ver as coisas antes de odiar, senão acabo perdendo muita coisa boa, ou não.
    No mais, mais uma vez parabéns pelo podcast, ótimas participações especiais. Todos vocês estavam ótimos. E parabéns pelo 1 ano de Podcast. Eu pensei em mandar uma mensagem de voz, mas não sei se tenho coragem. Esperando os próximos.

  • Olá Pessoal, fui ver a pré estreia do filme, fiquei na mesma sala que o dublador, só não quis tirar foto por que achei que ia ser meio “robert”, mas achei ele uma pessoa muito simpática. ^__^ a princípio achei que talvez a voz não ficaria legal, mas depois de escutar me enganei de fato.

  • Continuando….
    Eu lembro que nos anos 80 lançaram uma pipoca doce com o desenho do menino bionico e é fabricada até hoje, vocês conhecem? E juro para vocês que eu confundia os dois. Hoje já não faço isso mais.kkkkk
    Desculpem o spoiler que vou dizer, mas achei linda a homenagem que fizeram mostrando o Tezuka no desenho, fiquei emocionada.
    Realmente quem for ver, veja de boa, tipo, por que pode ter uma certa cobrança do desenho, por causa da adaptação que eles fizeram, ainda mais quem já viu algo a anos atrás. Claro que a animação em sí está linda. Apesar que se fosse uma adaptação japonesa, não seria melhor?

  • Eu sei que pipoca é esta. É a pipoca Panda, que trazia a imagem o Jet Mart (Menimo Biônico aqui no Brasil) e que muita gente confundia com o Astoboy.

    Baixando para ouvir mais tarde no Trabalho. Feliz retorno galera.

    Até.

  • Saudações aos Argonautas!

    Eu achei bastante informativo esse cast de Astro Boy! Sempre valorizei a qualidade do trabalho do "Osama Tchucuca", que é um dos meus desenhistas japas favoritos, gosto demais como ele sabia colocar uma carga dramática sobre aquele traço simplificado e infantil…

    Gostaria de levantar um ponto. Um colega meu de faculdade fez a monografia dele sobre a origem do mangá. Felizmente, por ser amigos, ele acabava me explicando essa história. Daí, quando ele começou a se focar no Osamu "Tezuda", percebemos que essa alcunha "Deus do Mangá" não procede… Calma, eu já explico. Ele era chamado de "Godfather" (padrinho) do mangá, aí algum tradutor muito esperto leu o "god" e nem terminou de ler o resto da palavra pra já ir traduzindo como Deus! XD

    E, depois de saber sobre essa coisa das instituições de amparo aos desenhistas iniciantes, realmente faz muito mais sentido o Osamu ser chamado de "Padrinho do Mangá" do que de "Deus". É bem mais plausível todas gerações de desenhistas seguintes a ele serem seus afilhados. Não concordam? Eu particularmente quando penso na importância do Tezuka, penso nele como aquele padrinho gente fina que saiu na frente abrindo as portas para seus afilhados seguirem rumo ao sucesso profissional.

    Fico por aqui… Parabéns pelo episódio, ficou muito bom. Professor Nerd e Daniel HDRave são duas figuras muito sapientes do cast de vocês!

    Um combo-abraço!

    Gustavo Kitagawa
    – – – – –
    PS: Desculpem aí pela ausência, estive banido do mundo online desde o fim do ano passado, graças à bela qualidade do serviço da TeleCômica. Mas voltei, dessa vez de Scavurska… Vamo ver se voltei pra ficar mesmo! hahaha
    Mas, enfim, tirei o atraso e ouvi os casts anteriores também que estavam bem legais. O pocketcast de Sherlock Holmes com o Prof Nerd me preparou para o filme – que eu já assisti e achei legal demais.

    • Oi, Gustavo! Blz, cara?
      Teu comentario sobre a alcunha destinada a Tezuka é muito bem vindo. O termo GOD OF MANGA vem da fissura que os fãs mais fervorosos do autor e do gênero procuram dar, tal qual o pichador que uma vez escreveu em um muro ERIC CLAPTON´s GOD 😉

      O apadrinhamento que a fundação dele promove é o que fomenta a mão de obra e a popularização da arte seqüencial no país.

      Exemplos fáceis de serem aplicados e repetidos, sendo os quadrinhos um meio de entretenimento barato, ferramenta pedagógica, e manifestação artística de cunho profissional.

      E algo que nenhuma porcaria de ministro da cultura aqui deste país procurou pensar ou sequer cogitar.

      Abraço, cara! Obrigado pela força e pelo feedback!

      • Olá, Gustavo! Muito obrigado pelo teu comentário e por complementares nosso cast! Sobre a tal alcunha dada a OsamA Tezuda/Tchuchuca/Tetsuka (um dia o Hilliam e eu acertamos…) foi comentada também em "Osamu Tezuka – Uma Biografia em Mangá", publicada pela Editora Conrad. No prefácio escrito por Sonia Bibe Luyten, considerada uma das maiores especialistas em mangá do Brasil, diz que o título que recebeu é de "manga no kamisama" (cadê o Naskah para traduzir??), ou seja, deus do mangá. Não quero contradizê-lo, só para dizer de conseguimos a informação! Obrigado mais uma vez e participe sempre! Valeu e abraços!
        P.S.: Gostei do termo "pocketcast"! 🙂

        • Olá, Nerd Teacher!

          Pois, então, a Sônia foi co-orientadora desse meu amigo – e muito em breve deve ser a orientadora dele no mestrado na área. Não sei se de repente foi ele quem pegou algum texto de outra fonte, que chamava o Tezuka de "godfather of Manga", e ela fez algum tipo de vista grossa! HAHAHAH
          Mas acho que muita discrepância acontecem até porque é meio penoso encontrar qualquer material em português/inglê que tenha mesmo um rigor acadêmico tais quais os materiais japoneses, né? Meu colega sofreu bastante na pesquisa… Tanto é que agora ele está encarando aulas de japonês pra conseguir ler os materiais – digamos assim – "oficiais".

          Mas eu, particularmente, prefiro pensar no Tezuka como padrinho, ao invés de Deus. Sei lá, opinião minha.

      • É, Daniel. Eu também penso dessa forma… Em termo de entretenimento, acho que quadrinho só não é mais barato que livro. Mas de qualquer forma, não há nenhum investimento digno em qualquer um dos segmentos… O que eu acho lamentável demais!

        Ao invés de tentar popularizar esse tipo de profissão, aqui a coisa é marginalizada… Tanto é que, pra maioria das pessoas, gente como eu e você não trabalhamos. Desenhar não é serviço, é brincadeira, né?… E é lamentável ver esse tipo de reação vinda das pessoas.

        Mas, enfim…

  • Cast muito maneiro e informativo, eu conhecia pouca coisa do Osamu Tezuka, mas tinha assistido AstroBoy antes do Cast, não é uma animação excepcional nem nada mais eu gostei…
    Rachei de rir com o Final OsamA Tezuda/Tchuchuca/Tetsuk.

    Parabéns e Abraços Galera.

  • Vamos lá! Gostei do cast mas senti falta da participação do Shortfall e do Hilliam… Daniel e Prof. Nerd explicaram muito bem e estava na esperança que falassem de Pinocchio, Leis da robótica, Megaman entre outros! Falaram! Muito bom, eu vibrei (UI!) na hora! Metrópolis já ouvi falar mas qnd foi dito, lembrei logo do filme da década de 30 com o mesmo nome sobre um Robô com aparência feminina… Então é isso e no aguardo do próximo cast!

  • Ficou bem informativo o episodio! deu pra entender bastante coisa sobre o osama, digo, osamu XD e e sua obra em geral, mas faltou um pouco de descontração ein, mas gostei bastante do episodio! abc da chocolla

  • Foi o melhor cast que ouvi até agora! Muito informativo e dinâmico. A sinopse do Prof. Nerd no início foi muito boa, e a participação do nosso querido Daniel HDRave foi um acerto tremendo! Nada melhor que um desenhista para falar de outro desenhista.
    Mantenham essa qualidade, ARGers, que vocês vão ainda mais longe. Parabéns!

  • Quando comecei a ter aula com o Professor Daniel (HDR), eu curtia somente mangás atuais. Eu sempre achei que o Akira Toriama era "o cara" dos mangás no Japão. Quando o HDR deu a aula de "História das HQs" na turma, e falou em Tezuka e seus mangás, ví o quanto eu tava errado!

    Toriama fez algo muuito legal (Dragon Ball), mas o Tezuka é sim o Deus do mangá!
    Parabéns pelo novo cast de 2010! E os erros de gravação fizeram eu rir alto aqui no trabalho!

  • Aqui é o Artur do Lagcast.

    Eu sempre achei astro boy uma total merda. Tem um começo bom, mas não tinha desenvolvimento e nem personagens que alavancasse a obra. Alias, das obras do Tesuka, não sou fã de nenhuma, mas gosto um pouco de Kimba, o leão Branco.
    Vou assistir esse filme, mas não sei, dizem que é pior que o anime que eu já não achei legal. Vamos ver.

  • FALA PESSOAL!!!

    So ressaltando que quem quiser conhecer a vida de Osamu Tezuka vale apena conferir a biografia dele em 4 volumes, lá fala sua trajetoria desde a sua infancia até se tornar um 'deus do mangá' e tbm detalhes de astro boy e tbm de outras grandes obras criadas .

    É muito bom tbm pelo simples fato que a biografia e em mangá =] (excelente leitura e tbm inspiração )

    Mais uma vez excelente e divertido Podcast !!!!

    -J

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.