Saiba o que virá no PlayStation 4

Saiba o que virá no PlayStation 4

Semana passada a Sony fez um evento curioso: falou durante duas horas sobre as novidades do PlayStation 4, mas não mostrou o novo console. Felizmente, eles revelaram o que virá nele: chips personalizados da AMD, RAM super rápida e um controle cheio de recursos.

O novo Playstation abandona a arquitetura Cell e adota um processador e solução gráfica de PC, ambos feitos pela AMD. São oito núcleos de CPU e placa de vídeo de 1,84 teraflops, que conseguem renderizar imagens super realistas de pessoas em tempo real – como este senhor aí embaixo, visto no demo da Quantic Dream:

playstation4_sony

Ele ainda possui um chip secundário para lidar com o download de jogos em segundo plano. Dessa forma, você pode usar os jogos enquanto eles são transferidos dos servidores da Sony para o seu PS4. Como o PS3 faz você esperar uma eternidade durante o download, isto parece uma ótima notícia.

O PlayStation 4 tem 8 GB de RAM unificada, um salto enorme em relação à geração anterior de consoles: tanto o Playstation 3 como o Xbox 360 têm apenas 512 MB de memória – 256 MB para o sistema, e 256 MB para vídeo.

E a memória é rápida: trata-se de GDDR5, com maior largura de banda que pentes DDR3 usados nos PCs. A nova RAM permite a nova funcionalidade “suspender/retornar”: você pressiona o botão liga/desliga do console para interromper um jogo, ou para voltar a jogá-lo instantaneamente. Ou seja, você nem precisaria esperar até o console ligar e carregar o jogo.

O PS4 tem disco rígido interno, de capacidade ainda não revelada, e leitor de DVD/Blu-ray mais rápido que no PS3. Como ontem a Sony falou muito sobre jogos na nuvem, alguns ficaram preocupados que só seria possível jogar no console usando uma conexão muito rápida à internet – felizmente, não parece ser o caso.

No entanto, vale notar que o PS4 não é compatível com os jogos do PS3 ou anteriores, provavelmente devido à mudança para a arquitetura x86. O novo console só rodará jogos antigos através do PlayStation Cloud: a Sony ainda não revela como ele vai funcionar, mas para usá-lo você precisaria de uma boa conexão à internet. O PlayStation 4 tem entrada Ethernet e suporte a Wi-Fi b/g/n para tanto.

 photo playstation4_sony_01_zpsce91c9d7.jpg

Você controla o console usando o DualShock 4, que tem o mesmo design geral dos seus antecessores, mas com vários ajustes. Agora ele possui um touchpad clicável no meio, alto-falante mono, entrada para fone de ouvido e – talvez o mais importante – uma barra de luz que acompanha seus movimentos como o PlayStation Move. Dois controles em um só! Ele tem conectividade USB e Bluetooth.

O novo DualShock ainda possui um botão Share, para compartilhar sua experiência com amigos. Você pode faz streaming ao vivo da jogatina, sem precisar gravar e enviar depois – há um chip dedicado para processamento de vídeo que cuida disso. Na verdade, você pode até pedir para um amigo jogar para você, de forma remota, uma parte difícil do jogo: o botão Share também cuida disso.

A Sony também apresentou a câmera PlayStation 4 Eye para reconhecimento 3D: é como o Kinect, só que com uma resolução maior e um campo de visão mais amplo. São duas câmeras 1280 x 800 (contra 640 x 480 no Kinect) e um campo de visão de 85 graus (57° no Kinect). A distância mínima para foco é de de 30 cm. Ainda há um conjunto de microfones para comandos por voz.

 photo playstation4_sony_02_zps833e7a1d.jpg

E quanto à segunda tela? O Xbox usa o Smartglass; enquanto o Wii U tem um controle com tela. A Sony resolveu juntar as duas coisas. A resposta ao Smartglass é o PlayStation App: ele deve aparecer para iOS e Android e oferecer mais conteúdo ao jogo que você estiver jogando – como mapas de um RPG, por exemplo. Ele também permitirá comprar jogos a partir do celular, que serão baixados no console automaticamente; e também assistir a seus amigos jogando (via streaming do botão Share). E o controle do Wii U, no PlayStation, é o Vita: o console portátil permitirá streaming direto de jogos. A Sony diz ter como meta que todo título do PS4 seja jogável no Vita.

A interface do PS4 também foi repensada, focando na “integração social”: você pode incluir amigos do Facebook, com nomes e imagens reais (em vez de trolls com apelidos?); compartilhar vídeos e screenshots; e acessar tudo a partir de tablets e smartphones também. Assim como no PS3, os apps de streaming – como Netflix e Crackle – estão lá. Entre os jogos anunciados para a plataforma, estão Watch Dogs, Diablo III, Killzone: Shadow Fall, Driveclub, entre outros.

 photo playstation4_sony_03_zps991cca1d.jpg

Mesmo anunciando tantos detalhes, a Sony escondeu um: cadê o PlayStation 4? Ele não apareceu no evento, então não sabemos qual a carinha dele. Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, explica o motivo: “quanto ao sistema em si, tínhamos que manter algo novo para depois – senão vocês ficariam entediados”. Só que essa estratégia é um pouco bizarra, e deixa várias dúvidas no ar.

O PlayStation 4 será lançado no final de 2013, e provavelmente veremos mais detalhes sobre ele na feira E3 – e, segundo o Kotaku Brasil, também na Brasil Game Show em outubro.

Especificações do PlayStation 4:

  • Processador personalizado em um chip, com oito núcleos de CPU AMD Jaguar x86-64, e engine gráfica baseada em AMD Radeon de próxima geração com 1,84 TFlops
  • 8GB de memória GDDR5
  • Disco rígido embutido
  • Leitor de Blu-Ray (6x) e DVD (8x)
  • USB 3.0 e portas auxiliares
  • Gigabit Ethernet, Wi-Fi 802.11 b/g/n e Bluetooth 2.1
  • Saída HDMI, saída analógica AV e saída S/PDIF óptica de áudio
  • Controle DualShock 4, com touchpad capacitiva de dois pontos, giroscópio de três eixos, acelerômetro de três eixos, vibração, barra de luz com LEDs de três cores, alto-falante mono, porta micro USB, entrada para fone de ouvido estéreo, porta de extensão e bateria de 1.000 mAh
  • Câmera PlayStation Eye 4, com duas câmeras 1280 x 800, lentes de foco fixo f/2.0, campo de visão de 85 graus, distância mínima de 30 cm para foco, conjunto de microfones com quatro canais
Fonte: MSN

Deixe um comentário

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.