Biblioteca Histórica Marvel – O Invencível Homem de Ferro

Biblioteca Histórica Marvel – O Invencível Homem de Ferro

Uma das louváveis iniciativas da Panini nos últimos anos, embora com uma periodicicade irregular, é a publicação das chamadas “Bibliotecas Históricas” da Marvel, com as primeiras histórias de alguns heróis. Aproveitando o lançamento cinematográfico da semana, vou comentar a edição dessa coleção que trata do Invencível Homem de Ferro.

O álbum, que é o volume 1, contém as edições Tales of Suspense dos números 39 a 50, de março de 1963 a julho de 1964, com as primeiras aparições do herói enlatado. Escritas em sua maioria por Stan Lee, também conta com Larry Lieber e Robert Bernstein nos roteiros e principalmente Don Heck nos desenhos, com os grandes Steve Ditko e Jack “The King” Kirby ilustrando algumas.

Obviamente que o traço das histórias pode desagradar os novos fãs acostumados a HQs estilizadas e cheias de pin-ups, mas é sempre bom rever/conhecer os grandes talentos que tornaram a indústria no que ela é hoje.

Em termos que argumentos, a simplicidade das tramas é uma marca registrada de Lee e companhia, e porque não, da época. Eram outros tempos, outros cenários e outras preocupações. E isso claramente se refletia nas histórias, principalmente com claras e diretas referências ao comunismo. Vilões que hoje podem ser alvo de chacota, eram os grandes desafios do Homem de Ferro, como Gigantus, o Bárbaro Vermelho, Kala, a Rainha do Subterrâneo, Dínamo Escarlate, o Derretor (??), o Senhor Boneco, Mandarim. A edição ainda traz um crossover com os X-Men. Também nessas primeiras histórias, há uma evolução na armadura, do cinza metálico para o dourado e finalmente para a (quase) tradicional vermelha com dourado.

Uma edição muito bem acabada, com capa dura e papel couché, com mais de 200 páginas, é um álbum mais do que necessário para colecionadores, fãs do Homem de Ferro ou para aqueles que querem conhecer como o personagem evoluiu para o que é hoje.

Deixe um comentário

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.